Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A importância da amizade na escola Inclusiva

 

14/01/2011

Autor e Coautor(es)
Maria Hilda Ruas de Andrade
imagem do usuário

MIRANTE DO PARANAPANEMA - SP ZULENKA RAPCHAN PROFA

Paloma Alinne Alves Rodrigues e Andréa Marques Leão Doscher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Movimentos sociais / direitos / cidadania
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Organização política e pluralidade
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Discutir sobre o fato de que o homem é um ser social desde o seu nascimento;

Salientar a importância do outro na constituição da identidade pessoal (do Eu) de cada um;

Abordar a importância da amizade na vida do ser humano;

Salientar que numa sociedade inclusiva, a amizade é um fato social que não exclui o diferente, mas considera e agrega o outro, seja ele uma pessoa com deficiência, ou obesa, ou magra etc.

Duração das atividades
Aproximadamente 200 minutos, quatro (4) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

Motivação: 

Estando os alunos em duplas e organizados no laboratório de informática, o professor deverá apresentar o vídeo “Amizade é...” (Fig. 1), com duração de 03 minutos e 05 segundos, conforme postado no link abaixo. O vídeo versa sobre a amizade e os sentimentos presentes neste relacionamento.  

Link do vídeo “Amizade é..”

http://www.youtube.com/watch?v=zFtRSy9D5-w&feature=related    Acessado em: 29 Outubro 2010.    

Figura 1: “Amizade é...”       

Sugestão: 

O professor poderá gravar o vídeo em DVD e  apresentá-lo para os alunos no laboratório de informática ou na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.     

Em seguida, o professor deverá iniciar uma discussão por meio do roteiro abaixo.

Roteiro de Discussão: 

1.      Qual o principal assunto que o vídeo aborda?

2.      O que vocês acham da amizade do Cascão e do Cebolinha?

3.      Amigos devem estar juntos nos momentos tristes e alegres?

4.      Vocês já tiveram alguma amizade como a do Cascão e do Cebolinha?

5.      Vocês têm algum amigo de infância?

6.      O que vocês geralmente fazem quando estão com os amigos?

7.      Vocês acham que as pessoas precisam, é bom,  ter amigos para viver em sociedade?

8.      Vocês já imaginaram como seria a vida sem ter nenhum amigo?

9.      Vocês têm algum amigo com deficiência?                 

Ao término da discussão, o professor deverá dizer que o  tema da aula será sobre “A importância da amizade na escola Inclusiva”    

Atividade 1 

Em seguida, cada dupla  deverá ler e discutir a letra da música “É tão lindo” (Fig.2), conforme link abaixo.

Link da música “ É tão lindo”:   

http://www.muitamusica.com.br/9-a-turma-do-balao-magico/589-e-tao-lindo/letra/                               Acessado em: 29 Outubro de 2010.        

Figura 2: Letra da música  "É tão lindo"  

Sugestão: 

O professor poderá imprimir a letra da música e disponibilizar um exemplar para cada dupla, permitindo, assim, uma maior autonomia no momento da leitura e discussão.       

Para a realização da próxima atividade, as duplas deverão se juntar, formando grupos com 4 integrantes.

Com o objetivo de nortear este momento, sugerimos o roteiro abaixo.   

Roteiro de leitura e discussão:

1.      Qual o tema principal da letra da música?

2.      O que é um amigo? O que devemos fazer ao termos um amigo?

3.      A amizade pode resistir a problemas?

4.      A amizade pode resistir à distância e ao tempo? Por quê?

5.      Você já encontrou um bom amigo?

6.     Vocês concordam com o que diz a música: " Mas se é amigo não precisa mudar, é  tão lindo, deixa assim como está" ? 

7.     Vocês seriam amigos de uma pessoa com deficiência ?

8.     A letra da música diz que : " Quando existe amor, somos grandes companheiros", vocês concordam com isso?

9.     Numa amizade, o que é mais importante?

         

Em seguida, o professor deverá promover uma discussão em aula aberta com os alunos, baseando-se no roteiro de leitura e discussão, de forma que eles possam compartilhar suas opiniões e impressões acerca da letra da música em questão.                

Sugestão: 

Sugerimos que o professor, após as discussões, apresente a música em aúdio aos alunos.

