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Doenças adquiridas no contato com animais domésticos.

 

11/01/2011

Autor e Coautor(es)
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro Will

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Saúde Correlações entre meio ambiente e saúde
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Listar as doenças adquiridas em contato com os animais;
  • Descobrir o modo de evitar doenças transmitidas por animais domésticos;
  • Identificar as características das doenças estudadas.
Duração das atividades
3 aulas de 40 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Doenças adquiridas no contato com animais.

 

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

1º momento - Professor faça um diagnóstico inicial do conhecimento dos alunos sobre doenças causadas pelos animais domésticos. Procure saber quem cria gato e cachorro, animais mais comuns nos lares brasileiros. A partir desse conhecimento, divida a turma em pequenos grupos para que os alunos apontem quais as doenças que podem ser transmitidas pelo gato, pelo cachorro e coelho.

Fonte: http://i40.servimg.com/u/f40/12/00/96/91/gatos711.jpg  

Fonte: http://www.savage-angel.blogger.com.br/09-05-07_1634.jpg  

Fonte: http://www.bicodocorvo.com.br/wp-content/uploads/2009/08/foto-coelho.jpg  

  • Alguns grupos fazem a lista de doenças transmitidas pelos cães e outros grupos pelos gatos; como as doenças são transmitidas e o que provocam nos seres humanos;
  • Cada grupo expõe a lista das doenças transmitidas por animais domésticos mais comuns nos lares brasileiros – cães, gatos e coelhos.  

2º momento – Escolha alguns textos que tratam das doenças transmitidas por animais domésticos e oriente os seus alunos a fazer a leitura, ensine-os a organizar as informações em um quadro, com o nome do animal, as doenças que transmitem.

ANIMAIS

DOENÇAS

DOENÇAS COMUNS

CÃES

GATOS

COELHOS

Sugestão de textos:

http://www.webanimal.com.br/cao/index2.asp?menu=zoonoses.htm

texto: Ronronar.        

http://ronronar.com/artigos/doencas-que-gatos-transmitem-pessoas 

Doenças transmitidas por animais domésticos.   

http://msn.bolsademulher.com/forum/amor/f129/133906/ 

3º momento – Professor, organize a sistemática de apresentação dos resultados da busca de cada grupo. Os grupos podem anexar os resultados em um mural e você coordena o confronto, organizando um painel com os achados comuns.

Ex: - bronquite asmática e rinite alérgica, brucelose, leptospirose, criptococose, larva migrans ou bicho geográfico e verme.

Atividade 2 -  Discutir como evitar  doenças transmitidas por animais domésticos   

1º momento – Oriente os seus alunos para fazer leituras de textos que levem a reflexão de como cuidar dos animais domésticos, especificamente cães e gatos, de como estabelecer o contato com eles e quais ações preventivas que devem ter.

Texto 1

http://www.reflexoes.diarias.nom.br/SAUDE/DOENCASTRANSMITIDASPORANIMAISDOMESTICOS.pdf 

Texto 2

http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=4159&ReturnCatID=1765 

Sugestão de procedimento:    

  • Dividea a turma em 8 grupos, de modo que, de dois em dois grupos fiquem responsáveis por dois  temas para discussão.
  • Discussão 1 -  raiva, criptococose.
  • Discussão 2 – doenças de pele, larva migrans.
  • Discussão 3 -  brucelose, leptospirose.
  • Discussão 4 – toxoplasmose, verme.  

Cada grupo vai fazer a leitura e descrever como o dono do animal deve cuidar do seu cão ou do seu gato, para evitar doenças; descrever como o humano pega as doenças dos animais em discussão e quais seus sintomas; em caso de mordida de cão ou gato, que medidas deve tomar.   No momento da discussão os grupos que têm o mesmo assunto ficam um de frente ao outro e estabelece um diálogo com a mediação do professor.   

2º momento – Os grupos que estão discutindo os mesmos temas devem escolher um colega para anotar os aspectos discutidos, as divergências entre os grupos e os aspectos comuns discutidos no momento do debate.  

3º  momento – Professor, faça um exercício de exclusão da imagem que não oferece risco a saúde humana.  Pesquise várias imagens e mostre de quatro em quatro, dentre as quatro uma não representa risco a saúde humana. Como no exemplo abaixo:

 http://www.brogui.com/imagens/cachorros_medo.jpg 

Imagem 1 -

Peludo mora com sua dona, senta no sofá, deita na cama e come junto com as pessoas da casa.

http://fotos.sapo.pt/ORhoIyeUQMtVsVwBdDyL/ 

Imagem 2

O Lambidinho e espertinho mora na casa com seu dono e tem costume de lamber os sanduíches das crianças.

 http://images02.olx.pt/ui/4/56/22/67355422_1-Imagens-de-SHARPEI-CACHORROS-PRONTOS-A-SAIR.jpg 

Imagem 3

Enrugadinho, é um cão muito sapiente, é muito bem cuidado, vai sempre ao veterinário e sempre tem seu cantinho na área de serviço da casa, mas fica esperando a ordem para circular por dentro da casa.

http://www.duasmaosquatropatas.com.br/foto.asp?foto=../fotos/2010_31_08_lingicinha encont.jpg  

Imagem 4 -

O Blek é um cachorrinho que gosta de passear na rua, seu dono ainda não o levou ao veterinário, mas sempre está dando suas voltinhas na rua e quando chega todo feliz corre para cama do seu dono.

