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Ficção e história. Analisando um roteiro cinematográfico

 

17/12/2010

Autor e Coautor(es)
wendell de freitas amaral
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Maria Cristina Weitzel Tavela

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Artes visuais: leitura de imagens
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Médio História Tempo: transformações e mentalidades
Ensino Médio Artes Arte Visual: Canal
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Atividades produtivas e as relações sociais
Ensino Médio História Memória
Ensino Médio História Cultura
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Final História Tempo cronológico
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Artes visuais: desenvolvimento da linguagem visual
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Médio Sociologia Movimentos sociais / direitos / cidadania
Ensino Médio Sociologia Estrutura e estratificação social: a questão das desigualdades sociais
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Ensino Médio Filosofia Ética
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participação
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores históricos
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Assistir ao curta “Barbosa”;

analisar as relações entre ficção e história;

compreender as relações de sentido entre o texto ficcional (roteiro e imagens do curta) e o fato histórico (final da copa de 1950);

entender as causas que contribuíram para a discriminação do personagem histórico Barbosa;

debater sobre as consequências psicológicas e o ato de culpa vivenciado por Barbosa;

comparar as visões do Eu (identidade) e do Outro (alteridade);http://pt.wikipedia.org/wiki/Barbosa_(goleiro)

analisar o papel do individual e do coletivo no esporte e na vida.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Habilidades básicas de leitura e escrita.

Estratégias e recursos da aula

Professor, para esta aula que envolve vários temas a ser discutidos em relação a um fato histórico, utilizaremos como suporte central o roteiro do curta Barbosa, produzido por Jorge Furtado, Ana Luiza Azevedo e Giba Assis Brasil, em 1988.

Além da análise do roteiro e das relações entre texto e imagem, pretende-se que o aluno pesquise, analise e discuta as temáticas envolvidas baseando-se nas informações sobre o contexto histórico abordado no curta e os sujeitos nele envolvidos.

As relações entre história e ficção serão observadas já que os autores do filme recriam cenas históricas com personagens fictícios e mesclam tais cenas com fatos reais, que fazem o curta, em certos momentos, aproximar-se do gênero documentário.

Comece a aula conversando com seus alunos sobre futebol e Copas do Mundo, procure extrair dessa conversa as informações que eles têm sobre a Copa do Mundo de 1950, realizada no Brasil: o que já ouviram falar, se já conversaram com pessoas mais velhas que viviam na época, se já viram imagens na tv ou em livros etc.

Para ampliar esses conhecimentos, faça um roteiro que eles possam seguir para pesquisar dados sobre esse fato histórico marcante para o país e inicie a primeira atividade.

http://www.sppert.com.br/Brasil/Esporte/Principais_esportes/Futebol/Copas_do_Mundo/Copa_do_Mundo_de_1950/ 

Atividade 1

Nesta primeira atividade, seus alunos deverão seguir um roteiro de pesquisa semelhante a este:

1. Buscar informações sobre o país na época da Copa (questões políticas, sociais, econômicas, as expectativas dos brasileiros para o evento etc).

http://www.culturabrasil.pro.br/desenvolvimentismo.htm 

http://decadade50.blogspot.com/2006/08/copa-de-50-o-desastre.html 

2. Buscar informações sobre o motivo da realização da Copa no Brasil.

http://www.duplipensar.net/dossies/historia-das-copas-do-mundo/1950-copa-do-brasil.html 

http://copadomundo.freetzi.com/a-tragedia-da-copa-do-mundo-de-1950.html 

3. Buscar informações sobre a simbologia do Maracanã, principal estádio utilizado na disputa.

http://www.suderj.rj.gov.br/maracana.asp 

http://www.museudofutebol.com.br/cur_maraca.asp 

http://www.museudosesportes.com.br/noticia.php?id=21124 

4. Buscar informações sobre a competição (cartazes, tabelas, times etc).

http://www.mochileiro.tur.br/copa-1950.htm 

http://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2002/copa/historia-1950.shtml 

http://www.museudosesportes.com.br/noticia.php?id=165 

5. Buscar informações sobre o time do Brasil e o personagem histórico Moacyr Barbosa, goleiro da seleção naquela disputa.

