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Jogando Críquete na Escola

 

15/12/2010

Autor e Coautor(es)
RICARDO LUCAS DA ROCHA
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Jose Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O objetivo do jogo de Críquete e as regras básicas para o desenvolvimento do jogo;         

A formação das equipes, área do jogo e o sistema de pontuação.

Como é o taco de críquete e a bola;  

Criar novas regras para possibilitar a realização do jogo no ambiente escolar.   

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

O críquete

 http://olimpiadas.uol.com.br/2008/historia/modalidades-excluidas/criquete.jhtm  

Guardadas as devidas proporções, joga-se quase da mesma forma que na brincadeira de “taco” ou “bete”, praticada por crianças de todo o Brasil. Pouco conhecido por aqui, o críquete é um jogo de tacos e bola muito popular entre os países de colonização britânica. A principal diferença entre ele e o jogo de "taco" ou "bete"é que há mais gente em campo 

São 11 jogadores tentando derrubar as “casinhas” protegidas pela dupla de rebatedores. Uma partida tradicional pode durar dias, com intervalos para descanso e alimentação.

Sistema de pontuação

Vence o jogo quem mais defende suas estacas.

O campo pode ser oval ou circular, com até 150 metros de diâmetro – um gramado de futebol tem, no máximo, 120 metros de comprimento. Mas as principais ações do jogo rolam no pitch – faixa central, com 20 metros de comprimento por 3,6 metros de largura, com três pequenas estacas de madeira fincadas nas extremidades.

Cada arremessador tem direito a seis arremessos – ou um over – para tentar derrubar as estacas do adversário e eliminar um rebatedor. Em jogos de Copa do Mundo, cada tempo de jogo dura 50 overs (300 arremessos), isso se o time que lança não eliminar os dez rebatedores antes.

O jogo rola em dois tempos, e as equipes têm 11 atletas que arremessam, rebatem ou interceptam dependendo do momento do jogo. No 1º tempo, um time tem um arremessador, um receptor e nove defensores espalhados pelo campo

– seu objetivo é impedir que o adversário pontue. A equipe rival, por sua vez, conta com dois rebatedores em ação (os outros ficam de fora, aguardando sua vez de entrar)

– sua meta é proteger as estacas e mandar a bola para longe dos defensores. No 2º tempo, os times trocam de função.

O placar pode passar dos 100 pontos. Isolar a bolinha é a principal jogada para pontuar. Se a bola for rebatida para longe, os rebatedores trocam de posição cruzando o pitch seguidamente (ao cruzar, eles batem os tacos), até que um defensor pegue a bola e ameace as estacas – cada cruzada vale 1 ponto. Caso a bola seja rebatida para fora do campo sem tocar o solo, são 6 pontos; se picar no chão antes de sair, 4 pontos. O time que está rebatendo também ganha 1 ponto quando o arremessador vacila e joga a bola fora do alcance do taco

Arremessos

No momento do arremesso, o jogador tem que girar o braço sem dobrar o cotovelo. A bola deve ser lançada durante a corrida, com os pés do atleta dentro da área pintada (crease). Em geral, busca-se fazer com que a bola pique no solo antes de chegar às estacas. O quique dificulta a vida do rebatedor.

Peças e acessórios

O taco de madeira mede até 96,5 centímetros e pesa quase 1,5 quilo. As rebatidas são feitas com a face lisa do taco. A bola, feita de cortiça e revestida com couro, pesa cerca de 160 gramas e tem quase 7 centímetros de diâmetro. Acessórios como pads (o caneleirão que vai do tornozelo até acima do joelho), capacetes e boxes 3 (protetores genitais) resguardam os atletas de eventuais boladas. As luvas protegem as mãos.

Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/esporte/pergunta_425057.shtml  

AULA 1

ATIVIDADE I

O professor pedirá a turma que faça uma pesquisa sobre o jogo críquete e os grupos apresentarão seus trabalhos. A turma será dividida em grupos e cada um será responsável por um tema. Exemplo: tema 1 (origem do jogo), tema 2  (história e criação), tema 3 (regras do jogo), tema 4 (material esportivo utilizado para a prática do críquete) e tema 5 (críquete no Brasil).

ATIVIDADE II

No laboratório de informática ou de posse de um computador portátil o professor passará um vídeo do jogo de críquete para os alunos.

http://www.youtube.com/watch?v=4Zy2nkEccKI 

http://www.youtube.com/watch?v=gqrr3p_y2nk&feature=related 

AULA 2

ATIVIDADE I

Alunos divididos em duplas e o aluno com o taco de críquete será o rebatedor.O aluno com a bolinha de críquete ou de borracha será o lançador. Frente a frente, afastados um do outro a uma distância que lhes permita rebater a bolinha de críquete entre eles:

1) abaixo da cintura;

2) acima da cabeça;

3) à direita e à esquerda.

ATIVIDADE II

Os alunos divididos em duplas e com uma bolinha de críquete ou uma bolinha de borracha e distantes um do outro seis metros treinaram o movimento de lançar a bolinha um para outro sem deixar a bolinha cair.

ATIVIDADE III

Os alunos divididos em duplas (2X2) jogaram entre si uma pequena partida de dez pontos. Cada time tentará derrubar as “casinhas” protegidas pela dupla de rebatedores

AULA 3

O professor montará um jogo de críquete buscando a similaridade com o jogo oficial. o número de jogadores será proporcional ao espaço disponível."É necessário reduzir o número de jogadores para se garantir uma maior segurança entre os participantes. Sugere-se que em uma quadra se utilize cerca cinco ou seis jogadores por equipe. O jogo acontecerá em dois tempos, e as equipes terão o número de arremessadores correspondente ao número de jogadores de sua equipe, que irão também rebater ou interceptar dependendo do momento do jogo. No 1º tempo, um time terá um arremessador, um receptor e defensores espalhados pelo campo. No 2º tempo, os times trocam de função.

Recursos Complementares
Avaliação

Verificar se os alunos compreenderam a dinâmica do jogo e sua principais regras.         

Pedir que apontem especificamente como é  a formação das equipes.

Identificar as adaptações as regras realizadas no jogo.  

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