Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Produção de resenha para um curta-metragem

 

26/01/2011

Autor e Coautor(es)
Marilene de Mattos Salles
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Maria Cristina Weitzel Tavela

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno discutirá questões pertinentes à narrativa fílmica, relacionará metaforicamente imagens à realidade social e, finalmente,  produzirá uma resenha.

Duração das atividades
4 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Aulas preparadas para alunos do 3º ano do ensino médio. O aluno já deverá saber elaborar resumos.

Estratégias e recursos da aula

Aulas 1 e 2

Professor: conduza seus alunos ao laboratório de informática. Diga a eles que vocês vão assistir a um curta metragem cujo título é Bichos Urbanos, de Karen Barros e João Mors, filmado em 2002. Inicie a seguinte interação:

a) Já ouviram falar desse curta?

b) Que expectativas esse título proporciona? Em outras palavras, que temática poderia estar sendo tratada?

c) O  filme faz parte do acervo Curta na escola - Petrobrás e é classificado como um gênero experimental. O que isso significa?

(Professor, para se informar sobre vanguarda e cinema experimental, leia, especialmente, o item 1. A não-definição , em

http://pphp.uol.com.br/tropico/html/textos/1611,1.shl )                                                                                                                                                                            

Terminada essa interação, solicite que os alunos acessem o site http://portacurtas.org.br/curtanaescola/filme_abre_pop.asp?Cod=1495&exib=9626

leiam a ficha técnica do curta e, em seguida, cliquem em Assista.

Ao fim da exibição, estimule seus alunos para que se manifestem espontaneamente sobre o que viram.

Participe também da discussão, levantando questões orais. 

Atividade 1

1) Em que cidade se passa a história?

2) O curta apresenta três fases bem nítidas: uma introdução, o desenvolvimento e um final.

Projete imagens representativas da fase inicial e da final, a fim de que os alunos rememorem essas passagens.

A primeira imagem, de São Jorge, encontra-se em

http://www.paroquiadearroios.org/wp-content/uploads/2008/05/chris_achilleos_st_george_and_the_dragon2.jpg

 São Jorge

 

A segunda imagem está disponível em  http://www.portacurtas.com.br/imagens/fotos/bichos_urbanos-M.jpg

Bichos Urbanos  

Como visto, essa imagem ilustra o curta- metragem. Por que ela teria sido escolhida?  

Compare a introdução e o final, nos seguintes termos:

- que animal aparece na primeira imagem? (Resp.: um dragão sendo morto por São Jorge.)

- como essa imagem é explorada? (Resp.: alguém conta uma piada, brincando com o termo "Ogum", denominação utilizada para São Jorge em religiões de origem 'afro'.)

- que relação existe entre São Jorge e o Rio de Janeiro? Por que iniciar o filme com a piada? (Resposta possível: São Jorge é o padroeiro do Rio de Janeiro; o carioca em especial é tido como brincalhão, 'gozador'. E já que vão falar sobre animais, é uma forma descontraída de iniciar a proposta.  

- como o filme termina? (Resp.: com o personagem recebendo um resultado do jogo do bicho e ele anunciando "deu jacaré outra vez". Embora seja uma contravenção legal, o jogo do bicho é muito praticado no Brasil e, no Rio de Janeiro, ocorre mais abertamente nas ruas.)

- que semelhança podemos perceber com o início do filme? (Resposta possível: no final, assim como no começo, há um apelo para a tradição popular: o culto ao santo padroeiro e o jogo do bicho, situações díspares, cuja convivência é pacífica naquele lugar. Essa tensão aparece o tempo todo na narrativa. A cena final também tem um apelo humorístico. Se refletirmos bem , podemos perceber um dado bem cultural do cidadão brasileiro: o humor crítico.)

3) Em sua primeira aparição, o personagem se apresenta com um figurino bem peculiar. O que esse figurino nos leva a pensar?

(Resp.: o figurino e a fala nos remete à figura do malandro carioca e do apresentador de circo.)

4) O curta tem semelhanças com o gênero 'documentário', mas trata-se de um documentário?

Professor: quanto ao desenvolvimento, sugira uma discussão em grupo de 4 alunos, conforme abaixo.  A mesma questão poderá ser discutida por mais de um grupo.Os grupos deverão contar com a sua participação, dirimindo dúvidas.