http://lideresportes.blogspot.com/2009/11/selecao-de-50-bastava-um-empate.html 

http://www.museudosesportes.com.br/noticia.php?id=5418 

http://www.slebrafut.hpg.ig.com.br/1950.htm 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Barbosa_(goleiro) 

http://terceirotempo.ig.com.br/quefimlevou_interna.php?id=477&sessao=f&pagina=1 

html  http://blog.maismemoria.net/?p=253    

6. Buscar informações sobre o time do Uruguai, adversário do Brasil na final daquela Copa, e sobre seus principais jogadores: Obdulio Varela e Alcides Ghiggia.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sele%C3%A7%C3%A3o_Uruguaia_de_Futebol 

http://cacellain.com.br/blog/?p=8582 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Alcides_Ghiggia 

http://www.campeoesdofutebol.com.br/artigo13.html 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Obdulio_Varela 

http://www.planetadofutebol.com/artigos/obdulio-varela-el-negro-caudillo 

Professor, como a pesquisa pode ser extensa, é conveniente dividir a turma em seis grupos e delegar a cada um a pesquisa de um item.

A pesquisa poderá ser feita em enciclopédias, na biblioteca da escola, ou em sites da internet.

Abaixo de cada item estão links de sites que poderão ser indicados aos alunos.

Após a pesquisa:

(1) Organize a turma e peça para cada grupo apresentar para os colegas os dados pesquisados (datashow, retroprojetor, cartazes, quadro).

(2) Inicie um debate sobre as expectativas para o primeiro título brasileiro, focando a importância social e histórica da Copa para o país, num momento pós-guerra, no qual o país vivia um sonho de prosperidade e potência, ao contrário da maioria dos países europeus destruídos pelas bombas.

http://copade50.zip.net/ 

Atividade 2

Para a segunda atividade, agora que seus alunos já têm maiores conhecimentos sobre o contexto da Copa e sobre os principais personagens históricos daquela final:

(1) Indique a busca do link par assistirem ao curta "Barbosa":

http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=150 

 

Após assistirem ao filme:

(2) Caso seja possível leve o vídeo para a sala de aula, onde ele deverá ser reexibido na sequência das atividades.

(3) disponha a turma em círculo.

(4) Converse com seus alunos sobre a experiência com o vídeo, questionando-os:

a. Sobre o que seria real e fictício neste curta.

b. Sobre o comportamento dos brasileiros no dia do jogo.

c. Sobre as possíveis sugestões com as inserções da epígrafe (Macbeth - Shakespeare), os pronunciamentos (prefeito e Barbosa), e a narração do protagonista (Paulo).

d. Qual seria a relação entre esses discursos de diferentes gêneros, entre si, e com as imagens?

(5) Indique a pesquisa do roteiro do curta no site da "Casa de Cinema de Porto Alegre":

http://www.casacinepoa.com.br/os-filmes/roteiros/barbosa (faça cópias do roteiro e distribua para seus alunos)

(6) Peça a alguns alunos voluntários para ler o roteiro oralmente.

(7) A partir da leitura, discuta com eles sobre as marcas textuais desse gênero.

a. divisão em cenas e instrução para a montagem (rubricas).

b. trilha sonora.

c. descrição das cenas.

d. créditos da produção.

e. inserção de material de arquivo (imagens da época).

f. cenas intercaladas (simultâneas).

g. descrição do espaço interno (estúdio, laboratório) externo (rua, estádio).

h. vozes em off (narração para o espectador).

i. ações dos personagens.

j. flashback (passagem de tempo não linear)

(8) Peça aos alunos que destaquem o que encontraram destas marcas em seus textos.

