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Área da Pirâmide de Base Quadrada. Como será?

 

27/01/2011

Autor e Coautor(es)
Marcia Aparecida Mendes
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Geometria
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Planificar a pirâmide de base quadrada.
  • Identificar os polígonos que constituem a pirâmide quadrada.
  • Definir a área da pirâmide como sendo a soma das áreas dos polígonos que a formam.
  • Diferenciar área lateral de área total.
  • Calcular área lateral e área total.
Duração das atividades
3 horas/aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Reconhecer uma pirâmide entre os sólidos geométricos.
  • Reconhecer  os polígonos.
  • Determinar a área de um quadrado.
  • Determinar a área de um triângulo.

Estratégias e recursos da aula

1ª etapa

 

Para esta e as outras etapas, o professor deverá formar grupos com quatro alunos.

  1. O professor colocará diversos tipos de pirâmides em uma mesa central e pedirá para que cada grupo escolha uma pirâmide Quadrangular.
  2. Cada grupo mostrará para os outros alunos a pirâmide que escolheu e como diferenciou-a das demais, explorando seus elementos como: faces, bases, vértices, etc..
  3. O professor pedirá a um grupo para que fale sobre os polígonos que formam a pirâmide, ressaltando o nome do polígono, suas propriedades, como calcular seu perímetro e sua área, etc.

Exemplos de Pirâmides:

Obs.: Ficaria mais interessante se o professor fornecesse os moldes das pirâmides para que os alunos as montassem, ou melhor ainda, se os ensinasse a construir esses moldes antes da montagem ( Isso, é claro, fica a critério de cada professor que deve analisar o tempo utilizado para essa atividade de construção.)

 

(Fonte: Figuras produzidas pela autora da aula.)

2ª etapa:

  • O professor distribuirá para cada um dos grupos uma pirâmide quadrangular, cada uma com tamanho diferente da outra.

Sugestões de pirâmides com suas respectivas medidas que podem ser construídas pelo professor ( ou pelos alunos).

(Fonte: Figuras Produzidas pela autora da aula.)

 

O professor proporá o seguinte desafio:

 Vocês terão que desobrir quantos cm2 de cartolina foram necessários para construir a pirâmide que está com vocês. Quais procedimentos terão de realizar?

Assim que forem falando, o professor deve elencar os procedimentos no quadro.

 Os procedimentos citados pelos alunos podem ser alguns dos que estão abaixo. Caso falte algum, o professor deve completar.

  1. Planificar a pirâmide.
  2. Verificar a área da base e, para isso, mede-se o lado dessa base, multiplicando-o por ele mesmo.
  3. Verificar a área de uma face da pirâmide, para isso medindo a base do triângulo ( que é o próprio lado da base da pirâmide) e a altura, resultando o produto das duas medidas e dividindo por dois.
  4. Somar a área da base da pirâmide com as quatro áreas das faces.

3ª etapa

  • Cada grupo apresentará o trabalho feito na etapa anterior, explicando todos os procedimentos adotados. ( O professor só deverá interferir nessa etapa para questionar algo que não ficou claro ou que foi deixado de ser apresentado) .

4ª etapa

  •   O professor desenhará uma tabela no quadro, como a sugerida abaixo, explicando, nesse momento, cada uma das áreas registradas nas colunas. A seguir, pede a cada grupo para escrever no quadro as áreas correspondentes à sua pirâmide.

Nesse momento, a cada registro, o professor deverá indagar aos outros grupos se o que está sendo registrado está correto.

 

Grupos

Área da base da pirâmide (Ab

(área do polígono que forma a base)

Área das faces=Área lateral (AL)

(quatro vezes a área do triângulo que representa cada face)

Área total (AT)

Soma das Áreas da Base e da Área lateral

grupo 1

 

 

 

grupo 2

etc.

 

 

 

  • Após o preenchimento da tabela, o professor pedirá aos alunos que resolvam, em seus cadernos, as seguintes questões:
  •  COMO SE CALCULA A ÁREA DE UMA PIRÂMIDE DE BASE QUADRANGULAR?
  •  QUE SENTENÇA MATEMÁTICA USA-SE PARA SE OBTER ESSA ÁREA?
  • As respostas devem ser socializadas e o professor deverá concluir com uma sentença única para se obter a Área da Pirâmide de Base quadrandular:

Apirâmide = Abase  +  Alateral,   ou Apirâmide = Ab + Al 

5ª etapa

  • O professor dará uma cartela com os dados de pirâmides para que os grupos determinem a Área total, aplicando a  fórmula determinada na etapa anterior.

Exemplo de cartela. (Devem ser intercalados desenhos com irâmides montadas, pirâmides planificadas e dados numéricos de medidas de pirâmides sem desenhos)

Pirâmides

Área Total

1) 

 

(Fonte: Figura produzida pela autora da aula.)

 

2)

Lado da base= 3,8 cm

Altura da face = 5 cm

 

3) 

 

(Fonte: Figura produzida pela autora da aula.

 

  • Ao final da atividade, cada grupo deverá apresentar a solução de um dos itens.
Recursos Complementares

Para motivar o estudo da pirâmide, o professor poderá utilizar as curiosidades encontradas no site:

http://www.slideshare.net/guestb1469170/curiosidades-sobre-as-pirmides-de-giz  Acesso em 13 de novembro de 2010.

Avaliação

A avaliação será qualitativa, através da observação da participação dos alunos em todas as etapas do trabalho, verificando se eles, durante as atividades, entenderam a planificação da pirâmide de base quadrada; identificaram os polígonos que constituem essa pirâmide quadrada e compreenderam que a área da pirâmide é a soma das áreas dos polígonos que a formam; souberam diferenciar área lateral de área total e desenvolveram a habilidade de calcular essas áreas.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • cecilia, particular , São Paulo - disse:
    siqueira@gmail.com

    23/03/2012

    Cinco estrelas

    adorei estava mesmo precisando de uma piramide mas não sabia como calcular o tamanho


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