11/01/2011
Maria Cristina Weitzel Tavela
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ler poemas de Ferreira Gullar;
estabelecer relações entre um texto literário e uma outra manifestação cultural;
identificar as imagens poéticas relacionadas aos animais;
reconhecer os efeitos de sentido na construção das imagens poéticas;
relacionar características discursivas e ideológicas ao contexto histórico de produção, circulação e recepção.
Habilidades básicas de leitura e escrita.
Professor, as atividades desta aula foram pensadas para alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental e do EJA (1º ciclo).
Os textos utilizados como suporte são poemas de Ferreira Gullar, que compõem dois livros infantis do autor: “Um gato chamado gatinho” (2000) e “Dr. Urubu e outras fábulas” (2005).
Para a primeira atividade e segunda atividades serão utilizados alguns poemas do livro "Um gato chamado gatinho" (2000).
"Gatinho" é o nome de um gato siamês de Ferreira Gullar.
(1) Para ilustrar, observe com seus alunos o desenho feito pelo autor sobre seu animal de estimação.
http://literal.terra.com.br/ferreira_gullar/Novidades_Gullar/
(2) Peça aos alunos para apresentarem hipóteses para o ambiente onde se encontra o gato a partir da observação da imagem (os objetos, a posição do animal, seu estado).
(3) Muito provavelmente, eles perceberão que o gato encontra-se tranquilo, dormindo sobre uma mesa, onde há jornal, canetas, calendário, cadernos, régua (sugerindo ser um local de trabalho do poeta). Sendo assim, indique para eles a pesquisa e a visualização do seguinte vídeo da TV Cultura, no qual diversos escritores, inclusive Gullar, manifestam sua predileção por gatos domésticos:
http://www.youtube.com/watch?v=_zZE0HhRlqM
(4) Após o vídeo, indique para seus alunos a pesquisa dos seguintes poemas do autor:
O gato é ingrato? http://www.recantodafenix.com/2009/02/gatinho-em-poesia-pelo-gatofilo.html
Companheiro fiel, A fala do gato http://gatopeteleco.blogspot.com/2009/02/um-gato-chamado-gatinho-de-ferreira.html
(5) Disponha a turma em círculo e peça que respondam oralmente às seguintes questões, após a leitura dos poemas e a visualização do vídeo:
a. Qual a relação que os escritores do vídeo demonstram ter com seus gatos?
b. Por que tais escritores parecem preferir os gatos aos cachorros?
c. Nos poemas de Ferreira Gullar, há indícios dessa mesma relação? (pergunte a um grupo de diferentes alunos sobre cada poema)
d. Quais as imagens criadas pelo poeta que sugerem a amizade e o companheirismo com seu animalzinho?
e. Pensando no desenho acima, no vídeo assistido e nos poemas lidos, como podemos relacioná-los para compor uma conclusão sobre o contato entre o dono e seu gato?
Para a segunda atividade:
(1) Indique aos alunos a pesquisa dos seguintes poemas:
Gato pensa?, O ronrom do gatinho, Dono do pedaço http://gatopeteleco.blogspot.com/2009/02/um-gato-chamado-gatinho-de-ferreira.html
(2) Peça para três alunos lerem os poemas oralmente.
(3) Indique a pesquisa do seguinte vídeo de animação referente ao primeiro poema:
http://www.youtube.com/watch?v=wLRT7Ata4O8&feature=related
(4) Indique também, abaixo, as três interpretações musicais dos poemas, feitos por Adriana Partimpim:
http://www.youtube.com/watch?v=XBg3tgqQo1Q
http://www.youtube.com/watch?v=K0rx0SzBGPY&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=GMXFuDvXrW4&feature=related
(5) Após a leitura e a visualização dos vídeos, questione os alunos para que respondam no caderno:
a. Identifique as rimas presentes nos textos.
b. Quais os indícios que levam o poeta a questionar se "O gato pensa"?
c. Sabendo que a personificação consiste em atribuir características de pessoa a animais ou objetos, responda:
Que características humanas são apontadas para o gato nos poemas?
Quais as prováveis intenções do poeta ao tentar humanizar o gato?
d. Sobre o poema "O ronrom do gatinho", responda:
O que é o motor que fica dentro do gato?
