Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA: A Lua: observação do céu noturno

 

22/11/2010

Autor e Coautor(es)
claudia vicari zanatta
imagem do usuário

PORTO ALEGRE - RS Universidade Federal do Rio Grande do Sul

A lua, satélite da terra

Ana Maria Cunha Aguiar Maia, Maria de Fátima Araújo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Primerio Objetivo

Desenvolver a observação e a curiosidade a respeito do céu noturno, em especial em relação à Lua.

Segundo Objetivo

Fazer uma luneta simples para observação astronômica.

Terceiro Objetivo

Realizar coleta de dados a partir da observação da Lua com uma luneta feita pelos próprios alunos.

Quarto Objetivo

Pesquisar e utilizar informações sobre as características da Lua visando a produção de uma história em grupos.

Quinto Objetivo 

Conhecer as principais características da Lua.

Duração das atividades
6h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 Para realização desta aula deverá ser pedido aos alunos que observem o céu noturno e identifiquem alguns dos elementos que podemos visualizar a olho nu, como as estrelas, a Lua.

Importante: O professor deverá previamente providenciar material para a construção de lunetas caseiras, atividade proposta nesta aula. Para cada luneta são necessárias: 1 lupa pequena, 1 lupa grande, 1 cano de PVC, fita adesiva ou cola.

Estratégias e recursos da aula

UMA ABORDAGEM PARA O PROFESSOR 

 Observar o céu e as estrelas é um costume cada vez mais raro entre adultos e, consequentemente, entre as crianças. Trabalhar o senso de observação e a curiosidade em relação ao espaço que nos rodeia é de grande importância para que o aluno compreenda o ambiente em que vive e elabore perguntas em relação a esse ambiente. Estimular a habilidade de observação e aguçar a curiosidade a respeito do céu noturno e da Lua é uma oportunidade para que o aluno desenvolva espírito investigativo  e perceba que o conhecimento, muitas vezes, é produzido a partir da observação cuidadosa de aspectos do cotidiano.

As aulas serão realizadas com o auxílio do laptop, propiciando aos alunos o contato com os softwares abaixo:

  • Kword               [Iniciar -> Aplicativos -> KWord];
  • WxCam            [Iniciar -> Aplicativos -> Multimídia];
  • KolourPaint      [Iniciar -> Aplicativos -> Aplicações Gráficas];
  • Mozilla Firefox  [Iniciar -> Aplicativos -> Internet];
  • Kspread             [Aplicativos -> Ferramentas de Produtividade -> Suíte de Escritório -> Planilha Eletrônica]

ESTRATÉGIA

1- O professor começará a aula perguntando aos alunos a respeito do tema, anotando suas respostas no quadro-negro.

Sugestões de perguntas

 a - Que elementos podem ser observados no céu noturno a olho nu?

 b - Perguntar aos alunos se eles observaram o céu na noite anterior e que elementos reconheceram.

 c - Perguntar aos alunos se eles observaram a Lua e em que fase ela estava.

 d - Perguntar aos alunos se eles conhecem alguma equipamento que auxilie na observação do céu.

2 - Após os questionamentos anteriores, propor aos alunos a construção de uma luneta para a observação do céu.  Propor em sala de aula a construção de 5 lunetas de fácil execução para auxílio na observação astronônica. Essas lunetas são recomendadas para escolas que não possuem lunetas ou lupas para observação astronômica. Para cada luneta são necessárias: 1 lupa pequena, 1 lupa grande, 1 cano de PVC, fita adesiva ou cola. Para a construção das lunetas, o professor deverá dividir a turma em pequenos grupos e auxiliar na montagem do equipamento.

 Esquema de Montagem da luneta:  

As lupas deverão ser fixadas a um cano de PVC de aproximadamente 43 cm. A lupa grande (de aproximadamente 7,5cm) será fixada a um lado do tubo e a lupa pequena (aproximadamente 5cm) deverá ser fixada à outra extremidade do tubo com auxílio de cola ou fita adesiva. O professor poderá variar o tamanho dos materiais, fazendo anteriormente testes para verificar seu funcionamento.

3 - Parte desta atividade 4 será realizada em período extra-classe. As lunetas deverão ser levadas para casa, para observação do céu noturno, especialmente da Lua. Dividir a turma em grupos, conforme o número de lunetas produzidas  que poderão ser levadas para casa (o ideal é que cada aluno leve a luneta em um dia da semana. Se forem produzidas 5 lunetas, 25 alunos, de segunda a sexta-feira poderão realizar a atividade).

Os alunos  farão as observações tendo como roteiro uma tabela feita em aula a ser preenchida no Kspread. Para fazer a tabela alunos deverão abrir o programa Kspread [Aplicativos -> Ferramentas de Produtividade -> Suíte de Escritório -> Planilha Eletrônica] e criar uma tabela com duas colunas e 10 linhas, colocando o título e informações a ser respondidas, conforme exemplo abaixo:

Observação da Lua

Data e Local da Observação:

Registrar o horário em que a lua foi avistada pela primeira vez.

Será que se essa mesma observação fosse realizada em um outro dia a lua teria o mesmo formato?

Em que fase a lua está?

Na medida em que a lua se desloca, seu tamanho aumenta ou diminui?

