17/01/2011
Simone Alencastre, Miriam Kaiuca, Gloria Maria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Os alunos devem ser escritores e leitores iniciantes
Exponha pela sala as seguintes imagens do artista Lagar Segall:
Fonte das Imagens: http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-br&rls=com.microsoft%3Apt-br%3AIE-SearchBox&rlz=1I7GFRE_pt-BR&biw=1003&bih=493&tbs=isch%3A1&sa=1&q=lagar+segall&btnG=Pesquisar&aq=f&aqi=&aql=&oq=
Solicite aos que alunos observem uma a uma.
Pergunte:
Permita que eles expressem suas opiniões livremente. Não há respostas certas ou erradas. A proposta é a apreciação e da observação das obras.
2º ATIVIDADE:
Proponha uma releitura da obra e a produção textual justificando a escolha. Exemplo:
Circule entre a turma para tirar as dúvidas e fazer intervenções quanto à estrutura textual e a ortografia.
Organize a turma em roda para apresentação dos trabalhos de cada um para o grande grupo.
Afixe os trabalhos no mural da classe.
3º Atividade:
Provoque-os a pensar como seria o artista por traz daquelas obras. Onde nasceu? Quando? Foi casado? Teve filhos? Por que a família é representada em tantas obras? e etc.
Produza coletivamente um roteiro para uma pesquisa bibliográfica sobre o autor. Modelo de roteiro:
Leve-os para o laboratório de informática, organizados em duplas, para pesquisar sobre Lagar Segall.
Para melhor orientar a pesquisa indique sites de pesquisa diferentes para cada dupla. Segue uma lista de sugestões de endereços de pesquisa.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lasar_segall
http://www.museusegall.org.br/
http://www.sampa.art.br/biografias/lasarsegall/cronologia/
http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u356.jhtm
Circule entre os computadores para orientar os alunos, acolher as dúvidas e dar sugestões.
Ao retornar para sala, reúna-os em roda e peça que compartilhem as aprendizagens realizadas através da pesquisa.
4º Atividade:
Trabalhe o conceito de biografia com os alunos:"A Biografia (grego: βιογραφία , de βíος - bíos, vida e γραφή – gráphein, escrever) é um gênero literário em que o autor narra a história da vida de uma pessoa ou de várias pessoas."
Apresente um exemplo de biografia:
" BIOGRAFIA MONTEIRO LOBATO
O escritor José Renato Monteiro Lobato nasceu no dia 18 de Abril de 1882, na cidade de Taubaté no estado de São Paulo, mudou seu nome para José Bento Monteiro Lobato, para poder usar a bengala que herdou do pai José Bento Marcondes Lobato, gravada com as iniciais JBML. Monteiro Lobato é considerado o principal autor da literatura infanto-juvenil brasileira. Com ele ocorre uma verdadeira revolução no gênero, até então marcada por textos de preocupações moralistas, patrióticas e ufanistas, que ao invés de divertirem as crianças, procuravam doutriná-las. Formou-se em Direito e recebeu o grau de bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, exerceu o cargo de promotor do Ministério Público durante sete anos. Em 1908, casou-se com Maria Pureza da Natividade, com quem teve os filhos Edgar, Guilherme, Martha e Ruth. Nesse período, colabora com a imprensa e dedica-se a traduções. Em 1911, morre seu avô materno, o Visconde de Tremembé de quem herdou a fazenda Buquira, abandonou a promotoria e tornou-se fazendeiro, mas por causa das enchentes, das geadas, etc., enfrentou sérias dificuldades e em 1917 foi obrigado a vender sua fazenda. Lobato compra em 1918 a Revista Brasil e funda a primeira editora do país, a Monteiro Lobato & Cia., onde começa a publicar os seus livros (começando com Urupês, neste mesmo ano) e de vários autores nacionais, inclusive modernistas. Em 1925 a editora vai a falência, surgindo a Companhia Editora Nacional. No ano seguinte, é nomeado adido comercial em Nova Iorque e parte para os Estados Unidos, onde ficara por cinco anos. Em 20 de Março de 1941, Monteiro Lobato é preso e submetido a julgamento perante o Tribunal de Segurança Nacional, por causa de uma carta escrita ao então ditador Getúlio Vargas, a respeito do problema do petróleo. Foi libertado após 90 dias de encarceramento, graças à intervenção de amigos prestigiosos. Depois da morte de um de seus filhos, muda-se para a Argentina (1946), mas não se acostumou com o clima e em 1947 regressa ao Brasil. Apesar do ânimo combalido por sofrimentos e decepções, ainda participa da vida pública do país. Lobato morreu no dia 04 de Julho de 1948, de madrugada, durante o sono, vitima de um espasmo vascular. Algumas de suas principais obras foram: Urupês, Idéias de Jeca Tatu, Negrinho (conto), O Sitio do Pica-Pau Amarelo e Reinações de Narizinho (literatura infantil)."
