Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Qual é a bola da vez?

 

10/12/2010

Autor e Coautor(es)
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Sociologia Ideologia e a indústria cultural
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Analisar a influência da bola na vida social das pessoas.

- Compreender a estrutura da bola Jubalani.

- Discutir a interferência da bola em decisões de futebol.

Duração das atividades
Aproximadamente 2 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios dos alunos.

Estratégias e recursos da aula

Em ano de Copa do Mundo os olhares ficam todos voltados para a escalação da Seleção Brasileira de Futebol, momento esse em que todos apaixonados pela arte do futebol se tornam “Técnicos” e possuem na ponta da língua seus titulares. Quando o técnico da Seleção apresenta sua escalação muitas vezes recebe críticas dos outros 186 milhões de aspirantes a técnicos. O diferencial desse Mundial na África do Sul em relação as críticas romperam as linha de campo, voltando boa parte da atenção midiática para um outro titular, a bola!

Mas qual é a bola da vez?

Antes de responder essa pergunta sugiro que assistam os vídeos:

“A bola [Visões do esporte]” e ao vídeo do artista Keigo Yasuda, o qual uniu grandes personagens da história do futebol todos entorno da famosa bola “Jabulani”.

Obs: ao final de cada atividade os alunos deverão registrar em seus cadernos suas considerações sobre cada tema proposto em debate e sobre as atividades sugeridas para pesquisa. Essas anotações poderão ser consultadas no momento do debate final.

1º Vídeo: A bola [Visões do esporte]

Descrição do recurso: apresenta visão lúdica da importância da bola na vida social das pessoas. Relata a relação da bola na integração entre as pessoas.

A bola [Visões do esporte] 

Disponível em: objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/8578 (acessado em 08/11/2010). 

2º Vídeo: Grandes personagens da história do futebol

Descrição: o vídeo mostra uma partida fictícia com os craques, com a participação da bola oficial do Mundial 2010, a tão comentada Jabulani. Vídeo do artista Keigo Yasuda que custou 5 meses de intenso trabalho e mais de 500 folhas gastas em esboços, para colocar num Mundial Pelé, Zinedine Zidane, Johan Cruyff, Roberto Baggio e o Diego Maradona dentro de campo ao mesmo tempo.

Disponível em: maryvillano.blogspot.com/2010/06/grandes-personagens-da-historia-do.html (acessado em 08/11/2010). 

Atividade 1:

Professor, nesse momento pode sistematizar a aula propondo perguntas norteadoras para debate e reflexão dos alunos de acordo com os recursos utilizados e com as experiências dos alunos.

Após o debate sugerir aos alunos que registre no caderno as perguntas com suas respectivas respostas.

Roteiro para o debate:

- De acordo com o primeiro vídeo, a bola possui com o menino uma relação fraternal e harmoniosa. O que você entende com essa afirmação?

- Dos esportes praticados com bola, qual você mais gosta?

- O segundo vídeo mostra dois meninos na sala de aula rascunhando e imaginado vários craques uma partida de futebol, como você interpreta esse vídeo?

- Neste vídeo, que apresenta grandes craques de diferentes épocas, podemos identificar um personagem que nos remete/faz lembrar a copa de 2010. De qual personagem estamos falando?

Através desse debate, o professor poderá perceber e observar a desenvoltura e propriedade dos argumentos dos alunos sobre os assuntos pertinentes ao tema. Lembrando que o professor é o mediador da discussão, podendo intervir e auxiliar nas respostas quando necessário.

Quem respondeu “Jabulani” na pergunta anterior acertou!

Jabulani significa "comemorar" no idioma zulu, é a 11ª edição das bolas adidas para a Copa do Mundo da FIFA. Suas cores, 11 no total, são uma homenagem ao futebol e ao país da primeira Copa do Mundo da FIFA realizada no continente africano.

A Jabulani sofreu severas críticas durante a Copa de 2010 por jogadores da Seleção Brasileira.

