12/01/2011
Mary Grace Martins
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
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Nessa sequência de atividades os alunos serão convidados a discutir sobre os impactos ambientais causados pelas diferentes formas de produção de energia. Nesse processo:
Para começar, lance a seguinte questão: qual a melhor fonte de energia? Por quê?
Apresente imagens para levantar os que os alunos já sabem sobre produção de energia.
Após ouvir a opinião dos alunos, levantando assim, o que já sabem sobre o tema, proponha que organizem seis grupos de trabalho.
Cada grupo receberá um vídeo diferente para assistir com a tarefa de sintetizarem as principais informações desse material e pesquisarem um pouco mais sobre o tema em outras fontes de informação.
Os vídeos a serem utilizados estão disponíveis no Portal do Professor e fazem parte da série serie A Viagem de Kemi.
Conheça um pouco mais sobre esse material:
“Nas mídias que contemplam o tema: combustíveis, a química que move o mundo, temos a mídia audiovisual: O petróleo é da terra. Essa mídia mostra como o petróleo é extraído, refinado, qual a sua constituição química e, também, mostra exemplos de produtos que utilizam o petróleo na sua fabricação. O petróleo é um líquido viscoso, oleoso, menos denso e insolúvel em água. Ele é um combustível fóssil, isso é, um recurso natural não renovável. Quimicamente, é uma mistura complexa de hidrocarbonetos e contém derivados do enxofre e de nitrogênio, sais e água. Um aspecto importante, que é mostrado nesse conjunto de mídias, é a queima do petróleo e de outros combustíveis fósseis que geram metano e gás carbônico, gases responsáveis pelo agravamento do efeito estufa.
O tema também trata de fontes alternativas de energia, tais como a energia eólica, energia solar e energia produzida a partir de biomassa. É, com a mídia audiovisual: O biodiesel é daqui!, o professor pode mostrar, aos alunos, como as pesquisas em busca de fontes alternativas de energia a partir de fontes renováveis estão sendo desenvolvidas. No episódio, “O biodiesel é daqui!”, que desenvolve o conteúdo sobre biodiesel, temos uma introdução sobre o assunto. Podemos ver como e porque esse combustível é assim chamado; quando e quem o utilizou pela primeira vez; quem patenteou a descoberta; a partir de quê e como o biodiesel é fabricado; e qual a utilização desse combustível. Também não podemos esquecer a importância desse tipo de combustível, conhecido como limpo, tem para a preservação do Planeta, já que causa menores impactos ambientais. Também temos, nessa mídia, o processo de transesterificação e o processo de craqueamento, utilizados na produção de biodiesel.
Seguindo nessa direção, as mídias com o conteúdo: outros combustíveis renováveis: energias limpas contemplam o assunto das fontes alternativas de energia. Entre elas temos a energia eólica, a energia solar e a biomassa. No vídeo, quando esse trata da energia eólica, podemos aprender sobre o regime dos ventos, como a energia eólica é medida, o que são fazendas eólicas, qual o impacto que esse tipo de energia causa no meio ambiente etc. Já, quando é apresentada a energia solar, podemos entender melhor como essa energia é captada e utilizada para consumo, como essa energia pode ser medida, quais os aparelhos disponíveis para isso e quais as formas de aproveitamento da energia solar. Outra fonte contemplada é a biomassa, que é a matéria orgânica utilizada na produção de energia. Temos exemplos de biomassa utilizada como combustível. O material introduz o assunto mostrando as vantagens do reaproveitamento de resíduos evitando o surgimento de novos lixões e aterros para dispor tanto lixo. Os combustíveis exemplificados nas mídias são menos poluentes do que os combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão.”
