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A visão

 

27/01/2011

Autor e Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Pesquisar as partes constituintes do olho e como ocorre o processo da visão.

Relacionar a visão com o estudo da física de lentes.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Trabalhar anteriormente o conceito de luz, espectro de luz e pigmentos.

Estratégias e recursos da aula

Inicie sua aula questionando o que os alunos conhecem acerca da visão humana. Como funciona o mecanismo que permite que vejamos as cores e formatos que nos cerca? Esse diagnóstico do conhecimento é importante, pois dá ao professor um ponto de partida para instigar os alunos a pesquisarem e conhecerem mais.

ATIVIDADE 1

Esta atividade deve ser feita individualmente, usando os recursos de laboratório de informática e biblioteca da escola. Determine um tempo máximo de pesquisa, por exemplo 40 minutos. Instrua os alunos a salvarem o conteúdo pesquisado para depois sintetizarem em um texto. A pesquisa direcionada deve contemplar os seguintes tópicos:

- Mecanismos de visão nos seres vivos (invertebrados dos mais primitivos até os vertebrados);

- O que são cones e bastonetes;

- Partes constituintes do sistema sensorial da visão;

- Defeitos de visão;

Como fazer uma boa pesquisa:

Primeiro, determine o tema a ser trabalhado, no nosso caso, as características do sistema sensorial da visão, como é o mecanismo que gera as imagens, de que maneira o olho e o cérebro estão conectados para vermos todas as coisas e as doenças que afetam o sistema visual. Dedique-se à elaboração de um plano de investigação (Onde pesquisar? Em livros, revistas e sítios da internet que tratem sobre o tema). Neste passo sugerimos que os alunos busquem nos sítios sugeridos, nos recursos complementares e também em buscadores da internet, como o Google (disponível em: http://www.google.com.br acessado dia 22/09/2010).

Também disponibilizamos abaixo uma série de sítios para pesquisa.

 

Sítios para pesquisa AFH, o mecanismo da visão, disponível em: http://www.afh.bio.br/sentidos/Sentidos2.asp (acessado dia 07/11/2010).

Brasil Escola, defeitos na visão humana, disponível em: http://www.brasilescola.com/fisica/defeitos-na-visao-humana.htm (acessado dia 07/11/2010). 

No buscador da internet, o aluno deve digitar no campo de pesquisa o tema ou palavras relacionadas ao tema a ser pesquisado e depois entrar nos sítios que o buscador elegeu e verificar a pertinência das informações ali contidas.

Documentação e crítica bibliográficas. 

Nesta etapa, o aluno deve reunir a informação obtida na pesquisa, ler e refletir sobre a pertinência, profundidade e veracidade do que está escrito. A veracidade se dá ao comparar diversas referências sobre o mesmo tema. Lembrar de documentar os trechos da pesquisa com o local de onde foi encontrada (livros, revistas e sítios da internet).

Realização da pesquisa; 

Leitura dos dados obtidos na pesquisa, debate dentro do grupo de pesquisa e análise do que é relevante ao tema, e como será transmitidos estes dados aos colegas.

Elaboração de um texto que sintetize as principais ideias pesquisadas. O texto elaborado pelos alunos poderá ser digitado em um editor de texto presente no computador da escola. Posteriormente os alunos usarão os textos para complementar as próximas atividades.

 

Já se perguntou como um daltônico enxerga? É importante saber que existe mais de um tipo de daltonismo, e também sobre o mecanismo de transmissão desta característica genética. Um sítio muito interessante mostra como daltônicos enxergam as cores. Disponível em: http://www.colourlovers.com/web/blog/2008/07/24/as-seen-by-the-color-blind (acessado dia 08/11/2010).

Outro sítio que também simula com os vários tipos de daltonismos está disponível em: http://www.idea.org/vision-demo.html (acessado dia 08/11/2010).   

De que maneira uma pessoa daltônica aprende sobre as cores? Como se dá a transmissão desta característica genética? E que componentes do sistema sensorial da visão estão modificados?

