Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


TRABALHANDO COM RIMAS

 

31/01/2011

Autor e Coautor(es)
Simone de Alencastre Rodrigues
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Glória Maria de Oliveira; Soymara Vieira Emilião e Miriam Kaiuca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer nos textos palavras que rimam.         

Desenvolver a consciência fonológica por parte das crianças.          

Comparar a grafia de palavras que se repetem.

Identificar as rimas nas palavras.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ser leitor e escritor iniciante.

Estratégias e recursos da aula

Recursos da aula:

Poesias: Convite - José Paulo Paes

            Infância - Sônia Miranda

Estratégias da Aula:

Primeira atividade: Leitura do poema

Inicie sua aula lendo o poema de José Paulo Paes, que servirá como motivador para as atividades que serão sugeridas:

 Capa do livro de onde foi retirado o poema:

FONTE: http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-br&biw=1247&bih=629&tbs=isch%3A1&sa=1&q=pOEMAS+PARA+BRINCAR&btnG=Pesquisar&aq=f&aqi=g1&aql=&oq=

Poema:

CONVITE

Poesia

é brincar com palavras

como se brinca

com bola, papagaio, pião.

 

Só que

bola, papagaio,pião

de tanto brincar

se gastam.

 

As palavras não:

quanto mais se brinca

com elas

mais novas ficam.

Como a água do rio

que é água sempre nova.

 

Como cada dia

que é sempre um novo dia.

Vamos brincar de poesia?

José Paulo Paes

Pergunte à turma  sobre o que trata o poema. Enfoques diferentes de interpretação proporcionam  a possibilidade dos alunos apresentarem estratégias de pensamento sobre um mesmo tema. Demonstra, também, as fantasias das crianças e sua relação com o mundo.

Indague os alunos sobre o conhecimento de outros poemas. Observe quem não participou da atividade proposta para que se possa auxiliá-lo com alguns livros que o aluno poderá levar para casa para fazer uma leitura individual ou com a família.

 

Segunda Atividade: Leitura e descoberta das rimas

Convide-os para brincar com as palavras através do poema "Infância" de Sonia Miranda.

Leia o poema para  turma e  peça que prestem atenção e procurem descobrir como a autora brincou com as palavras.

Anote os comentários para que depois sejam socializados pela turma de acordo com as propostas apresentadas pelos alunos.

Capa do livro de  onde foi retirado o texto:

FONTE: http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-br&biw=1247&bih=629&tbs=isch%3A1&sa=1&q=LIVRO+PRA+BOI+DORMIR&btnG=Pesquisar&aq=f&aqi=&aql=&oq=

INFÂNCIA

Aninha

pula amarelinha

Henrique  

brinca de pique

Marília

de mãe e filha

Marcelo

é o rei do castelo

Mariazinha

sua rainha

Carola

brinca de bola

Renato

de gato e rato

João

de polícia e ladrão

Joaquim

anda de patins

Tieta

de bicicleta e

Janete

de patinete

Lucinha!

Eu estou sozinha.

Você quer brincar comigo?

 

Distribua uma cópia do poema para cada aluno.

Peça que releiam e grifem as palavras que combinam, ou seja, que possuem o som parecido.

Liste no quadro as descobertas de modo que fique visível a grafia e favoreça a percepção de que há similaridade de som e de escrita.

Relacione os nomes apresentados no poema às brincadeiras correspondentes.

Divida a turma em duplas e entregue uma estrofe. Peça que ilustrem. A professora deverá interagir com os grupos para as orientações necessárias.

Terceira atividade: Criando novas rimas

Proponha que criem novas rimas com os nomes deles.

Comente sobre o cuidado no uso das palavras para que rimas  com o nome dos amigos não os magoem.

Organize um momento para as apresentações.

Registre as descobertas dos alunos em relação às rimas.

Mais uma vez, ajude-os na percepção oral e escrita, marcando as terminações das palavras que compõe as rimas.

 

Quarta atividade: Jogo da memória das rimas

Aproveite para lançar um novo desafio:

Ainda em duplas, entregue várias imagens. Os alunos deverão formar pares a partir das rimas que se formam.

Exemplo:     Deverão descobrir que gato é par do sapato, pois rimam.

                  Casa rima com asa e assim por diante.

 

G

FONTE DA IMAGEM DO GATO: http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-br&biw=1247&bih=629&tbs=isch%3A1&sa=1&q=gato&aq=1&aqi=g10&aql=&oq=GATO             

 

FONTE DA IMAGEM DO SAPATO: http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-br&biw=1247&bih=629&tbs=isch%3A1&sa=1&q=SAPato&btnG=Pesquisar&aq=f&aqi=g10&aql=&oq=

 

                     

FONTE DA IMAGEM DA CASA: http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-br&biw=1247&bih=629&tbs=isch%3A1&sa=1&q=ERA+UMA+CASA&btnG=Pesquisar&aq=f&aqi=&aql=&oq=                       

FONTE DA IMAGEM DA ASA:  http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-br&biw=1247&bih=629&tbs=isch%3A1&sa=1&q=asas&aq=0&aqi=g10&aql=&oq=ASA

 

Depois que cada dupla formar os pares entregue tiras de papel e peça que anotem os nomes das figuras e marquem os finais.

Embora esta atividade tenha como objetivo principal o trabalho com as rimas, ela permite ao professor estimular a construção da escrita em turmas no início desse processo, pois trabalha com a escrita de palavras marcando partes que se repetem, despertando as crianças para a percepção de que para escrever alguns finais das rimas utilizamos as mesmas letras para grafá-los.

 

Quinta atividade: Finalizando a aula 

Finalize sua aula lendo o livro Maria-vai-com-as-outras de Sylvia Orthof, que apresenta no texto muitas rimas, e observe se os alunos irão perceber essa característica na obra da autora.

FONTE:  http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-br&biw=1247&bih=629&tbs=isch%3A1&sa=1&q=maria+vai+com+as+outras&aq=0&aqi=g2&aql=&oq=MARIA+VAI+COM+

Junto com a turma relembre as rimas da história e registre no quadro.

Converse com a turma sobre o que eles aprenderam com a aula e se gostaram das poesias apresentadas.

Recursos Complementares

Os livros abaixo são de excelente qualidade e apresentam rimas.

Aproveite para utilizá-los em outras aulas sobre o tema.

VOCÊ TROCA?

Coleção: HORA DA FANTASIA

Autor: FURNARI, EVA

Editora: MODERNA EDITORA

 

ASSIM ASSADO

Coleção: HORA DA  FANTASIA

Autor: FURNARI, EVA

Editora: MODERNA EDITORA

Avaliação

A avaliação ocorrerá durante toda aula onde o professor poderá observar nas atividades propostas se os alunos aprenderam a reconhecer nos textos palavras que rimam e  desenvolveram a consciência fonológica identificando partes que se repetem nas palavras trabalhadas, além de verificar se conseguem criar novas rimas.      

A professora também avaliará os registros que os alunos apresentaram. Avalia-se como que os alunos estão lidando com o uso da linguagem poética e com a linguagem de rimas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 5/6 - 83.33%
  • Quatro estrelas 1/6 - 16.67%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.