TOCCHETTO, M. A viagem de kemi - guia do professor .Tema – combustíveis: a química que move o mundo. Disponível em http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/14378/open/file/guia_combustveis-a%20qumica_29.10.09.pdf?sequence=7 |
Disponibilize os materiais para acesso dos grupos :
Grupo 1:
Aborda os impactos ambientais gerados pelos combustíveis fósseis e remete à reflexão sobre as diferentes fontes de energia, comparando-os com a geração de energia limpa.
Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=28527 |
Grupo 2:
Mostra o processo de formação, extração e beneficiamento do petróleo. Aborda questões ambientais referentes ao uso de combustíveis fósseis
Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=28344 |
Grupo 3:
Introduz conteúdos sobre fontes alternativas de energia: a eólica, a solar e de biomassa. Mostra o processo de obtenção, fontes de origem e importância destes combustíveis.
Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=28356 |
Grupo 4:
Mostra a importância das fontes alternativas de energia, abordando a biomassa.
Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=28522 |
Grupo 5:
Introduz conteúdos sobre fontes alternativas de energia, em particular a eólica e a solar. Também mostra o processo de obtenção, fontes de origem e importância destes combustíveis
Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=28524 |
Grupo 6:
Apresenta como e porque esse combustível é assim chamado; quando e quem o utilizou pela primeira vez; quem patenteou a descoberta; a partir de quê e como o biodiesel é fabricado; e qual a utilização desse combustível.
Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=28355
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Ao orientar a pesquisa, lembre seus alunos que as fontes das informações devem ser indicadas no trabalho. Oriente também que para a apresentação, deverão organizar esquemas e imagens para ilustrar as explicações que farão. Podem, para isso, utilizar um programa de apresentações como o Power Point ou o BrOffice Impress .
Você pode disponibilizar os seguintes materiais para consulta dos alunos, caso tenham dúvidas sobre os programas para elaboração de apresentações:
Power Point (apostila produzida pelo Centro de Computação da Unicamp) disponível em http://www.youblisher.com/files/publications/8/47190/pdf.pdf
Impress (apostila produzida pela Cia de Processamento de Dados do Estado da Bahia) disponível em http://www.cafw.ufsm.br/~elisa/Apostila%20de%20OpenOffice-Impress.pdf
Organize as apresentações dos grupos pela sequência numérica da distribuição dos temas.
Após as apresentações das sínteses, retome o debate: qual a melhor fonte de energia? Por quê? Estimule a argumentação dos grupos.
Para finalizar, peça que cada aluno escreva um artigo de opinião comentando sobre as melhores fontes de energia.
Explique para seus alunos:
"Textos dissertativos podem ser expositivos ou argumentativos. No primeiro caso, a finalidade principal é esclarecer e/ou explicar um conceito ou noção, analisar um fenômeno, apresentar resultados de uma pesquisa etc. Entretanto, quando o texto é argumentativo a finalidade é defender um ponto de vista, uma opinião. * "
(*Por Ana Luiza Garcia, doutora em Linguística, autora de livros didáticos. Essa explicação foi publicada na entrevista à Comunidade Escrevendo o Futuro, disponível em http://escrevendo.cenpec.org.br/ecf//index.php?option=com_content&task=view&id=23705&Itemid=60 )
Nome | Tipo |
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A viagem de Kemi - Combustíveis - A química que move o mundo - Ouro negro | Áudio |
A viagem de Kemi - Combustíveis - A química que move o mundo - O petróleo é da terra | Vídeo |
A viagem de Kemi - Combustíveis - A química que move o mundo -O biodiesel é daqui | Vídeo |
A viagem de Kemi - Combustíveis - A química que move o mundo - Energias limpas | Vídeo |
A viagem de Kemi - Combustíveis - A química que move o mundo - Energias Limpas: vento e sol | Áudio |
A viagem de Kemi - Combustíveis - A química que move o mundo - Energias Limpas: biomassa | Áudio |
Quais são os prós e contras das Energias Limpas? Promova a leitura do artigo "Quais são os tipos de energia limpa existentes?" em http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/energia/conteudo_448632.shtml
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