                                                            

Atividade 3 -  Pesquisar as características das doenças estudadas.  

1º momento – Inicialmente, organize a turma em diferentes grupos e cada um fica responsável pela busca das características da doença indicada.

Organize textos com as características da doença estudada e oriente a leitura da seguinte forma:  

  • Leia o texto com atenção;
  • Sublinhe as características da doença indicada;
  • Destaque as características sublinhadas escrevendo e construindo uma ficha para colar no caderno;
  • Defina a doença com as características destacadas.   

Sugestão de textos: Raiva -

http://pt.wikilingue.com/ca/Raiva_(doen%C3%A7a)  

Toxoplasmose -

http://www.infoescola.com/doencas/toxoplasmose/ 

leptospirose -

http://www.cives.ufrj.br/informacao/leptospirose/lep-iv.html 

Larva migrans -

http://www.brasilescola.com/doencas/dermatose.htm 

Sarna -

http://www.greepet.vet.br/sarna.php 

  • Durante a atividade, o professor ajuda cada grupo na construção da ficha com as características e com a definição da doença;
  • Ao final da atividade, os grupos compartilham os resultados, fazendo uma discussão na classe;
  • O professor deve promover um meio que todas os alunos da turma  tenham acesso a pesquisa realizada em cada grupo.  

2º momento – O professor retoma as pesquisas dos alunos e faz uma aula, com exemplos, ilustrações e aprofundamento sobre as doenças estudadas pelos alunos. Faz questionamentos, sugere a participação deles com suas vivencias com animais e observação de doenças nos animais e nos humanos causadas pelos animais domésticos.

3º momento – Professor desenvolva exercícios de identificação de doenças causadas por animais domésticos e estudadas pelos alunos.

Exercício 1 – O texto tem características que possibilita o aluno a fazer a identificação.

  • Leia o texto e identifique a doença.

Ramos (2010) diz que é “uma doença infecciosa, aguda e mortal, transmitida entre mamíferos, inclusive ao homem, geralmente por mordida, arranhão ou lambida de um animal infectado. Ela é causada por vírus pertencentes à família Rhabdoviridae (do grego rhábdos, “vara”, “bastão”), do gênero Lyssavirus (em grego, Lyssa, “loucura”). Esses vírus estão presentes na saliva dos doentes e podem penetrar no organismo pela mucosa, como a da parte interna da boca, ou pela pele, através de corte ou ferida.”

“Tanto no homem quanto nos animais,[.....]é fatal em todos os casos – depois que surgem os sinais da doença, não há mais como reverter o quadro e a morte é certa. Daí a importância de vacinar, anualmente, os animais domésticos a partir de 45 dias de vida. A vacinação humana como medida preventiva só é indicada em caso de profissões de alto-risco, como veterinários, porque, além de a vacina ser muito cara, existe o risco de efeitos colaterais

Fonte: Cuidado com o cachorro louco - Maria Ramos  

 http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=858&sid=8 

- Acesso em 08/10/2010.       

Exercício 2 –  O texto tem informação que permite o aluno negar a doença afirmada.   

  • O caso abaixo, segundo o aluno B, trata-se de Larva migrans. Você concorda? Caso sua resposta seja sim ou não, explique por que?  

Maria tem um problema nos pés há muitos anos, que começa com umas bolinhas de água que coçam muito, quando ela estora as bolinhas de água a pele fica toda furadinha e o pé começa a ficar escamoso. Ela já foi ao médico dermatologista, e já usou várias pomadas, mas não resolveu nada. E Maria está curiosa para saber o que é isso.  

Exercício 3 – O caso abaixo não tem informação suficiente para o aluno identificar a doença  

  • Identifique a doença de José.

Josè fez um apelo desesperado, pedindo ajuda para o seu problema.   Inexplicavelmente, este meu problema começou aparecer e já faz um bom tempo, por favor preciso de ajuda.  Se alguma pessoa ou médico especialista souber como posso me tratar, gostaria que me informasse o endereço que vou ate lá. Essa doença começou aparecer de pouquinho e foi aumentando, já atacou minhas pernas, meus braços, meu peito e minha cabeça, mas com o tempo desaparece e volta novamente e toma conta do meu corpo. Preciso de ajuda, estou com medo de ter pego a doença do meu gato ou do meu cachorro.

Neste caso, se o aluno sabe identificar, ele vai perceber que não existe nenhuma informação consistente para a identificação da doença.  

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar se os alunos conseguiram participar das atividades e as desenvolveram com apoio inicialmente e em momentos posteriores sozinhas e demonstraram que se apropriaram dos conheciemntos referentes as doenças adquiridas em contato com os animais domésticos, do modo como evitar doenças transmitidas por animais domésticos; Identificaram as características das doenças estudadas nesta aula.

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