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Síndrome de Asperger. Vamos entender?

 

14/01/2011

Autor e Coautor(es)
Maria Hilda Ruas de Andrade
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MIRANTE DO PARANAPANEMA - SP ZULENKA RAPCHAN PROFA

Paloma Alinne Alves Rodrigues e Andréa Marques Leão Doscher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Movimentos sociais / direitos / cidadania
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conceituar  a Síndrome de Asperger: o que é, causas, características e tratamento;

Aprender sobre as diferenças entre os conceitos de Síndrome, Deficiência e Doença;

Aprender sobre a inclusão da criança com Asperger no contexto escolar: sua importância social e educacional, e o que fazer para participar ativamente deste processo.

Duração das atividades
Aproximadamente 200 minutos, quatro (4) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

• Aula interativa;

• Sala de vídeo;

• Utilização do laboratório de Informática.

Motivação:   

Estando os alunos em duplas e organizados no laboratório de informática, o professor deverá distribuir para cada dupla o Jogo de Palavras-Cruzadas, conforme disponível abaixo (Fig. 1).                           

Figura 1: Palavras cruzadas

Disponível em:  http://www.4shared.com/photo/_y7hF0Tb/caa_palavras_3.html    Acessado em: 27 Outubro 2010.  

Fonte: Do autor.  

Feito isso, cada dupla deverá descobrir a definição de cada uma das palavras Deficiência, Síndrome e Doença que se encontram disponíveis na Palavras-Cruzadas.   

Quando todos terminarem, cada dupla deverá pesquisar em dicionários, impressos ou eletrônicos, a definição destas palavras para verificar se as mesmas foram escritas no local adequado.   

Sugestão de sites para a pesquisa   

http://michaelis.uol.com.br/  

http://www.priberam.pt/dlpo/  

http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=defici%EAncia     (Fig.2)                        

Figura 2: Imagem do Dicionário Eletrônico Michaelis       

Feito isso, o professor deverá questionar os alunos por meio da seguinte pergunta:   

Vocês já ouviram falar sobre a Síndrome de Asperger?     

Quando todos terminarem de expressar as suas opiniões, o professor deverá dizer que o tema da aula será sobre a Síndrome de Asperger.     

Atividade 1 

Neste momento, o professor deverá mostrar aos alunos o vídeo “Conheça a menina Laura, que tem síndrome de Asperger” (Fig.3), com duração de 09 minutos e 12 segundos, conforme postado abaixo. O vídeo versa sobre a história familiar e social de Laura - uma menina com Síndrome de Asperger.   

Link do vídeo “Conheça a menina Laura, que tem síndrome de Asperger”

http://www.youtube.com/watch?v=gGXoEyd_OPU&feature=related                    Acessado em: 27 Outubro 2010.                      

Figura 3: Vídeo “Conheça a menina Laura, que tem síndrome de Asperger”     

Sugestão: 

O professor poderá gravar o vídeo em DVD e  apresentá-lo para os alunos no laboratório de informática ou na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.        

Em seguida, o professor deverá promover e mediar uma discussão por meio do roteiro abaixo.

Roteiro de Discussão:

1.      Qual o principal assunto retratado no vídeo?

2.      Qual a Síndrome de Clara?

3.      Quais foram os sintomas de Clara na infância,  os quais são retratados pela mãe dela sobre a Síndrome de Asperger?

4.      Com quantos anos Clara foi diagnosticada com a Síndrome de Asperger?

5.      Como a mãe de Laura sentiu-se ao saber que ela tinha Síndrome de Asperger?

6.      Vocês acham que o apoio da família foi importante para a socialização de  Laura em sociedade?

7.      Qual o tipo de acompanhamento médico que Laura teve quando era mais nova?

8.      Laura teve dificuldades de ir para a escola? Ela participa de atividades escolares? Quais?

9.      Laura tem muitos amigos? Eles gostam dela?

10.   O que Laura gosta de fazer em seu cotidiano?

11.  A escola foi importante para que a Laura iniciasse aulas de música?                               

Atividade 2   

Finalizada a discussão, estando os alunos em grupos – junção de duas duplas - cada grupo deverá escolher um dos temas abaixo para iniciar uma pesquisa acerca da Síndrome de Asperger.   

Temas para a pesquisa  

  • Definição da Síndrome de Asperger.
  • Causas da Síndrome de Asperger.
  • Diagnóstico e características clínicas da Síndrome de Asperger.
  • Características do comportamento social de uma pessoa que tem Síndrome de Asperger.
  • Aprendizagem escolar de uma pessoa que tem Síndrome de Asperger.     