ATIVIDADE 2

Leve os alunos ao laboratório de informática e mostre a eles o trecho do filme "Ensaio sobre a cegueira", disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=6wyj1V-aKVc (acessado dia 08/11/2010). 

Solicite aos alunos que pesquisem o processo de confecção de materiais visuais para pessoas com cegueira, baixa visão e daltonismo (entre outros defeitos de visão). A partir desta pesquisa os alunos deverão se reunir em grupos de 3 integrantes e elaborem um folder informativo voltado para ambos os públicos (de visão normal e visão especial).

 

Leve aos alunos a reportagem disponível no sítio da FAPESP, “A limitada visão colorida dos cangurus”, em:

http://www.agencia.fapesp.br/materia/858/divulgacao-cientifica/a-limitada-visao-colorida-dos-cangurus.htm (Acessado dia 08/11/2010).  

Promova a leitura em sala de aula com os alunos. O professor poderá projetar o texto com o auxílio de um data-show ou de um retroprojetor. Solicite que os alunos leiam em voz alta trechos do texto individualmente. Depois da leitura, comente alguns pontos de interesse, tais como: Por que a visão dos cangurus é considerada limitada? Quantos pigmentos de cor existem na visão humana? Por que alguns mamíferos perderam pigmentos na sua história evolutiva? De que maneira os pigmentos atuam na fisiologia da visão? Os alunos poderão registrar suas opiniões no caderno, individualmente. O debate e reflexão destas questões serão importantes para as próximas atividades.

ATIVIDADE 3

NO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS

Prepare uma aula de dissecação de olho de boi, para mostrar aos alunos as partes constitutivas deste órgão (que é muito semelhante ao olho humano). Os materiais e procedimentos estão disponíveis no endereço a seguir: http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol2/Num2/a05.pdf (acesso em 08/11/2010).   

Também é possível visualizar vídeos de dissecações deste material em:

You tube, Olho de boi, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=xTpr1XrdIG0 (acessado dia 08/11/2010).  

Antes de levar os alunos ao laboratório, explique que eles deverão confeccionar um relatório individualmente, do que foi visto e relacionar o conhecimento prático adquirido nesta aula com as questões de reflexão feitas anteriormente (na reportagem da visão dos cangurus, por exemplo).

 Estas questões direcionarão a conclusão do relatório individual sobre como funciona a visão (nos animais vertebrados – entre eles, os humanos). Outras questões para aprofundamento:

  1. O que são cones e bastonetes?
  2. Onde estão localizados?
  3. Como é feita a imagem?
  4. Qual o papel do olho?
  5. Desenvolva uma analogia que ajude a entender como se forma as imagens. Como se dá a ligação do sistema sensorial de visão e sistema nervoso? Qual o papel desempenhado por cada um destes sistemas?

Para fazer um bom relatório, visite:

Ensino de Química, disponível em: http://ensquimica.blogspot.com/2008/03/roteiro-para-relatrio-de-aula-prtica.html (acessado dia 08/11/2010).  

SCRIBD, Modelo de relatório de aulas práticas, disponível em: http://www.scribd.com/doc/2961326/Modelo-para-elaboracao-de-Relatorios-das-aulas-praticas (acessado dia 08/11/2010).  

Extravase, disponível em: http://www.extravase.com/blog/dicas-de-como-fazer-um-relatoriolaudo-tecnico/ (acessado dia 08/11/2010). 

Agora que os alunos já pesquisaram bastante sobre o sistema sensorial da visão e suas anomalias, que tal aprofundar mais o conhecimento no mecanismo de formação de imagens, que mistura a biologia com a física?

INTERDISCIPLINARIDADE

O professor poderá solicitar a ajuda do colega da disciplina de física para aprofundar o conhecimento com os alunos. Para tanto, sugerimos alguns recursos disponíveis no portal do professor.

(também disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=13451 acesso em 08/11/2010). 

Questões de trabalho

  1. Quais as estruturas responsáveis pela visualização das cores?
  2. De que modo ocorre esta visualização de cores em pessoas com daltonismo?
  3. Nossos olhos veem da mesma forma as cores emitidas por luz como veem as cores refletidas pelos pigmentos? Explique o mecanismo de visão de cada caso.

