27/01/2011
Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática | Grandezas e medidas |
1ª etapa
Para esta e as outras etapas, o professor deverá formar grupos com quatro alunos. |
Exemplos de Pirâmides:
Obs.: Ficaria mais interessante se o professor fornecesse os moldes das pirâmides para que os alunos as montassem, ou melhor ainda, se os ensinasse a construir esses moldes antes da montagem ( Isso, é claro, fica a critério de cada professor que deve analisar o tempo utilizado para essa atividade de construção.) |
(Fonte: Figuras produzidas pela autora da aula.)
2ª etapa:
Sugestões de pirâmides com suas respectivas medidas que podem ser construídas pelo professor ( ou pelos alunos).
(Fonte: Figuras Produzidas pela autora da aula.)
O professor proporá o seguinte desafio: Vocês terão que desobrir quantos cm2 de cartolina foram necessários para construir a pirâmide que está com vocês. Quais procedimentos terão de realizar? |
Assim que forem falando, o professor deve elencar os procedimentos no quadro. |
Os procedimentos citados pelos alunos podem ser alguns dos que estão abaixo. Caso falte algum, o professor deve completar.
3ª etapa
4ª etapa
Nesse momento, a cada registro, o professor deverá indagar aos outros grupos se o que está sendo registrado está correto.
Grupos |
Área da base da pirâmide (Ab) (área do polígono que forma a base) |
Área das faces=Área lateral (AL) (quatro vezes a área do triângulo que representa cada face) |
Área total (AT) Soma das Áreas da Base e da Área lateral |
grupo 1 |
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grupo 2 etc. |
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Apirâmide = Abase + Alateral, ou Apirâmide = Ab + Al
5ª etapa
Exemplo de cartela. (Devem ser intercalados desenhos com irâmides montadas, pirâmides planificadas e dados numéricos de medidas de pirâmides sem desenhos)
Pirâmides |
Área Total |
(Fonte: Figura produzida pela autora da aula.) |
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2) Lado da base= 3,8 cm Altura da face = 5 cm |
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(Fonte: Figura produzida pela autora da aula. |
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Para motivar o estudo da pirâmide, o professor poderá utilizar as curiosidades encontradas no site:
http://www.slideshare.net/guestb1469170/curiosidades-sobre-as-pirmides-de-giz Acesso em 13 de novembro de 2010.
A avaliação será qualitativa, através da observação da participação dos alunos em todas as etapas do trabalho, verificando se eles, durante as atividades, entenderam a planificação da pirâmide de base quadrada; identificaram os polígonos que constituem essa pirâmide quadrada e compreenderam que a área da pirâmide é a soma das áreas dos polígonos que a formam; souberam diferenciar área lateral de área total e desenvolveram a habilidade de calcular essas áreas.
Cinco estrelas 1 classificações
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23/03/2012
Cinco estrelasadorei estava mesmo precisando de uma piramide mas não sabia como calcular o tamanho