Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Deficiência e o Esporte

 

08/12/2010

Autor e Coautor(es)
Maria Hilda Ruas de Andrade
imagem do usuário

MIRANTE DO PARANAPANEMA - SP ZULENKA RAPCHAN PROFA

Paloma Alinne Alves Rodrigues e Andréa Marques Leão Doscher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Final Saúde Relações sociais, acordos e limites
Ensino Médio Educação Física Jogos: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores históricos
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Saúde Construção da identidade e da auto-estima
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender que a pessoa com deficiência pode realizar atividades físicas e praticar esportes;
  • Aprender o conceito de paraolimpíada e a sua finalidade;
  • Conhecer os esportes que são praticados na paraolimpíada;
  • Aprender que a pessoa com deficiência - física, mental ou sensoriais - podem participar da paraolimpíada;
Duração das atividades
Aproximadamente 200 minutos, quatro (4) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

  • Aula interativa;
  • Sala de vídeo;
  • Utilização do laboratório de Informática.
  • Elaboração de materiais adaptados para o jogo de boliche para pessoas com Deficiência Visual. Observamos que o professor deverá solicitar previamente aos alunos os materiais (como segue na Tabela 1 abaixo) necessários para a realização de uma atividade nestas aulas.   

Tabela 1: Materiais

  Materiais para o jogo de boliche   

                              Comentários

  Garrafas pet

Utilizadas para embalar refrigerantes de 2  litros

Grãos ou pedras

De feijão, milho ou similar; pedras usadas na construção civil

  Tintas laváveis nas cores: Azul, amarela, vermelha,verde, preto, branco

Para pintar as garrafas; encontradas em mercados.

Bola com Guizo

Uma bola de tênis dentro de uma sacola de plástico pode ser a bola de guizo

Faixa de tecido preto

Para vedar os olhos do aluno que estará jogando o boliche

Pincel

Para pintar as garrafas pet

Sacola plástica

Para colocar a bola dentro e a mesma funcionar como uma bola de guizo

Motivação:

Estando os alunos em duplas, organizados no laboratório de informática, o professor deverá mostrar para eles a imagem abaixo (Fig. 1).       

Figura 1: Atleta com Deficiência   

Disponível em: http://liverun.blogtv.uol.com.br/img/Image/LiveRun/2008/Agosto/pistorius_ouro_pequim.jpg                    Acessado em: 01 Novembro de 2010.      

Em seguida, o professor deverá promover uma conversa sobre esta com os alunos. Para isto, sugerimos o roteiro disponível abaixo.   

Roteiro de Discussão     

1.      O que a pessoa da imagem está fazendo?

2.      Vocês observaram as pernas desta pessoa? Como elas são?

3.      Será que a pessoa está praticando algum tipo de esporte? Qual?

4.      Vocês acham que essa pessoa tem alguma deficiência?

5.      Vocês acham que a pessoa com deficiência pode praticar esportes? Por quê? Quais, por exemplo?     

Atividade 1   

Em seguida, o professor deverá distribuir para cada dupla a reportagem “Oscar Pistorius é ouro pela terceira vez” (Fig. 2), conforme link abaixo.   

Link da reportagem “Oscar Pistorius é ouro pela terceira vez”:  

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Pequim2008/Paraolimpiadas2008/Noticias/0,,MUL761569-16182,00-OSCAR+PISTORIUS+E+OURO+PELA+TERCEIRA+VEZ.html    Acessado em: 01 Novembro de 2010                  

Figura 2: Reportagem Oscar Pistorius é ouro pela terceira vez         

      

Sugestão: 

O professor poderá imprimir a reportagem e disponibilizar para cada dupla um exemplar.   

Com o objetivo de nortear a leitura do texto em questão, sugerimos o roteiro abaixo.   

Roteiro de leitura   

1.      Qual o principal assunto abordado na reportagem?

2.      Há alguma relação entre a imagem apresentada anteriormente e a reportagem?

3.      Quantas vezes o atleta Oscar Pistorius conquistou a medalha de ouro?

4.      Em qual categoria o atleta Oscar Pistorius compete?

5.      Vocês já ouviram falar sobre esta categoria, conhecido como T44?

6.      Vocês sabem o que é uma Paraolimpíada?       

Quando todos terminarem de expressar suas respostas sobre a reportagem, o professor deverá dizer que o tema da aula é sobre a Deficiência e o Esporte.                     

Atividade 2   

Dando continuidade à aula, cada dupla deverá escolher um dos temas disponíveis abaixo para iniciar uma pesquisa a ser feita utilizando a Internet.   

Temas para a pesquisa

  1. Definição de Paraolimpíada.
  2. Tipos de deficiências presentes na Paraolimpíada.
  3. Modalidades de esportes praticados e disputados na Paraolimpíada.
  4. Como é praticado o esporte na Paraolimpíada.
  5. Movimento Paraolímpico no Brasil.
  6. Jogos Paraolímpicos de Inverno.
  7. Benefícios do esporte na vida da pessoa com deficiência.   

É importante que todos os temas sejam trabalhados por, pelo menos, uma dupla. Abaixo seguem sugestões de sites para a realização da pesquisa.   

