Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Música - Trilha sonora – Princípios de Gravação

 

21/02/2011

Autor e Coautor(es)
Leonardo Stefano Masquio
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Rodrigo Russano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Música: Estruturas morfológicas
Ensino Médio Artes Dança: Canal
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Final Artes Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva
Ensino Médio Artes Teatro: Canal
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Médio Artes Música: Contextualização
Ensino Médio Artes Música: Estruturas sintáticas
Ensino Médio Artes Música: Canal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ensaiar a trilha sonora a partir do roteiro criado.
  • Expor o projeto à turma para que as ideias sejam debatidas e aprimoradas.
  • Conhecer princípios e recursos mínimos necessários para gravações.
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conhecimento musical não-formal.
Estratégias e recursos da aula

 

Trilha sonora - Mesa de som - http://www.studiomixitu.com.br/imgs/serv_trilha_sonora.jpg        

 

         Caro(a) professor(a), esta série de aulas se destina a apresentar propostas de ações educativas a partir da pesquisa e criação de trilhas sonoras.                          

         O tema em questão é amplamente vivenciado no cotidiano por ser encontrado em desenhos, filmes, jogos eletrônicos, sites, programas de TV, peças de teatro, espetáculos de dança, desfiles de moda, exposições de arte e no ambiente sonoro local.         

         Quais as trilhas sonoras da sua casa, rua, bairro, comunidade, cidade? A criação de uma trilha sonora pode envolver o corpo, mídias diversas, o cotidiano, processos de captação sonora, gravação, roteirização e principalmente um discurso musical capaz de potencializar emoções, agregar sentimentos, expandir as leituras e significados de uma imagem. Mesmo em uma pintura ou em uma fotografia podemos imaginar alguma sonoridade? Mesmo em algo estático isso é possível? É muito vasta a gama de possibilidades de uma trilha sonora, que ora contribui para um reforço realista do que se pretende representar, ora acrescenta um devir poético a essa mesma realidade, transcendendo-a.           

         Ao discutir este tema com os alunos em sala de aula é importante levar em consideração a noção que os estudantes trazem sobre o assunto, e além disso, estimular a expansão desses conhecimentos, construindo um diálogo com materiais artísticos diversos, relações, percepções que possam acrescentar novos repertórios de significado sobre Música e seus usos contemporâneos.                          

         Tendo em vista a preparação prévia do professor para as aulas, recomendamos consultas aos links 1 e 2 em Recursos Complementares.         

         Além disso, faz-se necessário que o(a) professor(a), investigue consigo próprio os questionamentos que pretende propor a seus alunos, pesquise suas concepções e entendimentos a respeito do tema, esboçando respostas, caminhos, para que o aprofundamento das questões sobre trilha sonora em aula seja mais efetivo.

 

Atividade 1 - Ensaio

Partitura musical - http://29.media.tumblr.com/tumblr_lbr4gsqVyf1qes8ewo1_500.jpg

 

         Professor(a), esta aula é uma continuação da proposta desenvolvida em "Trilha sonora - projeto e roteiro". Por favor consulte. 

         Nesta primeira atividade iremos dispor do roteiro sonoro criado pelos alunos na aula anterior e da escolha de sons realizada. Sugerimos que os alunos sejam dispostos em seus respectivos grupos e com o devido material pesquisado: instrumentos musicais, objetos sonoros, trechos de músicas, efeitos sonoros, etc. 

         Em seguida, observando os tempos anotados na decupagem (constante no roteiro), os alunos irão ensaiar a execução ao vivo da trilha. Para isso sugerimos alguns procedimentos para um maior aproveitamento dos ensaios:

  1. Papéis dentro do grupo - quem fica responsável pelo que? Quem tocará que instrumento/objeto? Quem controlará o tempo e dará as indicações de mudança de som?
  2. Repetir diversas vezes a sequência sonora observando o sincronismo de tempo e na utilização/troca dos instrumentos. Pode ser comum a mesma pessoa ter que tocar vários instrumentos, trocando rapidamente, dependendo do momento da trilha.
  3. Avaliar a cada ensaio do que foi criado e empreender pequenas modificações. Avaliação da destreza de cada um ao tocar sua parte: como melhorar? Facilitaria trocar o instrumento ou o momento de usá-lo? Definir detalhes de expressão e dinâmica sonora (intenções do som e variação de volumes). 

 

Atividade 2 - Exposição e debate

Música em debate: http://1.bp.blogspot.com/_JdsF3ZbROEQ/TOsNIpvdvuI/AAAAAAAAAcM/Y-9QZ-dl3wA/s1600/Nova%2Bimagem.PNG        

        

         Após o momento de ensaios e ajustes internos dos grupos, propomos que nesta etapa os trabalhos de trilha sejam apresentados ao restante da turma para uma rodada de apreciação crítica. 