Agora relacione os três recursos a seguir com os conhecimentos de biologia, saúde e física.

 

 

  Lentes convergentes

Questões de trabalho

  1. Cite aplicações para as lentes divergentes e convergentes.
  2. No campo da saúde, quais os problemas visuais que necessitam do uso de lentes corretivas? Explique cada caso.
  3. Como se relaciona o estudo de lentes com avanços na saúde como transplante de córneas e cirurgia a laser para correção da miopia?

As questões de trabalho deverão ser respondidas em equipes (pode manter a mesma equipe das outras atividades) e registrado nos cadernos ou em um arquivo de editor de texto (por exemplo o Microsoft Word ou o BrOffice.org Writer).

ATIVIDADE 4

Com a mesma formação de equipes de 3 integrantes das atividades anteriores, solicite aos alunos que eles iniciem um blog sobre a visão. Eles deverão sintetizar os conhecimentos já adquiridos em textos, vídeos e imagens que versem sobre o tema. Incentive o uso de todo material que os alunos já buscaram e elaboraram nas atividades pregressas.

O texto dos alunos deve enfatizar os cuidados que todos nós devemos ter com a visão, bons hábitos de saúde visual e aspectos de como a poluição visual afeta nosso organismo.

O blog é um espaço gratuito, interativo, online, para dialogar com seus colegas, com a comunidade, onde o autor pode inserir textos, imagens, vídeos, áudios, etc. No site www.escolabr.com, existem muitas sugestões de sites para o trabalho com blogs e a orientação pedagógica para isso. Veja mais sobre blogs na educação no Portal do MEC em:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links_interacao.html?categoria=198     e http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/especial.asp?EditeCodigoDaPagina=4388 (acessado  dia 10/08/10).     

O professor poderá fazer uma espécie de exposição virtual dos blogs dos alunos, montando ele próprio um blog para a divulgação dos trabalhos da classe, onde colocará o endereço eletrônico e uma imagem que ilustre cada trabalho. Este blog poderá ser divulgado para toda a escola e comunidade escolar, para o conhecimento e prevenção de doenças do sistema sensorial visual.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Recursos Complementares

SÍTIOS

 Brasil Escola, visão, disponível em: http://www.brasilescola.com/oscincosentidos/visao.htm (acessado dia 07/11/2010).  

ABC Saúde, visão do recém-nascido, disponível em: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?455 (acessado dia 07/11/2010).  

WEBQUEST Anos na escola, defeitos de visão, disponível em: http://www.anossaescola.com/cr/webquest_id.asp?questID=1926 (acessado dia 07/11/2010).  

PLANOS DE AULA DIFERENCIADOS PARA ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

 Sociedade Brasileira de Física, Como ensinar óptica para alunos cegos e com baixa visão, disponível em: http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol9/Num1/optica-para-cegos.pdf (acessado dia 08/11/2010).  

Biociência, disponível em: http://www.biociencia.org/index.php?option=com_content&task=view&id=106&Itemid=83 (acessado dia 08/1/2010). 

Avaliação

A avaliação poderá ser feita com base nas produções dos alunos. É interessante explicitar os critérios que o professor observará em cada atividade, assim os alunos saberão o que é importante que eles façam. Por exemplo, ao pedir que eles desenvolvam um blog, o professor poderá dizer quais os pontos chaves que devem ser contemplados, quais conteúdos não podem faltar, se é importante a coerência textual, a formatação e o design da página...

Alguns critérios abaixo são gerais para todas as atividades:

Coerência textual, pertinência com o tema, profundidade da abordagem, referências bibliográficas, ortografia, gramática, organização do trabalho, integração com a equipe de trabalho, entre outros.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

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Opiniões

  • ROBERTO F. TENORIO, Universidade Braz-Cubas , São Paulo - disse:
    rtrober@hotmail.com

    19/09/2011

    Cinco estrelas

    muito gostei muito do processo ahh se puder me ajudar mais um pouco preciso saber sobre 2° via visual sua neurofisiologia pode me ajudar? obrigado..


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