12/01/2011
Rodrigo Russano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Música: Canal |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas morfológicas |
Ensino Médio | Artes | Música: Contextualização |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas sintáticas |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Trilha sonora - Mesa de som - http://www.studiomixitu.com.br/imgs/serv_trilha_sonora.jpg
Caro(a) professor(a), esta série de aulas se destina a apresentar propostas de ações educativas a partir da pesquisa e criação de trilhas sonoras.
O tema em questão é amplamente vivenciado no cotidiano por ser encontrado em desenhos, filmes, jogos eletrônicos, sites, programas de TV, peças de teatro, espetáculos de dança, desfiles de moda, exposições de arte e no ambiente sonoro local.
Quais as trilhas sonoras da sua casa, rua, bairro, comunidade, cidade? A criação de uma trilha sonora pode envolver o corpo, mídias diversas, o cotidiano, processos de captação sonora, gravação, roteirização e principalmente um discurso musical capaz de potencializar emoções, agregar sentimentos, expandir as leituras e significados de uma imagem. Mesmo em uma pintura ou em uma fotografia podemos imaginar alguma sonoridade? Mesmo em algo estático isso é possível? É muito vasta a gama de possibilidades de uma trilha sonora, que ora contribui para um reforço realista do que se pretende representar, ora acrescenta um devir poético a essa mesma realidade, transcendendo-a.
Ao discutir este tema com os alunos em sala de aula é importante levar em consideração a noção que os estudantes trazem sobre o assunto, e além disso, estimular a expansão desses conhecimentos, construindo um diálogo com materiais artísticos diversos, relações, percepções que possam acrescentar novos repertórios de significado sobre Música e seus usos contemporâneos.
Tendo em vista a preparação prévia do professor para as aulas, recomendamos consultas aos links 1 e 2 em Recursos Complementares.
Além disso, faz-se necessário que o(a) professor(a), investigue consigo próprio os questionamentos que pretende propor a seus alunos, pesquise suas concepções e entendimentos a respeito do tema, esboçando respostas, caminhos, para que o aprofundamento das questões sobre trilha sonora em aula seja mais efetivo.
Som e Fúria - Eduardo Souza Campus - http://souzacampus.files.wordpress.com/2007/11/som-e-furia05a.jpg
Professor(a), inicie a aula apresentando aos alunos 3 exemplos de fotografias e 3 exemplos de pinturas. Sugerimos estas imagens:
Deserto - http://www.adventurezone.com.br/img_editor/desertoSaara-Marrocos.jpg
Ambiente Urbano - http://farm4.static.flickr.com/3413/3662019013_e3d1b73d8d_o.jpg
O Grito - de Edvard Munch - http://fotos.sapo.pt/cnunes/pic/00071thk
Corvos nos Campos de Trigo - Van Gogh - http://4.bp.blogspot.com/_c4wWJcENTC4/STIF4s9ZWOI/AAAAAAAAAmI/f_05sMsU32I/s400/Wheat_Field_with_Crows_1024x768.jpg
Leonid Afremov - http://o2aktuell.files.wordpress.com/2010/01/russo2.jpg
Podemos imaginar sons ao observarmos estas imagens? Faça uma análise com os alunos dos elementos da cena e suas respectivas interpretações sonoras.
Como exemplo, apresentamos algumas sugestões de perguntas como estratégia para a análise da imagem de Leonid Afremov:
Podemos com este exercício estimular os alunos a desenvolverem a imaginação sonora, considerando não só efeitos de som ambiente da cena, mas inserções musicais que dariam novos sentidos à observação.
Gramophone - http://www.abduzido.net/fotos/2009/02/trilha-sonora-de-betty-a-feia-musicas-da-novela.jpg
Nesta segunda etapa da aula proponha um exercício de experimentação com os alunos.
Ofereça mais algumas imagens de pinturas e fotografias, e também, um banco fonográfico que possa ser diretamente acionado pelos alunos (CDs, arquivos de mp3 em mp3 players, etc).
Sugerimos que as imagens sejam projetadas em um data show para que possam ser bem visualizadas por todos. Se possível, anteriormente a aula, peça também para os alunos trazerem material de áudio para que a turma possa formar um grande banco musical. Em seguida, proponha um jogo em que a turma escolha variadas faixas de áudio e relacione a uma imagem selecionada para que sejam observados seus efeitos.
Propomos a seguinte dinâmica para a atividade:
1 – a turma escolhe uma das imagens disponíveis.
2 – um primeiro aluno vai até o banco fonográfico (CDs dispostos em uma mesa, mp3 player conectado a caixas de som, etc) e seleciona um cd ou arquivo de áudio.
3 – a turma vê a imagem acompanhada da música escolhida.
