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Entendendo os Lançamentos Verticais de objetos.

 

11/01/2011

Autor e Coautor(es)

Andréa Marques Leão Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Movimento, variações e conservações
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Visões de mundo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Demonstrar como são estudados os lançamentos verticais;

Conceituar as variáveis que agem em objetos lançados verticalmente para cima;

e Evidenciar os lançamentos verticais.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos, duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Movimento Uniformemente Variado (MUV).

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

• Aula interativa;

• Aula conceitual;

• Desenvolvimento de um experimento. Observamos que o professor deverá solicitar previamente aos alunos os materiais (como segue na Tabela 1 abaixo) necessários para a realização do experimento nestas aulas.   

Tabela 1 – Lista de Materiais

Materiais

Comentários

Um objeto para ser lançado.

Por exemplo, um giz de escrever em lousa ou uma borracha.

Dois cronômetros.

Podem ser cronômetros de relógio ou celular.

Motivação: 

Sugerimos que o professor, após pedir para que os alunos formem grupos de quatro a cinco integrantes, estimule a curiosidade deles sobre o tema a ser estudado, perguntando:    

“Se alguém lançar um objeto verticalmente para cima a uma grande altura (Fig. 1), com que velocidade este pode atingir o ponto de partida?”     

Figura 1 – Objeto lançado.

Imagem disponível em: http://www.tosabendomais.com.br/userfiles/image/MVV%281%29.jpg. Acesso em: 11 Nov. 2010    

Após ouvir as opiniões dos alunos, o professor deverá dizer a eles que conseguirão responder a pergunta em questão, baseados em conceitos físicos, após o desenvolvimento da experiência que será realizada nestas aulas.   

Atividade 1 

Neste momento, o professor deverá propor que os alunos realizem um experimento simples, mas que propiciará compreensão do lançamento vertical.   

No experimento (Fig. 2) – teste de lançamento vertical, será verificado através do lançamento de objetos (borracha ou giz), alguns aspectos do lançamento vertical, como velocidade final, tempos de subida e descida.   

Figura 2 – Demonstração da Experiência.

Imagem disponível em: Sampaio, José Luiz e Calçada, Caio Sérgio. Universo da Física 1.  2ª. Edição. São Paulo: Editora Atual, 2005, p. 145.   

Antes de iniciar o experimento, o professor deverá instruir os grupos a escolherem dois alunos para registrarem o tempo de subida e descida do objeto a ser lançado verticalmente para cima.   

Em relação à montagem do experimento, o professor deverá dar as seguintes instruções aos alunos:

  • Peguem um objeto (giz ou borracha) e procurem atirá-lo verticalmente para cima de modo que ele atinja uma altura máxima sem bater no teto (Fig. 2).
  • Peguem-no de volta, sem deixá-lo cair no chão.
  • Com os cronômetros, um dos integrantes do grupo deverá marcar o tempo de subida e o outro integrante marcar o tempo de descida do objeto.
  • Repitam essa experiência mais quatro vezes e anotem os resultados de cada execução.   

Após o término do experimento, o professor deverá fazer as seguintes perguntas aos alunos:

  • Descrevam a trajetória do objeto.
  • Há diferença entre o tempo gasto na subida e o da descida?
  • Quando o objeto sobe, ele recebe uma aceleração positiva ou negativa? E na descida?
  • Quem proporciona essa aceleração, tanto na subida quanto na subida?   

Favoreça com que os alunos compreendam que no lançamento vertical observamos uma trajetória reta, de subida e descida. Analisando o tempo de um lançamento vertical, verificamos que o tempo de subida é igual ao de descida; concluindo, assim, que o tempo total de um lançamento vertical é a soma dos tempos de subida e descida.   

Quando um objeto é lançado verticalmente ele sobe desacelerando e desce acelerando, pois a única aceleração presente neste movimento é a da gravidade, e como ela somente acelera os objetos para baixo, na subida de um objeto ela exerce uma aceleração negativa no movimento e na descida exerce uma aceleração positiva.   

Atividade 2

Dando prosseguimento à aula, neste momento o professor deverá exibir aos alunos um vídeo, conforme postado abaixo, o qual demonstra o conceito inicial de lançamento vertical. O vídeo, “Fisica - Lançamento Vertical” (Fig. 3), tem duração de 4 minutos e 06 segundos e aborda o estudo dos lançamentos verticais.   

