11/01/2011
Raimunda Porfírio Ribeiro Will
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Correlações entre meio ambiente e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
- Doenças adquiridas no contato com animais.
Atividade 1
1º momento - Professor faça um diagnóstico inicial do conhecimento dos alunos sobre doenças causadas pelos animais domésticos. Procure saber quem cria gato e cachorro, animais mais comuns nos lares brasileiros. A partir desse conhecimento, divida a turma em pequenos grupos para que os alunos apontem quais as doenças que podem ser transmitidas pelo gato, pelo cachorro e coelho.
Fonte: http://i40.servimg.com/u/f40/12/00/96/91/gatos711.jpg
Fonte: http://www.savage-angel.blogger.com.br/09-05-07_1634.jpg
Fonte: http://www.bicodocorvo.com.br/wp-content/uploads/2009/08/foto-coelho.jpg
2º momento – Escolha alguns textos que tratam das doenças transmitidas por animais domésticos e oriente os seus alunos a fazer a leitura, ensine-os a organizar as informações em um quadro, com o nome do animal, as doenças que transmitem.
ANIMAIS |
DOENÇAS |
DOENÇAS COMUNS |
CÃES |
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GATOS |
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COELHOS |
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Sugestão de textos:
http://www.webanimal.com.br/cao/index2.asp?menu=zoonoses.htm
texto: Ronronar.
http://ronronar.com/artigos/doencas-que-gatos-transmitem-pessoas
Doenças transmitidas por animais domésticos.
http://msn.bolsademulher.com/forum/amor/f129/133906/
3º momento – Professor, organize a sistemática de apresentação dos resultados da busca de cada grupo. Os grupos podem anexar os resultados em um mural e você coordena o confronto, organizando um painel com os achados comuns.
Ex: - bronquite asmática e rinite alérgica, brucelose, leptospirose, criptococose, larva migrans ou bicho geográfico e verme.
Atividade 2 - Discutir como evitar doenças transmitidas por animais domésticos
1º momento – Oriente os seus alunos para fazer leituras de textos que levem a reflexão de como cuidar dos animais domésticos, especificamente cães e gatos, de como estabelecer o contato com eles e quais ações preventivas que devem ter.
Texto 1
http://www.reflexoes.diarias.nom.br/SAUDE/DOENCASTRANSMITIDASPORANIMAISDOMESTICOS.pdf
Texto 2
http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=4159&ReturnCatID=1765
Sugestão de procedimento:
Cada grupo vai fazer a leitura e descrever como o dono do animal deve cuidar do seu cão ou do seu gato, para evitar doenças; descrever como o humano pega as doenças dos animais em discussão e quais seus sintomas; em caso de mordida de cão ou gato, que medidas deve tomar. No momento da discussão os grupos que têm o mesmo assunto ficam um de frente ao outro e estabelece um diálogo com a mediação do professor.
2º momento – Os grupos que estão discutindo os mesmos temas devem escolher um colega para anotar os aspectos discutidos, as divergências entre os grupos e os aspectos comuns discutidos no momento do debate.
3º momento – Professor, faça um exercício de exclusão da imagem que não oferece risco a saúde humana. Pesquise várias imagens e mostre de quatro em quatro, dentre as quatro uma não representa risco a saúde humana. Como no exemplo abaixo:
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Imagem 1 -
Peludo mora com sua dona, senta no sofá, deita na cama e come junto com as pessoas da casa. |
Imagem 2
O Lambidinho e espertinho mora na casa com seu dono e tem costume de lamber os sanduíches das crianças. |
http://images02.olx.pt/ui/4/56/22/67355422_1-Imagens-de-SHARPEI-CACHORROS-PRONTOS-A-SAIR.jpg |
Imagem 3
Enrugadinho, é um cão muito sapiente, é muito bem cuidado, vai sempre ao veterinário e sempre tem seu cantinho na área de serviço da casa, mas fica esperando a ordem para circular por dentro da casa. |
http://www.duasmaosquatropatas.com.br/foto.asp?foto=../fotos/2010_31_08_lingicinha encont.jpg |
Imagem 4 -
O Blek é um cachorrinho que gosta de passear na rua, seu dono ainda não o levou ao veterinário, mas sempre está dando suas voltinhas na rua e quando chega todo feliz corre para cama do seu dono. |
Atividade 3 - Pesquisar as características das doenças estudadas.
