Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


RECICLAGEM - UM TEMA MULTIDISCIPLINAR

 

07/12/2010

Autor e Coautor(es)
Simone de Alencastre Rodrigues
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Soymara Vieira Emilião, Glória Maria de Oliveira e Miriam Kaiuca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprender sobre a importância da reciclagem  para preservação do ambiente.         

Aprender a classificar os materiais.          

Elaborar um folheto explicativo sobre reciclagem.          

Reconhecer a importância da reciclagem para o bem do meio ambiente.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ser leitor e escritor na fase inicial.

Conhecer um pouco sobre os problemas ocorridos oriundos da degradação do meio ambiente e da destruição ambiental provocada pela ação do homem.

Estratégias e recursos da aula

Recursos da aula:

Materiais reciclados

Livro: O saci e a reciclagem do lixo

Caixas para armazenar os materiais.

Estratégias da aula:

Primeira atividade:

Inicie a aula com a turma em roda e leia o livro:  

"O saci e a reciclagem do lixo"

Coleção: VIRAMUNDO

Autor: BRANCO, SAMUEL MURGEL

Editora: MODERNA EDITORA

Sinopse:

O Saci, o simpático personagem do nosso folclore que adora fazer travessuras e enganar pessoas, resolveu aprontar uma grande confusão em Jequitibá. Ele catou todos os cacos de vidro que estavam no lixo e levou tudo de volta para a fábrica de garrafas. Em seguida, catou as latas enferrujadas e sujas e levou para a fábrica de latas. Não contente, fez a mesma coisa com a fábrica de plásticos e papelão. O fato é que o moleque, sem querer, tinha resolvido os problemas da cidade. Ele havia despertado a idéia nos fabricantes para reciclarem vidros, metais, plásticos e papéis. Desde então, foi possível realizar um ciclo entre a produção, o uso e o reaproveitamento de vários materiais.

 

Segunda  atividade:

Faça perguntas que oriente a compreensão da história e converse com seus alunos sobre o que eles sabem sobre o tema reciclagem.

Anote as informações coletadas em um blocão para retomá-las sempre que necessário.

Leia com seus alunos o texto sobre a reciclagem retirado de site "Sua pesquisa. com" para ajudar na compreensão e ampliação dos conhecimentos sobre o assunto.

 http://www.suapesquisa.com/reciclagem/  

Reciclagem

  

Símbolo Internacional da reciclagem 

Introdução 

Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade  foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificou os benefícios que este procedimento trás para o planeta Terra.

Importância e vantagens da reciclagem.

A partir da década de 1980, a produção de embalagens e produtos descartáveis  aumentou significativamente, assim como a produção de lixo, principalmente nos países desenvolvidos. Muitos governos e ONGs estão cobrando de empresas posturas responsáveis: o crescimento econômico deve estar aliado à preservação do meio ambiente. Atividades como campanhas de coleta seletiva de lixo e reciclagem de alumínio e papel, já são comuns em várias partes do mundo.

No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera riquezas, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção. Outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades. Muitos desempregados estão buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famílias. Cooperativas de catadores de papel e alumínio já são uma boa realidade nos centros urbanos do Brasil.  

Muitos materiais como, por exemplo, o alumínio pode ser reciclado com um nível de reaproveitamento de quase 100%. Derretido, ele retorna para as linhas de produção das indústrias de embalagens, reduzindo os custos para as empresas. Muitas campanhas educativas têm despertado a atenção para o problema do lixo nas grandes cidades. Cada vez mais, os centros urbanos com grande crescimento populacional, têm encontrado dificuldades em conseguir locais para instalarem depósitos de lixo. Portanto, a reciclagem apresenta-se como uma solução viável economicamente, além de ser ambientalmente correta.

Nas escolas, muitos alunos são orientados pelos professores a separarem o lixo em suas residências. Outro dado interessante é que já é comum nos grandes condomínios a reciclagem do lixo.  Símbolos da reciclagem por material Assim como nas cidades, na zona rural a reciclagem também acontece. O lixo orgânico é utilizado na fabricação de adubo orgânico para ser utilizado na agricultura. Como podemos observar, se o homem souber utilizar os recursos da natureza, poderemos ter , muito em breve, um mundo mais limpo e mais desenvolvido. Desta forma, poderemos conquistar o tão sonhado desenvolvimento sustentável do planeta.

Exemplos de Produtos Recicláveis

-Vidro: potes de alimentos (azeitonas, milho, requeijão, etc), garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro.

- Papel: jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel.

- Metal: latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre, alumínio.

- Plástico: potes de plástico, garrafas PET, sacos plásticos, embalagens e sacolas de supermercado.

Terceira atividade:

Liste os materiais que podem ser reciclados.

Peça para os alunos trazerem de casa  materiais diversos para serem classificados de acordo com as orientações de reciclagem.

Mostre os principais materiais utilizados para reciclagem e seus símbolos.

Fonte: Google imagens

Faça uma lista de embalagens e outros produtos que fazem parte do dia-a-dia das famílias que podem ser reciclados.

A listagem servirá de base para a seleção dos materiais em casa.

Quarta atividade:

Para esta atividade, solicite que sua escola providencie caixas coletoras próprias para reciclagem, ou na impossibilidade dessa aquisição, utilize caixas de papelão devidamente identificadas.

No dia marcado inicie o processo de separação dos materiais. Deixe que cada aluno mostre o que trouxe e guarde na lixeira adequada.

Quinta atividade:

Proponha à turma a elaboração de um manual explicativo sobre a reciclagem que será  distribuído para as famílias e às outras turmas da escola, a fim de compartilhar com o maior número possível de pessoas a importância das informações aprendidas.

