22/11/2010
Ana Maria Cunha Aguiar Maia, Maria de Fátima Araújo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Primerio Objetivo
Desenvolver a observação e a curiosidade a respeito do céu noturno, em especial em relação à Lua.
Segundo Objetivo
Fazer uma luneta simples para observação astronômica.
Terceiro Objetivo
Realizar coleta de dados a partir da observação da Lua com uma luneta feita pelos próprios alunos.
Quarto Objetivo
Pesquisar e utilizar informações sobre as características da Lua visando a produção de uma história em grupos.
Quinto Objetivo
Conhecer as principais características da Lua.
Para realização desta aula deverá ser pedido aos alunos que observem o céu noturno e identifiquem alguns dos elementos que podemos visualizar a olho nu, como as estrelas, a Lua.
Importante: O professor deverá previamente providenciar material para a construção de lunetas caseiras, atividade proposta nesta aula. Para cada luneta são necessárias: 1 lupa pequena, 1 lupa grande, 1 cano de PVC, fita adesiva ou cola.
UMA ABORDAGEM PARA O PROFESSOR
Observar o céu e as estrelas é um costume cada vez mais raro entre adultos e, consequentemente, entre as crianças. Trabalhar o senso de observação e a curiosidade em relação ao espaço que nos rodeia é de grande importância para que o aluno compreenda o ambiente em que vive e elabore perguntas em relação a esse ambiente. Estimular a habilidade de observação e aguçar a curiosidade a respeito do céu noturno e da Lua é uma oportunidade para que o aluno desenvolva espírito investigativo e perceba que o conhecimento, muitas vezes, é produzido a partir da observação cuidadosa de aspectos do cotidiano.
As aulas serão realizadas com o auxílio do laptop, propiciando aos alunos o contato com os softwares abaixo:
1- O professor começará a aula perguntando aos alunos a respeito do tema, anotando suas respostas no quadro-negro.
a - Que elementos podem ser observados no céu noturno a olho nu?
b - Perguntar aos alunos se eles observaram o céu na noite anterior e que elementos reconheceram.
c - Perguntar aos alunos se eles observaram a Lua e em que fase ela estava.
d - Perguntar aos alunos se eles conhecem alguma equipamento que auxilie na observação do céu. |
2 - Após os questionamentos anteriores, propor aos alunos a construção de uma luneta para a observação do céu. Propor em sala de aula a construção de 5 lunetas de fácil execução para auxílio na observação astronônica. Essas lunetas são recomendadas para escolas que não possuem lunetas ou lupas para observação astronômica. Para cada luneta são necessárias: 1 lupa pequena, 1 lupa grande, 1 cano de PVC, fita adesiva ou cola. Para a construção das lunetas, o professor deverá dividir a turma em pequenos grupos e auxiliar na montagem do equipamento.
Esquema de Montagem da luneta:
As lupas deverão ser fixadas a um cano de PVC de aproximadamente 43 cm. A lupa grande (de aproximadamente 7,5cm) será fixada a um lado do tubo e a lupa pequena (aproximadamente 5cm) deverá ser fixada à outra extremidade do tubo com auxílio de cola ou fita adesiva. O professor poderá variar o tamanho dos materiais, fazendo anteriormente testes para verificar seu funcionamento. |
3 - Parte desta atividade 4 será realizada em período extra-classe. As lunetas deverão ser levadas para casa, para observação do céu noturno, especialmente da Lua. Dividir a turma em grupos, conforme o número de lunetas produzidas que poderão ser levadas para casa (o ideal é que cada aluno leve a luneta em um dia da semana. Se forem produzidas 5 lunetas, 25 alunos, de segunda a sexta-feira poderão realizar a atividade).
Os alunos farão as observações tendo como roteiro uma tabela feita em aula a ser preenchida no Kspread. Para fazer a tabela alunos deverão abrir o programa Kspread [Aplicativos -> Ferramentas de Produtividade -> Suíte de Escritório -> Planilha Eletrônica] e criar uma tabela com duas colunas e 10 linhas, colocando o título e informações a ser respondidas, conforme exemplo abaixo:
Observação da Lua |
Data e Local da Observação: |
Registrar o horário em que a lua foi avistada pela primeira vez. |
|
Será que se essa mesma observação fosse realizada em um outro dia a lua teria o mesmo formato? |
|
Em que fase a lua está? |
|
Na medida em que a lua se desloca, seu tamanho aumenta ou diminui? |
|
O que acontece com as estrelas próximas à lua? Se deslocam também? |
|
É possível com a luneta que foi produzida termos uma idéia de como é a superfície da lua? Como você imagina que seja essa superfície? |
|
Quais as diferenças que percebes observando o céu a olho nu ou com a luneta? |
|
Por que os astronautas têm a necessidade de utilizar a vestimenta que normalmente vemos nas fotografias? |
|
Por que durante o dia normalmente não vemos a lua? |
|
Um aluno que esteja no Japão pode ver a lua ao mesmo tempo em que um aluno que esteja no Brasil? Por que? |
|
*Caso chova, o aluno transferirá a observação para outro dia da semana.