A partir de fato o poeta criou essa imagem poética?
Como o poeta procura caracterizar esse ronrom a favor do gatinho?
Contra qual crença esse pensamento vai de encontro?
(6) Podemos afirmar que há uma diferença de comportamento do gatinho no poema "Dono do pedaço" em relação aos outros dois? Por quê?
(7) Divida a turma em grupos e peça para cada um deles responder a uma das questões acima, oralmente.
Para a terceira atividade, serão utilizados poemas do livro "Dr. Urubu e outras fábulas" (2005), ilustrado por Cláudio Martins:
http://www.travessa.com.br/DR_URUBU_E_OUTRAS_FABULAS/artigo/9275502c-42de-4aa1-86b6-fd85ca2f7600
(1) Indique para os alunos a pesquisa e a leitura das seguintes fábulas poéticas:
A aranha http://ler-com-prazer.blogspot.com/2009/10/aranha-ferreira-gullar.html
O elefante http://ler-com-prazer.blogspot.com/2009/10/o-elefante-ferreira-gullar.html
A girafa e a zebra http://ler-com-prazer.blogspot.com/2009/10/girafa-e-zebra-ferreira-gullar.html
O mosquito http://ler-com-prazer.blogspot.com/2009/10/o-mosquito-ferreira-gullar.html
O sapo http://ler-com-prazer.blogspot.com/2009/10/o-sapo-ferreira-gullar.html
O urubu http://ler-com-prazer.blogspot.com/2009/10/o-urubu-ferreira-gullar.html
O tamanduá http://ler-com-prazer.blogspot.com/2009/10/o-tamandua-ferreira-gullar.html
O cachorro http://ler-com-prazer.blogspot.com/2009/10/o-cachorro-ferreira-gullar.html
(2) Divida a turma em oito grupos e sorteie para cada grupo um texto.
(3) Peça para os grupos fazerem a leitura da fábula oralmente.
(4) Peça para responderem oralmente:
a. O que há de comum entre os textos lidos?
b. Como é a relação entre os bichos e os seres humanos?
c. Que características humanas os bichos possuem?
d. Como podemos definir fábula?
(Professor, geralmente as fábulas são definidas deste modo: narrativa breve cujas personagens são animais que pensam, agem e sentem, como os seres humanos. Tem por objetivo transmitir uma lição de moral. Explique as características mais comuns da fábula: história curta, onde normalmente os animais falam e têm personalidade, mas ressalte que no caso das fábulas lidas não há explícita uma lição de moral, e estas são compostas em verso e não em prosa).
e. Peça aos alunos para explicarem aos colegas quais as imagens poéticas mais marcantes nos textos lidos por eles.
(Por exemplo:
Em O sapo há o predomínio da sonoridade e o bicho refere-se a si mesmo como componente de uma orquestra que tem vários instrumentistas, além de fazer sua propaganda para o contato por email.
Em O tamanduá há a comparação do bico do animal com vários objetos como corneta, maçarico, chupeta.
Em A aranha e O urubu os bichos explicam para as crianças que na vida sempre há aqueles que se beneficiam da desgraça alheia, sempre o mesmo "perde-e-ganha".
Em A girafa e a zebra as características físicas dos bichos geram comparações com outros animais, como mula ou com bailarina ou detento de penitenciária).
GULLAR, Ferreira. Dr. Urubu e outras fábulas. Rio de Janeiro: José Olympio, 2005.
GULLAR, Ferreira. Poesia Completa e prosa. Rio de Janeiro: Lacerda Editores, 2008.
GULLAR, Ferreira. Um gato chamado gatinho. Rio de Janeiro: Salamandra, 2000.
http://www.releituras.com/fgullar_menu.asp
http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_infantil/ferreira_gullar.html
Peça aos alunos para escolherem alguns animais e uma situação entre para produzirem sua própria fábula (como exercício da imaginação e da escrita), se possível que tenham rimas nos diálogos.
Após a escrita, peça para cada um ler sua história.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
19/09/2011
Cinco estrelasMuito bom ver a criatividade e dedicação de colegas empenhados em desenvolver ou resgatar o gosto pela poesia. Amo Ferreira Gullar e penso que os alunos deveriam conhecê-lo melhor também.