Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CONHECENDO DIFERENTES PROFISSÕES

 

11/01/2011

Autor e Coautor(es)
Glória Maria de Oliveira
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Helen da Silva Escansette, Miriam Abduche Kaiuca; Simone Alencastre Rodrigues

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§  Conhecer diferentes profissões;

§   Listar as profissões;

§   Perceber a importância de todas as profissões;

§   Identificar as profissões que não existem mais;

§   Possibilitar a participação da família na escola.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não se faz necessário nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

  1ª atividade

A professora leva para a sala várias gravuras de diversas profissões levando os  alunos discutir a especificidade  de cada uma delas. O que as pessoas estão fazendo? O que aparece em cada gravura?

2ª atividade

A professora pergunta aos alunos quais as profissões que eles conhecem e registra os saberes no blocão que ficará exposto na sala de aula. Pede aos alunos que entrevistem os adultos com quem vive, para saber quais as suas profissões. Segue uma sugestão de perguntas para a entrevista:

Qual o seu nome?

Qual a sua profissão?

Há quanto tempo exerce esta atividade?

Por que escolheu esta profissão?

Você gosta ou não do que faz?  

3ª atividade

A professora senta com os alunos em uma roda  e cada um apresenta à turma a sua entrevista. Depois a professora lista no quadro de giz as profissões ditas nas entrevistas. De acordo com esta listagem registra quantas vezes cada uma delas aparece. A partir desta listagem cada criança responderá as seguintes perguntas:

Quais as profissões que aparecem mais?

Quais as profissões que aparecem menos?

Quais as profissões que vocês conhecem?

Quais as profissões que vocês desconhecem?  

     Retormar a aula anterior e pedir que cada crianças escolha da listagem uma profissão que tenha interesse em conhecê-la mais.As cinco profissões mais votadas serão as selecionadas para um estudo mais aprofundado. A professora solicita que os alunos levem à escola materiais de consulta sobre a profissão a ser estudada pelo seu grupo.Para nortear a pesquisa a  professora distribui o seguinte roteiro:

Profissão:

O que faz este profissional:

Em que área atua:

Formação:

Esta pesquisa ficará em exposição no mural da escola para que as informações sejam compartilhadas com as outras turmas da escola.

  4ª atividade 

 A professora distribui a metade de uma folha de papel ofício para que os alunos registrem um convite aos pais convidando-os para conversar com a turma, de forma mais detalhada, sobre a sua profissão.

A produção deste convite deverá ser feita pela professora e alunos no quadro, para depois ser copiada nesta folha. Esta é uma ótima oportunidade para a professora trabalhar este texto, após levantamento da estrutura deste gênero a partir da experiência das crianças.

A professora pode elaborar com os alunos, previamente, algumas perguntas para eles fazerem aos pais no momento da conversa.

 5ª atividade

A professora apresenta à turma o site abaixo das imagens de profissões de antigamente e discute com a turma o porquê de algumas profissões não existirem mais, quais delas ainda existem e a importância de cada uma.

http://profissoes.web.simplesnet.pt/  

 6ª atividade

A seguir a professora distribui para os alunos cartelas com imagens  de algumas profissões de antigamente  e faz os seguintes questionamentos:

Vocês conhecem estas profissões? Já ouviram falar? Observando as imagens vocês descobrem quais são estas profissões? Elas existem atualmente? Caso negativo, qual a possível razão do desapareceimento delas na sociedade atual?

Depois da professora ouvir as opiniões, distribuir o texto correspondente a cada profissão, validando o reconhecmento das imagens feitas pelos alunos e/ou as suas hipóteses.

 http://isabelpreto.blogspot.com/2010/01/profissoes-de-antigamente_4564.html 

 

 

Recursos Complementares
Avaliação

A professora deve observar o interesse dos alunos acerca do assunto e a busca de novas informações através das leituras propostas, ilustrações e materiais de pesquisa trazidos para a sala por ela e/ou alunos.

Ao término das atividades, verificar se os alunos demonstraram interesse em compartilhar as informações que aprenderam sobre as profissões, identificaram a importância de cada uma  e ampliaram seus conhecimentos sobre este tema.  

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.