08/12/2010
Paloma Alinne Alves Rodrigues e Andréa Marques Leão Doscher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Relações sociais, acordos e limites |
Ensino Médio | Educação Física | Jogos: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores históricos |
Ensino Médio | Sociologia | Indivíduo, identidade e socialização |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Construção da identidade e da auto-estima |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para esta aula.
As estratégias utilizadas serão:
Tabela 1: Materiais
Materiais para o jogo de boliche |
Comentários |
Garrafas pet |
Utilizadas para embalar refrigerantes de 2 litros |
Grãos ou pedras |
De feijão, milho ou similar; pedras usadas na construção civil |
Tintas laváveis nas cores: Azul, amarela, vermelha,verde, preto, branco |
Para pintar as garrafas; encontradas em mercados. |
Bola com Guizo |
Uma bola de tênis dentro de uma sacola de plástico pode ser a bola de guizo |
Faixa de tecido preto |
Para vedar os olhos do aluno que estará jogando o boliche |
Pincel |
Para pintar as garrafas pet |
Sacola plástica |
Para colocar a bola dentro e a mesma funcionar como uma bola de guizo |
Estando os alunos em duplas, organizados no laboratório de informática, o professor deverá mostrar para eles a imagem abaixo (Fig. 1).
Figura 1: Atleta com Deficiência
Disponível em: http://liverun.blogtv.uol.com.br/img/Image/LiveRun/2008/Agosto/pistorius_ouro_pequim.jpg Acessado em: 01 Novembro de 2010.
Em seguida, o professor deverá promover uma conversa sobre esta com os alunos. Para isto, sugerimos o roteiro disponível abaixo.
Roteiro de Discussão
1. O que a pessoa da imagem está fazendo?
2. Vocês observaram as pernas desta pessoa? Como elas são?
3. Será que a pessoa está praticando algum tipo de esporte? Qual?
4. Vocês acham que essa pessoa tem alguma deficiência?
5. Vocês acham que a pessoa com deficiência pode praticar esportes? Por quê? Quais, por exemplo?
Em seguida, o professor deverá distribuir para cada dupla a reportagem “Oscar Pistorius é ouro pela terceira vez” (Fig. 2), conforme link abaixo.
Link da reportagem “Oscar Pistorius é ouro pela terceira vez”:
http://globoesporte.globo.com/Esportes/Pequim2008/Paraolimpiadas2008/Noticias/0,,MUL761569-16182,00-OSCAR+PISTORIUS+E+OURO+PELA+TERCEIRA+VEZ.html Acessado em: 01 Novembro de 2010
Figura 2: Reportagem Oscar Pistorius é ouro pela terceira vez
Sugestão:
O professor poderá imprimir a reportagem e disponibilizar para cada dupla um exemplar.
Com o objetivo de nortear a leitura do texto em questão, sugerimos o roteiro abaixo.
Roteiro de leitura
1. Qual o principal assunto abordado na reportagem?
2. Há alguma relação entre a imagem apresentada anteriormente e a reportagem?
3. Quantas vezes o atleta Oscar Pistorius conquistou a medalha de ouro?
4. Em qual categoria o atleta Oscar Pistorius compete?
5. Vocês já ouviram falar sobre esta categoria, conhecido como T44?
6. Vocês sabem o que é uma Paraolimpíada?
Quando todos terminarem de expressar suas respostas sobre a reportagem, o professor deverá dizer que o tema da aula é sobre a Deficiência e o Esporte.
Dando continuidade à aula, cada dupla deverá escolher um dos temas disponíveis abaixo para iniciar uma pesquisa a ser feita utilizando a Internet.
Temas para a pesquisa
É importante que todos os temas sejam trabalhados por, pelo menos, uma dupla. Abaixo seguem sugestões de sites para a realização da pesquisa.
