08/12/2010
Paloma Alinnes Alves Rodrigue e Andréa Leão Doscher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Cuidados do corpo |
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Conceituar o que é um som e os caminhos percorridos até ser reconhecimento pelo Sistema Nervoso Central (SNC);
Conceituar Deficiência Auditiva (DA): o que é, porque isso acontece e como tratar;
Abordar a inclusão escolar de uma pessoa com DA: sua importância social e educacional, recursos que podem ser utilizados, e o que fazer para participar ativamente deste processo.
Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para esta aula.
As estratégias utilizadas serão:
• Aula interativa;
• Sala de vídeo;
• Utilização do laboratório de Informática.
Motivação:
Estando os alunos em duplas e organizados no laboratório de informática, o professor deverá mostrar para eles a tirinha abaixo (Fig.1).
Figura 1: Tirinha
Disponível em: http://www.centralfree.com.br/tirinhas/img1837.htm Acessado em: 28 Outubro 2010.
Sugestão:
O professor poderá imprimir a tirinha e disponibilizar para cada dupla um exemplar.
Em seguida, o professor deverá conversar com os alunos sobre a tirinha em questão. Para isto, sugerimos o roteiro disponível abaixo.
Roteiro de Discussão
1. O que será que a garota de cabelo ruivo tem que não escutou o que a colega (de cabelo loiro) falava para ela no primeiro momento?
2. Vocês acham que é correto gritar com as pessoas para que elas possam ouvir?
3. Será que existem pessoas que não conseguem ouvir?
4. Vocês sabem como funciona o nosso aparelho auditivo?
Quando todos terminarem de expressar suas opiniões, o professor deverá dizer que o tema da aula é “Deficiência Auditiva: entendendo como se formam os sons e como os captamos”.
Atividade 1
Em seguida, o professor deverá pedir para que os alunos assistam ao vídeo “Audição – Aparelho Auditivo” (Fig. 2), com duração de 02 minutos e 43 segundos, conforme postado no link abaixo. O vídeo versa sobre as características e importância do aparelho auditivo.
Link do vídeo “Audição – Aparelho Auditivo”
http://www.youtube.com/watch?v=_9r2UTCvogE&feature=related Acessado: 28 Outubro 2010.
Figura 2: Vídeo “Audição – Aparelho Auditivo”
Sugestão:
O professor poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo para os alunos no laboratório de informática ou na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
Atividade 2
Nesta etapa, sugerimos que o professor organize os alunos em grupos de quatro integrantes - junção de duas duplas-, para que discutam e respondam algumas questões, conforme roteiro abaixo, sobre o conteúdo abordado no vídeo “Audição – Aparelho Auditivo”
Roteiro de Questões
Sugerimos que o professor entregue aos grupos uma cópia do “Roteiro de Questões” e uma cartolina ou papel pardo, para que possam anotar as respostas das questões do roteiro. Além disso, os alunos poderão consultar livros de ciências e biologia neste momento.
Após os grupos terem discutido e respondido as perguntas do roteiro em questão, o professor deverá pedir para que cada grupo exponha para todos as respostas que deram às referidas questões, de forma a socializar as informações, bem como para que eventuais dúvidas sejam esclarecidas e conceitos errôneos sejam revistos e corrigidos!
Atividade 3
Quando todos os alunos terminarem de expressar as suas opiniões, cada grupo deverá escolher um dos temas disponíveis abaixo para fazer uma pesquisa na Internet, bem como em livros e revistas.
Temas para a pesquisa
É importante que todos os temas sejam trabalhados por, pelo menos, uma dupla. Abaixo seguem sugestões de sites para a realização da pesquisa.
Sites para a realização da pesquisa:
http://www.crfaster.com.br/auditiv.htm
http://brasilmedia.com/tipos-de-deficiencia-auditiva.html
http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/deficiencia-auditiva.htm
http://saci.org.br/?modulo=akemi¶metro=1661
http://www.pedagogia.com.br/artigos/auditiva/
http://www.deficiencia.no.comunidades.net/index.php?pagina=1400768552
http://www.adap.org.br/ (Fig.3)
Figura 3: Imagem do site da Associação dos Deficientes Auditivos
Finalizada a pesquisa, os grupos deverão confeccionar, sob supervisão do professor, cartazes contendo textos explicativos e figuras sobre o tema pesquisado. Em seguida, cada grupo deverá apresentar a sala a sua produção. Feito isto, deverão fixar seus cartazes em locais da escola com grande circulação de pessoas, de forma a socializar a informação com todos da escola.
Ao término da aula é importante que todos os alunos tenham compreendido que a audição é muito importante para a comunicação entre as pessoas, e que a pessoa que tem Deficiência Auditiva apresenta dificuldades, total ou parcial, de audição, necessitando de recursos pedagógicos e meios adequados, como a Língua Brasileira de Sinais, conhecida como Libras, para se comunicar.
Sugestão de Atividade:
O professor poderá pedir para que os alunos assistam ao vídeo “Glee - Imagine” (Fig. 4), com duração de 03 minutos e 07 segundos, conforme postado no link abaixo.
O vídeo versa sobre um coral de um colégio americano que canta a música “Imagine” através da Língua Brasileira de Sinais - Libras.
Link do vídeo “Glee - Imagine ”
http://www.youtube.com/watch?v=0RYFadSd7j4 Acessado: 28 Outubro 2010.
Figura 4: Vídeo Glee - Imagine
Sugestão:
O professor poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo para os alunos no laboratório de informática ou na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
Quando todos terminarem de assistir ao vídeo, o professor deverá distribuir para cada dupla o alfabeto em Libras (Fig. 5).
Figura 5: Alfabeto em Libras
Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_A8fPA0p6NTE/TClA6NilwcI/AAAAAAAAIX0/QzO7I4pJUgs/s1600/Alfabeto+e+Libras.jpg Acessado em: 28 Outubro 2010.
Feito isso, cada grupo deverá elaborar um diálogo utilizando o alfabeto em libras, apresentando este para a sala. Além disso, sugerimos que os grupos sejam estimulados a pensarem e relatarem como tratariam um colega de escola com Deficiência Auditiva.
Os links abaixo se referem à Deficiência Auditiva:
http://www.lerparaver.com/leonardo_deficiencia_auditiva.html
http://www.fonoesaude.org/da.htm
http://www.tele-centros.org/telecentros/secao=102&idioma=br¶metro=9543.html
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos da aula, através da participação e envolvimento dos alunos nas atividades desenvolvidas. É importante que o professor perceba ao final das aulas, se os alunos compreenderam como nossa audição funciona, os fatores que podem causar Deficiência Auditiva e como uma pessoa com esta deficiência pode se comunicar.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!