31/01/2011
Glória Maria de Oliveira; Soymara Vieira Emilião e Miriam Kaiuca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Reconhecer nos textos palavras que rimam.
Desenvolver a consciência fonológica por parte das crianças.
Comparar a grafia de palavras que se repetem.
Identificar as rimas nas palavras.
Ser leitor e escritor iniciante.
Recursos da aula:
Poesias: Convite - José Paulo Paes
Infância - Sônia Miranda
Estratégias da Aula:
Primeira atividade: Leitura do poema
Inicie sua aula lendo o poema de José Paulo Paes, que servirá como motivador para as atividades que serão sugeridas:
Capa do livro de onde foi retirado o poema:
Poema:
CONVITE
Poesia
é brincar com palavras
como se brinca
com bola, papagaio, pião.
Só que
bola, papagaio,pião
de tanto brincar
se gastam.
As palavras não:
quanto mais se brinca
com elas
mais novas ficam.
Como a água do rio
que é água sempre nova.
Como cada dia
que é sempre um novo dia.
Vamos brincar de poesia?
José Paulo Paes
Pergunte à turma sobre o que trata o poema. Enfoques diferentes de interpretação proporcionam a possibilidade dos alunos apresentarem estratégias de pensamento sobre um mesmo tema. Demonstra, também, as fantasias das crianças e sua relação com o mundo.
Indague os alunos sobre o conhecimento de outros poemas. Observe quem não participou da atividade proposta para que se possa auxiliá-lo com alguns livros que o aluno poderá levar para casa para fazer uma leitura individual ou com a família.
Segunda Atividade: Leitura e descoberta das rimas
Convide-os para brincar com as palavras através do poema "Infância" de Sonia Miranda.
Leia o poema para turma e peça que prestem atenção e procurem descobrir como a autora brincou com as palavras.
Anote os comentários para que depois sejam socializados pela turma de acordo com as propostas apresentadas pelos alunos.
Capa do livro de onde foi retirado o texto:
INFÂNCIA
Aninha
pula amarelinha
Henrique
brinca de pique
Marília
de mãe e filha
Marcelo
é o rei do castelo
Mariazinha
sua rainha
Carola
brinca de bola
Renato
de gato e rato
João
de polícia e ladrão
Joaquim
anda de patins
Tieta
de bicicleta e
Janete
de patinete
Lucinha!
Eu estou sozinha.
Você quer brincar comigo?
Distribua uma cópia do poema para cada aluno.
Peça que releiam e grifem as palavras que combinam, ou seja, que possuem o som parecido.
Liste no quadro as descobertas de modo que fique visível a grafia e favoreça a percepção de que há similaridade de som e de escrita.
Relacione os nomes apresentados no poema às brincadeiras correspondentes.
Divida a turma em duplas e entregue uma estrofe. Peça que ilustrem. A professora deverá interagir com os grupos para as orientações necessárias.
Terceira atividade: Criando novas rimas
Proponha que criem novas rimas com os nomes deles.
Comente sobre o cuidado no uso das palavras para que rimas com o nome dos amigos não os magoem.
Organize um momento para as apresentações.
Registre as descobertas dos alunos em relação às rimas.
Mais uma vez, ajude-os na percepção oral e escrita, marcando as terminações das palavras que compõe as rimas.
Quarta atividade: Jogo da memória das rimas
Aproveite para lançar um novo desafio:
Ainda em duplas, entregue várias imagens. Os alunos deverão formar pares a partir das rimas que se formam.
Exemplo: Deverão descobrir que gato é par do sapato, pois rimam.
Casa rima com asa e assim por diante.
FONTE DA IMAGEM DO GATO: http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-br&biw=1247&bih=629&tbs=isch%3A1&sa=1&q=gato&aq=1&aqi=g10&aql=&oq=GATO
FONTE DA IMAGEM DO SAPATO: http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-br&biw=1247&bih=629&tbs=isch%3A1&sa=1&q=SAPato&btnG=Pesquisar&aq=f&aqi=g10&aql=&oq=
FONTE DA IMAGEM DA CASA: http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-br&biw=1247&bih=629&tbs=isch%3A1&sa=1&q=ERA+UMA+CASA&btnG=Pesquisar&aq=f&aqi=&aql=&oq=
FONTE DA IMAGEM DA ASA: http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-br&biw=1247&bih=629&tbs=isch%3A1&sa=1&q=asas&aq=0&aqi=g10&aql=&oq=ASA
Depois que cada dupla formar os pares entregue tiras de papel e peça que anotem os nomes das figuras e marquem os finais.
Embora esta atividade tenha como objetivo principal o trabalho com as rimas, ela permite ao professor estimular a construção da escrita em turmas no início desse processo, pois trabalha com a escrita de palavras marcando partes que se repetem, despertando as crianças para a percepção de que para escrever alguns finais das rimas utilizamos as mesmas letras para grafá-los.
Quinta atividade: Finalizando a aula
Finalize sua aula lendo o livro Maria-vai-com-as-outras de Sylvia Orthof, que apresenta no texto muitas rimas, e observe se os alunos irão perceber essa característica na obra da autora.
Junto com a turma relembre as rimas da história e registre no quadro.
Converse com a turma sobre o que eles aprenderam com a aula e se gostaram das poesias apresentadas.
Os livros abaixo são de excelente qualidade e apresentam rimas.
Aproveite para utilizá-los em outras aulas sobre o tema.
VOCÊ TROCA?
Coleção: HORA DA FANTASIA
Autor: FURNARI, EVA
Editora: MODERNA EDITORA
ASSIM ASSADO
Coleção: HORA DA FANTASIA
Autor: FURNARI, EVA
Editora: MODERNA EDITORA
A avaliação ocorrerá durante toda aula onde o professor poderá observar nas atividades propostas se os alunos aprenderam a reconhecer nos textos palavras que rimam e desenvolveram a consciência fonológica identificando partes que se repetem nas palavras trabalhadas, além de verificar se conseguem criar novas rimas.
A professora também avaliará os registros que os alunos apresentaram. Avalia-se como que os alunos estão lidando com o uso da linguagem poética e com a linguagem de rimas.
Quatro estrelas 6 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
19/09/2015
Cinco estrelasexcelente aula aplicarei para o 1 ano
30/07/2013
Cinco estrelasGostei muito das sugestões e dos textos escolhidos.Parabéns.
06/01/2013
Cinco estrelassugestões excelentes , bem criativas e de fácil desenvolvimento.
31/07/2012
Cinco estrelasGostei muito da aula, me ajudará bastante no trabalho com rimas. Parabéns!
31/07/2012
Cinco estrelasGostei muito da aula, me ajudará bastante no trabalho com rimas. Parabéns!
10/02/2012
Quatro estrelasAdorei suas sugestões de como trabalhar com rimas voltado para o seguimento da ens. fundamental I. Parabéns.