Sites para a realização da pesquisa:
http://www.espacoacademico.com.br/041/41lima_souto.htm
http://www.paraolimpiadas.com.br/modalidades.html
http://www.cpb.org.br/ (Fig.3)
http://www.cpb.org.br/institucional/movimento-paraolimpico
http://www.efdeportes.com/efd51/esporte.htm
http://www.cdof.com.br/deficientes1.htm#8
http://www.ifam.edu.br/~curupira/novo/downloads/Atrajetoriadoatletaportadordeficiencia.pdf
http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u459777.shtml
http://www.abda.org.br/ http://intervox.nce.ufrj.br/~sbma/
http://www.dw-world.de/dw/article/0,,5367214,00.html
Figura 3: Site do Comitê Paraolímpico Brasileiro
De forma a socializar as informações das pesquisas efetuadas, neste momento, o professor deverá organizar os alunos em grupos, juntanto as duplas da seguinte forma:
E assim por diante.
Os membros do grupo deverão compartilhar as informações das pesquisas realizadas e anotar em uma folha de papel pardo ou cartolina os principais aspectos destas – apresentando-as, posteriormente, a todos da sala de aula.
Em seguida, o professor deverá solicitar que os grupos formados na atividade anterior, elaborem um mural (Fig.4) sobre a Paraolimpíada.
O mural deverá contemplar os resultados das pesquisas feitas pelos integrantes do grupo, devendo ter textos informativos e figuras. Feito isso, os alunos deverão expor os murais em um local que seja acessado por todos da escola, para que o conhecimento possa ser socializado.
Figura 4:Mural sobre a Paraolimpíada Fonte: Do Autor.
O professor poderá fazer a seguinte pergunta aos alunos:
Vocês já imaginaram como as pessoas com Deficiência Visual (DV) jogam boliche?
Em seguida, o professor apresentar o vídeo “Aprendendo a elaborar um boliche adaptado” (Fig. 5), com duração de 01 minuto e 23 segundos, conforme postado abaixo.
Link do vídeo “Aprendendo a elaborar um boliche adaptado”
http://www.youtube.com/watch?v=kc27Vdwz03s Acessado em: 17 Novembro de 2010
Figura 5: Vídeo “Aprendendo a elaborar um boliche adaptado”
O referido vídeo, que foi elaborado por Paloma Alinne Alves Rodrigues, do Centro de Promoção para Inclusão Digital, Social e Educacional da Faculdade de Ciências e Tecnologias - Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP), aborda como elaborar um jogo de boliche adaptado para que crianças com Deficiência Visual possam jogar.
Sugestão:
O professor poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo para os alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
Finalizada a apresentação do vídeo, cada grupo deverá confeccionar o seu próprio jogo de boliche, como apresentado no vídeo em que assistiram. Para isso, os alunos deverão utilizar os materiais que foram solicitados na tabela 1.
Quando os grupos terminarem de construir o jogo de boliche (as peças que compõem este), os alunos deverão iniciar um campeonato entre os grupos denominado “Boliche Inclusivo”.
O professor poderá dar pirulitos como prêmio ao grupo vencedor do campeonato “Boliche Inclusivo”.
Ao término da aula, é importante que todos os alunos tenham compreendido a pessoa com Deficiência pode praticar esportes, desde que haja adaptações que venham de encontro com as suas necessidades específicas. Além disso, que o esporte para a pessoa com deficiência é uma forma de socialização, conquista, superação, o que proporciona benefícios físicos e psicológicos para essas pessoas, assim como para as pessoas sem deficiência.
Os links abaixo se referem ao conceito de Deficiência e o Esporte:
http://neidabrandao.wordpress.com/2008/06/16/esporte-prova-de-superacao-para-os-deficientes-fisicos/
http://www.saudeprev.com.br/deficiente/index.php?module=inclusao-social
http://br.monografias.com/trabalhos/deficiencia-visual-esportiva/deficiencia-visual-esportiva.shtml
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos da aula, através do envolvimento e participação dos alunos nas atividades desenvolvidas. É importante que o professor perceba ao final das aulas, se os alunos compreenderam que a pessoa com deficiência pode praticar esportes, sendo que tal pratica é uma forma de superação, autonomia, possibilidade de acesso à prática do esporte como lazer, reabilitação e competição etc.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
27/01/2012
Cinco estrelasVivências. Isso é preciso.