Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


PRODUÇÃO DE TEXTOS

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
Simone de Alencastre Rodrigues
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Soymara Emilião, Glória Maria de Oliveira e Miriam Kaiuca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprender a transcrever relatos orais.           

Aprender a fazer  revisão ortográfica e gramatical.           

Desenvolver a noção de respeito às experiências dos avós.  

Escrever textos que tenham significado para o aluno.

Duração das atividades
10 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ler e escrever com autonomia.

Experiência em escrita de textos.

Estratégias e recursos da aula

Recursos da aula:

Livros: Bisa Bia, Bisa Bel

          Guilherme Augusto Araújo Fernandes

Estratégia

Primeira atividade: Leitura compartilhada

Inicie sua aula anunciando que a partir daquela aula vocês iniciarão a leitura de um livro em capítulos que acontecerá todos os dias.

Explique que você encontrou um livro fascinante e que gostaria de ler para eles, mas como a história é um pouco comprida vocês vão ler igual aos adultos lêem seus livros extensos, um pouquinho a cada dia, deixando sempre uma pontinha de curiosidade e um gostinho de "quero mais"  para as próximas páginas.

Mostre o livro, leia o título e indague à turma sobre a capa e o título deixando que eles façam previsões sobre o que o livro trata.

Leia a sinopse do livro e os convide para essa aventura diária pelas palavras de Ana Maria Machado.

LIVRO: Bisa Bia, Bisa Bel - Ana Maria Machado

Editora Salamandra  

Sinopse:

Este livro de extraordinária beleza, conta a história de uma menina que, no convívio imaginário com sua bisavó e sua bisneta, aprende a conviver consigo mesma. Três tempos e três vivências que se cruzam e se completam numa só pessoa, a menina Isabel. O diálogo de Isabel - ou melhor, de Bel - com sua avó - Bisa Bia - e, depois, com sua futura bisneta é uma mistura encantadora do real e do imaginário, levando o leitor a perceber as mudanças no papel da mulher na sociedade. A avó, que bordava monogramas nos lenços para deixá-los cair e serem apanhados pelos namorados, deseja ensinar a Isabel a "arte de namorar". Mas a menina pertence ao presente, à geração de mulheres que conquistaram seu espaço e seus direitos, e quer ser valorizada e respeitada como pessoa e não mais como uma delicada e frágil "bonequinha". Esse diálogo fica ainda mais divertido quando surge uma terceira "voz": a Neta Beta, uma menina do futuro, que fala de muitas mudanças que ainda estão por vir.

 Fonte: pirlimpimpimbrinquedos.com.br

Para esse momento ficar marcado, combine com seus alunos um horário para o "encontro com a leitura de Bisa Bia, Bisa Bel". Pode ser na hora da entrada, após o recreio, o importante é combinar um momento de leitura de "deleite".

Reserve em torno de 10 dias para a leitura do livro. A cada término de leitura diária abra espaço para os comentários dos alunos, deixem falar sobre coisas de suas vidas que tenham relação com a história. Fuja das práticas didáticas de perguntas prontas sobre quem é o personagem principal e o que fez. Faça desse momento pós-leitura uma oportunidade de troca entre sensações, sentimentos e lembrança que a leitura trouxe para o grupo. No entanto, é importante lembrá-los que o assunto é o livro e deixe claro que existe um tempo disponível no planejamento para essa conversa após a leitura.

Segunda atividade: Falando sobre os avôs e as avós

Após a leitura do livro pergunte sobre os avôs e as avós da turma. Deixem contar sobre momentos vividos com esses familiares.

Faça a proposta de cada criança escrever sobre a vida de uma de suas avós ou  de seus avôs.

Explique que será uma atividade de transcrição oral, isto é, cada criança vai fazer uma entrevista com o avô ou com a avó e transformar essas informações em texto,  escrevendo o que foi contado por eles.

Terceira atividade: Preparando para o relato.

Organize um roteiro junto com a turma de perguntas que possam disparar os relatos.

                                                                                       ROTEIRO

Nome:

Idade:

Como foi a infância, onde viveu?

Aventuras que viveu? 

Fatos que gostaria de contar para os netos que ainda contou?

Oriente os alunos na escrita do texto. Peça que escrevam aos poucos, cada item de uma vez.

