13/01/2011
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Urbano e rural: modos de vida |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ter domínio do conceito de cidade e de zona rural.
Observação - Denominamos de atividade um conjunto de ações desenvolvidas para alcançar um objetivo específico.
Atividade 1
Ler, discutir e refletir sobre a mobilidade da população brasileira .
1º momento - Professor apresente aos seus alunos algumas imagens de trabalhadores rurais, promova uma leitura, solicitando que eles observem as fotos, descrevam o que conseguem perceber e falem o que conseguem deduzir.
Foto 1: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/foto/0,,19204960,00.jpg
Foto 2 http://www.diarioliberdade.org/archivos/imagenes/articulos/0810b/250810_agrotox.jpg
Leitura da foto 1
Leitura da foto 2
2º momento - Professor ao final da leitura de imagens organize uma conversação sobre os trabalhadores rurais destacando dois aspectos
1 - Modelos e relação do trabalho no campo, você pode destacar os seguintes:
2 – As causas da saída do homem do campo a busca das cidades. Sugerimos os seguintes fatores:
Atividade 2 -
1º momento – Inicie a atividade com a leitura do texto “Migração interna no Brasil de Wagner de Cerqueira e Francisco, disponível em
http://www.brasilescola.com/brasil/migracao-interna-no-brasil.htm na leitura os alunos devem estar atentos para fazer o seguinte exercício:
2º momento - Os alunos podem elaborar um texto com as informações retiradas da leitura e ilustrar com o mapa do Brasil que produziram no momento anterior. Terminado essa tarefa, você organiza um debate na sala sobre a migração brasileira.
Atividade 3 – Analisar notícia e verbalizar o entendimento.
1º momento – Ensine ao seu aluno ler uma notícia e analisar os resultados apresentados. Para isso proceda da seguinte forma, solicite que os eles façam as seguintes tarefas:
Notícia de 17/08/2010. Número de migrantes cai em 14 anos, aponto o estudo do IPEA.
Analisar ao final da aula se os alunos incluíram nos seus argumentos o conhecimento de que uma grande população da zona rural busca as cidades para fixar sua moradia; se nas suas explanações e explicações demonstraram o entendimento de que há um movimento de pessoas que se mudam de uma região para outra; e se refletiram sobre a mudança da população de uma cidade para outra relacionando com situações naturais, políticas e econômicas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!