11/01/2011
Andréa Marques Leão Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Universo, terra e vida |
Ensino Médio | Física | Som, imagem e informação |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Visões de mundo |
Conceituar o que é o Espalhamento Rayleigh;
Compreender a importância das moléculas na formação da cor do céu; e
O porque do céu ser azul.
Reflexão;
Refração.
As estratégias utilizadas serão:
• Aula interativa;
• Aula conceitual;
• Uso do Laboratório de Informática ou Sala de Vídeo, pois o vídeo proposto pode ser salvo em DVD.
Motivação:
Com o intuito de estimular a curiosidade dos alunos sobre os fenômenos físicos da natureza, sugerimos que o professor os organize em grupos de quatro (4) a cinco (5) integrantes, e peça para que eles formulem respostas para a seguinte pergunta:
“Por que o céu é azul (Fig. 1)?”
Oriente os grupos a escreverem em uma folha de papel (a ser entregue) as possíveis razões para este fenômeno – o azul do céu -, não sendo necessário identificar o grupo nesta.
Figura 1 – Céu azul.
Imagem disponível em: http://www.stickel.com.br/atc/uploads/2145.jpg. Acesso em: 01 Nov. 2010.
Informe-os que no final da aula essas anotações serão lidas para todos da sala e analisados, de forma que todos cheguem as conclusões corretas sobre a questão proposta no início desta aula.
Atividade 1
Dando continuidade à atividade anterior, o professor deverá pedir aos grupos, dispostos na sala de informática, para que façam pesquisas - em sites da Internet, bem como em livros didáticos - sobre as possíveis razões para o céu aparentar ser da cor azul. Para subsidiar a pesquisa dos alunos, sugerimos o roteiro abaixo.
Roteiro de Pesquisa:
a) O que é refração?
b) O que é dispersão da luz?
c) Quais cores formam a luz branca?
d) O que é o Espalhamento Rayleigh?
Sugestões de sites para a realização das pesquisas:
I) Refração:
http://educacao.uol.com.br/fisica/ult1700u38.jhtm
II) Dispersão da luz:
http://www.mundoeducacao.com.br/fisica/dispersao-luz-as-cores-ceu.htm
http://www.scribd.com/doc/4030872/Fisica-Optica-Luz-e-Cor
http://topazio1950.blogs.sapo.pt/78785.html
III) Luz branca (Fig. 2):
http://www.fisicaju.com.br/fisica/PORQUE%20O%20C%C3%89U%20%C3%89%20AZUL.htm
http://fisicomaluco.com/wordpress/2008/05/20/por-que-o-ceu-e-azul/
http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=889&sid=9
IV) Espalhamento Rayleigh:
http://ciencia.hsw.uol.com.br/questao39.htm
http://www.worldlingo.com/ma/enwiki/pt/Rayleigh_scattering
http://fisicanavida.wordpress.com/2009/11/16/pergunta-por-que-o-ceu-e-azul/
http://wiki.stoa.usp.br/Por_que_o_c%C3%A9u_%C3%A9_azul%3F
Figura 2 – Luz branca.
Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_uIW_2NaSPDc/S7sgCHQLiWI/AAAAAAAADR4/qM1CWJVm97Q/s1600/prisma+luz+branca.jpg. Acesso em: 01 Nov. 2010.
Além disso, o professor deverá informar os alunos que eles deverão compartilhar as informações de suas pesquisas com todos da sala, e que isto será feito, através da discussão das questões do roteiro de pesquisa.
Favoreça com que a discussão inicie a partir da apresentação de cada grupo referente ao item a) do roteiro de discussão. Após debaterem sobre o item em questão, o próximo item do roteiro deverá ser discutido e assim sucessivamente. O professor deverá mediar e conduzir a discussão, de forma a estimular a participação de todos, bem como, para esclarecer dúvidas e corrigir conceitos errôneos. Para cada item do roteiro de pesquisa (sugerido no início da pesquisa), sugerimos um debate de no máximo 5 minutos.
Atividade 2
Neste momento, o professor deverá apresentar o recurso, que se trata de um áudio sobre a relação entre a dispersão da luz solar com a cor do céu. Destacamos que o áudio tem a duração de 2 minutos e 17 segundos, como postado abaixo.
Recurso: Cor do céu
Link do Recurso no Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=26015
Este áudio consiste em explicar que a cor azul do céu se dá devido à dispersão da luz solar (de cor Branca) nas moléculas contidas na atmosfera terrestre.
Após a apresentação do áudio, retome as respostas dadas no início da aula. Leia para todos da sala as respostas dadas sobre a pergunta feita (sobre o azul do céu) e debata com todos os erros conceituais e os acertos destas.
Favoreça com que todos os grupos participem e deem suas opiniões acerca de cada resposta. Ressaltamos que esta atividade visa propiciar avaliar se o conhecimento foi aprendido e esclarecido para todos na sala durante o desenvolvimento das atividades.
Atividade 3
Dando prosseguimento à aula, o professor deverá exibir o recurso, que trata de um vídeo - “O Mundo de Beakman céu beakmania henryford 1993 (01)”, com duração de 9 minutos e 34 segundos, conforme postado abaixo.
Recurso: O Mundo de Beakman céu beakmania henryford 1993 (01) (Fig. 3)
Link do Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=CZwMafST0Us Acesso em: 01 Nov. 2010
Figura 3 – Imagem do vídeo “O Mundo de Beakman céu beakmania henryford 1993”.
Sugestão: o professor poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo para os alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
Após a apresentação do vídeo, promova uma discussão sobre o conteúdo deste, entre todos os alunos da sala. Abaixo sugerimos um roteiro para nortear este momento.
Roteiro de discussão:
Favoreça com que os alunos compreendam que no vídeo é explicado o Espalhamento Rayleigh, ou seja, a formação da cor azul no céu terrestre. Este se dá devido a dispersão da luz solar nas moléculas presente na atmosfera, devido ao tamanho destas moléculas. Já a cor avermelhada no pôr-do-sol e no amanhecer se dá devido a inclinação da Terra, fazendo com que os raios solares penetrem numa angulação menor.
Sugestão:
Com o intuito de sistematizar o conceito aprendido nesta aula (Espalhamento Rayleigh), sugerimos que o professor peça para que cada aluno produza um texto, de no máximo 10 linhas, contendo o que foi aprendido nesta aula. Oriente os alunos que o texto deverá abarcar os seguintes itens:
Na próxima aula, o professor deverá fazer comentários sobre os textos produzidos e corrigir todo e qualquer conceito redigido erroneamente pelos alunos nos textos.
Teoria e experimentos:
Avalie a participação dos alunos no desenvolvimento das atividades e peça para que os grupos pesquisem na internet, quatro (4) fenômenos da natureza nos quais se verificam a dispersão das ondas (mecânicas e eletromagnética).
Cinco estrelas 1 classificações
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02/02/2014
Cinco estrelasMuito bem feita parabéns