Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A bula de remédio: conhecendo e produzindo gêneros do cotidiano

 

17/01/2011

Autor e Coautor(es)
THYAGO MADEIRA FRANCA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • pesquisar o gênero bula de remédio;
  • reconhecer as características estruturais desse gênero;
  • reconhecer a função social, bem como os sentidos que emergem desse tipo de texto;
  • produzir o gênero bula de remédio.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão conhecer o conceito de gênero discursivo.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 01

Pesquisando a bula de remédio

http://www.unimed.com.br/pct/index.jsp?cd_canal=47436&cd_secao=34473&cd_materia=48752    Acessado em 09 de nov. 2010 

Inicie a presente aula sugerindo uma pesquisa individual, por parte dos alunos, acerca do gênero bula. Eles deverão pesquisar os seguintes pontos:

  • qual é o significado da palavra "bula"?
  • o que é uma bula de remédio?
  • qual é a função desse texto?
  • para quais tipos de medicamentos a bula é exigida?

Peça, ainda, que pesquisem, perguntando a parentes e familiares, se os mesmos têm o costume de consultar a bula ao adquirir um dado medicamento. Eles deverão fazer anotações no caderno para que as mesmas sejam socializadas.

Posteriormente, organize os alunos em 4 grupos e peça que os mesmos apresentem, de forma sucinta, as respostas e informações que emergiram das pesquisas.

ATIVIDADE 02

A estrutura da bula

http://parazinet.wordpress.com/2009/09/14/fim-das-letras-miudas/      Acessado em: 09 de nov. 2010. 

Após a apresentação da atividade anterior, proponha que cada aluno traga de casa uma bula de remédio. Esse documento é de fácil acesso. No entanto, se preferir, poderá indicar aos alunos um site que contém as bulas de todos os medicamentos registrados:

http://www.bulas.med.br/ 

Os alunos deverão ler as informações contidas na bula escolhida e preparar uma apresentação que discorra acerca dos seguintes pontos:

  • qual é o nome do medicamento?
  • qual a composição química do mesmo?
  • quais são os ingredientes?
  • quais são as dosagens indicadas?
  • quais são as principais informações dadas ao paciente?
  • quais cuidados de armazenamento são indicados?
  • o que representam as informações técnicas e os dados farmacológicos sobre o medicamento?
  • o que seria a farmacocinética?
  • quais são as indicações e contra-indicações do medicamento?
  • que precauções que devem ser tomadas pelo paciente, durante o uso do medicamento?
  • quais são as implicaturas da utilização desse medicamento em gestantes e lactantes?
  • quais são as possíveis interações medicamentosas?
  • quais são as possíveis reações adversas do medicamento?
  • qual a posologia?
  • quais são os riscos da superdosagem?

Dê alguns dias para que os alunos preparem essa atividade, uma vez que são muitas informações acerca do medicamento e da bula. Repare que os pontos incitam os alunos a pesquisarem, por exemplo, o que é "posologia" ou "superdosagem". Durante a preparação da apresentação, o aluno deverá pesquisar (com os pais, parentes, internet) o que representa cada uma das "partes" da bula.

Como as apresentações serão individuais, selecione alguns dos pontos para que sejam apresentados. Você poderá optar por uma metodologia em que todos os alunos apresentem seu trabalho completo, no entanto isso poderá levar um pouco de tempo.

O essencial é que todos os alunos compreendam que tipo de informações se fazem presentes na gênero bula.

ATIVIDADE 03

A bula e suas implicações sociais

Para a presente atividade, organize os alunos em 3 grupos. Cada um será responsável por preparar uma apresentação, por meio de cartazes acerca de um dos seguintes pontos:

  • o tamanho das letras/fontes das bulas: problemas e possíveis soluções;
  • a utilização de vocabulário excessivamente técnico nas bulas: problemas e possíveis soluções;
  • a amplitude das possíveis reações adversas nas bulas: para que as indústrias as colocam?.

Peça que os alunos utilizem exemplos das bulas que usam nas apresentações da atividade anterior.

Dê alguns dias para que eles preparem essa atividade.

Cada grupo deverá apresentar em cerca de 10 minutos. Ao final das apresentações, permita que os alunos dos demais grupos façam perguntas/questionamentos aos apresentadores.

ATIVIDADE 04

Produzindo uma bula

http://blogdalergia.blogspot.com/2010/06/voce-le-bulas-de-remedios.html   Acessado em: 10 nov. 2010. 

Os alunos já conhecem uma bula, sua estrutura textual, bem como sua função na sociedade.

Agora proponha que, individualmente, eles produzam um texto que se adeque a esse gênero. É interessante que você indique a criação de uma medicamento fictício ou até mesmo uma bula "poética" que fale, na mesma estrutura do gênero, de amor ou de amizade. O essencial é que o texto possa, pela sua estrutura e características das informações, se adequar ao gênero bula.

Após as produções, promova uma rodada de leitura dos textos. Se possível, organize cartazes com tais textos e cole-os nos corredores da escola.

Recursos Complementares

Texto " Bulas de remédio terão letras maiores e perguntas e respostas"

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1297637-5598,00-BULAS+DE+REMEDIO+TERAO+LETRAS+MAIORES+E+PERGUNTAS+E+RESPOSTAS.html          Acessado em: 10 de nov. 2010.

Avaliação

A partir das atividades empreendidas, os alunos deverão ser avaliados nos seguintes aspectos:

  • desenvolvimento da pesquisa acerca do gênero bula de remédio;
  • compreensão das características estruturais do gênero;
  • reconhecimento da função social desse gênero;
  • produção de um texto que se adeque ao gênero bula de remédio.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 8 classificações

  • Cinco estrelas 5/8 - 62.5%
  • Quatro estrelas 3/8 - 37.5%
  • Três estrelas 0/8 - 0%
  • Duas estrelas 0/8 - 0%
  • Uma estrela 0/8 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.