4 - os alunos observam os efeitos que a música provoca no sentido da imagem e anotam suas impressões com uma frase ou palavra. Por exemplo: com a música 1 a imagem pareceu engraçada, ou com a música 2 a mesma pareceu aterrorizante, etc.
5 – em seguida, mais dois ou três alunos voluntários experimentam novos áudios para a mesma imagem.
6 – ao final das propostas de áudio, as músicas são repetidas e os alunos discutem sobre as diferenças percebidas nos significados da imagem estática em decorrência das modificações sonoras.
O exercício pode ser estendido com mais algumas imagens, de modo que o maior número possível de alunos possa participar da seleção sonora. Caso a turma seja muito numerosa, os alunos podem se organizar em grupos para a escolha das músicas.
Filme - http://3.bp.blogspot.com/_aNJi5D4nLnM/TQvGTSvA8kI/AAAAAAAAAxU/8DoMq9p3pdw/s400/filme2.jpg
Professor(a), divida a turma em grupos de 4 a 6 alunos e exiba exemplos de filmes do festival do minuto (filmes com a duração de 1 minuto) sem áudio, para que cada grupo possa selecionar um dos filmes para a elaboração de um projeto criativo de trilha sonora.
Os filmes sugeridos são:
'O mundo respira' - http://www.minutefestival.com/festivaldominuto/index.php?page=videos§ion=view&vid_id=11828
'Explosão demográfica' - http://www.minutefestival.com/festivaldominuto/index.php?page=videos§ion=view&vid_id=15525
'Acabou a gasolina' - http://www.minutefestival.com/festivaldominuto/index.php?page=videos§ion=view&vid_id=543
'Brechas' - http://www.minutefestival.com/festivaldominuto/index.php?page=videos§ion=view&vid_id=19526
'There´s bliss in the kiss' - http://www.minutefestival.com/festivaldominuto/index.php?page=videos§ion=view&vid_id=18670
'Criando em 1 minuto' - http://www.minutefestival.com/festivaldominuto/index.php?page=videos§ion=view&vid_id=19363
'Tinha uma rolha no meio do caminho' - http://www.minutefestival.com/festivaldominuto/index.php?page=videos§ion=view&vid_id=4683
Propomos a seguinte dinâmica para a atividade:
1. Exibição dos filmes (de acordo com o número de grupos).
2. Seleção dos filmes pelos grupos.
3. Cada grupo se reúne e elabora em linhas gerais um esboço com as primeiras ideias para a trilha. É interessante neste momento pensar no caráter geral: Qual a proposta expressiva? Ironia? Humor? Tensão? Alegria? Etc.
4. Enquanto elaboram a terceira etapa, cada grupo pode assistir mais uma vez ao seu filme selecionado e observar mais detalhadamente: o filme tem cortes? Se divide em partes? É uma sequência em que elementos vão sendo acrescentados? Tem um ponto de maior tensão ou um ponto principal? Em que momento? Vale a pena fazer uma mini sinopse/decupagem com os momentos e anotações dos detalhes principais.
Exemplo: filme "Tinha uma rolha no meio do caminho" – pontos principais
0 a 10 segundos - a personagem caminha e encontra uma garrafa com uma rolha ao lado.
10 a 25 segundos - a personagem faz 'embaixadinhas' com a rolha até que finalmente a lança pelos ares.
25 a 40 segundos - a personagem observa a rolha voando e fica na expectativa de sua queda.
segundo 40 - a rolha cai e encaixa perfeitamente na garrafa.
40 a 47 segundos - a personagem se gaba de seu feito e, com desdém, segue seu caminho.
47 a 54 segundos - a câmera se movimenta em direção a garrafa e se aproxima, até que no segundo 54 a rolha estoura e cai novamente ao lado da garrafa.
54 a 60 segundos - a imagem fecha em fade out (desaparecimento gradual da imagem).
60 a 62 segundos - créditos do filme.
A este roteiro básico podem ser acrescentadas as perguntas propostas anteriormente para uma análise interpretativa da cena. Criam-se assim as bases para as linhas de criação sonora.
O Projeto será continuado na próxima aula da série.
Link 1 - Trilha sonora na wikipedia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Banda_sonora
Link 2 - A origem da trilha sonora - Filipe Salles - http://www.mnemocine.art.br/index.php?option=com_content&view=article&id=45:trilha-sonora&catid=53:somcinema&Itemid=67
Recursos educacionais do MEC
O Portal do Professor possui uma grande quantidade de vídeos que podem ser utilizados nas atividades propostas nessa aula. Para ter acesso, visite o endereço:
Ao final da aula, observe se os alunos atingiram os objetivos propostos. Avalie:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
06/02/2011
Cinco estrelasMuita criativa! Certamente irei usar!