14/01/2011
PRESIDENTE PRUDENTE - SP Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE
Lívia Raposo Bardy, Andréa Marques Leão Doescher.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Escolar Indígena | História | História dos outros povos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Educação Escolar Indígena | Línguas | Desenvolvimento da linguagem escrita |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
Educação Escolar Indígena | Línguas | Desenvolvimento da linguagem oral |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cidadania e participação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Estudar os aspectos históricos do rádio (autor e ano de sua invenção);
Estudar os aspectos relacionados à profissão de radialista e sua importância para a sociedade;
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Aula colaborativa e cooperativa;
- Uso do Laboratório de Informática;
- Uso da Sala de Vídeo.
Motivação
Para dar início à aula, sugerimos que o professor mostre as duas imagens de aparelhos de rádio postadas abaixo (Figs. 1 e 2) e peça para que os alunos falem sobre as diferenças; as características entre os dois aparelhos. Após ouvir as respostas dos alunos, sugerimos que o professor diga que eles conhecerão durante a aula os aspectos históricos do rádio.
Figura 1 – Imagem de um aparelho de rádio antigo
Disponível em: http://www.blogdacomunicacao.com.br/wp-content/uploads/2008/05/radio_antigo.jpg
Acesso em: 25. Out. 2010.
Figura 2 – Imagem de um aparelho de rádio portátil moderno
Disponível em: http://www.teclasbrasil.com.br/loja/images/mp36.jpg
Acesso em: 25. Out. 2010.
Observação: Se considerar necessário, o professor poderá disponibilizar a cada aluno uma cópia impressa da figura, ou ainda apresentá-las através de retroprojetor ou datashow.
Após isto, o professor poderá desenvolver as próximas atividades.
Atividade 1
Nesse momento, sugerimos que o professor organize os alunos em grupos de quatro integrantes, para que possam fazer a leitura de dois textos que abordam a temática da aula – Dia do Radialista. Os textos versam sobre a história do rádio, e sobre a importância do trabalho dos radialistas à sociedade. Os alunos poderão se dirigir ao Laboratório de Informática da escola para fazer a leitura dos textos indicados abaixo, de modo que possam explorar alguns sites que abordam a temática da aula.
Importante:Observamos que cada texto poderá ser trabalhado por mais de um grupo. Contudo, todos os textos deverão ser trabalhados por, pelo menos, um grupo, de modo que as informações que cada um traz são importantes para o conhecimento dos alunos sobre o tema da aula.
- Texto: “História do rádio” (fig.3)
http://www.srhistoria.blogspot.com/
Figura 3 – Imagem do texto “História do rádio”
Disponível em: http://www.srhistoria.blogspot.com/
Acesso em: 25. Out. 2010.
- Texto: “História do rádio no Brasil”
http://www.espirito.org.br/portal/artigos/ednilsom-comunicacao/radio-historia.html
- Texto: “A importância do rádio”
http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/760872
- Texto: “A importância da voz”
http://gustavovargaslocutor.com.br/importancia_voz.htm
- Texto: “Dia 21 de setembro dia do rádio e da radiofusão e dia 7 de novembro, dia do radialista”
http://www.velhosamigos.com.br/DatasEspeciais/diaradialista.html (Fig.4)
Figura 4 – Imagem do texto “Dia 21 de setembro dia do rádio e da radiofusão e dia 7 de novembro, dia do radialista”
Disponível em: http://www.velhosamigos.com.br/DatasEspeciais/diaradialista.html
Acesso em: 25. Out. 2010.
- Texto: “Quem inventou o rádio”
http://www.jornalorebate.com.br/site/curiosidades/1049-quem-inventou-o-radio
- Texto: “A economia do rádio”
http://televisionado.wordpress.com/2010/08/15/a-economia-do-radio/
No momento de leitura do texto, o professor deverá entregar um roteiro de leitura e discussão, para subsidiar a atividade.
Roteiro de leitura:
- Qual é o título do texto?
- Qual é o tema central apresentado no texto?
- Qual parte chamou mais a atenção? Por quê?
- Havia algo que você já conhecia? O quê? E o que você não sabia?
- Quem inventou o rádio?
Em seguida, o professor deverá pedir para que cada grupo exponha o que aprendeu sobre o texto lido, de acordo com o roteiro, mediando este momento.