Divida a turma em grupos de 3 a 4 crianças e oriente-os na construção do manual:

1) As crianças deverão escrever um texto resumindo as ideias principais sobre o assunto, orientando-se pelos textos lidos nas atividades anteriores.

2) No texto deve estar escrito o que é a reciclagem, sua importância para o meio ambiente, podemos ajudar na separação do lixo e quais materiais devem ser separados.

3) Ajude os grupos na revisão do texto, fazendo a leitura e discutindo as correções no  momento em que o grupo estiver fazendo a revisão. Neste momento priorize a forma do texto, isto é,  se  está cumprindo sua função de informar brevemente o assunto  e ensinar como reciclar os materiais.

4) Recolha os textos faça uma revisão mais detalhada, observando a ortografia e aspectos gramaticais.

5) Retorne com os textos em sala, leia para a turma apontando os erros mais comuns da turma e discutindo com o grupo. Faça um momento de correção dos textos pelos grupos que seguirão os seus apontamentos para fazerem as correções. 

6) Oriente cada grupo para a preparação de desenhos que ilustrem o texto elaborado.

Sexta atividade: Encontro com a Direção da escola

Reúna seus alunos para uma conversa com a Direção da escola.

Deixe que  apresentem o que estudaram e ressaltem a importância do engajamento da escola em atitudes pelo meio ambiente.

Leve uma lista com sugestões de cooperativas que poderão dar o destino adequado aos materiais coletados, caso a escola adote o sistema de coleta seletiva.

Neste site existe uma relação de cooperativas somente para exemplificar, mas cada professor deve fazer uma pesquisa pela comunidade ou na internet de cooperativas de catadores de lixo recicláveis de sua cidade para levar para a Direção da escola.

http://www.catasampa.org/cooperativas.php?id_coo=1  

Sétima atividade: Avaliação

Para finalizar a aula, distribua a  poesia " Paraíso" de José Paulo Paes" e junto com os alunos faça um jogral com a poesia indicada.

 

PARAÍSO

Se esta rua fosse minha

eu mandava ladrilhar,

não para automóvel matar gente,

mas pra criança brincar.

Se esta mata fosse minha

eu não deixava derrubar.

Se cortarem todas as árvores,

onde é que os pássaros vão morar?

Se este rio fosse meu,

eu não deixava poluir.

Joguem esgotos noutra parte,

que os peixes moram aqui.

Se este mundo fosse meu,

eu fazia tantas mudanças,

que ele seria um paraíso

de bichos,

plantas e crianças.

Autor: José Paulo Paes

Livro: Poemas para brincar

Converse com seus alunos traçando um paralelo entre a poesia e os conhecimentos adquiridos na aula. Aborde com os alunos a temática da reciclagem como um dos meios para conservação do meio ambiente.

Peça que ilustrem o texto.

Aproveite para avaliar em uma conversa informal, perguntando sobre o que eles aprenderam  e se as últimas aulas sobre a reciclagem provocaram algumas mudanças no comportamento deles ou da família.

Recursos Complementares

Segue abaixo sugestões de links para a ampliação dos conteúdos da aula.

http://www.tetrapak.com/br/meio_ambiente/ciclo_de_vida_da_embalagem/pages/ciclo_da_embalagem.aspx 

http://www2.uol.com.br/ecokids/salveopl.htm#   

O próximo site apresenta uma lista de desenhos animados que tratam do tema da preservação ambiental. O professor pode incluir alguns desses desenhos em suas próximas aulas.

http://www.triangulo.org.br/site/noticiaDetalhe.asp?id=307 

Avaliação

A avaliação acontecerá durante toda a aula. O professor deverá observar a motivação dos alunos e verificar se demonstraram ter aprendido sobre a importância da reciclagem  para preservação do ambiente durante as atividades e principalmente no momento da elaboração do texto para o manual.

Na atividade de elaboração  do manual explicativo sobre reciclagem o professor poderá verificar se compreenderam a  importância do tema e se conseguiram expressar com clareza e por escrito suas ideias.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 1/3 - 33.33%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • marlene, E.M.E.I.E.F. "Professora Célia Pieroni" , São Paulo - disse:
    marluz-santos@ig.com.br

    30/08/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns, pelo seu trabalho! É tudo que eu precisava para trabalhar com a minha turma de 3º ano do ensino fundamental, por isso, tomei a liberdade de tomar emprestado as sua belíssimas aulas e acrescentar as que já tinha planejada. Obrigada, amiga! Acredito que posso considerá-la como tal. Certo? Afinal, na educação, todo trabalho considerado excelente deve ser compartilhado.


  • Ivonaldo Matias de Araujo, Escola Municipal Governador Antonio Mariz , Paraíba - disse:
    ivonaldomatias57@gmail.com

    20/07/2011

    Quatro estrelas

    Ao elaborar esta aula a Simone pensou realmente em conscientizar seus alunos que relação a importância da reciclagem, dispertando nos discentes a curiosidade do mundo da reciclagem, também buscou respeitar o conhecimento prévio dos alunos, algo que acredito que seja muito importante em uma aula seja qual fôr o conteúdo ministrado. Parabéns!!!!!!!


  • Rosenilde Moreira de brito Baima, EEB ARNALDO MOREIRA DOUAT , Santa Catarina - disse:
    rosenildem@hotmail.com

    17/02/2011

    Três estrelas

    Gostei!, poderia resaltar o uso das sacolas plásticas que não podem ser recicladas.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.