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Música - Trilha sonora – Edição e análise crítica

 

22/02/2011

Autor e Coautor(es)
Leonardo Stefano Masquio
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Rodrigo Russano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Música: Canal
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Médio Artes Música: Estruturas morfológicas
Ensino Médio Artes Música: Estruturas sintáticas
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Médio Artes Música: Contextualização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Gravar uma primeira versão do projeto de trilha.
  • Pesquisar possibilidades de sobreposição de sons gravados e processos de edição.
  • Desenvolver uma apreciação crítica aos trabalhos apresentados. Autoavaliar o projeto, identificando pontos a serem aprimorados.
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conhecimento musical não-formal. 
Estratégias e recursos da aula

Trilha sonora - Mesa de som - http://www.studiomixitu.com.br/imgs/serv_trilha_sonora.jpg        

 

         Caro(a) professor(a), esta série de aulas se destina a apresentar propostas de ações educativas a partir da pesquisa e criação de trilhas sonoras.                          

         O tema em questão é amplamente vivenciado no cotidiano por ser encontrado em desenhos, filmes, jogos eletrônicos, sites, programas de TV, peças de teatro, espetáculos de dança, desfiles de moda, exposições de arte e no ambiente sonoro local.         

         Quais as trilhas sonoras da sua casa, rua, bairro, comunidade, cidade? A criação de uma trilha sonora pode envolver o corpo, mídias diversas, o cotidiano, processos de captação sonora, gravação, roteirização e principalmente um discurso musical capaz de potencializar emoções, agregar sentimentos, expandir as leituras e significados de uma imagem. Mesmo em uma pintura ou em uma fotografia podemos imaginar alguma sonoridade? Mesmo em algo estático isso é possível? É muito vasta a gama de possibilidades de uma trilha sonora, que ora contribui para um reforço realista do que se pretende representar, ora acrescenta um devir poético a essa mesma realidade, transcendendo-a.           

         Ao discutir este tema com os alunos em sala de aula é importante levar em consideração a noção que os estudantes trazem sobre o assunto, e além disso, estimular a expansão desses conhecimentos, construindo um diálogo com materiais artísticos diversos, relações, percepções que possam acrescentar novos repertórios de significado sobre Música e seus usos contemporâneos.                          

         Tendo em vista a preparação prévia do professor para as aulas, recomendamos consultas aos links 1 e 2 em Recursos Complementares.         

         Além disso, faz-se necessário que o(a) professor(a), investigue consigo próprio os questionamentos que pretende propor a seus alunos, pesquise suas concepções e entendimentos a respeito do tema, esboçando respostas, caminhos, para que o aprofundamento das questões sobre trilha sonora em aula seja mais efetivo.

 

Atividade 1 - Gravação

Microfonando um amplificador de guitarra para gravação - http://www.fratermusic.com/wp-content/uploads/2011/01/gravando-amp-guitarra.jpg

 

         Esta aula é continuação da aula "Trilha sonora - Princípios de gravação" também de nossa autoria publicada no Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26509  

         Neste momento os alunos já elaboraram seu roteiro sonoro, já apresentaram sua trilha, debateram com a turma e conheceram alguns princípios básicos e simplificados de gravação. 

         É importante frisar que o objetivo desta aula não é produzir uma gravação profissional, mas possibilitar que o estudante, mesmo dentro de limitações de recursos técnicos, possa experimentar um processo de gravação sonora e sincronizá-la a um filme a partir do qual a criação se originou. 

         Recomendamos o software Sonar para a gravação ideal, sendo possível visualizar imagem e som, de maneira a facilitar o sincronismo do áudio com o filme. Para mais informações sobre este software e outros programas de áudio vide links 3 e 4 em Recursos Complementares. 

         É bastante recomendável que o professor se familiarize antes com o software para que possa propor aos alunos que eles próprios tenham autonomia em todo o processo. Basicamente neste início de aula demonstre aos alunos recursos simples como:

  1. acionar e interromper a gravação.
  2. como retomá-la de um ponto específico.
  3. como verificar se o microfone está ativado e o sinal de entrada sendo captado.
  4. como abrir o arquivo de vídeo do filme para sincronizar. Para fazer o download dos arquivos de vídeo recomendamos o programa atube catcher. Faça o download no link: http://www.baixaki.com.br/download/aTube-Catcher.htm. Para baixar um vídeo do festival do minuto é preciso criar uma conta de usuário e estar logado no youtube. O cadastro é gratuito. 

            Com essas informações, os próprios alunos podem se organizar para gravar uns aos outros e os vários projetos de trilha sonora. 

         

Atividade 2 - Gravação/edição/mixagem

Programa multipista Sonar - http://images.quebarato.com.br/T440x/sonar+8+2+producer+video+aula+curitiba+pr+brasil__209844_2.jpg

         Se o processo de gravação utilizado for o de multipista, ou seja, com um som gravado por vez, cada aluno ou grupo poderá ser a equipe técnica dos outros, acionando a gravação, interrompendo, gravando vários takes, voltando de algum ponto específico. Vale lembrar que este trabalho também envolve buscar um ambiente o mais livre possível de ruídos externos (salvo se a intenção for captar ruídos externos) e pesquisar o melhor posicionamento possível do microfone para captação. 