Observamos que este momento é importante por propiciar que os alunos compartilhem os textos que leram, bem como favorecer o desenvolvimento da oralidade.
Após a apresentação dos grupos, o professor deverá promover uma discussão acerca da temática da aula, e dos textos lidos.
Para isto, algumas perguntas norteadoras estão elencadas abaixo, para que o professor inicie a discussão:
- Há um consenso sobre quem criou o rádio? Quem foi?
- Qual é a importância do rádio para a sociedade?
- Por que foram inventados?
- Qual a diferença do alcance social do rádio e da televisão?
- É mais fácil ter um rádio ou uma televisão? Por quê?
- Vocês ouvem rádio?
- Qual é a importância do radialista?
- Você sabe qual é o estudo necessário para ser um radialista?
- Você gostaria de ser um radialista?
- É possível ouvir rádio em quais lugares e situações? (em casa, trabalhando, no carro, no ônibus...)
- Por que fala-se no texto que o alcance do rádio é maior que o alcance da televisão?
Dando prosseguimento à aula, sugerimos que para a próxima atividade possa ser realizada, os alunos se dirijam à Sala de Vídeo da escola, ou que seja projetado por Datashow ou retroprojetor no Laboratório de Informática.
Atividade 2
Estando na Sala de Vídeo, os alunos deverão assistir ao vídeo “A história do Rádio” (Fig.5), o qual aborda o processo de instalação do rádio no Brasil e mostra como o rádio atualmente é difundido no Brasil, mesmo após o advento das novas tecnologias. O vídeo tem a duração de seis minutos e segue postado abaixo.
Link do Vídeo “A história do Rádio”: http://www.youtube.com/watch?v=vpl9tFXY528
Figura 5 – Imagem do vídeo “A história do Rádio”
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=vpl9tFXY528
Acesso em: 25. Out. 2010.
Sugerimos que após a apresentação do vídeo os alunos sejam organizados sentados em um círculo, para que o professor promova uma conversa sobre o conteúdo deste. Abaixo, sugerimos alguns questionamentos que poderão ser utilizados neste momento.
- Vocês gostaram do vídeo? Por quê?
- O que mais lhes chamaram a atenção?
- No vídeo há alguma informação diferente das que os textos trouxeram? Se sim, quais?
- Há algo que queiram compartilhar?
Este é um importante momento, pois além de favorecer a socialização e a oralidade dos alunos, o professor poderá esclarecer dúvidas dos alunos quanto ao que foi abordado no vídeo.
Atividade 3
Após as leituras e discussões, sugerimos que os alunos ainda organizados em grupos de quatro integrantes, confeccionem um painel sobre a história do rádio, baseado nas leituras, como um quebra-cabeça de informações, respeitando a cronologia dos fatos. Cada grupo poderá ficar responsável por uma parte do “Painel quebra-cabeça”. Sugerimos abaixo, os sobre os assuntos que poderão ser organizados pelos grupos:
O professor deverá supervisionar e orientar os alunos quanto o desenvolvimento da atividade. Sugerimos que os alunos organizem uma exposição do “Painel quebra-cabeça”, para que os outros alunos da escola possam conhecê-los.
Sugestão de atividade:
Com o objetivo de finalizar a aula, os alunos possam conhecer algumas rádios virtuais e ouvir músicas que apreciam. Sugerimos abaixo os links de algumas rádios virtuais. Contudo, os alunos poderão visitar e ouvir músicas de outras rádios.
http://www.radio.uol.com.br/#/home (Fig.6)
http://sonora.terra.com.br/#/home
http://globoradio.globo.com/home/HOME.htm
http://www.radiosonline.com.br/
Figura 6 – Imagem da radio virtual “Uol”
Disponível em: http://www.radio.uol.com.br/#/home
Acesso em: 25. Out. 2010.
- Se houver a possibilidade, sugerimos que o professor marque uma visita a uma emissora de rádio da cidade, para que os alunos possam conhecer seu funcionamento e estrutura. A visita poderá ser feita próxima ao dia 07 de novembro – dia do radialista!
- Em outra oportunidade, os alunos poderão explorar um site que aborda a temática das “Rádionovelas”.
http://www.radionovelas.com.br/
- Reportagem sobre a profissão e o processo de formação de um de radialista:
http://www.universia.com.br/preuniversitario/materia.jsp?materia=5179
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos aprenderam a importância do rádio e do radialista.
Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!