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O gênero receita culinária na sala de aula: compreensão e análise

 

14/01/2011

Autor e Coautor(es)
Joseli Rezende Thomaz
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Maria Cristina Weitzel Tavela

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

    Compreender o objetivo do texto instrucional;  

    Conhecer as peculiaridades da linguagem do texto instrucional;     

    Observar as características do gênero estudado.  

Duração das atividades
3h/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

As atividades foram elaboradas para alunos do 7° e 8° ano que  habilidade de leitura e escrita e que já possuam noção sobre o modo verbal imperativo.

Estratégias e recursos da aula

Primeira etapa:   

Professor: mostre a imagem abaixo aos alunos e, em seguida, pergunte-lhes se eles gostariam de degustar um pedaço dessa torta. A partir das respostas apresentadas, explique-lhes que será perfeitamente possível que eles saboreiem uma fatia da deliciosa torta. Mas, para isso, eles terão que aceitar o desafio proposto: aprender a fazer O bolo prestígio de festa.

 

Professor: proponha então aos alunos o estudo do gênero receita culinária para que, dessa forma, eles possam aprender a fazer o bolo que todos querem saborear. Apresente a receita abaixo:         

  Bolo Prestígio de Festa

Ingredientes

Creme

·        3 claras

 ·        meia xícara (chá) de açúcar

·        1 lata de Creme de Leite NESTLÉ®

·        2 xícaras (chá) de coco em flocos seco  

Massa

·        meia xícara (chá) de manteiga

·        1 xícara e meia (chá) de açúcar

·        6 ovos ·        meia xícara (chá) de leite

·        1 xícara e meia (chá) de farinha de trigo

·        1 xícara (chá) de Chocolate em Pó DOIS FRADES®

·        meia colher (sopa) de fermento químico em pó

 ·        manteiga para untar

·        farinha de trigo para polvilhar

Cobertura

·        1 lata de Creme de Leite NESTLÉ®

 ·        1 tablete de NESTLÉ CLASSIC® Meio Amargo picado

 Montagem

·        meia xícara (chá) de leite

 ·        2 colheres (sopa) de leite de coco

·        coco ralado para decorar

·        raspas de chocolate para decorar

Modo de preparo:

Creme:

Em uma panela, misture as claras com o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, para aquecer (cerca de 3 minutos), sem deixar ferver. Retire do fogo e transfira ainda quente para uma batedeira, batendo até que a tigela da batedeira esfrie e forme um merengue. Junte o Creme de Leite, o coco e misture delicadamente. Cubra com filme plástico e leve à geladeira até o momento de rechear o bolo.

Massa:  

 Em uma batedeira, coloque a manteiga e o açúcar e bata até formar uma mistura esbranquiçada. Junte as gemas, uma a uma, sem parar de bater até obter um creme homogêneo. Adicione a farinha de trigoe o Chocolate em Pó, aos poucos, intercalando com o leite e misture. Por último, junte o fermento e as claras batidas em neve, misturando delicadamente. Despeje em uma forma redonda (28 cm de diâmetro), untada e polvilhada e leve para assar em forno médio (180°C), pré-aquecido, por cerca de 30 minutos. Desenforme o bolo ainda quente e reserve.  

Cobertura:

Em um recipiente, junte o Creme de Leite e o Chocolate Meio Amargo e leve ao fogo, em banho-maria, mexendo sempre até formar um creme liso e homogêneo. Retire do fogo e reserve.

Montagem:   

Corte o bolo já frio em três partes, no sentido horizontal. Forre uma forma redonda (28 cm de diâmetro) com filme plástico, coloque uma das partes do bolo e umedeça com o leite misturado com o leite de coco cubra com outra parte de bolo e volte a umedecer. Coloque o restante do creme e termine com a última camada de bolo. Cubra com filme plástico e leve para gelar por cerca de 3 horas. Desenforme o bolo sobre um prato de servir, espalhe a cobertura, decore com fitas de coco  fresco e sirva a seguir.  

