16/12/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Conhecer o “gioco Del calccio” (antigo); associar o calccio (antigo) ao futebol atual; vivenciar, de forma adaptada, o calccio e o futebol.
A dinâmica do futebol.
Espaço: pátio grande, sala de TV.
Materiais: televisão, DVD, bola de futebol, bola de basquetebol (ou qualquer bola de tamanho semelhante).
Reunir os alunos e questioná-los: O que eu conheço do futebol? (como se joga, o que é permitido fazer nessa prática, o que não é, quais são suas características principais, dentre outros). O professor deverá anotar em um quadro cada resposta relevante dada pelos alunos.
Posteriormente, apresentar à turma os vídeos abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=WsRqSNSjy3E
Gioco del Claccio (este vídeo é somente ilustrativo, favor desconsiderar o que está sendo narrado, uma vez que está em italiano).
http://www.youtube.com/watch?v=Dhu7Rix9zyM&feature=related
Futebol.
(Acessos em 10/11/10).
Antes da vivência, enfatizar aos discentes que o jogo que será realizado é de origem muito antiga, surgido na Itália, onde é praticado até hoje em algumas regiões. Apesar de ser originalmente violento - pois era uma forma de “guerra” - na aula será feita uma brincadeira de calccio em que não será permitida a violência.
Em seguida, realizar uma prática adaptada do “gioco del calccio” com a turma, da seguinte forma: dividir a turma em dois grupos, entregar uma tira de papel ou lenço a cada aluno, pedindo-lhes que prendam-na ao cós da bermuda, de modo que possa ser retirada. Fazer um sorteio para ver qual conjunto vai começar com a bola (a de basquete). Esclarecer a eles que para se fazer um ponto é necessário que se carregue ou jogue a bola (de qualquer maneira, usando qualquer parte do corpo) até a parede de fundo da outra equipe, que deverá interceptar a bola. Se a tira de papel ou lenço do aluno que estiver com a bola for retirada, ele deverá parar e entregar a bola a quem realizou tal ato (para se evitar as “puxadas”, empurrões e “montinhos”- um sobe em cima do outro - característicos do jogo original). A atividade pode ser cronometrada ou realizada até os alunos perderem o interesse. Objetivo: os alunos se familiarizarem com o jogo para ter maior embasamento nas futuras discussões.
(Acesso em 10/11/10).
Realizar uma prática lúdica de futebol com a turma. Sugestão: dividir a turma em grupos de 5 a 7 jogadores, dependendo do espaço, determinar somente as regras básicas como falta, gol, pênalti, dentro e fora. Objetivo: os alunos se familiarizarem com o jogo para ter maior embasamento nas futuras discussões.
Fonte: http://www.thegoldenaura.com/2008/12/
(Acesso em 10/11/10).
Retomar a discussão iniciada na atividade 1, questionando aos alunos sobre o calccio: como se joga, o que é permitido fazer nessa prática, o que não é, quais são suas características principais.
O professor deverá anotar em um quadro, ao lado das respostas da atividade 1, cada discurso relevante dado pelos alunos. Em seguida, dando continuidade, comparar essas respostas àquelas da atividade 1, para responder à pergunta: O que o Futebol e o Gioco de Calccio têm em comum? (uma meta/gol a ser atingida, o confronto de duas equipes, o uso dos pés como meio, ou um dos meios no caso do calccio, para atingir a meta).
Concluindo, o professor deve informar aos alunos que o calccio foi um dos pais, juntamente com outras práticas antigas, do futebol moderno. Tais vivências da antiguidade foram sendo tão praticadas que foram se popularizando e se espalhando por todo o mundo até assumirem regras determinadas mundialmente, chegando ao futebol de hoje. Essa atividade tem como objetivo comparar o “gioco del calccio” com o futebol moderno, destacando o primeiro como precursor do segundo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Futebol
http://www.coladaweb.com/educacao-fisica/historia-do-futebol
(Acessos em 10/11/10).
Será realizada por meio de observação da organização, das atitudes e dos procedimentos dos alunos no decorrer das discussões (especialmente na atividade 4) e das práticas, de modo a verificar se os objetivos foram atingidos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!