Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O gênero ditados populares: senso comum e cultura popular

 

17/01/2011

Autor e Coautor(es)
THYAGO MADEIRA FRANCA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • conhecer o gênero ditado popular;
  • interpretar ditados populares;
  • compreender o funcionamento discursivo de um ditado popular;
  • produzir uma dissertação sobre o gênero ditado popular.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá conhecer as características de um texto dissertativo.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 01

Conhecendo os ditados populares

Professor, para iniciar a atividade, é relevante que você estimule o conhecimento de mundo dos alunos sobre o que eles conhecem sobre ditados populares. Você poderá, por exemplo, exibir uma apresentação de data show com alguns ditados. Assim, os alunos tentarão construir uma explicação para o seu significado.

Utilize alguns ditados mais famosos como:

  • "de grão em grão a galinha enche o papo";
  • "o seguro morreu de velho";
  • "cavalo dado não se olha os dentes";
  • "cada macaco no seu galho";
  • "quem desdenha quer comprar".

Posteriormente, demonstre as principais características de um ditado popular:

  • gênero discursivo de caráter popular;
  • composto por um texto mínimo;
  • autor anônimo;
  • possui um sentido pedagógico/moral (é muito importante que esse ponto fique claro para todos os alunos);
  • baseia-se no senso comum de um dado meio cultural.

ATIVIDADE 02

Interpretando ditados

Os alunos, aqui, apresentarão interpretações acerca de alguns ditados. A presente atividade poderá se efetivar de duas formas:

  1. permitir que os alunos escolham, aleatoriamente, alguns textos do tal gênero;
  2. elencar alguns ditados para cada aluno.

Organizados em trios, os alunos deverão preparar uma apresentação sobre os ditados escolhidos. Dê alguns dias para que se preparem.

Cada grupo será responsável por seis ditados populares (cada membro apresentará dois).

Essa apresentação deverá enfocar a construção da significação que emergem do ditado.

Os grupos deverão:

  • interpretar os ditados escolhidos;
  • pesquisar com pais e familiares situações de vida que se aplicam aos ditados, ou seja, cada um dos ditados apresentados deverá possuir uma exemplificação positiva no cotidiano. Caso o aluno não consiga um exemplo que realmente aconteceu, poderá criar um que se adeque.

Exemplos ditados populares que podem ser utilizados pelos alunos:

  1. Há remédio para tudo menos para a morte.
  2. Há sempre um chinelo velho para um pé doente.
  3. Gato escaldado tem medo de água fria.
  4. Falar é fácil, fazer é que é difícil.
  5. Faz mais quem quer do que quem pode.
  6. Em time que está ganhando, não se mexe.
  7. Em terra de cego, quem tem um olho é rei.
  8. Em lagoa com piranha, jacaré nada de costas.
  9. Diz-me com quem tu andas que eu te direi quem tu és.
  10. Cão que late não morde.
  11. Cada um puxa a brasa para a sua sardinha.
  12. Após a tempestade vem a bonança.
  13. Aqui se faz, aqui se ganha.
  14. A necessidade faz o sapo pular.
  15. A meia verdade é uma grande mentira.
  16. A melhor espiga é para o pior porco.
  17. Quando a barriga está cheia, toda goiaba tem bicho.
  18. Quando a esmola é demais, o santo desconfia.
  19. Quem com ferro fere, com ferro será ferido.
  20. Quem com os cães se deita, com pulgas se levanta.
  21. Quem não tem cão, caça como gato.

O link a seguir traz vários outros ditados populares:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_prov%C3%A9rbios   Acessado em: 10 nov. 2010. 

Cada grupo deverá empreender sua apresentação em cerca de 15 minutos, evidenciando os sentidos dos ditados, juntamente com possíveis exemplificações cotidianas.

ATIVIDADE 03

Subertendo ditados

Desenvolva essa atividade em um local que possua um aparelho de som.

Você deverá reproduzir a música "Bom conselho", de Chico Buarque. Faça cópias da letra para os alunos.

Organize-os em grupos.