1º momento – Inicialmente, organize a turma em diferentes grupos e cada um fica responsável pela busca das características da doença indicada.
Organize textos com as características da doença estudada e oriente a leitura da seguinte forma:
Sugestão de textos: Raiva -
http://pt.wikilingue.com/ca/Raiva_(doen%C3%A7a)
Toxoplasmose -
http://www.infoescola.com/doencas/toxoplasmose/
leptospirose -
http://www.cives.ufrj.br/informacao/leptospirose/lep-iv.html
Larva migrans -
http://www.brasilescola.com/doencas/dermatose.htm
Sarna -
http://www.greepet.vet.br/sarna.php
2º momento – O professor retoma as pesquisas dos alunos e faz uma aula, com exemplos, ilustrações e aprofundamento sobre as doenças estudadas pelos alunos. Faz questionamentos, sugere a participação deles com suas vivencias com animais e observação de doenças nos animais e nos humanos causadas pelos animais domésticos.
3º momento – Professor desenvolva exercícios de identificação de doenças causadas por animais domésticos e estudadas pelos alunos.
Exercício 1 – O texto tem características que possibilita o aluno a fazer a identificação.
Ramos (2010) diz que é “uma doença infecciosa, aguda e mortal, transmitida entre mamíferos, inclusive ao homem, geralmente por mordida, arranhão ou lambida de um animal infectado. Ela é causada por vírus pertencentes à família Rhabdoviridae (do grego rhábdos, “vara”, “bastão”), do gênero Lyssavirus (em grego, Lyssa, “loucura”). Esses vírus estão presentes na saliva dos doentes e podem penetrar no organismo pela mucosa, como a da parte interna da boca, ou pela pele, através de corte ou ferida.” “Tanto no homem quanto nos animais,[.....]é fatal em todos os casos – depois que surgem os sinais da doença, não há mais como reverter o quadro e a morte é certa. Daí a importância de vacinar, anualmente, os animais domésticos a partir de 45 dias de vida. A vacinação humana como medida preventiva só é indicada em caso de profissões de alto-risco, como veterinários, porque, além de a vacina ser muito cara, existe o risco de efeitos colaterais
Fonte: Cuidado com o cachorro louco - Maria Ramos http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=858&sid=8 - Acesso em 08/10/2010. |
Exercício 2 – O texto tem informação que permite o aluno negar a doença afirmada.
Maria tem um problema nos pés há muitos anos, que começa com umas bolinhas de água que coçam muito, quando ela estora as bolinhas de água a pele fica toda furadinha e o pé começa a ficar escamoso. Ela já foi ao médico dermatologista, e já usou várias pomadas, mas não resolveu nada. E Maria está curiosa para saber o que é isso. |
Exercício 3 – O caso abaixo não tem informação suficiente para o aluno identificar a doença
Josè fez um apelo desesperado, pedindo ajuda para o seu problema. Inexplicavelmente, este meu problema começou aparecer e já faz um bom tempo, por favor preciso de ajuda. Se alguma pessoa ou médico especialista souber como posso me tratar, gostaria que me informasse o endereço que vou ate lá. Essa doença começou aparecer de pouquinho e foi aumentando, já atacou minhas pernas, meus braços, meu peito e minha cabeça, mas com o tempo desaparece e volta novamente e toma conta do meu corpo. Preciso de ajuda, estou com medo de ter pego a doença do meu gato ou do meu cachorro. |
Neste caso, se o aluno sabe identificar, ele vai perceber que não existe nenhuma informação consistente para a identificação da doença.
Leitura para o professor e recursos didáticos
http://aristocao.com/pt/content/view/31/40/
http://www.google.pt/images?hl=pt-br&q=micose%20de%20pele&um=1&ie=UTF-8&source=og&sa=N&tab=wi
Avaliar se os alunos conseguiram participar das atividades e as desenvolveram com apoio inicialmente e em momentos posteriores sozinhas e demonstraram que se apropriaram dos conheciemntos referentes as doenças adquiridas em contato com os animais domésticos, do modo como evitar doenças transmitidas por animais domésticos; Identificaram as características das doenças estudadas nesta aula.
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