14/01/2011
Paloma Alinne Alves Rodrigues e Andréa Marques Leão Doscher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Movimentos sociais / direitos / cidadania |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Médio | Sociologia | Indivíduo, identidade e socialização |
Conceituar a Síndrome de Asperger: o que é, causas, características e tratamento;
Aprender sobre as diferenças entre os conceitos de Síndrome, Deficiência e Doença;
Aprender sobre a inclusão da criança com Asperger no contexto escolar: sua importância social e educacional, e o que fazer para participar ativamente deste processo.
Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para esta aula.
As estratégias utilizadas serão:
• Aula interativa;
• Sala de vídeo;
• Utilização do laboratório de Informática.
Motivação:
Estando os alunos em duplas e organizados no laboratório de informática, o professor deverá distribuir para cada dupla o Jogo de Palavras-Cruzadas, conforme disponível abaixo (Fig. 1).
Figura 1: Palavras cruzadas
Disponível em: http://www.4shared.com/photo/_y7hF0Tb/caa_palavras_3.html Acessado em: 27 Outubro 2010.
Fonte: Do autor.
Feito isso, cada dupla deverá descobrir a definição de cada uma das palavras Deficiência, Síndrome e Doença que se encontram disponíveis na Palavras-Cruzadas.
Quando todos terminarem, cada dupla deverá pesquisar em dicionários, impressos ou eletrônicos, a definição destas palavras para verificar se as mesmas foram escritas no local adequado.
Sugestão de sites para a pesquisa
Figura 2: Imagem do Dicionário Eletrônico Michaelis
Feito isso, o professor deverá questionar os alunos por meio da seguinte pergunta:
Vocês já ouviram falar sobre a Síndrome de Asperger?
Quando todos terminarem de expressar as suas opiniões, o professor deverá dizer que o tema da aula será sobre a Síndrome de Asperger.
Atividade 1
Neste momento, o professor deverá mostrar aos alunos o vídeo “Conheça a menina Laura, que tem síndrome de Asperger” (Fig.3), com duração de 09 minutos e 12 segundos, conforme postado abaixo. O vídeo versa sobre a história familiar e social de Laura - uma menina com Síndrome de Asperger.
Link do vídeo “Conheça a menina Laura, que tem síndrome de Asperger”
http://www.youtube.com/watch?v=gGXoEyd_OPU&feature=related Acessado em: 27 Outubro 2010.
Figura 3: Vídeo “Conheça a menina Laura, que tem síndrome de Asperger”
Sugestão:
O professor poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo para os alunos no laboratório de informática ou na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
Em seguida, o professor deverá promover e mediar uma discussão por meio do roteiro abaixo.
Roteiro de Discussão:
1. Qual o principal assunto retratado no vídeo?
2. Qual a Síndrome de Clara?
3. Quais foram os sintomas de Clara na infância, os quais são retratados pela mãe dela sobre a Síndrome de Asperger?
4. Com quantos anos Clara foi diagnosticada com a Síndrome de Asperger?
5. Como a mãe de Laura sentiu-se ao saber que ela tinha Síndrome de Asperger?
6. Vocês acham que o apoio da família foi importante para a socialização de Laura em sociedade?
7. Qual o tipo de acompanhamento médico que Laura teve quando era mais nova?
8. Laura teve dificuldades de ir para a escola? Ela participa de atividades escolares? Quais?
9. Laura tem muitos amigos? Eles gostam dela?
10. O que Laura gosta de fazer em seu cotidiano?
11. A escola foi importante para que a Laura iniciasse aulas de música?
Atividade 2
Finalizada a discussão, estando os alunos em grupos – junção de duas duplas - cada grupo deverá escolher um dos temas abaixo para iniciar uma pesquisa acerca da Síndrome de Asperger.
Temas para a pesquisa
Sugestão de sites para a pesquisa:
http://www.bengalalegal.com/asperger.php
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-44462006000500002&script=sci_arttext
http://www.amar-ela.com/sindrome-de-asperger
http://www.autismo-br.com.br/home/As-vida.htm
http://www.autismo-br.com.br/home/As-geral.htm
http://www.autismo-br.com.br/home/As-escol.htm
http://www.ama.org.br/html/info_visa.php (Fig. 4)
Figura 4:Site da Associação do Amigo do Autista
Em seguida, cada grupo deverá apresentar oralmente para a classe os resultados de suas pesquisas. É importante que o professor medie este momento para esclarecer dúvidas ou conceitos errôneos.
