Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O Mundo da Lua

 

22/01/2010

Autor e Coautor(es)
Deborah Santos Prado
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Ivã de Haro Moreno

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Professor, a idéia dessa aula é basicamente apresentar de maneira simples “o mundo da Lua” aos alunos, suas características e sua relação com a Terra. Monteiro Lobato em seu livro “Viagem ao Céu” mistura ciência e fantasia de uma maneira muito interessante às crianças. Essa aula resgatará algumas passagens interessantes que os personagens tão conhecidos do autor trazem sobre a lua. São conceitos trabalhados de forma clara e fácil para as crianças. Isso pode ajudar o professor.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade
Estratégias e recursos da aula

Com certeza, desde crianças até adultos, observar a Lua é bastante comum.

Como os alunos são capazes de descrever a Lua? * Use essa questão pra introdução da aula – posteriormente ela poderá ser usada como avaliação. Pode ser pedido aos alunos, que escrevam no caderno como é a Lua vista da Terra todas as noites. O Professor pode escolher alguns alunos para ler as respostas e assim poderá ter uma idéia da imagem que seus alunos fazem sobre a Lua.

Cheia de buracos?

A Lua é um corpo rochoso marcado por muitas crateras produzidas pela queda de corpos celestes. As crateras da Lua são tão grandes que é possível vê-las daqui da Terra.

A Lua – um satélite.

Ao falar em Lua, logo se pensa é que ela é o satélite da Terra. Nesse momento seus alunos podem perguntar: satélite? Mas o que será um satélite?

Satélite é uma coisa que segue outra, e na linguagem astronômica é um planeta que gira ao redor do outro” Ainda em outra fala de São Jorge para a boneca Emilia: "O planeta gira em redor do sol e o satélite gira em redor do planeta"

A Lua, portanto, gira ao redor da Terra e ao redor de si mesma. “...É uma filha da Terra, hoje mais velha que a mãe.”

"Mais velha como?" (pergunta de Pedrinho na sequência do diálogo) “... a velhice dos astros não se mede  pelo anos que eles têm e sim pelo grau de resfriamento a que chegaram. O Sol, por exemplo, é o pai de todos os planetas e no entanto mostra-se muito mais jovem que esses frios. Por quê? Porque está custando muito a resfriar...” .

Nesse sentido, “... O Sol, que é muitissímas vezes maior que a Terra, levará muito mais tempo para se resfriar. A Lua sendo 49 vezes menor que a Terra tinha de resfriar-se muito mais depressa.”

Respostas que envolvam a mudança na aparência da Lua provavelmente surgirão. A aparência da Lua muda de acordo com sua posição em relação à Terra e ao sol, dando origem às fases da Lua.  * Em outra aula, o professor pode  realizar uma pequena experiência:

• Escurecer a sala;                                                                 

• Esticar um lençol;

• Acender uma lanterna e explorar os efeitos

de luz e de sombra;

• Utilizar dois círculos (terra e lua) e simular

o movimento da lua em torno da terra,

para que possam perceber por que motivo

a lua não se vê sempre com a mesma forma.

fonte: Atividade 4 do pdf encontrado no link

http://www.dgidc.min-edu.pt/revista_noesis/Documents/Revista%20Noesis/encarte_noesis_70.pdf

E como será viver no mundo da Lua?

"E não há vida por aqui? Indagou Pedrinho. - A opinião geral entre os homens é que a Lua é um astro totalmente morto"

A Lua não tem luz própria – ela é muito brilhante, mas toda luz é apenas reflexo do sol.

Na Lua também não há atmosfera nem água líquida. Isso significa que seria praticamente impossível sobreviver na Lua.

A Lua tem mais coisa interessante

" O peso de tudo aqui é mais de seis vezes menor que lá na Terra. Um quilo á da Terra pesa aqui 154 gramas... É pena não termos balança para verificar isso. - Há um jeito - lembrou o burro. - De um pulo e veja se pula seis vezes mais longe que lá no sítio. Pedrinho achou excelente a idéia... amarrou o burro numa ponta da pedra, marcou um lugar no chão, deu uma carreira e pulou - e foi parar exatamente a 33 metros de distância, mais de seis vezes o pulo recorde lá no sítio! E no pulo de altura alcançou mais de 8 metros. Um assombro!"

 A gravidade lunar é bem menor do que a da Terra.
Por isso é que os astronautas quando andam na Lua parecem flutuar... ou saltar como Pedrinho, na Viagem ao Céu.

Citações: Viagem ao Céu. O Saci. Monteiro Lobato, editora círculo do livro.

Avaliação

A sugestão é que o professor, em contato com o livro que orienta a aula trabalhe o capítulo VI viagem ao céu. Os alunos trabalharão leitura e interpretação. A sugestão é que eles escrevam um pequeno texto narrativo, com o tema: O mundo da Lua. Como se estivesse contando a história da Lua para um amigo. Incentive a criatividade, criar personagens e novas histórias deve ser bem vindo!!!

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.