10/12/2010
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Sociologia | Ideologia e a indústria cultural |
- Analisar a influência da bola na vida social das pessoas.
- Compreender a estrutura da bola Jubalani.
- Discutir a interferência da bola em decisões de futebol.
Não há necessidade de conhecimentos prévios dos alunos.
Em ano de Copa do Mundo os olhares ficam todos voltados para a escalação da Seleção Brasileira de Futebol, momento esse em que todos apaixonados pela arte do futebol se tornam “Técnicos” e possuem na ponta da língua seus titulares. Quando o técnico da Seleção apresenta sua escalação muitas vezes recebe críticas dos outros 186 milhões de aspirantes a técnicos. O diferencial desse Mundial na África do Sul em relação as críticas romperam as linha de campo, voltando boa parte da atenção midiática para um outro titular, a bola!
Mas qual é a bola da vez?
Antes de responder essa pergunta sugiro que assistam os vídeos:
“A bola [Visões do esporte]” e ao vídeo do artista Keigo Yasuda, o qual uniu grandes personagens da história do futebol todos entorno da famosa bola “Jabulani”.
Obs: ao final de cada atividade os alunos deverão registrar em seus cadernos suas considerações sobre cada tema proposto em debate e sobre as atividades sugeridas para pesquisa. Essas anotações poderão ser consultadas no momento do debate final.
1º Vídeo: A bola [Visões do esporte]
Descrição do recurso: apresenta visão lúdica da importância da bola na vida social das pessoas. Relata a relação da bola na integração entre as pessoas.
Disponível em: objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/8578 (acessado em 08/11/2010).
2º Vídeo: Grandes personagens da história do futebol
Descrição: o vídeo mostra uma partida fictícia com os craques, com a participação da bola oficial do Mundial 2010, a tão comentada Jabulani. Vídeo do artista Keigo Yasuda que custou 5 meses de intenso trabalho e mais de 500 folhas gastas em esboços, para colocar num Mundial Pelé, Zinedine Zidane, Johan Cruyff, Roberto Baggio e o Diego Maradona dentro de campo ao mesmo tempo.
Disponível em: maryvillano.blogspot.com/2010/06/grandes-personagens-da-historia-do.html (acessado em 08/11/2010).
Atividade 1:
Professor, nesse momento pode sistematizar a aula propondo perguntas norteadoras para debate e reflexão dos alunos de acordo com os recursos utilizados e com as experiências dos alunos.
Após o debate sugerir aos alunos que registre no caderno as perguntas com suas respectivas respostas.
Roteiro para o debate:
- De acordo com o primeiro vídeo, a bola possui com o menino uma relação fraternal e harmoniosa. O que você entende com essa afirmação?
- Dos esportes praticados com bola, qual você mais gosta?
- O segundo vídeo mostra dois meninos na sala de aula rascunhando e imaginado vários craques uma partida de futebol, como você interpreta esse vídeo?
- Neste vídeo, que apresenta grandes craques de diferentes épocas, podemos identificar um personagem que nos remete/faz lembrar a copa de 2010. De qual personagem estamos falando?
Através desse debate, o professor poderá perceber e observar a desenvoltura e propriedade dos argumentos dos alunos sobre os assuntos pertinentes ao tema. Lembrando que o professor é o mediador da discussão, podendo intervir e auxiliar nas respostas quando necessário.
Quem respondeu “Jabulani” na pergunta anterior acertou!
Jabulani significa "comemorar" no idioma zulu, é a 11ª edição das bolas adidas para a Copa do Mundo da FIFA. Suas cores, 11 no total, são uma homenagem ao futebol e ao país da primeira Copa do Mundo da FIFA realizada no continente africano.
A Jabulani sofreu severas críticas durante a Copa de 2010 por jogadores da Seleção Brasileira.
Mas será que a culpa da desclassificação do Brasil pode ser um fator exclusivo da “Jabulani”?
Atividade 2:
Leitura crítica das charges
Apresentar aos alunos as duas charges do Editor de Informação Visual (Infografia) do Jornal de Brasília, Cícero. Solicitar aos alunos que descrevam o que compreendem das charges em questão. Para enriquecer a descrição, pode sugerir que os alunos pesquisem mais informações na internet ou em revistas, para fundamentarem e aprofundarem suas descrições.
Imagem disponível em: ciceroart.blogspot.com/search?updated-max=2010-07-31T18%3A34%3A00-07%3A00&max-results=14 (acessado em 02/11/2010).
Após essa transcrição dos alunos o professor pode propor um novo debate, enfatizando nos valores sociais que as charges por si carregam. Nesse momento os alunos devem socializar suas considerações, analisando-as e opinando, para enfim poder responder as questões levantadas, posicionando sua opinião.
A Jabulani foi o resultado de extensas pesquisas realizadas desde 2006 pelo Sports Technology Institute (STI), um departamento da Universidade de Loughborough, no Reino Unido.
Que tal conhecer como é confeccionada a bola Jabulani?
Para isso sugiro a apresentação do vídeo:
“Jabulani: Veja a fabricação da bola da Copa da África 2010”.
Disponível em: www.fayerwayer.com.br/2010/06/jabulani-veja-a-fabricacao-da-bola-da-copa-da-africa-2010-video/ (acessado em 08/11/2010).
Atividade 3
Após conhecer como ocorre a fabricação da bola Jabulani os alunos deverão realizar as seguintes pesquisas:
-Qual o significado das 11 cores da Jabulani?
- Quem foi o jogador a realizar o primeiro gol na Copa da África 2010?
- Quais foram as outras bolas utilizadas em edições da Copa?
- Cite suas principais características.
Imagens de bolas já utilizadas em Copas do Mundo de Futebol.
Imagem disponível em: gurufilmes.wordpress.com/2010/06/02/jabulani-critica-ou-elogio/ (acessado em 02/11/2010).
Para finalizar a aula que tal convidarmos os alunos para um "bate bola"?
Ou seja, para socializarmos todas as informações pesquisadas e debatidas durante as atividades.
Nome | Tipo |
---|---|
A bola [Visões do esporte] | Vídeo |
Referências:
Programa Jornal e Educação (Aprendendo com as charges):
www.anj.org.br/jornaleeducacao/biblioteca/atividades-com-jornal/OPOVO_Aprendendo_com_as_Charges.JPG/view (acessado em 02/11/2010).
Sugestão de sites para pesquisa:
Youtube - Copa do Mundo de 2010 - Jabulani (esse vídeo apresenta críticas a favor e contra sobre a bola):
www.youtube.com/watch?v=Kg4MjtbWP7c (acessado em 02/11/2010).
Wikipédia - Adidas Jabulani
pt.wikipedia.org/wiki/Adidas_Jabulani (acessado em 02/11/2010).
Fifa - Adidas apresenta a Jabulani:
pt.fifa.com/worldcup/organisation/theball/index.html (acessado em 02/11/2010).
Folha.com - Jabulani, a bola mais criticada:
www1.folha.uol.com.br/saber/761001-jabulani-a-bola-mais-criticada.shtml (acessado em 02/11/2010).
Portal dia a dia Educação (conheça as bolas das outras edições da Copa):
www.diaadia.pr.gov.br/temasatuais/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=404 (acessado em 02/11/2010).
Avaliação diagnóstica em todos os momentos da aula.
- Realizou as pesquisas solicitadas.
- Participou ativamente das atividades, cooperando com o grupo.
- Discutiu de forma crítica e profunda com os colegas sobre os temas propostos.
- Trouxe informações importantes para a discussão.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!