Fonte: http://pt.shvoong.com/books/biography/1771313-monteiro-lobato/
Leia a biografia para a turma.
Solicite que eles marquem, com o marca texto, as informações que a turma compreender como importante para o entendimento da vida do autor.
Liste na lousa alguns conectivos que auxiliam a construção do texto e peça que a turma localize outros e lhe diga para que seja anotado também no quadro.
Chame atenção para o tempo verbal utilizado, passado, e a pessoa do verbo, 3º pessoa do singular. Não é necessário informar a nomenclatura nem o conceito, apenas destacar e fazê-los perceber se a mesma frase fosse no presente ou no futuro e se fosse utilizada a 1º pessoa do singular ou a 1º pessoa do plural alteraria a informação apresentada. As comparações entre uma construção textual entre tempos verbais ou pessoa o verbo e outra facilitam a compreensão desses conceitos sem a necessidade, neste momento, do registro teórico. Diga-lhes:
Trabalhe a temática na oralidade e posteriormente solicite que registrem as aprendizagens no caderno.
5º Atividade;
Compreende-se que o uso de bons modelos para leitura e escrita é ponto de partida para apropriação do texto, ou seja, conhecer as especificidades de um texto: o conteúdo, as funções, as tramas e caracterizações linguísticas.É a partir do contato freqüente com bons modelos de um gênero específico que o aluno torna-se capaz de escrever adequadamente um texto de autoria, respeitando e reconhecendo suas especificidades. Desta forma, a partir do estudo e a análise feito sobre a biografia de Monteiro Lobato e a pesquisa feita no laboratório sobre Lagar Segall, proponha a produção da biografia de Segall.
Circule entre as mesas tirando dúvidas, mediando e acrescentando informações.
Organize uma roda para socialização das produções escritas para o grande grupo.
6º Atividade:
Organize um seminário sobre Lagar Segall e sua obra, onde o público alvo seja outra turma da escola.
Divida as temáticas a serem apresentadas por pequenos grupos.
Poderá ser considerado como temática:
A pesquisa pode ser ampliada, com novas consultas aos sites de pesquisa.
O trabalho do seminário, além de trabalhar a sistematização do conhecimento, se destina a desenvolver a oralidade e o uso da linguagem adequada à finalidade proposta
Para estudo do professor:
http://www.culturainfancia.com.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&catid=100:artigos-e-teses&id=450:a-oralidade-na-sala-de-aula&Itemid=56 http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/projeto-biografias-e-autobiografias-426186.shtml
O professor deverá avaliar:
Cinco estrelas 1 classificações
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14/04/2013
Cinco estrelasgostei muito do seu progeto,incentiva os professores e os ajudam com suas aulas,tornanduas mais legais e interesantes.Meus alunos so tiraram notas altas e aprenderam muito.Os pais ficaram muiticimos satisfeitos.OBRIGADA!