Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Deficiência Auditiva: entendendo como se formam os sons e como os captamos.

 

08/12/2010

Autor e Coautor(es)
Maria Hilda Ruas de Andrade
imagem do usuário

MIRANTE DO PARANAPANEMA - SP ZULENKA RAPCHAN PROFA

Paloma Alinnes Alves Rodrigue e Andréa Leão Doscher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Saúde Cuidados do corpo
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conceituar o que é um som e os caminhos percorridos até ser reconhecimento pelo Sistema Nervoso Central (SNC);

Conceituar Deficiência Auditiva (DA): o que é, porque isso acontece e como tratar;      

Abordar a inclusão escolar de uma pessoa com DA: sua importância social e educacional, recursos que podem ser utilizados, e o que fazer para participar ativamente deste processo.

Duração das atividades
Aproximadamente 200 minutos, quatro (4) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

• Aula interativa;

• Sala de vídeo;

• Utilização do laboratório de Informática.               

Motivação:  

Estando os alunos em duplas e organizados no laboratório de informática, o professor deverá mostrar para eles a tirinha abaixo (Fig.1).     

Figura 1: Tirinha

Disponível em: http://www.centralfree.com.br/tirinhas/img1837.htm   Acessado em: 28 Outubro 2010.      

Sugestão: 

O professor poderá imprimir a tirinha e disponibilizar para cada dupla um exemplar.

Em seguida, o professor deverá conversar com os alunos sobre a tirinha em questão. Para isto, sugerimos o roteiro disponível abaixo.   

Roteiro de Discussão 

1.      O que será que a garota de cabelo ruivo tem que não escutou o que a colega (de cabelo loiro) falava para ela no primeiro momento?

2.      Vocês acham que é correto gritar com as pessoas para que elas possam ouvir?

3.      Será que existem pessoas que não conseguem ouvir?

4.      Vocês sabem como funciona o nosso aparelho auditivo?   

Quando todos terminarem de expressar suas opiniões, o professor deverá dizer que o tema da aula  é “Deficiência Auditiva: entendendo como se formam os sons e como os captamos”.    

Atividade 1   

Em seguida, o professor deverá pedir para que os alunos assistam ao vídeo “Audição – Aparelho Auditivo” (Fig. 2), com duração de 02 minutos e 43 segundos, conforme postado no link abaixo. O vídeo versa sobre as características e importância do aparelho auditivo.   

Link do vídeo “Audição – Aparelho Auditivo” 

http://www.youtube.com/watch?v=_9r2UTCvogE&feature=related        Acessado: 28 Outubro 2010.          

Figura 2: Vídeo “Audição – Aparelho Auditivo”           

Sugestão: 

O professor poderá gravar o vídeo em DVD e  apresentá-lo para os alunos no laboratório de informática ou na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.          

Atividade 2 

Nesta etapa, sugerimos que o professor organize os alunos em grupos de quatro integrantes - junção de duas duplas-, para que discutam e respondam algumas questões, conforme roteiro abaixo, sobre o conteúdo abordado no vídeo “Audição – Aparelho Auditivo”   

Roteiro de Questões   

  1. Por que a audição é importante para o ser humano?
  2. Como é denominado o ouvido humano?
  3. O que favorece a capacitação das ondas sonoras?
  4. Os animais podem ser direcionados pelo som?
  5. O que impede a entrada de pequenos insetos no interior do ouvido?
  6. Como o cérebro diferencia as intensidades sonoras?
  7. Será que todas as pessoas podem ouvir?
  8. De que forma funciona o ouvido humano?
  9. O que favorece a captação das ondas sonoras?
  10. O que existe no conducto auditivo externo?
  11. Vocês já ouviram falar sobre a Deficiência Auditiva?         

Sugerimos que o professor entregue aos grupos uma cópia do “Roteiro de Questões” e uma cartolina ou papel pardo, para que possam anotar as respostas das questões do roteiro. Além disso, os alunos poderão consultar livros de ciências e biologia neste momento.   

