31/01/2011
Soymara Vieira Emilião, Glória Maria de Oliveira e Miriam Kaiuca
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Construir a leitura e escrita.
Conhecer a cultura Grega.
Aprender a escrever um texto descritivo.
Pesquisar personagens da mitologia grega.
Ter algum conhecimento sobre a cultura Grega. Ser leitor e escritor.
Primeira atividade: Leitura dos mitos e registro das principais informações
Inicie a aula mostrando o livro: Divinas Aventuras - Histórias da mitologia Grega
Escrito por Heloísa Prieto
Editora: Companhia das Letrinhas
Nesse livro o professor vai encontrar a descrição de alguns personagens da mitologia grega, são eles: Atenas, Hermes, Apolo, Posêidon, Gaia, Zeus e Cronos.
Organize em seu planejamento duas semanas para ler cada dia um mito grego.
Leve um quadro para ser preenchido junto com a turma ao final de cada leitura.
Esse quadro vai ajudar no momento da atividade de elaboração do texto descritivo.
Veja abaixo um exemplo de como pode ser feito o quadro que deverá ser preenchido após cada leitura junto com a turma e ficar em um lugar visível.
Nome da personagem da mitologia grega |
Características |
Aspecto físico |
Personalidade |
Observações |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Segunda atividade: Texto descritivo coletivo
Convide o grupo para criar uma galeria dos personagens da mitologia grega para expor à comunidade escolar.
Proponha que ditem coletivamente um texto sobre o que aprenderam a respeito dos deuses da mitologia Grega até então.
Escolha junto com a sua turma um dos personagens lidos em aula para esse texto coletivo.
Permita que nesse momento as crianças consultem o quadro construído coletivamente durante a leitura dos mitos e ofereça também os textos do livro para consulta e confirmação dos dados.
Esta produção será um modelo de como se escreve um texto descritivo, que terá o professor como o escriba e que estará orientando os alunos para as características deste tipo de texto.
Relembre as ilustrações dos mitos que aparecem no livro para facilitar a ilustração.
Após a construção coletiva do texto peça que todos copiem no caderno o texto e façam uma ilustração.
Terceira atividade: Texto em dupla
Reúna os alunos em duplas e proponha que escrevam um texto, com foco na descrição de uma das personagens da mitologia grega.
Peça que cada dupla escolha um dos personagens lidos e que constam no quadro.
Lembre do quadro feito anteriormente com as características de todos os personagens e do texto produzido na atividade anterior pela turma.
No momento da escrita, deve ser discutido como colocar as informações, quais palavras e expressões usar e com a preocupação da escrita ortográfica.
Cada dupla também deve desenhar o mito grego escolhido.
Segue abaixo as imagens de alguns dos deuses relatados na aula:
APOLLO
CRONOS GAIA
HERMES ZEUS
FONTE DAS IMAGENS:
Quarta atividade: correção
Escolha alguns textos com problemas de escrita recorrentes - como o escasso uso de recursos descritivos- para discuti-lo com a turma. Depois, devolva-os e oriente a revisão. Isto é, a partir das observações coletivas feitas no quadro cada dupla vai investigar no seu texto possíveis erros. Nesse momento é importantíssimo o professor circular pela sala para orientar as duplas neste trabalho de revisão dos seus textos.
Quando todos os textos já estiverem corrigidos peça que passem a limpo para colocar na galeria, junto com o desenho.
Quinta atividade: Exposição
Organize os trabalhos, valorize a apresentação colando margens coloridas nas folhas dos textos e dos desenhos dos mitos gregos.
Reserve um dia para a visitação das outras turmas ao mural com a exposição dos trabalhos.
Escreva junto com a turma um texto para o convite destinado à comunidade escolar, aproveitando para trabalhar as características desse gênero textual.
Peça que cada aluno copie o texto do convite e faça uma ilustração.
Leve a turma para distribuir os convites para a visita à "Galeria dos Mitos Gregos" pela escola.
No dia anunciado oriente seus alunos que enquanto os outros alunos visitam a exposição, eles deverão ficar disponíveis para falar sobre os mitos com quem vier visitar.
Sexta atividade: Gincana
Após a exposição converse com seus alunos sobre o que aprenderam sobre a cultura grega.
Promova uma brincadeira sobre o conhecimento da turma sobre o assunto fazendo uma gincana com perguntas sobre os mitos estudados.
Divida a turma em dois grupos e peça que cada um elabore 5 perguntas sobre a mitologia Grega e também sobre as características de um texto descritivo.
Não se esqueça de dizer que as perguntas devem vir com as respostas.
Recolha as perguntas e faça para os grupos marcando no quadro um ponto para cada resposta correta do grupo.
Caso o grupo que fez a pergunta tenha escrito no papel a resposta errada perde um ponto.
Ao final veja o grupo vencedor e dê os parabéns pela participação de toda a turma, pois esse jogo não tem por objetivo estimular a competição e sim é mais uma maneira de organizar os conhecimentos com a turma.
Na página abaixo o professor pode encontrar algumas informações sobre textos descritivos.
http://www.brasilescola.com/redacao/descricao.htm
Na página do site Sua Pesquisa existe um texto interessante sobre a mitologia grega que pode ilustrar a aula.
A avaliação ocorrerá durante toda a aula onde o professor poderá observar a motivação e participação dos alunos e verificar os conhecimentos adquiridos sobre a cultura Grega.
No momento da construção dos textos sobre os deuses o professor deverá observar se os alunos compreenderam e utilizaram as características desse tipo de texto e se o mesmo cumpriu sua finalidade comunicativa.
Durante a aula o professor deverá observar os alunos que mais se envolveram com os estudos e conseguiram responder corretamente as perguntas da gincana.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
04/04/2011
Cinco estrelasMuito boa a pesquisa! obg...