Sugestão de sites para a pesquisa:

http://www.bengalalegal.com/asperger.php  

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-44462006000500002&script=sci_arttext  

http://www.amar-ela.com/sindrome-de-asperger  

http://www.autismo-br.com.br/home/As-vida.htm  

http://www.autismo-br.com.br/home/As-geral.htm  

http://www.autismo-br.com.br/home/As-escol.htm  

http://www.ama.org.br/html/info_visa.php     (Fig. 4)    

Figura 4:Site da Associação do Amigo do Autista     

Em seguida, cada grupo deverá apresentar oralmente para a classe os resultados de suas pesquisas. É importante que o professor medie este momento para esclarecer dúvidas ou conceitos errôneos.     

Feito isso, o professor deverá fazer o seguinte questionamento aos alunos:     

Se um dos seus amigos tivesse a Síndrome de Asperger, como você se comportaria?           

Atividade 3   

Quando todos terminarem de expressar as suas opiniões, o professor deverá apresentar aos alunos o vídeo “Mary & Max - Síndrome de Asperger”, o qual tem a duração de 02 minutos e 57 segundos. O vídeo, conforme postado abaixo, mostra o personagem Max – que tem Síndrome de Asperger, escrevendo uma carta para a sua amiga Mary,que não tem a referida síndrome,  sobre a sua vida e as dificuldades que tem em sua vida devido a Síndrome.   

Link do vídeo “Mary & Max - Síndrome de Asperger” 

http://www.youtube.com/watch?v=mSSCIqsvQK4&feature=fvst                            Acessado em: 26 Outubro de 2010                                          

Figura 5:Vídeo “Mary & Max - Síndrome de Asperger”    

Sugestão: 

O professor poderá gravar o vídeo em DVD e  apresentá-lo para os alunos no laboratório de informática ou na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.     

Em seguida, o professor deverá iniciar uma conversa sobre o vídeo de forma que os alunos deem suas opiniões sobre este – o que acharam etc. Para isso, sugerimos o roteiro abaixo.           

Roteiro de conversa        

1.      O que Max estava fazendo?

2.      Há quanto tempo eles - Mary e Max  -  não se comunicavam?

3.      O que acontecia com Max quando ele recebia uma carta de Mary?

4.      Qual a síndrome de Max?

5.      Como Max chama a Síndrome de Asperger?

6.      O que Max fez quando mais jovem para auxiliá-lo nos momentos em que estava confuso?

7.      O que Max gostaria de fazer corretamente?

Atividade 4   

Nesta etapa, cada grupo deverá elaborar uma carta, em resposta a carta que Max enviou para a sua amiga Mary. Desta forma, cada grupo deverá responder a carta de Max como se fosse Mary. Finalizada a atividade, cada grupo deverá ler a sua carta para a classe, sendo que os demais alunos deverão dar suas impressões sobre esta - se concordaram etc.           

Ao término da aula, é importante que todos os alunos tenham compreendido que a pessoa que tem Síndrome de Asperger possui dificuldades para estabelecer e manter relacionamentos sociais, mas que possui o seu cognitivo preservado e pode desenvolver - como qualquer outra pessoa  -diversas atividades do cotidiano, como ir para a escola, ao mercado, assistir televisão entre outras.       

Sugestão de Atividade:

Nesta etapa, os alunos deverão sistematizar as informações adquiridas nas atividades anteriores. Para isto, sugerimos a montagem de um painel com o tema “Asperger: você sabe o que é?”    

Para a elaboração do painel, sugerimos que os alunos utilizem o papel metro e cartolina. Inicialmente, os alunos deverão colocar o papel metro no chão da sala. Em seguida, deverão fazer cartazes com textos e desenhos que retratem suas reflexões e  discussões sobre o tema trabalhado nestas aulas - Síndrome de Asperger, de acordo com as pesquisas realizadas e vídeo assitido e discutido. Quando todos terminarem, cada grupo deverá colar a sua cartolina no papel metro e afixar o painel em um local no qual haja circulação de pessoas da escola.          

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos da aula. É importante que o professor perceba ao final das aulas, se os alunos compreenderam que a pessoa com Síndrome de Asperger possui dificuldade de socialização, de demonstrar sentimentos, entre outras características, mas que em muitos casos, pode ser sociável e desenvolver diversas atividades como estudar, trabalhar, etc. Além disso, a avaliação deverá ocorrer durante o desenvolvimento das atividades.

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