Sites para a realização da  pesquisa: 

http://www.espacoacademico.com.br/041/41lima_souto.htm  

http://www.paraolimpiadas.com.br/modalidades.html  

http://www.cpb.org.br/    (Fig.3)   

http://www.cpb.org.br/institucional/movimento-paraolimpico  

http://www.efdeportes.com/efd51/esporte.htm  

http://www.cdof.com.br/deficientes1.htm#8  

http://www.ifam.edu.br/~curupira/novo/downloads/Atrajetoriadoatletaportadordeficiencia.pdf  

http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u459777.shtml  

http://www.abda.org.br/ http://intervox.nce.ufrj.br/~sbma/   

http://www.dw-world.de/dw/article/0,,5367214,00.html      

Figura 3: Site do Comitê Paraolímpico Brasileiro       

Atividade 3 

De forma a socializar as informações das pesquisas efetuadas, neste momento, o professor deverá organizar os alunos em grupos, juntanto as duplas da seguinte forma:

  • Uma dupla que pesquisou sobre o tema 1 deverá se juntar a uma dupla que fez pesquisa sobre o tema 2;
  • Uma dupla que pesquisou sobre o tema 2 deverá se juntar a uma dupla que fez pesquisa sobre o tema 3;
  • Uma dupla que pesquisou sobre o tema 3 deverá se juntar a uma dupla que fez pesquisa sobre o tema 4;
  • Uma dupla que pesquisou sobre o tema 4 deverá se juntar a uma dupla que fez pesquisa sobre o tema 5;
  • Uma dupla que pesquisou sobre o tema 5 deverá se juntar a uma dupla que fez pesquisa sobre o tema 6;
  • Uma dupla que pesquisou sobre o tema 6 deverá se juntar a uma dupla que fez pesquisa sobre o tema 7;

E assim por diante.

Os membros do grupo deverão compartilhar as informações das pesquisas realizadas e anotar em uma folha de papel pardo ou cartolina os principais aspectos destas – apresentando-as, posteriormente, a todos da sala de aula.

Atividade 4

Em seguida, o professor deverá solicitar que os grupos formados na atividade anterior, elaborem um mural (Fig.4) sobre a Paraolimpíada.  

O mural deverá contemplar os resultados das pesquisas feitas pelos integrantes do grupo, devendo ter textos informativos e figuras. Feito isso, os alunos deverão expor os murais em um local que seja acessado por todos da escola, para que o conhecimento possa ser socializado.   

 

Figura 4:Mural sobre a Paraolimpíada Fonte: Do Autor.                 

SUGESTÃO DE ATIVIDADE:   

O professor poderá fazer a seguinte pergunta aos alunos:  

 Vocês já imaginaram como as pessoas com Deficiência Visual (DV) jogam boliche?   

Em seguida, o professor  apresentar o vídeo “Aprendendo a elaborar um boliche adaptado” (Fig. 5), com duração de 01 minuto e 23 segundos, conforme postado abaixo.   

Link do vídeo “Aprendendo a elaborar um boliche adaptado” 

http://www.youtube.com/watch?v=kc27Vdwz03s      Acessado em: 17 Novembro de 2010     

Figura 5: Vídeo “Aprendendo a elaborar um boliche adaptado”

O referido vídeo, que foi elaborado por Paloma Alinne Alves Rodrigues, do Centro de Promoção para Inclusão Digital, Social e Educacional da Faculdade de Ciências e Tecnologias - Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP), aborda como elaborar um jogo de boliche adaptado para que crianças com Deficiência Visual possam jogar.     

Sugestão:

O professor poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo para os alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.       

Finalizada a apresentação do vídeo, cada grupo deverá confeccionar o seu próprio jogo de boliche, como apresentado no vídeo em que assistiram.   Para isso, os alunos deverão utilizar os materiais que foram solicitados na tabela 1.

Quando os grupos terminarem de construir o jogo de boliche (as peças que compõem este), os alunos deverão iniciar um campeonato entre os grupos denominado “Boliche Inclusivo”.   

O professor poderá dar pirulitos como prêmio ao grupo vencedor do campeonato “Boliche Inclusivo”.          

Ao término da aula, é importante que todos os alunos tenham compreendido a pessoa com Deficiência pode praticar esportes, desde que haja adaptações que venham de encontro com as suas necessidades específicas. Além disso, que o esporte para a pessoa com deficiência é uma forma de socialização, conquista, superação,  o que proporciona benefícios físicos e psicológicos para essas pessoas, assim como para as pessoas sem deficiência.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos da aula, através do envolvimento e participação dos alunos nas atividades desenvolvidas. É importante que o professor perceba ao final das aulas, se os alunos compreenderam que a pessoa com deficiência pode praticar esportes, sendo que tal pratica é uma forma de superação, autonomia, possibilidade de acesso à prática do esporte como lazer, reabilitação e competição etc.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Daniel Zelak, ESCOLA MUNICIPAL PREFEITO OMAR SABBAG - EDUCACAO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL , Paraná - disse:
    danielzelak@seed.pr.gov.br

    27/01/2012

    Cinco estrelas

    Vivências. Isso é preciso.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.