12/01/2011
Soymara Emilião, Glória Maria de Oliveira e Miriam Kaiuca
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Aprender a transcrever relatos orais.
Aprender a fazer revisão ortográfica e gramatical.
Desenvolver a noção de respeito às experiências dos avós.
Escrever textos que tenham significado para o aluno.
Ler e escrever com autonomia.
Experiência em escrita de textos.
Recursos da aula:
Livros: Bisa Bia, Bisa Bel
Guilherme Augusto Araújo Fernandes
Estratégia
Primeira atividade: Leitura compartilhada
Inicie sua aula anunciando que a partir daquela aula vocês iniciarão a leitura de um livro em capítulos que acontecerá todos os dias.
Explique que você encontrou um livro fascinante e que gostaria de ler para eles, mas como a história é um pouco comprida vocês vão ler igual aos adultos lêem seus livros extensos, um pouquinho a cada dia, deixando sempre uma pontinha de curiosidade e um gostinho de "quero mais" para as próximas páginas.
Mostre o livro, leia o título e indague à turma sobre a capa e o título deixando que eles façam previsões sobre o que o livro trata.
Leia a sinopse do livro e os convide para essa aventura diária pelas palavras de Ana Maria Machado.
LIVRO: Bisa Bia, Bisa Bel - Ana Maria Machado
Editora Salamandra
Sinopse:
Este livro de extraordinária beleza, conta a história de uma menina que, no convívio imaginário com sua bisavó e sua bisneta, aprende a conviver consigo mesma. Três tempos e três vivências que se cruzam e se completam numa só pessoa, a menina Isabel. O diálogo de Isabel - ou melhor, de Bel - com sua avó - Bisa Bia - e, depois, com sua futura bisneta é uma mistura encantadora do real e do imaginário, levando o leitor a perceber as mudanças no papel da mulher na sociedade. A avó, que bordava monogramas nos lenços para deixá-los cair e serem apanhados pelos namorados, deseja ensinar a Isabel a "arte de namorar". Mas a menina pertence ao presente, à geração de mulheres que conquistaram seu espaço e seus direitos, e quer ser valorizada e respeitada como pessoa e não mais como uma delicada e frágil "bonequinha". Esse diálogo fica ainda mais divertido quando surge uma terceira "voz": a Neta Beta, uma menina do futuro, que fala de muitas mudanças que ainda estão por vir.
Fonte: pirlimpimpimbrinquedos.com.br
Para esse momento ficar marcado, combine com seus alunos um horário para o "encontro com a leitura de Bisa Bia, Bisa Bel". Pode ser na hora da entrada, após o recreio, o importante é combinar um momento de leitura de "deleite".
Reserve em torno de 10 dias para a leitura do livro. A cada término de leitura diária abra espaço para os comentários dos alunos, deixem falar sobre coisas de suas vidas que tenham relação com a história. Fuja das práticas didáticas de perguntas prontas sobre quem é o personagem principal e o que fez. Faça desse momento pós-leitura uma oportunidade de troca entre sensações, sentimentos e lembrança que a leitura trouxe para o grupo. No entanto, é importante lembrá-los que o assunto é o livro e deixe claro que existe um tempo disponível no planejamento para essa conversa após a leitura.
Segunda atividade: Falando sobre os avôs e as avós
Após a leitura do livro pergunte sobre os avôs e as avós da turma. Deixem contar sobre momentos vividos com esses familiares.
Faça a proposta de cada criança escrever sobre a vida de uma de suas avós ou de seus avôs.
Explique que será uma atividade de transcrição oral, isto é, cada criança vai fazer uma entrevista com o avô ou com a avó e transformar essas informações em texto, escrevendo o que foi contado por eles.
Terceira atividade: Preparando para o relato.
Organize um roteiro junto com a turma de perguntas que possam disparar os relatos.
ROTEIRO
Nome: Idade: Como foi a infância, onde viveu? Aventuras que viveu? Fatos que gostaria de contar para os netos que ainda contou? |
|
Oriente os alunos na escrita do texto. Peça que escrevam aos poucos, cada item de uma vez.