4 - Ler em sala de aula o texto "O Mundo da Lua" e, a partir dos dados fornecidos no texto, analisar as informações que os alunos trouxeram na tabela da atividade 4. Discutir coletivamente as informações e solicitar que relatem como foi a experiência de observação do céu noturno com a luneta. Caso necessário, rever as respostas escritas nas tabelas.
|
Este texto contém informações sobre as fases da lua e sua órbita em torno da Terra. O texto pode ser acessado em: http://www.canalkids.com.br/cultura/ciencias/astronomia/lua.htm
|
5 - Como atividade final, dividir a turma em grupos para que escrevam uma história no Kword tendo como tema a preparação do grupo para uma viagem imaginária até a Lua. A história deverá tratar da alimentação e roupas adequadas, tempo estimado da viagem, meio de transporte adequado, preparação física, funções de cada um na viagem, que dados ou elementos iriam coletar na Lua para trazer à Terra, o que iriam estudar, ver na Lua, etc. Os alunos poderão pesquisar na Internet e biblioteca da escola (revistas, livros) para terem subsídos para escrever a história. Para navegar na Internet, o aluno deverá abrir o navegador Mozilla Firefox e digitar na barra de endereços: http://www.google.com, entrando no site do Google. Quando a página estiver carregada, escrever o tema da pesquisa no buscador do Google.
A história da viagem à Lua poderá ser ilustrada com o KolourPaint [Iniciar -> Aplicativos -> Aplicações Gráficas]. Após a realização das ilustrações, os alunos deverão salvá-las em um arquivo com o título da história produzida. Para inserir as ilustrações no KWord onde estará sendo escrita a história, os alunos irão entrar no Kword, buscar "Inserir", "Figura" , buscar a imagem no arquivo em que ela foi salva e clicar em "Ok".
Cada grupo deverá compartilhar a história, apresentando-a para que toda a turma tenha acesso ao que foi produzido.
Estes materiais podem ser empregados para complementar as atividades propostas acima. Eles introduzem componentes lúdicos a sua aula e podem auxiliá-lo a familiarizar os alunos com o tema tratado.
Especial sobre viagem à Lua http://www.smartkids.com.br/especiais/viagem-lua.html Obs: Não deixe de conferir os jogos, passatempos, atividades de colorir e material multimídia que aparecem na parte inferior da página acima!
Vídeo com imagens da chegada do homem à lua http://www.youtube.com/watch?v=abfwdBSRCB4 (em inglês)
Homem na Lua. Imagens da visita do homem à lua
|
- Também conheça o livro O Livro de Estrelas do Excursionista Sonhador, de Sérgio Beck, que aborda as estrelas e constelações que podem ser vistas ao longo do ano, mês a mês em 12 mapas.
- Ciência hoje das Crianças Info Mais fotos do céu noturno Imagens de diferentes astros feitas na Grécia, no Brasil e até no deserto do Saara: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/noticias/astronomia-e-exploracao-espacial/de-olho-nos-astros/mais-fotos-do-ceu-noturno/
A avaliação deverá ser realizada de maneira processual, ao longo das aulas e de cada atividade desenvolvida, levando-se em conta: a participação, o envolvimento e a disponibilidade para realização das tarefas propostas. Importante avaliar a realização das atividades extra-classe, prestando atenção se o aluno é responsável ao utilizar-se da luneta e entregá-la no dia seguinte em boas condições para que o colega faça a observação do céu noturno.
Também avaliar os registros anotados na tabela a partir das informações e a participação nas discussões sobre os temas apresentados. Por exemplo, verificar se o aluno:
a - identifica características do céu noturno e da Lua a partir da observação com a luneta;
b - empenhou-se na construção da luneta de modo colaborativo e responsável;
c - revelou interesse e curiosidade em relação às observações propostas.
d - participou ativamente com idéias, contribuições para a história da viagem à Lua?
e - participou da criação da história realizada por cada grupo. Esta deve ser criativa e contemplar os itens estudados nas atividades propostas, indicando realização de pesquisa pertinente ao tema.
Os alunos também poderão ser avaliados de acordo com o nível de apropriação que vão obtendo com as ferramentas do laptop.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
26/08/2011
Cinco estrelasotima aula adorei a idéia