Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Estudando o gênero editorial

 

21/01/2011

Autor e Coautor(es)
Joseli Rezende Thomaz
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Maria Cristina Weitzel Tavela

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

   Compreender as características do gênero;    .

    Ler e interpretar o gênero editorial a partir das características estudadas.  

Duração das atividades
3h/aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essas atividades foram elaboradas para alunos do 9° ano do ensino fundamental que já estejam familiarizados com textos argumentativos.

Estratégias e recursos da aula

Primeira etapa:   

Professor: leve para sala de aula jornais e revistas e explique aos alunos que existem diversos gêneros nesses periódicos. Além de reportagens, notícias, crônicas, resenhas e artigos de opinião, há um outro gênero de texto que todo jornal publica diariamente: o editorial.

Professor: com um exemplar em mãos aponte esses gêneros textuais para os alunos, mostrando-lhes que cada um deles se localiza em uma sessão do jornal. Por último, chame a atenção para “o editorial” que normalmente não possui assinatura, mas expressa opinião do jornal ou revista. Explique-lhes que os editoriais se voltam em geral para fatos e temas que estejam sendo noticiados e discutidos no momento. Para incitar as discussões sobre o assunto que será proposto, apresente aos alunos as imagens abaixo.  

 

 

Disponível em:

http://www.google.com.br/images?hl=pt-br&source=imghp&biw=1015&bih=569&q=crian%C3%A7as+de+rua&btnG=Pesquisar+imagens&gbv=2&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=

Professor: faça algumas perguntas aos alunos sobre as imagens apresentadas:

 1. O que é retratado nas imagens?

2. Qual provavelmente a situação das crianças retratadas nas fotos?

3. Relacione o título do editorial “As crianças nas ruas” com as fotos acima e tente prever: qual será o tema do editorial?  

 

Editorial     

 

Os editoriais são textos de um jornal em que o conteúdo expressa a opinião da empresa, da direção ou da equipe de redação, sem a obrigação de ter alguma imparcialidade ou objetividade. Geralmente, grandes jornais reservam um espaço predeterminado para os editoriais em duas ou mais colunas logo nas primeiras páginas internas. Os boxes (quadros) dos editoriais são normalmente demarcados com uma borda ou tipografia diferente para marcar claramente que aquele texto é opinativo, e não informativo. Editoriais maiores e mais analíticos são chamados de artigos de fundo.  

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Editorial

Professor: apresente aos alunos o editorial “Crianças nas ruas” publicado no Jornal – Estadão em 13/09/2007. É interessante que seja mostrado aos alunos a cópia reduzida da página do jornal com o propósito de não só recuperar a configuração gráfica original, do texto que será lido, mas também a identificação das características de apresentação gráfica de editoriais. Mostre aos alunos a localização de editoriais em exemplares de jornais, leve os alunos a observar que nem sempre os editoriais aparecem intitulados pela palavra editorial, mas podem ser identificados por sua localização, aspecto gráfico, temática e não indicação de autoria. Solicite a leitura pelos alunos e, em seguida, verifique se há dúvidas de vocabulário ou de compreensão.  

Disponível em:  

http://www.florianopesaro.com.br/imprensa.php

Professor: como a leitura de textos de editoriais pode apresentar alguma dificuldade para alunos deste nível de escolaridade, dado seu caráter quase sempre polêmico e argumentativo, proponha primeiramente questões de interpretação discutidas em interação oral para que  posteriormente possam realizar as questões escritas. Em seguida, selecione um aluno para reler o primeiro parágrafo. 

1.No caso do editorial lido, que fato motivou sua produção?

2. Quais foram os dados fornecidos pela pesquisa?

3. Por que os números fornecidos pela pesquisa encomenda pela prefeitura surpreendem?

4. Qual é o ponto de vista apresentado pelo jornal sobre os programas sociais da prefeitura?

5. Qual é a crítica apresentada no primeiro parágrafo sobre os investimentos públicos em entidades não necessariamente ligadas à prefeitura?

6. Quais foram as atitudes tomadas pela Secretaria municipal de assistência e de desenvolvimento social?

7. Qual é a estratégia adotada pelo novo Crecas para atrair as crianças?

8. Que informação, dada no 8° parágrafo, comprova a posição do Jornal em relação às políticas sociais para tirar as crianças das ruas?

9. Qual é a ressalva feita pelo Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social Floriano Pesaro?

Professor: na discussão das respostas, leve sempre os alunos a analisar sua interação com o texto, buscando confrontar as respostas e procurar explicações para as diferenças de reação a um mesmo texto.     

Segunda etapa:   

Professor: proponha a leitura do editorial “Todo poder tem limite” publicado na Folha de São Paulo em 26/09/2010.

 

Disponível em:   

http://www.noticiasagricolas.com.br/noticias.php?id=75753

Professor: solicite aos alunos que reveja o conceito de editorial que lhes foi apresentado na aula anterior. Em seguida, peça-lhes que verifiquem respondendo às questões abaixo por escrito se o editorial lido tem as características próprias do gênero.   

1)      Um editorial deve apresentar a questão tratada e expressar a opinião do jornal sobre ela. Qual é a questão tratada? Qual é a opinião do jornal?

2)      Quais são os argumentos desenvolvidos em defesa da opinião do jornal?

3)      Um editorial deve ser enfático e equilibrado. O editorial lido é enfático, isto é, defende com entusiasmo a opinião do jornal?

4)      O editorial defende a opinião do jornal com moderação e respeito?  Justifique com elementos do texto.

5). Reveja o título do editorial:

a) Explique com suas palavras o título.

b) Em sua opinião, o título é adequado ao seu conteúdo?

6) Analise sua reação como leitor do editorial:

a) O editorial reforçou sua opinião sobre a liberdade de imprensa e o papel da mesma na sociedade democrática?

b) O editorial levou você a mudar de opinião sobre a imprensa?        

Recursos Complementares

ABREU, Antônio Suárez. A arte de argumentar. São Paulo, Ateliê Editorial, 2003.

Avaliação

  Professor: solicite aos alunos que tragam para sala de aula jornais. Divida a turma em pequenos grupos, primeiramente, eles devem escolher um jornal entre os trazidos por seus membros: o jornal e a matéria que considerarem mais interessantes e mais rica para a análise a ser realizada. Professor: distribua o roteiro abaixo para a elaboração de um editorial a partir da análise do texto selecionado. Após a finalização da atividade e a revisão feita pelo professor os alunos devem apresentar para toda a classe o resultado do trabalho.   

Roteiro:   

1.Selecione um texto do jornal pode ser uma notícia, uma reportagem, um artigo de opinião ou uma crônica.

2.Após a leitura do texto escolhido, troque ideias e defina qual será a posição do grupo com relação ao tema.

3.Anote no caderno, os argumentos (a favor ou contra) tome uma posição.

4.Planeje como será a introdução e qual será a ideia principal a ser desenvolvida.

5.Organize os diferentes tipos de argumentos.  

6.Formule uma conclusão para seu texto.

7.Pense nos leitores do texto e escreva de acordo a atrair o público alvo.

8.Utilize a linguagem padrão da língua.

9.Dê um título ao editorial.    

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 2/2 - 100%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.