27/01/2011
Aparecida Clemilda Porto
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática | Geometria |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Grandezas e medidas |
1ª etapa: O professor entregará a cada aluno uma folha contendo a atividade abaixo.
1) Observe os blocos em forma de cubos e descubra de quantos cubinhos eles são formados.
(Fonte: Figuras produzidas pela autora da aula.)
2) Supondo que cada cubinho possua volume de 1cm3, complete:
3) Observe agora os blocos em forma de paralelepípedos e descubra de quantos cubinhos eles são formados.
(Fonte: Figura produzida pela autora da aula.)
4) Considerando que cada cubinho possua o volume igual a 1cm3, complete
Obs.: Ao término da atividade, o professor deverá formar grupos de no máximo 4 alunos para que eles possam socializar suas respostas. Posteriormente, pedirá a cada grupo para expor suas respostas e observações.
Nesse momento, o professor deverá fazer intervenções, caso os alunos não tenham mencionado, por exemplo:
2ª etapa
Material:
Para a realização dessa 2ª etapa e da última etapa os alunos deverão permanecer reunidos em grupos de no máximo 4 . |
1. O professor entregará para cada grupo os cubinhos e as barrinhas do material dourado ( ou os de isopor) e caixinhas na forma de cubos em diversos tamanhos e deixará, no primeiro momento, que os alunos explorem esse material, inclusive pedindo para que eles meçam os cubinhos e descubram a medida de sua aresta.
OBS.: É importante, e fica mais interessante, se o professor fornecer os moldes das caixinhas para que os próprios alunos as montem, ou ainda, que os ensine a construir os moldes antes da montagem. |
(Fonte: Figura produzida pela autora da aula).
2. A seguir, os alunos pegarão as caixinhas em forma de cubo para preencher o seu interior com os cubinhos do material dourado (ou de isopor), anotando em cada uma delas a quantidade de cubinhos utilizada.
3.Durante a atividade, o professor deve acompanhar cada grupo e instigar os alunos a encontrar uma maneira de descobrir a quantidade de cubinhos necessária, sem ter que preencher todo o interior da caixinha, fazendo perguntas tais como:
Caso algum grupo não conclua que é só multipliar a quantidade de cubinhos que contém uma aresta ( da base ou das faces) por ela mesma três vezes, o professor deve dar outras caixinhas, ou pedir para montarem cubos, utilizando os cubinhos e as barrinhas do material dourado, indicando quantos cubinhos têm que ter a aresta. Dessa maneira, espera-se que todos compreendam este mecanismo. |
Cada grupo socializará sua experiência com os demais, expondo o modo como fizeram a atividade e suas conclusões.
5. Ao final da apresentação, o professor discutirá com a turma como seria então a Sentença Matemática a ser usada para o cálculo de volume do cubo.
6. O professor solicita aos alunos de cada grupo que escrevam a fórmula para a determinação do volume do cubo conferindo o que escreveram e, posteriormente registrando no quadro:
Vcubo= comprimento x largura x altura, ou seja, Vcubo = a.a.a = a3.
7. Após todos os alunos escreverem a fórmula, o professor deve propor para cada grupo elaborar 2 problemas ( ou mais, a critério do professor), para que um outro grupo resolva.
8. Ao final, cada grupo apresentará para os demais os probleminhas com as respectivas resoluções.
3ª etapa
Espera-se nesse pequeno debate que muitos alunos já entendam o procedimento para determinar o volume, mas é muito importante que o professor proponha o mesmos procedimentos usados anteriormente para descobrir o volume do cubo. |
2) O professor entregará para cada grupo as barrinhas e os cubinhos do material dourado ( ou os de isopor) e caixinhas na forma de paralelepípedos com diversos tamanhos, deixando, no primeiro momento, que os alunos explorem esse material, orientando-os para escreverem na caixinha o valor da medida de suas dimensões.
OBS.: Novamente é importante destacar que fica mais interessante se o professor fornecer os moldes das caixinhas para que os próprios alunos as montem, ou ainda, que os ensine a construir os moldes antes da montagem. |
(Fonte: As figuras acima são de autoria da própria autora.)
Caso algum grupo não conlua que é só multiplicar a quantidade de cubinhos que cabe no comprimento, na largura e na altura da caixinha, o professor deve dar outras caixinhas ou pedir para montarem paralelepípedos, utilizando as barrinhas e os cubinhos do material dourado, indicando quantos cubinhos têm que ter cada dimensão ( comprimento, largura e altura ). Dessa maneira, espera-se todos compreendam este mecanismo. |
3. Cada grupo socializará sua experiência com os demais, descrevendo como fizeram e citando as conclusões do grupo.
4. Ao final da apresentação, o professor discutirá com a turma como seria, então, a Sentença Matemática que pode ser usada para o cálculo de volume do paralelepípedo.
Para direcionar a discussão, poderiam ser feitos os seguintes questionamentos e outros que forem surgindo:
6. O professor solicita aos alunos de cada grupo que escrevam a fórmula para a determinação do volume do paralelepípedo,
Vparalelepípedo= comprimento x largura x altura, ou seja, Vparalelepípedo = comp. x larg. x alt. = a3.
7. Após isso, o professor deve propor para cada grupo elaborar 2 problemas ( ou mais a critério do professor) para que um outro grupo resolva.
8. Ao final, cada grupo apresentará para os demais os probleminhas com as respectivas resoluções.
Jogo chamado Rolagem de bloco, que pode ser dado aos alunos e ser usado pelo professor para explorar mais o volume, pois enfatiza a área da base e a altura para que o bloco possa ser encaixado no espaço indicado.
Site: http://www.leoakio.com/jogos/blocos.swf Acesso em 15 de novembro de 2010
A avaliação deverá ser feita em todos os momentos da aula, através da observação, pelo professor, da participação de cada aluno no grupo e em individual. Durante a realização das atividades, deve-se verificar se os alunos aprenderam a utilizar o material dourado para conceituar volume do cubo e do paralelepípedo e determinar a sentença matemática que permite calcular o volume do cubo e do paralelepípedo.
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
18/04/2011
Quatro estrelasGostei muito da sua aula, já trabalhei desta forma e dá certo. Os alunos interagem bastante.