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MIGRAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA..

 

13/01/2011

Autor e Coautor(es)
Regia Maria
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Urbano e rural: modos de vida
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Tomar conhecimento de que uma grande população da zona rural busca as cidades para fixar sua moradia;
  • Entender que há um movimento de pessoas que se mudam de uma região para outra;
  •  Refletir sobre a mudança da população de uma cidade para outra relacionando com situações naturais, políticas e econômicas.  
Duração das atividades
3 aulas com 40 minutos cada momento.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ter domínio do conceito de cidade e de zona rural.

Estratégias e recursos da aula

Observação - Denominamos de atividade um conjunto de ações desenvolvidas para alcançar um objetivo específico.   

Atividade 1

Ler, discutir e refletir sobre a mobilidade da população brasileira .   

1º momento -  Professor apresente aos seus alunos algumas imagens de trabalhadores rurais, promova uma leitura, solicitando  que eles observem  as fotos, descrevam o que conseguem perceber e falem o que conseguem deduzir.

Foto 1:  http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/foto/0,,19204960,00.jpg     

 Foto 2  http://www.diarioliberdade.org/archivos/imagenes/articulos/0810b/250810_agrotox.jpg    

Leitura da foto 1  

  •  Quem são essas pessoas da foto 1?
  • Que objetos são esses que eles estão carregando nas costas?
  • Que lugar é esse e de onde eles estão vindo?
  • Que trabalho eles podem fazer nesse lugar?
  • Quem paga o salário deles?
  • Qual lugar eles podem morar?  

 Leitura da foto 2  

  • O que o homem da foto 2 está fazendo?
  • Que tipo de cultivo é esse?
  • Quais as atividades que ele pode fazer nesse tipo cultivo?
  • Que tipo de trabalhador é esse?
  •  De quem é o plantio?
  • Como ele pode ganhar dinheiro para se manter?  

2º momento - Professor ao final da leitura de imagens organize uma conversação sobre os trabalhadores rurais destacando dois aspectos

1 - Modelos e relação do trabalho no campo, você pode destacar os seguintes:

  • Parceria – o dono da terra oferece o espaço e o trabalhador à força de trabalho, no final divide o produto produzido, conforme o acordo estabelecido.    
  • Posseiro (pequeno proprietário) – trabalhadores que ocupam terras improdutivas do governo e adquire a posse da terra e trabalha para  seu sustento e da sua família.
  • Arrendatário os trabalhadores arrendam (alugam) a terra por um preço fixo, por um determinado período de tempo, para fazer seu cultivo e criar animais.  
  • Assalariado - vendem sua força de trabalho ao dono da terra, por troca de remuneração em dinheiro. Esses trabalhadores podem ser diaristas, mensalistas ou tarefeiros. 

2 – As causas da saída do homem do campo a busca das cidades. Sugerimos os seguintes fatores:  

  • Transformação no campo – modernização da agricultura (mecanização da agricultura), relação de trabalho (trabalho volante, temporário), importação de produtos;
  • Busca de melhores condições de vida.

Atividade 2 -    

 1º momento – Inicie a atividade  com a leitura do texto “Migração interna no Brasil de Wagner de Cerqueira e Francisco, disponível em

 http://www.brasilescola.com/brasil/migracao-interna-no-brasil.htm  na leitura os alunos devem estar atentos para fazer o seguinte exercício: 

  • Definir o que é migração interna;
  • Explicar porque as pessoas no Brasil migram de uma região para outra;
  • Criar símbolos e representar no mapa as regiões que mais recebem pessoas e a que mais perdem para outras regiões.

http://www.smartkids.com.br/conteudo/desenhos-para-colorir/mapas-do-brasil/mapa-do-brasil-regioes.gif  

2º momento -  Os alunos podem elaborar um texto com as informações retiradas da leitura e ilustrar com o mapa do Brasil que produziram no momento anterior. Terminado essa tarefa, você  organiza um debate na sala sobre a migração brasileira.  

Atividade 3 – Analisar notícia e verbalizar o entendimento.  

1º momento – Ensine ao seu aluno ler uma notícia e analisar os resultados apresentados. Para isso proceda da seguinte forma, solicite que os eles  façam as seguintes tarefas:

  • Ler o título da notícia e dizer do que se trata. Em seguida discutir com eles o que é IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e o que faz;  
  •  Ler o subtítulo e dizer o que entenderam. Discutir com eles o que significa 3% da população brasileira;    
  • Ler parágrafo por parágrafo e analisar com eles o conteúdo de cada parágrafo lido;
  •  Interpretar o gráfico apresentado na notícia  e expressar o que entenderam. Ao final do exercício, convide-os a interpretar junto com você. Explique como fazer leitura desse tipo de gráfico.
  • Organizar por escrito o que entenderam da pesquisa;
  • Escolher as situações que mais se enquadram aos resultados da pesquisa do IPEA.. A migração de que trata a notícia do Jornal Globo é resultado de questões naturais, políticas ou econômicas? E ao final fazem a explicação.

Notícia de 17/08/2010. Número de migrantes cai em 14 anos, aponto o estudo do IPEA.  

http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/08/numero-de-migrantes-cai-em-14-anos-aponta-estudo-do-ipea.html 

Recursos Complementares
Avaliação

Analisar ao final da aula se os alunos incluíram nos seus argumentos o conhecimento de que uma grande população da zona rural busca as cidades para fixar sua moradia; se nas suas explanações e explicações demonstraram o entendimento de que há um movimento de pessoas que se mudam de uma região para outra;  e se refletiram sobre a mudança da população de uma cidade para outra relacionando com situações naturais, políticas e econômicas.  

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