Funcionamento do trabalho: A criança pergunta o avô ou avó responde e escreve, depois pergunta outra parte da vida deles e registra.

É importante dar essas orientações de como proceder a escrita do texto e também elaborar um  roteiro simples para que seus alunos possam conseguir escrever o texto.

Quarta atividade: Dividindo com o grupo

Conforme os alunos trouxerem os relatos, deixe que cada um leia para toda a turma, procure não fazer a leitura de todos os relatos em um mesmo dia para não deixar a atividade cansativa. Nesse  momento já faça alguns apontamentos no texto dos alunos com relação à coerência, repetição de palavras, omissões de conectivos, aspectos que podem já serem sinalizados no momento após a leitura. Explique para os alunos que estas correções são necessárias para que o texto fique mais bonito para a exposição e que  desta forma também estarão aprendendo a escrever melhor.

Quinta atividade: Corrigindo

Após a apresentação de todos os relatos organize a turma em duplas e entregue os textos invertidos para correção, isto é, um vai ler o texto que o outro produziu e fazer as anotações de possíveis mudanças.

Esta atividade promove a responsabilidade no grupo em colaborar com a construção do conhecimento da turma.

No próximo momento, cada criança vai explicar o que anotou no texto do outro e juntos vão decidir qual a correção que deverá ser feita. Circule pela sala para tirar as dúvidas que a dupla tenham, sendo o referencial para a turma.

Recolha os textos e faça uma revisão. Traga para sala as dificuldades mais recorrentes no grupo e peça que copiem o texto consertando o que foi pontuado pela sua correção.

Sexta atividade: Outra história

Leia o livro Guilherme Augusto Araújo Fernandes.

                Autor: Mem Fox                

                Editora Brinque Book                  

Este título é o nome do personagem, que era vizinho de um asilo de idosos, todos seus amigos. Mas era de Antônia que ele mais gostava. Quando soube que ela perdera a memória, quis saber o que isso significava e foi perguntar aos outros do asilo. Como resposta, ouve que memória é algo: bem antigo, que faz chorar, faz rir, vale ouro e é quente. Então monta uma cesta e vai levá-la a Antônia. Quando ela recebe os presentes 'maravilhosos', conchas, marionete, medalha, bola de futebol e um ovo ainda quente, cada um deles lhe devolve a lembrança de belas histórias.

Depois de ler pergunte sobre o que fala a história.

Explore o conteúdo do texto e proponha uma caixa de memórias dos avôs ou das avós.

Peça que cada aluno traga, com a permissão dos avós,  um objetos que os façam lembrar-se de suas memórias.

Oriente os alunos a ouvirem a história e a importância que o objeto tem para os avôs ou avós para depois recontar para seus amigos na roda.

Proponha que cada aluno escreva uma legenda para o objeto que trouxe do avô ou da avó, colocando o nome do dono do objeto, e a história que seus parentes contaram sobre o objeto.

Sétima atividade: Organizando um dia especial.

Convide os avôs e as avós, mesmo aqueles que não foram os protagonistas dos relatos,  para um dia com seus netos na escola.

Monte um mural com os relatos e uma exposição com os objetos.

Coloque perto de cada objeto o texto com as explicações sobre a importância do objeto para cada avô(ó).

Oitava atividade: Avaliação

Converse com os alunos sobre o que cada um  viveu nestas aulas onde puderam  revisitaram a vida de seus avós.

Procure fazê-los perceber o quanto as pessoas mais velhas de nossa família têm de informações sobre nossa história e sobre o mundo. 

Valorize as histórias relatadas.

Pergunte se com a aula eles descobriram coisas sobre suas vidas?

Pergunte se seus alunos se sentiram mais próximos de seus avós?

 

 

  

Recursos Complementares

Estes dois livros complementam o assunto da aula:

Título: Avó

Coleção: Família

Autor: Guto Lins

Editora: Globo

Avaliação

A avaliação ocorrerá durante a aula onde o professor deverá observar se:

Através das atividades os alunos desenvolveram respeito às experiências os avós.

Durante a atividade de transcrição de relatos orais os alunos aprenderam a escrever este tipo de texto.

Com a atividade de correção em duplas os alunos produziram conhecimentos sobre a revisão ortográfica e gramatical. 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.