06/04/2011
Ruth Odenes da Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Com estas aulas os alunos poderão:
- aprender a importância de se ter uma casa para morar, de forma que valorizem as suas da maneira como são;
- conhecer diferentes tipos de moradias existentes como, por exemplo, as ocas, casas flutuantes, entre outras;
- identificar os diversos materiais de que são construídas as casas.
Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:
- Língua escrita (análise sobre a língua, leitura e elaboração de textos);
- Interpretação de textos por meio do contato com textos, imagens e música.
Em uma roda de conversa levantar os conhecimentos que os alunos possuem com relação à moradia, todas as pessoas tem casa para morar? Todas as casas são iguais, todas são construídas com os mesmos materiais? Por que todos precisam ter um lugar para morar?
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa com a participação da turma para cantar a música “A casa” de Vinicius de Moraes.
- Aula colaborativa e cooperativa através do trabalho em grupos para a criação dos painéis e na socialização do desenho criado no paint sobre a sua casa .
- Aparelho de som
- Caixa amplificada
- Sala de tecnologias
- Sala de vídeo
- Livros e revistas
1º momento
Apresentar aos alunos a história dos três porquinhos no data show, e após assistirem o vídeo fazer alguns questionamentos, como era a casa dos porquinhos, quais materiais foram utilizados na construção dos mesmos? Qual era mais resistente? Vocês conhecem alguém que mora em casa de palha? Após os questionamentos os alunos farão um desenho sobre a história escrevendo o nome dos materiais dos quais as casas eram feitas.
Com a finalidade de favorecer a reflexão dos alunos acerca da importância de se ter uma moradia, o professor deverá fazer as seguintes perguntas:
- Por que é importante ter uma casa para morar?
- Quando está chovendo procuramos o quê? Um teto - sim ou não?
- Uma casa nos protege? Do quê?
- E os animais, eles têm uma moradia?
- Qual a casa dos pássaros?
- E quando está frio ou muito sol nós e também os animais procuramos o que para nos proteger?
- É possível que um animal feroz entre em nossa casa? Por quê?
A intenção é que por meio desses questionamentos, os alunos sejam levados a refletir que a casa serve como abrigo para os seres vivos (homens e animais), os protegendo do frio, da chuva, do calor, de perigos (como de animais ferozes, por exemplo) etc.
Com o objetivo de trabalhar aspectos da Língua Portuguesa, como o do significado das palavras, sugerimos que o professor peça que os alunos, individualmente, procurem no dicionário o significado da palavra abrigo. Para tanto, o professor deverá providenciar dicionários aos alunos, ou levá-los ao laboratório de informática da escola para que acessem dicionários on-line.
De acordo com o dicionário do Aurélio, a palavra abrigo significa:
s.m. Lugar onde se fica protegido da chuva, do perigo etc.: procurou um abrigo debaixo da ponte. / Fig. Refúgio, proteção: achou na amizade abrigo contra o desespero. / Casa de caridade onde se recolhem os desamparados: abrigo de menores. / Ambiente protegido natural ou artificialmente contra os efeitos de um bombardeio: abrigo antiatômico. (Sin.: asilo, refúgio, retiro.) // &151; loc. adv.
Fonte: http://www.dicionariodoaurelio.com/Abrigo
Acesso em: 14. Setembro. 2010.
Ainda, por meio de pesquisas no dicionário on-line, sugerimos que o professor peça que os alunos procurem os significados das palavras lar, moradia e estadia, para que possam perceber quais são as diferenças que existem entre elas.
O professor poderá pedir para que alguns alunos leiam o significado de tais palavras e em seguida deverá perguntar o que eles acharam da definição da palavra, se têm alguma dúvida, e se o que eles achavam antes (conhecimento prévio) mudou...
2º momento
Fazer pesquisa na internet para observar os diferentes tipos de moradias em diferentes lugares, como palafitas, tendas iglus, castelos, e os materiais que foram usados em suas construções.
Link da pesquisa:http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=Diferentes+tipos+de+moradias&btnG=Pesquisar+imagens&gbv=2&aq=f&oq=)
Abaixo estão os links de alguns sites indicados para que os alunos possam efetuar a pesquisa:
http://www.suapesquisa.com/indios/oca.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Iglu
http://www.brasiloeste.com.br/foto/jalapao/227/casas-de-sape
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pal%C3%A1cio
http://pt.wikipedia.org/wiki/Palafita
http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/images/2125_bangladesh/021405_palafitas.jpg
3º momento - Registro da pesquisa
Após a pesquisa na internet os alunos farão desenhos dos diferentes tipos de moradias observadas para fazerem uma exposição dos desenhos na sala de aula. E posteriormente em grupo irão procurar gravuras em livros e revistas para montarem alguns painéis.
4º momento
Ouvir e cantar com os alunos a música “A casa” de Vinicius de Moraes.
Trabalhar a letra da Música fazendo alguns questionamentos como: essa casa citada na poesia existe?
Pode existir CASA sem teto e sem parede?
Imagine como seria esta casa e faça um desenho para representá-la.
Depois solicitar aos alunos que escrevam um pequeno texto contando como é a sua casa. Observando os seguintes critérios:
- tamanho;
- material de construção;
- localização.
5º momento
Após terem feito a produção de texto, os alunos deverão fazer um desenho no paint sobre a sua casa e escrever uma frase sobre ela, depois será tudo impresso e compartilhado com os colegas.
Recursos educacionais adicionados na aula:
Nome: Os três Porquinhos Tipo: Vídeo
http://www.youtube.com/watch?v=kL5EjA2xu3k
Nome: A Casa Tipo: Áudio - Coleção Arca de Noé
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam a importância da casa como abrigo, e que por isso, devem valorizar suas casas, da maneira como são, bem como reconhecer os diferentes tipos de moradias em diferentes lugares e os diversos materiais usados nas construções das mesmas.
O professor deverá avaliar também os seguintes aspectos:
- Língua escrita (análise sobre a língua, leitura e elaboração de textos informativos);
- Interpretação de textos por meio do contato de música e poesias.
Quatro estrelas 6 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
11/10/2013
Cinco estrelasParabéns! Ótimo trabalho!
17/06/2013
Cinco estrelasAdorei! Muito legal!
13/03/2013
Cinco estrelasnota 10 parabéns pela contribuição .
20/05/2012
Quatro estrelasGostei muito desta atividade, pois temos que insentivar os nossos alunos a valorizar o que tem como: a moradia, a escola pública, os pais, os professores, os bons amigos, a comunidade onde vive etc.
09/11/2011
Quatro estrelasAchei muito interessante a metodologia utilizada para apresentar aos alunos o conteúdo, pois, acredito que através do lúdico, da história e principalmente a reflexão faz com que o aluno perceba e valorize a importância de se ter um lar independente de que matéria prima é feita a moradia.
08/04/2011
Cinco estrelasGOSTEI MUITO! A AULA É INTERDISCIPLINAR E FAZ A LIGAÇÃO DA STE E SALA COMUM COMO DEVE SER.