         Antes da atividade em si é importante que seja construído um espírito de coletividade, cooperação entre os grupos, no sentido de contribuírem com comentários que não denigram o processo de criação dos colegas e que ao mesmo tempo, busquem ser propositivos. 

         Por exemplo, se um aluno comenta que ´tal´ som está sem graça. Questione: Porque está sem graça? O que é um som sem graça? E que sugestão você daria para que este som ficasse mais interessante? O que você faria se estivesse nesse grupo? 

         Para as apresentações, sugerimos que sejam conduzidas da seguinte maneira:

  1. Cada grupo apresenta sua trilha sonora para a apreciação apenas da sequência de sons, sem sincronizar com os filmes. Sugerimos que primeiro seja apresentada a criação antes de ser dito qualquer coisa que guie ou direcione a percepção dos ouvintes. 
  2. Abre-se a roda para breves comentários a cada apresentação. Podem ser tantos comentários da turma quanto uma autoavaliação dos próprios integrantes do grupo.
  3. Em seguida propomos exibir os filmes e tentar a sobreposição da trilha sonora tocada ao vivo com o desenrolar das imagens. É possível que cada grupo precise de mais de uma tentativa para um melhor sincronismo. Como os filmes são curtos muitas vezes as mudanças são rápidas e podem gerar desafios para sincronizar com o som. Comente sobre o processo de trilha sonora dos filmes antigos em que os instrumentos eram tocados ao vivo na sala de cinema. Para mais informações vide link 2 em Recursos Complementares. 
  4. Abre-se uma segunda roda com comentários mais detalhados e familiarizados com as propostas de cada grupo. Em seguida, cada grupo pode comentar sobre as intenções pretendidas, o processo criativo e o que os levou a tomar as decisões e escolhas sonoras mostradas. 
  5. Por fim, proponha uma análise geral dos trabalhos considerando pontos positivos e negativos. 

         

Atividade 3 - Princípios de gravação

Programa de gravação multipista Sonar - http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTzpFqz2dHgguSo3JzL5WIvLrJ1RPzFCAnHlL8l_gj7Ug9-Wv37&t=1

 

         Professor(a), nesta atividade final apresente aos alunos algumas possibilidades de registro dos materiais musicais apresentados e converse sobre os preparativos necessários para uma primeira gravação das trilhas sonoras dos filmes. Basicamente o processo de gravação sonora pode se dar de duas formas:

  1. Gravação ao vivo - todos os sons são gravados em uma mesma sessão de gravação. 
  2. Gravação multipista - cada som é gravado separadamente e sobreposto. Corresponde hoje ao processo predominante em gravação de discos de música popular. Hoje este tipo de gravação pode ser realizado facilmente em computadores e existem diversos softwares de áudio disponíveis para isso: Pro tools, Sonar, Gungirls. 

         Existem gravadores digitais e analógicos com microfone interno (em geral de qualidade mais limitada) e outros com saída para microfone externo (recomendado). A fidelidade da captação sonora aumenta muito com a possibilidade de uso de um microfone externo.  

         O objetivo da atividade é preparar para um exercício simples de gravação sonora artesanal que será completado na aula seguinte. Sejam quais forem os recursos disponíveis, é importante que os alunos se organizem de maneira a:

  1. Prepararem cópias do roteiro sonoro criado para cada integrante do grupo.
  2. Estudarem um espaço relativamente silencioso para que não se captem excessivamente ruídos indesejados.
  3. Estabelecerem a ordem de gravação dos sons caso o sistema utilizado seja de multipista. 
  4. Pesquisarem o posicionamento do microfone para a melhor captação dos sons. 
  5. Encontrarem soluções simples para que o trabalho sonoro possa soar interessante e seja realizado em tempo hábil. 

         

 

 

Recursos Complementares

 

Link 1 - Trilha sonora na wikipedia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Banda_sonora   

Link 2 - A origem da trilha sonora - Filipe Salles - http://www.mnemocine.art.br/index.php?option=com_content&view=article&id=45:trilha-sonora&catid=53:somcinema&Itemid=67  

Avaliação

Ao final da aula, observe se os alunos atingiram os objetivos propostos. Avalie:

  1. Ensaiaram a trilha sonora a partir do roteiro criado?
  2. Expuseram o projeto à turma para que as ideias fossem debatidas e aprimoradas?
  3. Conheceram princípios de gravação e recursos mínimos necessários?
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.