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O folclore como elemento da poesia

 

11/01/2011

Autor e Coautor(es)
wendell de freitas amaral
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Maria Cristina Weitzel Tavela

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ler poemas de Manuel Bandeira;

estabelecer relações entre um texto literário e uma outra manifestação cultural;

identificar as imagens poéticas relacionadas ao folclore brasileiro;

identificar as imagens poéticas relacionadas ao imaginário coletivo;

reconhecer os efeitos de sentido na construção das imagens poéticas;

relacionar características discursivas e ideológicas ao contexto histórico de produção, circulação e recepção.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Habilidades básicas de leitura e escrita.

Estratégias e recursos da aula

Professor, esta aula foi planejada para os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, e terá como suporte alguns poemas de Manuel Bandeira que abordam cantigas e personagens de lendas do folclore brasileiro. A possibilidade de utilização da linguagem coloquial e a valorização da cultura regional brasileira, como temas centrais no Modernismo, levam Manuel Bandeira a recordar a infância e valorizar a cultura primitiva, ligada ao folclore e à tradição popular brasileira.

A intenção aqui é verificar se esse conhecimento foi ou não adquirido pelas crianças de uma era tecnológica e de um contexto, predominantemente, urbano e industrial. É possível que essa cultura popular tenha chegado a elas através de seus ancestrais, mas, também é possível que em alguns casos haja o desconhecimento dessas brincadeiras e histórias orais. Sendo assim, o conhecimento adquirido com os poemas de Bandeira e as relações dos textos com outras manifestações folclóricas poderá despertar nelas o interesse pela tradição popular.   

http://folcloreportaldoprofessor.wordpress.com/ 

Atividade 1   

Converse com seus alunos sobre a tradição das cantigas de roda e das lendas. Compostas e modificadas ao longo do tempo por autores populares e anônimos, elas são criações que passam a pertencer ao imaginário coletivo, de diversos povos. Peça para seus alunos citarem as cantigas e lendas folclóricas que conhecem e para explicarem para os colegas como aprenderam, através de quem ou em que espaço social: família, escola, em brincadeiras de rua, em livros, na tv etc. Explique que alguns personagens do folclore e algumas cantigas serão o tema desta aula, e que para cumprir os objetivos desejados eles (os alunos) serão muito importantes ao demonstrar o que sabem sobre o folclore.

(1) Para iniciar a pesquisa dos textos de Manuel Bandeira, indique o poema Berimbau:

http://poemasdebandeira.blogspot.com/2009/04/berimbau.html 

(2) Converse com os alunos e peça para explicarem o efeito causado no ato da leitura pela sonoridade do poema apoiada na repetição de consoantes (aliterações - ex: "o boto bate - bite bite...") e nas repetições de vogais tônicas (assonâncias - ex: "a mameluca é uma maluca") além das imitações dos sons e das "vozes" dos seres mitológicos (onomatopéias - ex: Chama o saci: - Si si si si!/ - Ui ui ui ui ui! uiva a iara").

(3) Para a visualização desta expressividade sonora, indique aos alunos o vídeo da apresentação da letra do poema pelo Coral da UFJF:

http://www.youtube.com/watch?v=4ucs_X0nDAk   

(4) Organize um coro com toda a turma para que eles mesmos possam representar essa rica sonoridade do texto de Manuel Bandeira.

(5) Indique a pesquisa de outro poema de Bandeira, intitulado Lenda Brasileira:

http://poemasdebandeira.blogspot.com/2009/04/lenda-brasileira.html 

(6)Peça aos alunos para identificarem os seres mitológicos do folclore presentes nos poemas.

(7) Para conhecerem melhor esses seres, indique a pesquisa dos seguintes verbetes:

Saci http://www.cnfcp.gov.br/tesauro/00000555.htm  

Boto http://www.cnfcp.gov.br/tesauro/00000519.htm  

Iara http://www.cnfcp.gov.br/tesauro/00000539.htm  

Curupira http://www.cnfcp.gov.br/tesauro/00000534.htm  

(7) Indique para os alunos os seguintes arquivos de vídeo:

Saci http://www.youtube.com/watch?v=aA8QPoK-nfM&NR=1 

Iara http://www.youtube.com/watch?v=nv8pytnfyMk 

Boto http://www.youtube.com/watch?v=QM18Jx9XZuw  

Curupira http://www.youtube.com/watch?v=iqA8v2D93KA  

(8) Divida a turma em quatro grupos, cada grupo com um ser mitológico, e peça para compararem as definições dos verbetes com os vídeos acima e depois apresentarem aos colegas os resultados.

