09/12/2010
SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni ; Charlene de Oliveira Rodrigues; Soellyn Elene Bataliotti
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
-Desenvolver autoestima mediante confecção de brinquedos e brincadeiras.
Não é necessário ter conhecimento prévio.
Professor: é importante no processo de ensino aprendizagem trabalhar a contextualização do tema escolhido para desenvolvermos nossas atividades, concorda?
Por isso... a partir da proposta: confecção de brinquedos (avião, pipa, telefone), disponibilizamos a seguir alguns sites interessantes sobre os inventores destes equipamentos (meio de transporte, de comunicação), que tornaram brinquedos e até hoje são cultuados na infância.
Maior inventor do Brasil: Santos Dumont Histórico de Alberto Santos Dumont para pesquisa, sites relacionados:
http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/sonho-projeto-realizacao-voar-426124.shtml
http://revistaescola.abril.com.br/img/ciencias/designer.pdf
http://www.youtube.com/watch?v=V0vZWo5gE1U&feature=fvw
acessos em: 30.10.10.
Inventor da Pipa para pesquisa:
http://www.freefall.com.br/index_arquivos/HistoricoAPipa.htm
http://www.kitpipa.com/html/historia.html
acesso em: 02.11.10.
Inventor do Telefone para pesquisa:
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=3803&op=all
http://softwarelivre.org/portal/governos/inventor-do-telefone-celular-troca-iphone-por-android
acesso em: 02.11.10.
Atividade 1: Aviãozinho.
Material: Papel.
Descrição da atividade: Depois de trabalhar a história de Santos Dumont, apresentada às crianças, sobre a vida, história deste inventor, o professor deverá propor aos alunos que cada um confeccione o seu próprio avião.
Para isso, disponibilize à cada aluno uma folha de papel sulfite para que possam montar um avião do tipo origami.
Para facilitar a aprendizagem, sugerimos professor, que acesse os sites abaixo a fim de possibilitar maior segurança e sucesso na confecção do brinquedo.
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/origami/aviao.php
http://www.origami-kids.com/avioesdepapel.htm
acesso em: 05.11.10.
Obs: o site: http://www.origami-kids.com/avioesdepapel.htm , apresenta no final da tela dois tipos de dobradura em 3D (asa de ciclone e asa voadora), é só clicar no modelo a ser escolhido para confeccionar.
Dica : oportunize aos seus alunos este tipo de pesquisa e interação, como também possibilite a liberdade de escolha, pois assim estará atendendo o objetivo da aula!
Após avião produzido, poderá, na quadra, apresentar diferentes desafios aos seus alunos:
- avião que voa mais longe;
- avião que voa mais alto;
-lançar o avião e pegá-lo antes de pousar no chão, entre outros desafios.
Referência: Autoria própria.
Figura 1: Disponível em: http://crianca.ig.com.br/images/88/88/88/6903367.aviao_de_papel_ig_criancas_249_463.jpg
acesso em: 01.11.10.
Atividade 2: Fazendo uma pipa.
Material: Varetas de bambu, folhas papel de seda, linha carretel, cola e tesoura.
Descrição da atividade: O professor poderá passar o vídeo explicativo de como fazer uma Pipa. A montagem (passo a passo para fazer a pipa) está disponibilizada no vídeo do programa “Castelo Ra-tim-bum”,
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=_2FqfY_X3tU&feature=related
acesso em: 01.11.10.
Figura 2: Diponível em: http://www.blogdajulieta.com.br/wp-content/uploads/2009/12/pipa2.jpg
acesso em: 01.11.10.
Se encontrar dificuldade de acesso professor poderá seguir os passos abaixo apresentados.
Passo a passo:
1.Dobre a folha seda ao meio e corte o pedaço de papel que sobrou;
2.Em seguida pegue uma das duas varetas e cole na vertical da folha que deverá estar em forma de losango;
3.Após, cole a outra vareta vendo se esta estará do tamanho adequado, de acordo que caiba na horizontal da Pipa, de forma que fique com uma envergadura;
4.Para que sua pipa não de muita “cabeçada” faça uma franja com o papel seda de outra cor e cole a na parte debaixo de sua pipa;
5.A rabiola poderá ser uma tira do papel que sobrou da franja;
6.Fazendo dois furinhos onde as varetas se encontram você montará o tirante, onde prenderá a linha entre o meio e a ponta do sua Pipa.
Caso ainda tenha dúvidas assista mais uma vez ao vídeo indicado.
Referência: Programa Ra-tim-bum.
Figura 3: Disponivel em:
http://3.bp.blogspot.com/_v_6tzf63h3Y/TCWVasZ10nI/AAAAAAAAAGM/HIF185YKW2E/s1600/13fazendo_pipa.jpg
acesso em: 01.11.10.
Atividade 3: Telefone sem fio.
Motivação: Quem foi inventor do telefone?
Contando a história de Alexander Graham Bell, o professor poderá passar o texto indicado acessando o site abaixo, onde explica a história do inventor. Este se preocupava com a troca de informação entre as pessoas surdas e mudas e ainda mais interessante professor, este inventor era considerado disléxico.
Diponivel em: http://www.celulares.etc.br/alexander-graham-bell-inventor-do-telefone
acesso em: 01.11.10.
Formação: crianças em círculo, sentadas.
Descrição da atividade: o professor pedirá para que uma das crianças inicie a brincadeira falando uma palavra ou frase no ouvido do colega ao lado, de modo que nenhuma outra possa ouvir. Ao final, quando a última criança do círculo escutar a frase o professor pedirá para que fale bem alto a frase enunciada a fim de verificar se esta chegou completa. Muitas vezes professor notará que a frase será completamente diferente da que a primeira criança pronunciou.
Referência: Autoria própria.
Figura 4: Disponível em: http://jornale.com.br/mirian/wp-content/uploads/2008/08/telefone.gif
acesso em: 01.11.10.
Atividade 4: Descrevendo os inventores
Material: Papel, caneta ou lápis.
Descrição da atividade: Pedindo para que as crianças façam um breve relato de quem foram os 3 inventores apresentados na aula, estas deverão escrever:
- seus nomes;
- por que foram tão importantes para a nossa história;
-como ajudaram a sociedade e quais foram seus maiores feitos;
-para as pessoas com deficiência qual o benefício destas invenções. Vamos pensar!
Dica: estimule as crianças a discutirem sobre o assunto, a conversarem entre elas para que depois escreverem seus relatos!
Referência: Autoria própria.
De onde veio o avião.
Para demonstrar de forma lúdica sobre a origem do avião, o professor poderá passar para os alunos a história de Kika, que queria saber de onde vem o avião, e descobre quem o inventou e como ele funciona.
Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/672
acesso em: 30.10.10.
Se liga nesse barbante!
Criando um telefone: O professor poderá propor as criança confeccionarem um telefone. No link abaixo você poderá apresentar a criança como o som se propaga através do barbante. Disponível pelo BIOE, o programa X tudo ensina como fazer o telefone de barbante.
Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10904
acesso em: 01.11.10.
A criança deverá ser avaliada a todo o momento da aula, onde o professor deverá observar:
-nível de compreensão sobre o tema abordado;
-nível de desenvolvimento na habilidade manual;
-envolvimento nas atividades;
-reação apresentada ao obter resultado na confecção dos brinquedos.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!