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Espalhamento Rayleigh: A explicação definitiva do azul do céu.

 

11/01/2011

Autor e Coautor(es)

Andréa Marques Leão Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Universo, terra e vida
Ensino Médio Física Som, imagem e informação
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Visões de mundo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conceituar o que é o Espalhamento Rayleigh;

Compreender a importância das moléculas na formação da cor do céu; e

O porque do céu ser azul.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos, duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Reflexão;

Refração.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

• Aula interativa;

• Aula conceitual;

• Uso do Laboratório de Informática ou Sala de Vídeo, pois o vídeo proposto pode ser salvo em DVD.      

Motivação: 

Com o intuito de estimular a curiosidade dos alunos sobre os fenômenos físicos da natureza, sugerimos que o professor os organize em grupos de quatro (4) a cinco (5) integrantes, e peça para que eles formulem respostas para a seguinte pergunta:    

“Por que o céu é azul (Fig. 1)?”  

Oriente os grupos a escreverem em uma folha de papel (a ser entregue) as possíveis razões para este fenômeno – o azul do céu -, não sendo necessário identificar o grupo nesta.     

Figura 1 – Céu azul.

Imagem disponível em: http://www.stickel.com.br/atc/uploads/2145.jpg. Acesso em: 01 Nov. 2010.             

Informe-os que no final da aula essas anotações serão lidas para todos da sala e analisados, de forma que todos cheguem as conclusões corretas sobre a questão proposta no início desta aula.   

Atividade 1 

Dando continuidade à atividade anterior, o professor deverá pedir aos grupos, dispostos na sala de informática, para que façam pesquisas - em sites da Internet, bem como em livros didáticos - sobre as possíveis razões para o céu aparentar ser da cor azul.  Para subsidiar a pesquisa dos alunos, sugerimos o roteiro abaixo.            

Roteiro de Pesquisa:    

a) O que é  refração?

b) O que é  dispersão da luz?

c) Quais cores formam a luz branca?

d) O que é o Espalhamento Rayleigh?      

Sugestões de sites para a realização das pesquisas:

I) Refração:

http://educacao.uol.com.br/fisica/ult1700u38.jhtm    

http://www.ibb.unesp.br/nadi/Museu2_qualidade/Museu2_corpo_humano/Museu2_como_funciona/Museu_homem_nervoso/Museu_homem_nervoso_visao/Museu2_homem_nervoso_visao_luz.htm   

http://www.portalimpacto.com.br/09/material2010/medio_e_vest/docs/vest/fis/f2/principios_de_optica.pdf     

II) Dispersão da luz:

http://www.mundoeducacao.com.br/fisica/dispersao-luz-as-cores-ceu.htm   

http://www.scribd.com/doc/4030872/Fisica-Optica-Luz-e-Cor   

http://topazio1950.blogs.sapo.pt/78785.html     

III) Luz branca (Fig. 2):

http://www.fisicaju.com.br/fisica/PORQUE%20O%20C%C3%89U%20%C3%89%20AZUL.htm   

http://fisicomaluco.com/wordpress/2008/05/20/por-que-o-ceu-e-azul/   

http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=889&sid=9          

IV) Espalhamento Rayleigh:

http://ciencia.hsw.uol.com.br/questao39.htm   

http://www.worldlingo.com/ma/enwiki/pt/Rayleigh_scattering   

http://fisicanavida.wordpress.com/2009/11/16/pergunta-por-que-o-ceu-e-azul/   

http://wiki.stoa.usp.br/Por_que_o_c%C3%A9u_%C3%A9_azul%3F     

Figura 2 – Luz branca.

Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_uIW_2NaSPDc/S7sgCHQLiWI/AAAAAAAADR4/qM1CWJVm97Q/s1600/prisma+luz+branca.jpg. Acesso em: 01 Nov. 2010.             

Além disso, o professor deverá informar os alunos que eles deverão compartilhar as informações de suas pesquisas com todos da sala, e que isto será feito, através da discussão das questões do roteiro de pesquisa.   

