24/01/2011
Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
1ª etapa
Para as atividades dessa e de todas as etapas desse estudo, o professor deve formar duplas com os alunos. |
1) O professor entregará para cada aluno da dupla um molde de um prisma de base triangular com as medidas indicadas no desenho abaixo, pedindo que montem o prisma para, a seguir, determinarem o volume desse prisma.
Modelo do molde de um prisma de base triangular Prisma de base triangular
2) Ao final da atividade anterior, o professor e as duplas deverão comentar o que foi construído e compararem o volume encontrado.
2ª etapa
1) O professor entregará para cada dupla três moldes de pirâmides de base triangular com medidas indicadas na figura abaixo, para que sejam montadas.
2) Com as três pirâmides montadas, a dupla deverá montar um prisma, igual a um quebra cabeça.
3) Ao término da montagem do prisma utilizando as três pirâmides, o professor poderá mostrar a apresentação da visualização do volume do pirâmide disponível em: http://www.zumodrive.com/share/8qyRNjJhMz
4) Após a apresentação, o professor entregará para cada dupla uma folha (sugestão abaixo), para realizar o que está sendo proposto a seguir.
Faça o que se pede, responda e complete as sentenças:
|
3ª etapa
1) O professor reunirá duas duplas formando um grupo de 4 alunos para que eles discutam suas respostas.
2) Em seguida, promoverá a socialização com todos os grupos para a discussão das respostas da folha da etapa anterior.
3) Para finalizar, cada grupo deve elaborar problemas ( a quantidade é proposta pelo professor), envolvendo o que foi estudado. A seguir, os grupos trocam os exercícios com outro grupo que deve resolvê-los.
4) Depois de terem resolvido os probleminhas, o grupo devolve para o grupo que os elaborou fazer a correção.
Obs.: O professor deve verificar a correção antes de retornar os probleminhas para os grupos que os fizeram, destacando algumas observações, se necessário.
Como recurso adicional acessar o site::
Acessado em 16 de novembro de 2010
Sugere-se que os alunos façam uma autoavaliação de seu desempenho durante a realização das atividades, paralelamente à avaliação feita pelo professor que observará o envolvimento da turma e verificando se os alunos:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!