Mas será que a culpa da desclassificação do Brasil pode ser um fator exclusivo da “Jabulani”?

Atividade 2:

Leitura crítica das charges

Apresentar aos alunos as duas charges do Editor de Informação Visual (Infografia) do Jornal de Brasília, Cícero. Solicitar aos alunos que descrevam o que compreendem das charges em questão. Para enriquecer a descrição, pode sugerir que os alunos pesquisem mais informações na internet ou em revistas, para fundamentarem e aprofundarem suas descrições.

Imagem disponível em: ciceroart.blogspot.com/search?updated-max=2010-07-31T18%3A34%3A00-07%3A00&max-results=14 (acessado em 02/11/2010). 

Após essa transcrição dos alunos o professor pode propor um novo debate, enfatizando nos valores sociais que as charges por si carregam. Nesse momento os alunos devem socializar suas considerações, analisando-as e opinando, para enfim poder responder as questões levantadas, posicionando sua opinião.

A Jabulani foi o resultado de extensas pesquisas realizadas desde 2006 pelo Sports Technology Institute (STI), um departamento da Universidade de Loughborough, no Reino Unido.

Que tal conhecer como é confeccionada a bola Jabulani?

Para isso sugiro a apresentação do vídeo:

“Jabulani: Veja a fabricação da bola da Copa da África 2010”.

Disponível em: www.fayerwayer.com.br/2010/06/jabulani-veja-a-fabricacao-da-bola-da-copa-da-africa-2010-video/ (acessado em 08/11/2010). 

Atividade 3

Após conhecer como ocorre a fabricação da bola Jabulani os alunos deverão realizar as seguintes pesquisas:

-Qual o significado das 11 cores da Jabulani?

- Quem foi o jogador a realizar o primeiro gol na Copa da África 2010?

- Quais foram as outras bolas utilizadas em edições da Copa?

- Cite suas principais características.

Imagens de bolas já utilizadas em Copas do Mundo de Futebol.

Imagem disponível em: gurufilmes.wordpress.com/2010/06/02/jabulani-critica-ou-elogio/ (acessado em 02/11/2010). 

Para finalizar a aula que tal convidarmos os alunos para um "bate bola"?

Ou seja, para socializarmos todas as informações pesquisadas e debatidas durante as atividades.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
A bola [Visões do esporte] Vídeo
Recursos Complementares

Referências:

Programa Jornal e Educação (Aprendendo com as charges):

www.anj.org.br/jornaleeducacao/biblioteca/atividades-com-jornal/OPOVO_Aprendendo_com_as_Charges.JPG/view (acessado em 02/11/2010). 

Sugestão de sites para pesquisa:

Youtube - Copa do Mundo de 2010 - Jabulani (esse vídeo apresenta críticas a favor e contra sobre a bola):

www.youtube.com/watch?v=Kg4MjtbWP7c (acessado em 02/11/2010). 

Wikipédia - Adidas Jabulani

pt.wikipedia.org/wiki/Adidas_Jabulani (acessado em 02/11/2010).  

Fifa - Adidas apresenta a Jabulani:

pt.fifa.com/worldcup/organisation/theball/index.html (acessado em 02/11/2010).  

Folha.com - Jabulani, a bola mais criticada:

www1.folha.uol.com.br/saber/761001-jabulani-a-bola-mais-criticada.shtml  (acessado em 02/11/2010).  

Portal dia a dia Educação (conheça as bolas das outras edições da Copa):

www.diaadia.pr.gov.br/temasatuais/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=404 (acessado em 02/11/2010).  

Avaliação

Avaliação diagnóstica em todos os momentos da aula.

- Realizou as pesquisas solicitadas.

- Participou ativamente das atividades, cooperando com o grupo.

- Discutiu de forma crítica e profunda com os colegas sobre os temas propostos.

- Trouxe informações importantes para a discussão.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.