Favoreça com que a discussão inicie a partir da apresentação de cada grupo referente ao item a) do roteiro de discussão. Após debaterem sobre o item em questão, o próximo item do roteiro deverá ser discutido e assim sucessivamente. O professor deverá mediar e conduzir a discussão, de forma a estimular a participação de todos, bem como, para esclarecer dúvidas e corrigir conceitos errôneos. Para cada item do roteiro de pesquisa (sugerido no início da pesquisa), sugerimos um debate de no máximo 5 minutos.      

Atividade 2 

Neste momento, o professor deverá apresentar o recurso, que se trata de um áudio sobre a relação entre a dispersão da luz solar com a cor do céu. Destacamos que o áudio tem a duração de 2 minutos e 17 segundos, como postado abaixo.      

Recurso: Cor do céu

Link do Recurso no Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=26015      

Este áudio consiste em explicar que a cor azul do céu se dá devido à dispersão da luz solar (de cor Branca) nas moléculas contidas na atmosfera terrestre.    

Após a apresentação do áudio, retome as respostas dadas no início da aula. Leia para todos da sala as respostas dadas sobre a pergunta feita (sobre o azul do céu) e debata com todos os erros conceituais e os acertos destas.

Favoreça com que todos os grupos participem e deem suas opiniões acerca de cada resposta. Ressaltamos que esta atividade visa propiciar avaliar se o conhecimento foi aprendido e esclarecido para todos na sala durante o desenvolvimento das atividades.     

Atividade 3 

Dando prosseguimento à aula, o professor deverá exibir o recurso, que trata de um vídeo - “O Mundo de Beakman céu beakmania henryford 1993 (01)”, com duração de 9 minutos e 34 segundos, conforme postado abaixo.         

Recurso: O Mundo de Beakman céu beakmania henryford 1993 (01) (Fig. 3)

Link do Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=CZwMafST0Us Acesso em: 01 Nov. 2010      

Figura 3 – Imagem do vídeo “O Mundo de Beakman céu beakmania henryford 1993”.      

Sugestão: o professor poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo para os alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.       

Após a apresentação do vídeo, promova uma discussão sobre o conteúdo deste, entre todos os alunos da sala. Abaixo sugerimos um roteiro para nortear este momento.           

Roteiro de discussão:

  • O que vocês entenderam do conteúdo trabalhado no vídeo?
  • Como se dá a formação da cor azul no céu?
  • Por que ao amanhecer e  pôr-do-sol o céu fica avermelhado?    
  • Por que as moléculas conseguem dispersar a luz solar?
  • A explicação do vídeo e do áudio sobre o azul do céu, estão relacionadas?
  • O espalhamento Rayleigh, pesquisado na atividade 1, tem relação com o vídeo visualizado?    

Favoreça com que os alunos compreendam que no vídeo é explicado o Espalhamento Rayleigh, ou seja, a formação da cor azul no céu terrestre. Este se dá devido a dispersão da luz solar nas moléculas presente na atmosfera, devido ao tamanho destas moléculas. Já a cor avermelhada no pôr-do-sol e no amanhecer se dá devido a inclinação da Terra, fazendo com que os raios solares penetrem numa angulação menor.      

Sugestão: 

Com o intuito de sistematizar o conceito aprendido nesta aula (Espalhamento Rayleigh), sugerimos que o professor peça para que cada aluno produza um texto, de no máximo 10 linhas, contendo o que foi aprendido nesta aula. Oriente os alunos que o texto deverá abarcar os seguintes itens:

  • Refração;
  • Luz branca;
  • Espalhamento Rayleigh ou azul do céu.   

Na próxima aula, o professor deverá fazer comentários sobre os textos produzidos e corrigir todo e qualquer conceito redigido erroneamente pelos alunos nos textos.

Recursos Complementares
Avaliação

Avalie a participação dos alunos no desenvolvimento das atividades e peça para que os grupos pesquisem na internet, quatro (4) fenômenos da natureza nos quais se verificam a dispersão das ondas (mecânicas e eletromagnética).

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