O que acontece com as estrelas próximas à lua? Se deslocam também?

É possível com a luneta que foi produzida termos uma idéia de como é a superfície da lua? Como você imagina que seja essa superfície?

Quais as diferenças que percebes observando o céu a olho nu ou com a luneta?

Por que os astronautas têm a necessidade de utilizar a vestimenta que normalmente vemos nas fotografias?

Por que durante o dia normalmente não vemos a lua?

Um aluno que esteja no Japão pode ver a lua ao mesmo tempo em que um aluno que esteja no Brasil? Por que?

*Caso chova, o aluno transferirá a observação para outro dia da semana.

 4 - Ler em sala de aula o texto "O Mundo da Lua" e, a partir dos dados fornecidos no texto, analisar as informações que os alunos trouxeram na tabela da atividade 4. Discutir coletivamente as informações e solicitar que relatem como foi a experiência de observação do céu noturno com a luneta. Caso necessário, rever as respostas escritas nas tabelas.

O Mundo da Lua

Este texto contém informações sobre as fases da lua e sua órbita em torno da Terra. O texto pode ser acessado em:

http://www.canalkids.com.br/cultura/ciencias/astronomia/lua.htm 

5 - Como atividade final, dividir a turma em grupos para que escrevam uma história no Kword tendo como tema a preparação do grupo para uma viagem imaginária até a Lua. A história deverá tratar da alimentação e roupas adequadas, tempo estimado da viagem, meio de transporte adequado, preparação física, funções de cada um na viagem, que dados ou elementos iriam coletar na Lua para trazer à Terra, o que iriam estudar, ver na Lua, etc. Os alunos poderão pesquisar na Internet e biblioteca da escola (revistas, livros) para terem subsídos para escrever a história. Para navegar na Internet, o aluno deverá abrir o navegador Mozilla Firefox e digitar na barra de endereços: http://www.google.com, entrando no site do Google. Quando a página estiver carregada, escrever o tema da pesquisa no buscador do Google. 

A história da viagem à Lua poderá ser ilustrada  com o KolourPaint [Iniciar -> Aplicativos -> Aplicações Gráficas]. Após a realização das ilustrações, os alunos deverão salvá-las em um arquivo com o título da história produzida. Para inserir as ilustrações no KWord onde estará sendo escrita a história, os alunos irão entrar no Kword, buscar "Inserir", "Figura" , buscar a imagem no arquivo em que ela foi salva e clicar em "Ok".

Cada grupo deverá compartilhar a história, apresentando-a para que toda a turma tenha acesso ao que foi produzido.

 

Vídeos, Passatempos e Imagens

Estes materiais podem ser empregados para complementar as atividades propostas acima. Eles introduzem componentes lúdicos a sua aula e podem auxiliá-lo a familiarizar os alunos com o tema tratado.

Especial sobre viagem à Lua

http://www.smartkids.com.br/especiais/viagem-lua.html  

Obs: Não deixe de conferir os jogos, passatempos, atividades de colorir e material multimídia que aparecem na parte inferior da página acima!

Vídeo com imagens da chegada do homem à lua

http://www.youtube.com/watch?v=abfwdBSRCB4 (em inglês) 

Homem na Lua. Imagens da visita do homem à lua

 http://www.google.com/images?oe=UTF-8&gfns=1&q=o+homem+na+lua&um=1&ie=UTF-8&source=univ&ei=Ef2VTIP2E8P-8Ab5v5WNDA&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=5 &ved=0CDUQsAQwBA&biw=768&bih=306  

Recursos Complementares

- Também conheça o livro O Livro de Estrelas do Excursionista Sonhador, de Sérgio Beck, que aborda as estrelas e constelações que podem ser vistas ao longo do ano, mês a mês em 12 mapas.

- Ciência hoje das Crianças Info Mais fotos do céu noturno Imagens de diferentes astros feitas na Grécia, no Brasil e até no deserto do Saara: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/noticias/astronomia-e-exploracao-espacial/de-olho-nos-astros/mais-fotos-do-ceu-noturno/ 

Avaliação

A avaliação deverá ser realizada de maneira processual, ao longo das aulas e de cada atividade desenvolvida, levando-se em conta: a participação, o envolvimento e a disponibilidade para realização das tarefas propostas. Importante avaliar a realização das atividades extra-classe, prestando atenção se o aluno é responsável ao utilizar-se da luneta e entregá-la no dia seguinte em boas condições para que o colega faça a observação do céu noturno.  

Também avaliar os registros anotados na tabela a partir das informações e a participação nas discussões sobre os temas apresentados. Por exemplo, verificar se o aluno:

a - identifica características do céu noturno e da Lua a partir da observação com a luneta;

b - empenhou-se na construção da luneta de modo colaborativo e responsável;

c - revelou interesse e curiosidade em relação às observações propostas.

d - participou ativamente com idéias, contribuições para a história da viagem à Lua?

e - participou da criação da história realizada por cada grupo. Esta deve ser criativa e contemplar os itens estudados nas atividades propostas, indicando realização de pesquisa pertinente ao tema.

Os alunos também poderão ser avaliados de acordo com o nível de apropriação que vão obtendo com as ferramentas do laptop.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.