Após os grupos terem discutido e respondido as perguntas do roteiro em questão, o professor deverá pedir para que cada grupo exponha para todos as respostas que deram às referidas questões, de forma a socializar as informações, bem como para que eventuais dúvidas sejam esclarecidas e conceitos errôneos sejam revistos e corrigidos!        

Atividade 3 

Quando todos os alunos terminarem de expressar as suas opiniões, cada grupo deverá escolher um dos temas disponíveis abaixo para fazer uma pesquisa na Internet, bem como em livros e revistas.  

Temas para a pesquisa   

  • Definição de Deficiência Auditiva.
  • Causas da Deficiência Auditiva.
  • Tipos de Deficiência Auditiva.
  • Descrever como é possível evitar a Deficiência Auditiva.
  • Descrever como é a formação do som e como podemos ouvir.
  • Formas de comunicação da pessoa que tem Deficiência Auditiva.   

É importante que todos os temas sejam trabalhados por, pelo menos, uma dupla. Abaixo seguem sugestões de sites para a realização da pesquisa.   

Sites para a realização da pesquisa: 

http://www.crfaster.com.br/auditiv.htm  

http://brasilmedia.com/tipos-de-deficiencia-auditiva.html  

http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/deficiencia-auditiva.htm  

http://saci.org.br/?modulo=akemi&parametro=1661  

http://www.pedagogia.com.br/artigos/auditiva/  

http://www.deficiencia.no.comunidades.net/index.php?pagina=1400768552  

http://www.adap.org.br/      (Fig.3)        

Figura 3: Imagem do site da Associação dos Deficientes Auditivos       

Finalizada a pesquisa, os grupos deverão confeccionar, sob supervisão do professor, cartazes contendo textos explicativos e figuras sobre o tema pesquisado. Em seguida, cada grupo deverá apresentar a sala a sua produção. Feito isto, deverão fixar seus cartazes em locais da escola com grande circulação de pessoas, de forma a socializar a informação com todos da escola.   

Ao término da aula é importante que todos os alunos tenham compreendido que a audição é muito importante para a comunicação entre as pessoas, e que a pessoa que tem Deficiência Auditiva apresenta dificuldades, total ou parcial, de audição, necessitando de recursos pedagógicos e meios adequados, como a Língua Brasileira de Sinais, conhecida como Libras, para se comunicar.         

Sugestão de Atividade:   

O professor poderá pedir para que os alunos assistam ao vídeo “Glee - Imagine” (Fig. 4), com duração de 03 minutos e 07 segundos, conforme postado no link abaixo.

O vídeo versa sobre um coral de um colégio americano que canta a música “Imagine” através da Língua Brasileira de Sinais - Libras.   

Link do vídeo “Glee - Imagine ” 

http://www.youtube.com/watch?v=0RYFadSd7j4                  Acessado: 28 Outubro 2010.    

Figura 4: Vídeo Glee - Imagine   

Sugestão: 

O professor poderá gravar o vídeo em DVD e  apresentá-lo para os alunos no laboratório de informática ou na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.      

Quando todos terminarem de assistir ao vídeo, o professor deverá distribuir para cada dupla o alfabeto em Libras (Fig. 5).   

Figura 5: Alfabeto em Libras         

Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_A8fPA0p6NTE/TClA6NilwcI/AAAAAAAAIX0/QzO7I4pJUgs/s1600/Alfabeto+e+Libras.jpg    Acessado em: 28 Outubro 2010.    

Feito isso, cada grupo deverá elaborar um diálogo utilizando o alfabeto em libras, apresentando este para a sala.  Além disso, sugerimos que os grupos sejam estimulados a pensarem e relatarem como tratariam um colega de escola com Deficiência Auditiva.    

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos da aula, através da participação e envolvimento dos alunos nas atividades desenvolvidas. É importante que o professor perceba ao final das aulas, se os alunos compreenderam como nossa audição funciona, os fatores que podem causar Deficiência Auditiva  e como uma pessoa com esta deficiência pode se comunicar.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.