Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Arte Bizantina e o Mosaico

 

21/02/2011

Autor e Coautor(es)
Frederico Marcelo Crochet
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Estudar arte Bizantina situando-a historicamente e dando ênfase ao uso do mosaico.

Investigar o uso do mosaico em outros momentos da história da arte e na contemporaneidade.

Produzir obras em Mosaico com papéis  coloridos.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1:

O professor introduzirá o tema, com o texto “Arte Bizantina” presente no site: www.infoescola.com/artes/arte-bizantina/   . Dando ênfase à suas origens, características formais, temas e principalmente à presença do mosaico.

É necessário elucidar que o cristianismo, até então perseguido por Roma, torna-se a religião oficial do Estado e que a Arte Bizantina é eminentemente cristã.

A principal característica da Arte bizantina foi o surgimento de um estilo novo, rico e colorido, com uma temática sempre vinculada ao Cristianismo, privilegiando o espiritual em detrimento do material, destacando o conteúdo, não a forma.

O mosaico é sua expressão mais conhecida, mas sua função principal não era a decorativa, e sim a educativa, pois ele visava orientar os cristãos através da reprodução de cenas da vida de Cristo e também dos imperadores, aos quais se atribuíam poderes divinos, pois o regime político vigente era a teocracia.

Tendo discutido bem as principais características da Arte Bizantina, o professor passará a enfatizar a técnica do mosaico, surgida nesse período, mas que atravessou o tempo e continuou sendo altamente utilizada por artistas ao longo da História da Arte.

A técnica do mosaico, consiste na colocação de pequenos fragmentos de algum material, a escolha do artista (papel, azulejo, mármore, granito, pedras semi-preciosas, pastilhas de vidro, seixos e outros materiais), sobre qualquer superfície.

Nos dias de hoje, o mosaico desperta grande interesse, sendo cada vez mais utilizado, artisticamente, na decoração de ambientes interiores e exteriores.

Para melhor exemplificar a importância da técnica do mosaico na História da Arte, o Professor pode apresentar o texto sobre o mosaico no site http://pt.wikipedia.org/wiki/Mosaico , exemplificando sua antiguidade e presença em diversas culturas até à contemporaneidade.

É importante que os alunos tenham acesso a imagens de diferentes períodos onde essa técnica foi empregada.   

 

Cabeça de soldado autor desconhecido

http://www.arteeeducacao.net/historia/bizantina/images/bizantina004_jpg.jpg

(Acesso em 04/03/2010)

 

Arte bizantina na Aya Sophia

http://www.manoelmorgado.com.br/fotos/%7BAAAB6B48-8E65-4878-855E-EA697E4B1C96%7D_3.jpg

(Acesso em 04/03/2010)

 

 

Teseu e o Minotauro – artista desconhecido

http://www.yoga.pro.br/UserFiles/mosaico-teseo-minotauro.jpg

(Acesso em 04/03/2010)

 

Pavimentação em mosaico

http://sites.google.com/site/nemesvv/mosaico.jpg

(Acesso em 04/03/2010)

 

Mesa feita com mosaico

http://scecilio.sites.uol.com.br/mosaico2.jpg

(Acesso em 04/03/2010)

 

Pelourinho – Leonardo Paiva

http://www.riomosaico.com/2007/grandes2007/LeonardoPaiva.jpg

(Acesso em 04/03/2010)

Ao final da aula, a fim de investigar o entendimento dos alunos a cerca do tema, o professor pedirá que cada um traga uma imagem (de revista, jornais ou internet) onde o uso do mosaico se aplica na contemporaneidade.

Aulas 2 e 3:

Retomando a aula anterior o professor pedirá para que cada aluno mostre sua imagem explicando do que se trata e onde foi encontrada.

Em seguida pedirá que eles criem, individualmente, um desenho, de tema livre, usando a técnica do mosaico com papéis coloridos colados em uma folha de papel cartão preto. É importante que se disponibilize pelo menos 2 aulas para melhor realização dessa tarefa.

Imagens dos trabalhos apresentados pelos alunos do ensino médio.

Este trabalho pode ser enriquecido com a participação do professor de História no desenvolvimento do conteúdo sobre o período bizantino.

Recursos Complementares

Site com diversas demonstrações do uso do mosaico:

http://www.arte-em-mosaico.blogspot.com/

(Acesso em 04/03/2010)

 

Exemplos de mosaicos produzidos no Brasil:

http://mosaicosdobrasil.tripod.com/

(Acesso em 04/03/2010)

Avaliação

A avaliação será realizada durante todo o processo e em especial ao final, quando todos os trabalhos serão apresentados à turma. O processo avaliativo considerará a participação e empenho na realização das atividades, bem como o entendimento do tema abordado.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.