(9) Debata com os alunos sobre o processo de montagem do filme, questionando-os:

a. Sobre as marcas textuais presentes no filme (diálogos, narrações, depoimentos, músicas) e as ausentes (referências para o processo de montagem: descrições das cenas, das ações, fragmentação do texto em etapas).

b. Sobre os diferentes gêneros textuais presentes no roteiro (epígrafe, letra de música, entrevista, discurso político, narração esportiva).

c. Sobre os efeitos de sentido provocados pela inclusão desses outros gêneros no filme:

a epígrafe de Macbeth (Shakespeare)

"O homem e um ator que gagueja na sua única fala, desaparece e nunca mais é ouvido"

Esse homem seria Barbosa, que sofreu o gol de Ghiggia e levou a culpa? Ou seria Paulo, que não consegue com seu grito alertar Barbosa para defender o chute?

a entrevista de Barbosa

"Nada vai voltar às coisas que já aconteceram, nós não vamos retornar ao passado" (Barbosa)

"Não sei ao certo se foi para mudar o destino desse homem ou se para salvar a minha própria vida que programei a máquina para o dia 16 de julho de 1950" (Paulo).

Paulo fracassa na sua tentativa de mudar a história.

a música “O silêncio e a culpa” de Geraldo Flach, no momento em que Paulo fracassa na tentativa de impedir o gol de Ghiggia

http://www.casacinepoa.com.br/sites/default/files/Barbosa.mp3 

(10) Para concluir a atividade, divida a turma em grupos e peça para discutirem e analisarem as variadas marcas textuais do roteiro e produzirem um relatório desta análise.

(11) Peça para cada grupo ler seu roteiro para a apreciação e o conhecimento dos demais alunos.

Professor, ao fim da atividade seus alunos deverão ter a compreensão de que um roteiro pode englobar vários gêneros textuais (créditos da produção, entrevistas, narrações de rádio, diálogos, pronunciamentos políticos, músicas, gênero cinematográfico - filme etc), e estes gêneros estarão incluídos em diferentes tipos textuais (narração, descrição, injunção, argumentação).

Atividade 3

Para a terceira atividade:

(1) Indique aos alunos a pesquisa de manchetes de jornais da época, como o da imagem abaixo, no qual estão destacadas as frases que apontam com certeza a vitória do Brasil.

http://combolaetudo.com.br/wp/index.php/tag/el-loco-abreu/ 

(2) Exiba novamente o vídeo e peça para os alunos atentarem para o início, a música, a euforia da torcida, os flashes nos jornais.

(3) No roteiro, peça para encontrarem indícios de que os brasileiros davam o título como certo (exemplos):

a. "Boa tarde, amigos do esporte! Chegou o grande momento. Desde o meio-dia não há um único lugar disponível no estádio municipal do Maracanã. O empate é suficiente para o Brasil sagrar-se campeão mundial. Mas todos nós, brasileiros, duzentos mil aqui no estádio e mais de cinquenta milhões do Oiapoque ao Chuí, esperamos coroar este título com uma grande vitória frente ao Uruguai, repetindo, quem sabe, as goleadas contra a Espanha e a Suécia". (locutor do rádio)

b. "Brasileiros! Vós que daqui a alguns minutos sereis sagrados campeões do mundo. Vós que não tendes rivais em todo o planeta. Vós a quem eu já saúdo como vencedores. Cumpri minha palavra construindo esse estádio. Cumpram agora o seu dever, derrotando o Uruguai!". (prefeito do Distrito Federal - Rio).

c. "Eu estava lá. Tinha onze anos e a certeza de que todos os meus sonhos eram possíveis. O jogo final com o Uruguai parecia uma formalidade a ser cumprida antes da festa. Não houve festa. (...) E o mundo, que parecia fiel e submisso aos meus desígnios, revelou-se contingente e absurdo. Guardo na memória, em agressivo preto-e-branco, a imagem de Barbosa". (Paulo)

(4) Após os alunos recolherem esses dados, debata com eles sobre a falta de ética, principalmente, no discurso dos jornais e do prefeito do Rio. (deveríamos mesmo desrespeitar o adversário, campeão de 1930, e ganhar o jogo de véspera?).

(5) Quanto ao ponto de vista do outro, da minoria, no caso, os uruguaios, indique o vídeo abaixo que traz uma pequena entrevista com Ghiggia.

http://www.youtube.com/watch?v=K0rx0SzBGPY&feature=related 

Além do vídeo, algumas frases famosas que refletem o pensamento dos uruguaios sobre aquele fato, batizado de Maracanazzo:

"Só três pessoas calaram o Maracanã: o papa, Frank Sinatra e eu." (Ghiggia, atacante uruguaio autor do segundo gol do Uruguai, o gol da vitória sobre o Brasil na final da Copa de 50).