Atividade 2

http://poemasdebandeira.blogspot.com/search/label/IMAGENS 

Para a segunda atividade:

(1) Indique para seus alunos uma pesquisa de poemas de Manuel Bandeira que incluem referências às cantigas folclóricas:

O anel de vidro http://www.revista.agulha.nom.br/manuelbandeira01.html#anel

Na rua do sabão http://poemasdebandeira.blogspot.com/2009/04/na-rua-do-sabao.html  

Sapo-cururu http://terceira--serie.blogspot.com/2007/10/sapo-cururu-manuel-bandeira.html  

Rondó do capitão http://poemasdebandeira.blogspot.com/2010/03/rondo-do-capitao.html

(2) Indique para os alunos a pesquisa das cantigas de roda, listadas abaixo:

Ciranda, cirandinha http://www.museudosbrinquedos.org.br/modules/news1/article.php?storyid=71 

Cai, cai, balão http://www.qdivertido.com.br/vercantiga.php?codigo=11 

Sapo-cururu http://www.qdivertido.com.br/vercantiga.php?codigo=13 

Bão balalão http://www.museudosbrinquedos.org.br/modules/news1/article.php?storyid=66 

(3) Divida a turma em quatro grupos.

(4) Sorteie um poema para cada grupo.

(5) Peça para fazerem a leitura oral do poema para a turma e cantarem a cantiga correspondente.

(6) Após as leituras e cantos, debata com seus alunos procurando extrair deles as conclusões sobre as relações entre os textos. Quais os efeitos de sentido, as variações temáticas e as manifestações de cada cantiga na vida de cada um (se conheciam, através de quem, quais as mais divertidas e se souberem outras permita que demonstrem o que sabem).

Atividade 3

Para a terceira atividade:

(1) Indique para os alunos os seguintes poemas de Manuel Bandeira:

Boca de forno http://poemasdebandeira.blogspot.com/2009/05/boca-de-forno.html  

(2) Após a pesquisa e a leitura, debata com seus alunos sobre os efeitos de sentido do poema:

a. Como interpretam?

b. Qual aspecto da linguagem é predominante: o significado ou o som?

c. Que referências folclóricas estão presentes no texto?

(3) Pergunte aos alunos se conhecem uma brincadeira com o mesmo nome do poema. Caso não saibam explique para eles como se brinca:

A brincadeira se chama Boca de Forno ou Faz o que o mestre mandar? 

a. Nesta brincadeira uma pessoa é eleita "o senhor", "o chefe", "o amo" ou "o mestre".

b. Esta pessoa é quem dá as ordens na brincadeira, os demais cumprem essas ordens.

c. A pessoa que comanda a brincadeira dá as ordens a todos, esta ordem tem o objetivo de achar um determinado objeto, caso uma criança não traga o objeto pedido ela é obrigada a pagar uma prenda, que pode ser dançar uma música, imitar um bicho engraçado ou outra da escolha do "mestre" (o professor pode coordenar a brincadeira e dar opções de prenda).

d. A brincadeira começa com as seguintes ordens ditas pelo "mestre", podendo variar de uma região para outra do Brasil:

Mestre: "Boca de Forno"

Crianças: "Forno (é) "

Mestre: "Faz o que eu mando?"

Crianças: "Faço"

Mestre: "Se não fizer?"

Crianças: "Toma bolo"

e. Então o "mestre" manda que as crianças tragam um objeto, por exemplo. (Neste caso, o professor pode orientá-los a pedir coisas ou explicações sobre o conteúdo estudado).

Recursos Complementares

BANDEIRA, Manuel. Berimbau e outros poemas. 3ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.

BANDEIRA, Manuel. Estrela da vida inteira. 20ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.

http://folcloreportaldoprofessor.wordpress.com/ 

http://folcloreportaldoprofessor.wordpress.com/conteudosmultimidia/ 

http://www.dominiopublico.gov.br/download/video/me001187.mp4 

http://www.cnfcp.gov.br/tesauro/cnfcp.html 

Avaliação

Professor, para a avaliação indique pesquisa e a leitura do poema Trem de Ferro, de Manuel Bandeira:

http://poemasdebandeira.blogspot.com/2009/06/trem-de-ferro.html  

Em seguida, indique a pesquisa e a leitura da cantiga de roda "trem de ferro":

http://www.museudosbrinquedos.org.br/modules/news1/article.php?storyid=93 

Leia com os alunos os dois textos obedecendo ao ritmo sugerido pelas palavras.

Questione-os sobre a relação de sentido entre o som das palavras, o título e o texto (deverão perceber o ritmo de viagem de um trem, ora lento, ora rápido).

Peça para ilustrarem os textos.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • vera, E.M. Nazira Anache , Mato Grosso do Sul - disse:
    veramvo3f@gmail.com

    16/05/2013

    Cinco estrelas

    Muito boa. Adorei as sugestões de sites


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