Link do Vídeo:  “Fisica - Lançamento Vertical” http://www.youtube.com/watch?v=VnKQKhAUucU Acesso em: 04 Nov. 2010        

Figura 3 – Imagem do vídeo “Fisica - Lançamento Vertical”.   

Sugestões:  O professor, se preferir, poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.      

Após a apresentação do vídeo, o professor deverá promover uma discussão com os alunos acerca do conteúdo deste, de forma que eles percebam as relações entre o que foi mostrado no vídeo e o que foi trabalhado no experimento realizado na atividade anterior.   

Roteiro de Discussão:

  • Quais conceitos físicos foram visualizados no vídeo?
  • No nosso cotidiano, onde observamos lançamentos verticais?
  • Quando lançamos um objeto verticalmente, qual é sua velocidade na sua altura máxima?
  • A velocidade com que o objeto é lançado (com que sobe) é igual à velocidade com ele retorna (desce) a mão do lançador?   

Os alunos deverão primeiramente discutir estas questões em grupo -  escrevendo as suas respostas numa folha de papel e, então, compartilhar com a sala de aula estas informações.      

Observamos que este momento é importante tanto para socializar informações entre os alunos, como também para corrigir conceitos errôneos, esclarecer dúvidas, além de possibilitar trabalhar a competência oral dos alunos!         

Neste momento, retome a questão inicial (do lançamento) e favoreça com que os alunos compreendam que, se o objeto sai e volta verticalmente ao ponto de partida, y = y0, logo, pela equação de Torricelli podemos escrever: v2 = v02 -  2g (y - y0) => v2 = v02 - 2g.0 => v = v0 (velocidade final é igual a velocidade inicial). Portanto, o objeto atinge o ponto de partida com a mesma velocidade em módulo com que foi lançada. Na prática, isso não é verdade por causa da resistência do ar, mas, mesmo assim, pode-se imaginar o perigo que essa prática, costumeira em alguns lugares, sobretudo na passagem de ano, pode representar (1).   

Atividade 3

Dando continuidade ao estudo dos lançamentos verticais, sugerimos que o professor faça o seguinte questionamento aos alunos:   

“É possível um corpo – lançado verticalmente, ter aceleração constante, não nula, ter velocidade nula?”.   

Figura 4 – Lançamento vertical.

Imagem disponível em: http://kleberandrade.files.wordpress.com/2010/05/2velocidade.jpg. Acesso em: 04 Nov. 2010    

Para estimular a discussão da pergunta feita acima, sugerimos que o professor dê algumas pistas aos alunos, conforme roteiro abaixo.   

Roteiro de Discussão:

  • Existe algum momento no lançamento vertical onde a velocidade fica nula? Qual?
  • No lançamento vertical existe um momento em que a velocidade é invertida? Para a velocidade ser invertida a velocidade tem que se anular? E a aceleração é alterada?
  • A aceleração influência na velocidade de um objeto. Entretanto, a aceleração está relacionada diretamente com a velocidade instantânea (velocidade num momento exato) de um objeto?   

É importante que o professor incentive a discussão entre os alunos a respeito desta pergunta, bem como medie esta, favorecendo a formação da construção do saber de que, é possível um corpo ter aceleração constante e velocidade nula, pois é o que ocorre no instante em que o corpo lançado verticalmente para cima atinge a altura máxima. A aceleração é causa da variação de velocidade de um ponto material, mas não tem relação direta com a sua velocidade instantânea (2).   

Referências Bibliográficas

  1. Gaspar, Alberto. Física 1º Edição. P. 75, 2008.
  2. Gaspar, Alberto. Física 1º Edição. P. 75, 2008.
Recursos Complementares
Avaliação

Avalie a participação dos alunos nas discussões, na exploração do recurso e peça para que cada aluno pesquise na internet e em livros, a história da experiência que Galileu realizou sobe a Torre de Pisa, onde demonstrou que objetos de massas diferentes caem em tempos iguais e chegam ao solo com velocidades iguais.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

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Opiniões

  • Ronaldo, Colégio Estadual Otacílio Mota , Ceará - disse:
    a.rpm@hotmail.com

    21/08/2012

    Três estrelas

    Bastante interessante e proveitosa esta aula, estarei pondo-a em prática em minha sala do 1º ano e farei uma competição entre os grupos de lançamento mais alto e melhor trabalho.


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