22/01/2010
Ivã de Haro Moreno
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Professor, a idéia dessa aula é basicamente apresentar de maneira simples “o mundo da Lua” aos alunos, suas características e sua relação com a Terra. Monteiro Lobato em seu livro “Viagem ao Céu” mistura ciência e fantasia de uma maneira muito interessante às crianças. Essa aula resgatará algumas passagens interessantes que os personagens tão conhecidos do autor trazem sobre a lua. São conceitos trabalhados de forma clara e fácil para as crianças. Isso pode ajudar o professor.
Com certeza, desde crianças até adultos, observar a Lua é bastante comum.
Como os alunos são capazes de descrever a Lua? * Use essa questão pra introdução da aula – posteriormente ela poderá ser usada como avaliação. Pode ser pedido aos alunos, que escrevam no caderno como é a Lua vista da Terra todas as noites. O Professor pode escolher alguns alunos para ler as respostas e assim poderá ter uma idéia da imagem que seus alunos fazem sobre a Lua.
Cheia de buracos?
A Lua é um corpo rochoso marcado por muitas crateras produzidas pela queda de corpos celestes. As crateras da Lua são tão grandes que é possível vê-las daqui da Terra.
A Lua – um satélite.
Ao falar em Lua, logo se pensa é que ela é o satélite da Terra. Nesse momento seus alunos podem perguntar: satélite? Mas o que será um satélite?
“Satélite é uma coisa que segue outra, e na linguagem astronômica é um planeta que gira ao redor do outro” Ainda em outra fala de São Jorge para a boneca Emilia: "O planeta gira em redor do sol e o satélite gira em redor do planeta"
A Lua, portanto, gira ao redor da Terra e ao redor de si mesma. “...É uma filha da Terra, hoje mais velha que a mãe.”
"Mais velha como?" (pergunta de Pedrinho na sequência do diálogo) “... a velhice dos astros não se mede pelo anos que eles têm e sim pelo grau de resfriamento a que chegaram. O Sol, por exemplo, é o pai de todos os planetas e no entanto mostra-se muito mais jovem que esses frios. Por quê? Porque está custando muito a resfriar...” .
Nesse sentido, “... O Sol, que é muitissímas vezes maior que a Terra, levará muito mais tempo para se resfriar. A Lua sendo 49 vezes menor que a Terra tinha de resfriar-se muito mais depressa.”
Respostas que envolvam a mudança na aparência da Lua provavelmente surgirão. A aparência da Lua muda de acordo com sua posição em relação à Terra e ao sol, dando origem às fases da Lua. * Em outra aula, o professor pode realizar uma pequena experiência:
• Escurecer a sala;
• Esticar um lençol;
• Acender uma lanterna e explorar os efeitos
de luz e de sombra;
• Utilizar dois círculos (terra e lua) e simular
o movimento da lua em torno da terra,
para que possam perceber por que motivo
a lua não se vê sempre com a mesma forma.
fonte: Atividade 4 do pdf encontrado no link
http://www.dgidc.min-edu.pt/revista_noesis/Documents/Revista%20Noesis/encarte_noesis_70.pdf
E como será viver no mundo da Lua?
"E não há vida por aqui? Indagou Pedrinho. - A opinião geral entre os homens é que a Lua é um astro totalmente morto"
A Lua não tem luz própria – ela é muito brilhante, mas toda luz é apenas reflexo do sol.
Na Lua também não há atmosfera nem água líquida. Isso significa que seria praticamente impossível sobreviver na Lua.
A Lua tem mais coisa interessante
" O peso de tudo aqui é mais de seis vezes menor que lá na Terra. Um quilo á da Terra pesa aqui 154 gramas... É pena não termos balança para verificar isso. - Há um jeito - lembrou o burro. - De um pulo e veja se pula seis vezes mais longe que lá no sítio. Pedrinho achou excelente a idéia... amarrou o burro numa ponta da pedra, marcou um lugar no chão, deu uma carreira e pulou - e foi parar exatamente a 33 metros de distância, mais de seis vezes o pulo recorde lá no sítio! E no pulo de altura alcançou mais de 8 metros. Um assombro!"
A gravidade lunar é bem menor do que a da Terra.
Por isso é que os astronautas quando andam na Lua parecem flutuar... ou saltar como Pedrinho, na Viagem ao Céu.
Citações: Viagem ao Céu. O Saci. Monteiro Lobato, editora círculo do livro.
A sugestão é que o professor, em contato com o livro que orienta a aula trabalhe o capítulo VI viagem ao céu. Os alunos trabalharão leitura e interpretação. A sugestão é que eles escrevam um pequeno texto narrativo, com o tema: O mundo da Lua. Como se estivesse contando a história da Lua para um amigo. Incentive a criatividade, criar personagens e novas histórias deve ser bem vindo!!!
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!