Funcionamento do trabalho: A criança pergunta o avô ou avó responde e escreve, depois pergunta outra parte da vida deles e registra.
É importante dar essas orientações de como proceder a escrita do texto e também elaborar um roteiro simples para que seus alunos possam conseguir escrever o texto.
Quarta atividade: Dividindo com o grupo
Conforme os alunos trouxerem os relatos, deixe que cada um leia para toda a turma, procure não fazer a leitura de todos os relatos em um mesmo dia para não deixar a atividade cansativa. Nesse momento já faça alguns apontamentos no texto dos alunos com relação à coerência, repetição de palavras, omissões de conectivos, aspectos que podem já serem sinalizados no momento após a leitura. Explique para os alunos que estas correções são necessárias para que o texto fique mais bonito para a exposição e que desta forma também estarão aprendendo a escrever melhor.
Quinta atividade: Corrigindo
Após a apresentação de todos os relatos organize a turma em duplas e entregue os textos invertidos para correção, isto é, um vai ler o texto que o outro produziu e fazer as anotações de possíveis mudanças.
Esta atividade promove a responsabilidade no grupo em colaborar com a construção do conhecimento da turma.
No próximo momento, cada criança vai explicar o que anotou no texto do outro e juntos vão decidir qual a correção que deverá ser feita. Circule pela sala para tirar as dúvidas que a dupla tenham, sendo o referencial para a turma.
Recolha os textos e faça uma revisão. Traga para sala as dificuldades mais recorrentes no grupo e peça que copiem o texto consertando o que foi pontuado pela sua correção.
Sexta atividade: Outra história
Leia o livro Guilherme Augusto Araújo Fernandes.
Autor: Mem Fox
Editora Brinque Book
Este título é o nome do personagem, que era vizinho de um asilo de idosos, todos seus amigos. Mas era de Antônia que ele mais gostava. Quando soube que ela perdera a memória, quis saber o que isso significava e foi perguntar aos outros do asilo. Como resposta, ouve que memória é algo: bem antigo, que faz chorar, faz rir, vale ouro e é quente. Então monta uma cesta e vai levá-la a Antônia. Quando ela recebe os presentes 'maravilhosos', conchas, marionete, medalha, bola de futebol e um ovo ainda quente, cada um deles lhe devolve a lembrança de belas histórias.
Depois de ler pergunte sobre o que fala a história.
Explore o conteúdo do texto e proponha uma caixa de memórias dos avôs ou das avós.
Peça que cada aluno traga, com a permissão dos avós, um objetos que os façam lembrar-se de suas memórias.
Oriente os alunos a ouvirem a história e a importância que o objeto tem para os avôs ou avós para depois recontar para seus amigos na roda.
Proponha que cada aluno escreva uma legenda para o objeto que trouxe do avô ou da avó, colocando o nome do dono do objeto, e a história que seus parentes contaram sobre o objeto.
Sétima atividade: Organizando um dia especial.
Convide os avôs e as avós, mesmo aqueles que não foram os protagonistas dos relatos, para um dia com seus netos na escola.
Monte um mural com os relatos e uma exposição com os objetos.
Coloque perto de cada objeto o texto com as explicações sobre a importância do objeto para cada avô(ó).
Oitava atividade: Avaliação
Converse com os alunos sobre o que cada um viveu nestas aulas onde puderam revisitaram a vida de seus avós.
Procure fazê-los perceber o quanto as pessoas mais velhas de nossa família têm de informações sobre nossa história e sobre o mundo.
Valorize as histórias relatadas.
Pergunte se com a aula eles descobriram coisas sobre suas vidas?
Pergunte se seus alunos se sentiram mais próximos de seus avós?
Estes dois livros complementam o assunto da aula:
Título: Avó
Coleção: Família
Autor: Guto Lins
Editora: Globo
A avaliação ocorrerá durante a aula onde o professor deverá observar se:
Através das atividades os alunos desenvolveram respeito às experiências os avós.
Durante a atividade de transcrição de relatos orais os alunos aprenderam a escrever este tipo de texto.
Com a atividade de correção em duplas os alunos produziram conhecimentos sobre a revisão ortográfica e gramatical.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!