Disponível em:  

http://www.nestle.com.br/site/cozinha/receitas/Bolo_Prestigio_de_Festa.aspx 

Professor: explique aos alunos que há textos produzidos com a finalidade de instruir o leitor. São os chamados textos instrucionais. A receita culinária apresenta, em geral, linguagem formal. O texto é objetivo e claro, há um título e, em seguida, relacionam-se os ingredientes e o modo de fazer ( o modo de preparo)

Professor: solicite aos alunos que com base no texto lido responda oralmente as questões propostas:

01.Na receita lida, o título é “Bolo Prestígio de Festa”.

a)Qual é a estrutura do texto?

b) Qual é o objetivo do texto?

02.Que tipo de linguagem foi empregada? Por quê?

03. Identifique no texto verbos que transmitem  ação. Em que modo estão esses verbos?

04. Considerando que as receitas culinárias orientam as pessoas sobre como preparar determinados pratos, responda: por que predomina nesse tipo de texto o modo imperativo?

05. Que palavras foram usadas para indicar a quantidade dos ingredientes?

06. Identifique palavras ou expressões que indicam as etapas do processo temporal (o que é primeiro, o seguinte, etc). Qual é a importância dessas partículas temporais para realização da receita?

07. Faça uma lista de palavras que estão relacionadas ao universo culinário e que não foram citadas nas questões anteriores.  

 Professor: a seleção de perguntas pontuais permite que juntamente aos alunos, você aponte os elementos no texto que devem ser destacados.

Segunda etapa:   

Professor: após o estudo realizado, divida a classe em pequenos grupos e organize a execução da receita, por se tratar de ingredientes um pouco caro, divida o valor estimado da receita para toda a classe. Para execução da tarefa cada grupo deve ser responsável por uma etapa do trabalho desde a compra dos ingredientes até a divisão das porções. Talvez seja interessante propor ao professor de Matemática realizar um trabalho conjunto para que o desenvolvimento dos alunos seja ainda melhor.  

Professor: se os alunos seguirem todas as orientações dadas certamente obterão sucesso no prato preparado, caso contrário aproveite também para identificar as falhas na execução da receita. De qualquer forma, essa oportunidade será vantajosa para que os alunos percebam a importância de se seguir minuciosamente todas as instruções dadas.

  Professor: A partir da execução da receita culinária, proponha aos alunos a sistematização das características do gênero. Ajude os alunos a construírem um quadro com todas as informações que eles puderam identificar sobre o gênero estudado, desde os aspectos gráficos do texto até a compreensão dos comandos para a realização da tarefa. O quadro abaixo deve ser construído junto aos alunos.  

Gênero: receita culinária.

Autor: pode não ser identificado, algum especialista ou alguém que saiba fazer uma determinada receita.

Tipo de texto: instrucional.

Objetivo: ensinar a preparar uma comida.

Destinatário: pessoas interessadas em cozinhar.

Local de publicação: jornais, revistas, livros de culinária e internet.

Organização gráfica: ingredientes, modo de preparo, ilustração e rendimento.

Marcas linguísticas: verbos no modo imperativo (misture, retire, mexa) e na terceira pessoa do singular; uso de expressões que dão ideia de modo( lentamente, delicadamente) e de tempo (cerca de 3 minutos, Por último)

Recursos Complementares

JOLIBERT, Josette. Formando Crianças produtoras de textos. Vol II.Artes Médicas.Porto Alegre. 1994.

LIBANIO, Maria Stela Christo, Frei Betto. Fogãozinho: culinária infantil em histórias. Editora Mercuryo.

Avaliação

Professor: divida a sala em pequenos grupos. Cada colega deve pesquisar em revistas, jornais ou na internet receitas que lhe agrade, com a respectiva ilustração. Depois os alunos devem selecionar uma receita e preencher o quadro abaixo. Após a conclusão da atividade, eles devem apresentar a análise  para toda a classe:

Título ( nome da receita):

Local de publicação:

Autor:

Objetivo:

Ingredientes:

Modo de fazer/ preparo

Rendimento: ( opcional)

Tempo de preparo: ( opcional)

Modo verbal: (exemplifique)

Tipo de linguagem:

Seleção lexical: (nomes de alimentos e temperos):

Opinião de quem acessou

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