Disponível em: http://www.kboing.com.br/balao-magico/1-1017312/#     Acessado em: 18 de Novembro 2010 

Para a realização da próxima atividade, as duplas deverão se juntar, formando grupos com 4 integrantes.

Atividade 2   

Neste momento, os alunos deverão assistir ao trailer do filme “Meu nome é Rádio”(Fig. 3), com duração de 02 minutos e 43 segundos, conforme postado no link abaixo.

O vídeo, que é baseado em fatos reais, versa sobre a amizade entre um treinador de futebol americano e um jovem chamado Radio - o qual apresenta dificuldades de aprendizagem e circula na cidade empurrando um carrinho de supermercado. Este treinador torna-se amigo de Radio e o coloca no time de futebol da escola. Contudo, devido a  aparência e modo de ser, Rádio sofre preconceito do time. O treinador, através da amizade e do amor que tem  por Radio, favorece com que todos aprendam a respeitar Radio.   

Link do vídeo “Meu nome é Radio” 

http://www.youtube.com/watch?v=oDjYQ2ll1f4                                 Acessado em: 29 Outubro 2010.  

Figura 3: Trailer do filme “Meu nome é Radio”   

Sugestão: 

O professor poderá gravar o vídeo em DVD e  apresentá-lo para os alunos no laboratório de informática ou na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.   

Em seguida, o professor deverá pedir para que os grupos discutam entre si o conteúdo do vídeo e, posteriormente, compartilhe com todos da sala suas impressões acerca deste. Para facilitar esse momento, sugerimos o roterio abaixo.

Roteiro de Discussão: 

1.      Qual o assunto abordado no vídeo?   

2.      O que Radio empurrava pela cidade? Por que ele fazia isto?  

3.      Radio no início do vídeo tinha amigos? E ao término deste?

4.      Apesar de suas características e aparência, Radio consegue participar do time de futebol americano?

5.      Radio sofreu algum preconceito devido a sua dificuldade de aprendizagem, aparência e sua condição financeira? De quem? O que pensam disto?

6.      Se vocês tivessem um amigo como Radio na escola, como o tratariam? Por quê?

7.      O diretor da escola não queria que Radio freqüentasse a escola. Vocês acham que ele estava correto? Por quê?

8.      Radio conseguiu conquistar as pessoas que estavam com as quais convivia? Como isto foi possível?

9.     Todos nós somos diferentes e únicos. Será que apesar de nossas diferenças e peculiaridades,  temos necessidade e o direito de termos amigos? Podemos ser amigos de pessoas como Radio? Por quê?       

Atividade 3 

Nesta etapa, os alunos deverão sistematizar as informações adquiridas nas atividades anteriores. Para isto, sugerimos a montagem de um Mural sobre a temática da aula.

Para a construção do Mural, o professor deverá providenciar (trazendo ou pedindo previamente que os alunos tragam) aos alunos revistas, colas, tesouras, canetas hidrocor e papel metro (ou cartolina). Cada grupo deverá fazer um painel com desenhos - e ou recortes de revista, e textos explicativos sobre a importância da amizade na vida de um ser humano.

O professor poderá orientar os alunos para que utilizem as informações adquiridas nas atividades anteriores, principalmente a letra da música “Tudo é tão lindo” e s o vídeo “Meu nome é Radio”.

Finalizada a elaboração do Mural, os grupos, após apresentar e explicar sua produção aos demais alunos da sala, deverão afixar o mural nos corredores da escola.               

Ao término da aula, é importante que todos os alunos tenham compreendido que a amizade é algo muito importante, que ela envolve emoções, sentimentos, respeito mútuo, valorização das diferenças, ter alguém para conversar e se divertir, e que todos nós precisamos de amigos para viver em sociedade.       

Sugestão de Atividade:   

Cada aluno poderá elaborar uma carta relatando a amizade que tem com um amigo seu. Essa carta deverá conter:  

  • O início da amizade, como se conheceram, onde, e há quanto tempo.
  • O que mais gosta neste amigo, atitudes, características etc.
  • O que menos gosta neste amigo, atitudes, características etc.
  • Dizer se gostaria que a amizade durasse a vida toda, e por quê.
  • Relatar o que é para ele essa amizade e como se sente tendo um amigo.     

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos da aula através da participação e envolvimentos dos alunos nas atividades desenvolvidas. É importante que o professor perceba ao final das aulas, se os alunos compreenderam que é importante e saudável termos amigos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.