Link para a música: http://www.youtube.com/watch?v=OzuNfDSY5iQ&feature=player_embedded    Acessado em: 19 nov. 2010. 

Linka para a letra: http://letras.terra.com.br/chico-buarque/85939/    Acessado em: 19 nov. 2010. 

Como todos terão a letra em mãos, organize a turma em uma roda e desenvolva uma discussão oral sobre o texto. Faça com que os alunos percebam os ditados populares "subvertidos" na canção. Pergunte a eles sobre cada um dos versos. Por exemplo:

  1. quem espera nunca alcança" x "quem espera sempre alcança";
  2. "aja duas vezes antes de pensar" x "pense duas vezes antes de agir";
  3. "faça como eu digo, faça como eu faço" x "faça como eu digo, não faça como eu faço";
  4. "devagar é que não se vai longe" e "devagar é que se vai ao longe";

O objetivo é que eles percebam a inversão de sentidos construída pelo autor. Questione-os quanto à seguinte questão:

  • por que o autor considera ser um bom conselho a inversão dos ditados populares?

Tomado como uma primeira compreensão do mundo resultante das experiências e da herança cultural de um grupo social, o senso comum descreve as crenças e proposições tomadas como normais, sem depender de uma comprovação científica. Ao dizer "ouça um bom conselho" e subverter conhecidos ditados populares, o autor pretende demonstrar que o conhecimento baseado no senso comum é falho, uma vez que, por exemplo, "está provado, quem espera nunca alcança".

Faça com que os alunos compreendam tal subversão, de modo a tomarem o senso comum que permeia os ditados populares como um saber cultural, mas sem comprovação científica.

ATIVIDADE 04

Exposição de ditados populares

Após a produção da atividade anterior, organize, juntamente com os alunos, uma exposição de ditados populares. A partir dos ditados trabalhados, procure viabilizar uma atividade em que alunos de outra classe, familiares e/ou professores possam assistir às mesmas.

Os trios deverão, em forma de cartazes:

  • explicar o que são ditados populares;
  • qual sua função social (ensinamento);
  • seu caráter de patrimônio cultural/oral (cultura oral);
  • a interpretação dos ditados escolhidos (opinião e interpretação dos alunos).

Possibilite que o público faça questionamentos e perguntas aos apresentadores.

ATIVIDADE 04

Produção de texto

A partir do estudo dos ditados populares empreendidos nas atividades anteriores, peça que os alunos, individualmente, produzam um texto dissertativo. O mesmo deverá:

  • demonstrar a importância cultural, social e pedagógica desse gênero (ensinamento baseado no senso comum);
  • enfatizar os debates e diálogos empreendidos na sala acerca do tema (subversão e valor cultural  dos ditados);
  • possuir a opinião do aluno sobre os ditados, baseada em sua impressão e relevância dos mesmos.

A produção poderá ser empreendida tanto em classe quanto em casa. Após a produção das mesmas, promova uma rodada de leitura.

Ao final, encerre a aula realçando a relevância dos ditados populares para a construção de um saber não-científico, baseado em impressões e experiência que passam de geração para geração.

Recursos Complementares

Artigo "Os ditos populares e sua utilização na mídia", de Sonia Maria Alvarez:

http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/edicoesanteriores/4publica-estudos-2004/4publica-estudos2004-pdfs-comunics/os_ditos_populares.pdf   Acessado em: 10 de nov. 2010. 

Avaliação

Os alunos deverão ser avaliados nos seguintes aspectos:

  • compreensão e interpretação do gênero ditado popular;
  • produção de uma dissertação sobre o gênero ditado popular.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 2/2 - 100%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • wennya monteiro, Escola Universo do Saber , Pernambuco - disse:
    wennya_monteir@hotmail.com

    16/07/2011

    Quatro estrelas

    Achei a aula muito legal, irá me ajudar bastante na minha sala de aula. Eu agradeço.


  • Railson, Celegio Estadual Luiz Alves , Sergipe - disse:
    r_9souza@hotmail.com

    10/02/2011

    Quatro estrelas

    Muito boa essa sugestão, ajudou-me bastante


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.