         Vale a pena fazer alguns testes iniciais de experimentação para então iniciar as gravações definitivas. Em geral, em produções tradicionais de música popular, primeiro são gravadas as percussões, baterias, depois baixo, violões e guitarras base. Em seguida, instrumentos solistas, naipes, efeitos e por último os vocais. Avalie se no caso das produções de seus alunos esta ordem é pertinente ou se pode ser dada uma outra organização. Em gravações profissionais é comum o uso do metrônomo como referência de andamento para os instrumentos de base. No entanto, no caso da atividade em questão, o mais importante é o sincronismo com os tempos detalhados no roteiro de decupagem. Vide aula "Trilha sonora - Princípios de gravação". 

         Com os trabalhos já gravados é possível refazer alguns pontos que não funcionaram, recortar um som e duplicá-lo, colar em outro trecho da música, etc. Chamamos este processo de edição. É interessante que os alunos possam experimentar alguns desses recursos de edição e uma mixagem bem simples (equilíbrio geral dos volumes da trilha, inserção de efeitos, etc.).  

         Caso a gravação seja em aparelhos portáteis e simultânea (sem a possibilidade de gravar em multipista cada instrumento), procure orientar os alunos para pesquisarem o melhor posicionamento do grupo diante do microfone, já que captará todos os sons ao mesmo tempo. É importante também uma maior atenção ao equilíbrio de volume de som de cada executante para obter um melhor resultado. Com este método, a possibilidade de editar posterior e de corrigir erros é muito menor, então vale a pena ensaiar bastante e gravar vários takes, escolhendo a melhor interpretação. 

         Finalize com cada grupo as produções, sincronizando o som ao filme correspondente. Esta finalização pode ser feita no próprio programa Sonar. Se não for possível o sincronismo digital, prepare com os alunos os filmes e em um aparelho de som separado libere o áudio simultaneamente ao início do filme. O resultado é menos sincronizado mas permite uma apreciação do esboço do que seria a trilha em uma finalização de produção. 

          

Atividade 3 - Apreciação crítica e autoavaliação

Autoavaliação - http://garotadacidade.files.wordpress.com/2009/12/quem-sou-eu.jpg

         Professor(a), nesta última atividade, promova uma apreciação crítica dos trabalhos com os alunos, discutindo todo o processo desta série de aulas. 

         Sugerimos que este momento se inicie com uma exibição em vídeo dos filmes com as respectivas trilhas sonoras criadas pelos grupos. Sugerimos que após cada exibição haja uma conversa que estimule a observação crítica dos alunos. Se houverem pontos polêmicos o filme pode ser reexibido. De todo modo, plante a ideia das críticas construtivas e de não se aterem apenas ao resultado final, mas ao aprendizado que obtiveram ao longo de todo o processo de produção. Valorize a iniciativa e empenho de todos. 

         Algumas perguntas para problematização:

  1. A trilha sonora cumpriu os objetivos propostos no roteiro? Causou as sensações e expressões desejadas? Em todos? Alguns? Ninguém? Que outras sensações causaram involuntariamente?
  2. A trilha sonora ajudou a contar a história? Realçou algum ponto? Contrapôs?
  3. Que aspectos da organização de todo o projeto interferiram no resultado final? Quais prejudicaram? Quais contribuíram?
  4. Quais aspectos precisariam ser aprimorados em uma próxima produção? O que fariam igual? O que fariam diferente?
  5. O trabalho de criação e produção de trilhas sonoras possibilitou um outro olhar sobre o som dos filmes que assistem no cotidiano? Foi importante compreender o que envolve este tipo de trabalho? Em que sentido?

        

         Após a discussão de avaliação, os filmes podem ser reexibidos, agora em suas trilhas sonoras originais. Reforce que o objetivo não é de forma alguma comparar qualitativamente o que foi produzido com as trilhas sonoras originais, mas promover um diálogo que permita estimular a curiosidade dos alunos sobre outros caminhos possíveis de interpretação sonora de uma imagem em movimento. Há pontos de aproximação entre a criação original e a realizada pelos alunos? Hà pontos completamente diferentes? Analise esta diversidade e canalize a discussão de maneira a motivar futuras produções. 

Recursos Complementares

 

Link 1 - Trilha sonora na wikipedia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Banda_sonora   

Link 2 - A origem da trilha sonora - Filipe Salles - http://www.mnemocine.art.br/index.php?option=com_content&view=article&id=45:trilha-sonora&catid=53:somcinema&Itemid=67

Link 3 - Manuais gratuitos - http://www.musicaudio.net/gratis/index.htm

Link 4 - Audição crítica - http://www.audicaocritica.com.br/

Avaliação

Ao final da aula, observe se os alunos atingiram os objetivos propostos. Avalie:

  1. Gravaram uma primeira versão do projeto de trilha sonora?
  2. Pesquisaram possibilidades de sobreposição de sons gravados e processos de edição?
  3. Desenvolveram uma apreciação crítica aos trabalhos apresentados?
  4. Autoavaliaram o projeto, identificando pontos a serem aprimorados?
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