Feito isso, o professor deverá fazer o seguinte questionamento aos alunos:
Se um dos seus amigos tivesse a Síndrome de Asperger, como você se comportaria?
Atividade 3
Quando todos terminarem de expressar as suas opiniões, o professor deverá apresentar aos alunos o vídeo “Mary & Max - Síndrome de Asperger”, o qual tem a duração de 02 minutos e 57 segundos. O vídeo, conforme postado abaixo, mostra o personagem Max – que tem Síndrome de Asperger, escrevendo uma carta para a sua amiga Mary,que não tem a referida síndrome, sobre a sua vida e as dificuldades que tem em sua vida devido a Síndrome.
Link do vídeo “Mary & Max - Síndrome de Asperger”
http://www.youtube.com/watch?v=mSSCIqsvQK4&feature=fvst Acessado em: 26 Outubro de 2010
Figura 5:Vídeo “Mary & Max - Síndrome de Asperger”
Sugestão:
O professor poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo para os alunos no laboratório de informática ou na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
Em seguida, o professor deverá iniciar uma conversa sobre o vídeo de forma que os alunos deem suas opiniões sobre este – o que acharam etc. Para isso, sugerimos o roteiro abaixo.
Roteiro de conversa
1. O que Max estava fazendo?
2. Há quanto tempo eles - Mary e Max - não se comunicavam?
3. O que acontecia com Max quando ele recebia uma carta de Mary?
4. Qual a síndrome de Max?
5. Como Max chama a Síndrome de Asperger?
6. O que Max fez quando mais jovem para auxiliá-lo nos momentos em que estava confuso?
7. O que Max gostaria de fazer corretamente?
Atividade 4
Nesta etapa, cada grupo deverá elaborar uma carta, em resposta a carta que Max enviou para a sua amiga Mary. Desta forma, cada grupo deverá responder a carta de Max como se fosse Mary. Finalizada a atividade, cada grupo deverá ler a sua carta para a classe, sendo que os demais alunos deverão dar suas impressões sobre esta - se concordaram etc.
Ao término da aula, é importante que todos os alunos tenham compreendido que a pessoa que tem Síndrome de Asperger possui dificuldades para estabelecer e manter relacionamentos sociais, mas que possui o seu cognitivo preservado e pode desenvolver - como qualquer outra pessoa -diversas atividades do cotidiano, como ir para a escola, ao mercado, assistir televisão entre outras.
Sugestão de Atividade:
Nesta etapa, os alunos deverão sistematizar as informações adquiridas nas atividades anteriores. Para isto, sugerimos a montagem de um painel com o tema “Asperger: você sabe o que é?”
Para a elaboração do painel, sugerimos que os alunos utilizem o papel metro e cartolina. Inicialmente, os alunos deverão colocar o papel metro no chão da sala. Em seguida, deverão fazer cartazes com textos e desenhos que retratem suas reflexões e discussões sobre o tema trabalhado nestas aulas - Síndrome de Asperger, de acordo com as pesquisas realizadas e vídeo assitido e discutido. Quando todos terminarem, cada grupo deverá colar a sua cartolina no papel metro e afixar o painel em um local no qual haja circulação de pessoas da escola.
Os links abaixo se referem à Síndrome de Asperger:
http://www.psicologia.com.pt/artigos/textos/A0254.pdf
http://www.indianopolis.com.br/si/site/1159
http://psicologiaparatodos.orgfree.com/blogpsicologia/sindrome-de-asperger/
http://aspergerknowledge.blogspot.com/2010/09/associacao-europeia-de-adultos-com.html
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos da aula. É importante que o professor perceba ao final das aulas, se os alunos compreenderam que a pessoa com Síndrome de Asperger possui dificuldade de socialização, de demonstrar sentimentos, entre outras características, mas que em muitos casos, pode ser sociável e desenvolver diversas atividades como estudar, trabalhar, etc. Além disso, a avaliação deverá ocorrer durante o desenvolvimento das atividades.
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