Atividade 2

Discuta com seus colegas e, em seguida,  proponha uma possibilidade de interpretação para as seguintes passagens: 

a) Como são apresentados os animais que vivem no Campo de Santana? Como é a convivência entre eles e com os demais frequentadores daquele local? Em dado momento o apresentador fala em clima de democracia. Isso realmente ocorre? A análise que ele faz sobre a convivência entre os animais pode se estender, metaforicamente, para nós, seres humanos? 

b) Que considerações são tecidas sobre os pombos? Que característica é destacada? Que relação de semelhança entre pombos e humanos é estabelecida? Com que objetivo?

c) Outro grupo de animais cujo comportamento é apresentado é o urubu? Aqui a problemática que subjaz diz respeito às consequências indesejáveis da urbanização? Pense na importância do urubu na cadeia alimentar e avalie a cena em que eles  voam sobre o lixo, o destaque para um objeto que sugere a possibilidade de lixo tóxico, o som (similar ao de um alarme) e as aves, ao final, mortas.

d) Continuando suas andanças, o personagem discorre sobre um outro bicho urbano: o gato. Repare ao fundo, o som de instrumentos de percussão (feitos de gato?) em oposição à apresentação do bichano como sendo um animal dócil, que curte o ócio e é alimentado pelas pessoas. Avalie essa situação, buscando compreender também a outra relação feita pelo personagem na mesa do bar, quando o homem é inserido numa cadeia alimentar (barata - rato - gato - homem). Repare a fala final do personagem: "... e os gatos são comidos por animais superiores. (pausa) Delícia!"

e) Finalmente, ao apresentar os cachorros, o apresentador faz outra oposição/ reflexão entre cães de rua (vira-latas), cães de raça, o tratamente que recebem. As images e a música sugerem uma outra reflexão. Qual é?

Professor: findo o prazo, solicite que cada grupo apresente sua conclusão.

Aulas 3 e 4

Professor: nessa aula os alunos farão uma resenha do curta-metragem.

Comece o trabalho, sugerindo a dois alunos que façam oralmente, diante da turma, um resumo da narrativa. Trata-se de um esforço de memória em que eles focalizarão as partes essenciais de forma sucinta. Um colega poderá auxiliar o outro. Se houver alguma manifestação subjetiva, interfira, já que em resumos isso não é possível.

Relembre algumas características de elaboração de resumos. (Ver indicação de leitura em "Recursos complementares")

Na sequência, solicite comentários e opiniões, a partir das análises feitas na aula anterior.

Explique aos alunos o que é uma resenha, a partir da resenha do filme Escritores da Liberdade, que consta no site

http://recantodasletras.uol.com.br/resenhasdefilmes/641978

Peça que apontem as principais características do texto.

a) Trata-se de um resumo?

b) O que o difere de um resumo?

c) Solicite que identifiquem o relato (informações sobre o filme) e a opinião (comentários e pontos de vista).

Finalmente, divida a turma em duplas para que iniciem a tarefa de produção da resenha. 

Atividade 3

Produza uma resenha para o curta Bichos Urbanos, seguindo as orientações abaixo.

a) Faça inicialmente um bom resumo.

b) Selecione pelo menos dois momentos do filme que serão alvo de seu comentário. Escreva sobre eles.

c) Faça algum comentário pessoal sobre a narrativa.

d) Faça também alguma avaliação sobre o curta (clareza, concisão, coerência, grau de parcialidade, etc).    

e) O próximo passo será estabelecer a conexão entre partes do resumo, sua opinião e seus comentários e avaliações. Use relatores (conectivos) adequados para estabelecer relações entre as idéias e também entre os parágrafos.

Essa primeira produção deverá ser entregue ao final da aula para correção. E deverá ser devolvida aos alunos para refacção, caso seja necessário.

Recursos Complementares

Sobre resumos e resenha, consulte:

MACHADO, A. R.; LOUSADA, E.; ABREU-TARDELLI,L. S. Resumo. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.

MACHADO, A. R.; LOUSADA, E.; ABREU-TARDELLI,L. S. Resenha. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.

http://www.scribd.com/doc/2388460/Apostila-da-Lingua-Portuguesa

Avaliação

Elabore um comentário para ser postado no próprio site do curta.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Shirlei, E.E. Profª Maria Aparecida Rodrigues , São Paulo - disse:
    fessorinhashi@hotmail.com

    13/03/2011

    Quatro estrelas

    Estou falando com os alunos sobre resenha crítica e no ano passado pedi que elaboracem algo sobre um cd de funk. Agora vou tentar esse plano de aula.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.