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Respiração na água: não somos peixes.

 

10/12/2010

Autor e Coautor(es)
leonardo lima costa
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores históricos
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Relacionar o modo de respiração de outros seres vivos aquáticos com a necessidade de adaptação do homem;
  • Vivenciar atividades de iniciação a adaptação da respiração com o nado;
  • Desenvolver jogos e brincadeiras que possam intensificar o trabalho de respiração na natação de forma lúdica e prazerosa.
Duração das atividades
50 minutos ou uma aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Respiração braquial (dos peixes) X pulmonar (dos mamíferos).

O mecanismo é o elemento que difere, é essencial para as técnicas de nadar.

Propor o caça tesouro submarino: o professor deve juntar vários objetos que afundem quando lançados na água; dividir a turma em equipes de cinco alunos; destinar um tempo (aproximadamente um minuto) para que os alunos possam mergulhar e recolher o maior número de objetos possíveis. Vence a equipe que recolher o maior número de objetos.   

Atividade 2

O primeiro obstáculo para se trabalhar a respiração na natação é compreender a pressão da água ao expirar o ar.

Vivência: O professor deverá distribuir um canudinho para cada aluno e propor que eles façam borbolhas, dessa forma eles poderão perceber a resistência do ar sofrido pela água. Em seguida, para que os alunos percebam a necessidade de trabalhar o potencial respiratório (dos pulmões) o professor deverá distribuir uma bola de isopor e propor que eles a desloquem usando o mesmo canudinho.   

Obs.: Caso o professor ache necessário ou conveniente propor uma corrida. O aluno que deslocar a bola de isopor com o canudinho de um lado a outro da piscina primeiro vence. (ou também em formatos de revezamentos).

Propor a atividade a seguir: Jogo dos canudos.

  • Dividir a turma em duplas;
  • Demarcar se possível, com raias um quadrado de seis metros de raio em cada lado da piscina (ver imagem);

  • Em cada área demarcada colocar quatro duplas;
  • Destinar uma bola de isopor para cada quadrado (as bolas de isopor poderão ser substituídas por bolas de soprar a critério do professor);
  • As duplas terão que soprar a bola usando o canudinho até que ela atinja um dos lados;
  • Cada dupla terá um lado para pontuar e três para defender;
  • A bola não poderá, em hipótese nenhuma, entrar em contato com o canudinho ou partes do corpo dos alunos. Caso isso aconteça será acrescido um ponto as duplas adversárias;
  • O professor deverá escolher dois alunos, que não estarão participando naquele momento da atividade, para serem os árbitros do jogo, com a responsabilidade de fiscalizar se as regras estão sendo cumpridas (caso os alunos encontre dificuldades em julgar as faltas o professor poderá destinar mais dois alunos para auxiliá-los);
  • Vence a dupla que mais pontuar.

Atividade 3

O ritmo empregado em inspirar e expirar o ar no gesto técnico dos nados também deve ser observado como relevante para a efetivação de um bom nado. Dando início a este momento da aula o professor deverá propor a seguinte atividade (respiração vertical ou elevador): com os alunos de pé na piscina, contando até quatro (um para inspirar e três para expirar), eles inspirarão e em seguida (flexionando os joelhos) submergirão a cabeça e dentro da água realizarão a expiração. O professor deve chamar a atenção dos alunos para o ritmo proposto nesta atividade.

Atividade 4

Dando continuidade aos trabalhos sobre ritmo de respiratório na natação propor a seguinte atividade (respiração frontal): pedir aos alunos que segurem a prancha com as mãos. O orientá-los a deitar sobre a água (decúbito ventral ), realizando qualquer tipo de pernada, iniciando assim a respiração frontal. Com o pescoço flexionado para trás e com a boca fora da água, inspirar no ritmo um e estendendo o pescoço com a boca dentro da água, expirar no dois, três e quatro. Realizar o exercício de um lado para o outro da piscina, deslocando usando somente a pernada, as mãos ficarão presas a prancha.

Atividade 5

Ainda desenvolvendo o ritmo de respiração na natação segue a próxima atividade (respiração lateral): em sequência como na atividade anterior o aluno deverá soltar uma das mãos da prancha (à direita ou à esquerda) e colocar este braço junto ao corpo. O aluno deverá proceder girando o pescoço para o lado da mão que esta abaixada junto ao corpo, tirando a boca de dentro da água, inspirar e retornar com o pescoço, colocando a boca dentro da água e expirando lentamente. Realizar o exercício, de um lado para o outro da piscina, deslocando usando apenas a pernada (como estava sendo feito na atividade anterior). A pernada ainda será usada como gesto técnico para deslocamento e equilíbrio na água.

Obs.: O professor não pode esquecer-se de trabalhar os dois lados, revezando os braços na prancha (braço direito e depois braço esquerdo).   

Propor a mesma atividade alternando os braços na prancha a cada ciclo do ritmo da respiração. Realizar o exercício bem devagar. Continuar com o deslocamento usando apenas a pernada. Em seguida propor que os alunos realizem três braçadas durante a fase dois, três e quatro da respiração (fase da expiração), alternando as mãos na prancha. Essa ação se dará entre o intervalo de uma e outra inspiração. Neste momento o deslocamento se dará através das braçadas também.

Exemplo: inspiração (fase um) com a mão direita na prancha, realizar a braçada com o braço direito, esquerdo e direito juntamente com a expiração do ar (fase dois, três e quatro). Reiniciando o ciclo com a mão esquerda na prancha alternando os lados para efetuar a inspiração.

Recursos Complementares
Avaliação
  • Verificar se os alunos identificam a necessidade de adaptação da respiração na natação para um melhor aproveitamento das técnicas de nado.
  • Perceber se as atividades propostas possibilitaram que os alunos compreendessem formas.
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