"Eu me mijei. Năo me envergonho disso." (Julio Perez, atacante uruguaio, explicando como se sentiu ao entrar no Maracană no dia da final da copa de 50).

"Que ninguém se iluda: se jogássemos mais 100 vezes com o Brasil, perderíamos 99." (Obdulio Varela, capităo uruguaio na Copa de 50, no Brasil.)

(6) Quanto ao trauma pela derrota e a culpa atribuída a Barbosa, indique para os alunos a escuta do trecho em que o goleiro fala do jogo e o que ocorreu depois da partida:

http://editora.cosacnaify.com.br/blog/?tag=jorge-vasconcellos

Abaixo, uma entrevista com o goleiro:

http://www.youtube.com/watch?v=QtW78YvOKx8&feature=related 

Professor, abaixo, algumas frases que podem contribuir para a reflexão dos alunos sobre as questões do trauma e da culpa:

"No Brasil, a pena máxima por um crime é de 30 anos. Eu pago há 44 anos por um crime que năo cometi..." (Barbosa, maior goleiro da história do Vasco e titular do Brasil na Copa de 1950).

"Nós ficamos em pedaços." (Bigode, jogador da seleçăo  brasileira na Copa de 1950).

"Poucos têm defendido aqueles rapazes, todos já com mais de 60 anos. Continuam passando, de geraçăo para geraçăo, uma história mentirosa da Copa de 50." (Zizinho, um dos maiores craques da seleçăo na Copa de 50).

"Minha fé e minha infância foram soterradas pelo gol de Ghiggia. Eu agora iniciava uma viagem para o centro do meu pesadelo". (Paulo - personagem do filme).

"Deixei de acreditar em Deus no dia em que vi o Brasil perder a Copa do Mundo no Maracanã." (Carlos Heitor Cony, escritor)

"Certamente, a criatura mais injustiçada na história do futebol brasileiro. Era um goleiro magistral. Fazia milagres, desviando de mão trocada bolas envenenadas. O gol de Ghiggia, na final da Copa de 50, caiu-lhe como uma maldição. E quanto mais vejo o lance, mais o absolvo. Aquele jogo o Brasil perdeu na véspera". (Armando Nogueira - Jornalista esportivo).

(7) Debata com seus alunos sobre a injustiça da culpa atribuída a Barbosa e sobre os efeitos dessa culpa:

a. Quais os prováveis motivos de um indivíduo pagar por uma derrota coletiva?

b. Barbosa era negro, um dos melhores goleiros do mundo, a discriminação racial teria sido uma das causas?

c. Por que não aceitar a derrota, já que ela também faz parte do esporte, e reconhecer os méritos dos adversários ao invés de procurar um culpado?

d. Barbosa não merecia maior respeito por parte dos torcedores brasileiros?

(8) Indique para os alunos o vídeo abaixo em que o desrespeito pela memória do goleiro é evidente:

http://www.youtube.com/watch?v=r_Y2Krxuhxo 

Abaixo imagens de Barbosa e Ghiggia, protagonistas do gol da vitória uruguaia.

http://www.pimentanamuqueca.com.br/?tag=nelito-carvalho                    http://www.solocalcio.com/gallery/azzurri/Testine27.htm 

Recursos Complementares
Avaliação

Para a avaliação, peça uma resenha do curta com comentários sobre os diversos temas abordados na análise do roteiro:

Ética, identidade e sujeito histórico (como analisar a atribuíção da culpa da derrota ao personagem Barbosa e os decorrentes efeitos negativos para a vida do goleiro).

Arte visual, texto e história (como pensar a montagem do vídeo, as relações entre imagem, texto e fatos históricos).

Jogos e relações interpessoais: Eu X Outro (como pensar as relações competitivas, o valor da disputa e como encarar a figura do adversário, seus anseios, seus méritos).

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