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Caules

 

20/12/2010

Autor e Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar os principais componentes  morfológicos do caule.

Relacionar os aspectos fisiológicos desta estrutura e sua importância para o vegetal.

Refletir sobre o papel ecológico e econômico dos caules.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Fotossíntese e hormônios vegetais.

Estratégias e recursos da aula

Inicie a aula mostrando aos alunos o vídeo "Cajueiro Rei do Piaui", disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ckG8JClq8vM  (acessado dia 11/11/2010). 

Após a exibição do vídeo, questione os alunos quanto:

  • Qual a importância deste cajueiro para a cidade?
  • Qual o órgão vegetal que possibilitou este "recorde" vegetal?

A partir destes questionamentos, solicite aos alunos uma pesquisa direcionada.

ATIVIDADE 1

Esta atividade deve ser feita individualmente, usando os recursos de laboratório de informática e biblioteca da escola. Determine um tempo máximo de pesquisa, por exemplo 40 minutos. Instrua os alunos a salvarem o conteúdo pesquisado para depois sintetizarem em um texto. A pesquisa direcionada deve contemplar os seguintes tópicos:

  • Caracterização anatômica do caule (anatomia externa e interna);
  • Mecanismos fisiológicos desempenhados pelos caules;
  • Aspectos ecológicos relacionados aos caules;
  • Aspectos econômicos relacionados aos caules;
  • Tipos de caules.

Para saber mais sobre pesquisa direcionada, acesse: http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/planejamento/cinco-etapas-realizar-boa-pesquisa-escolar-607946.shtml?page=4 (acessado dia 11/11/2010). 

Como fazer uma boa pesquisa:

Primeiro, determine o tema a ser trabalhado, no nosso caso, os tópicos sugeridos acima. Dedique-se à elaboração de um plano de investigação (Onde pesquisar? Em livros, revistas e sítios da internet que tratem sobre o tema). Neste passo sugerimos que os alunos busquem nos sítios sugeridos, nos recursos complementares e também em buscadores da internet, como o Google (disponível em: http://www.google.com.br acessado dia 22/09/2010). No buscador da internet, o aluno deve digitar no campo de pesquisa o tema ou palavras relacionadas ao tema a ser pesquisado e depois entrar nos sítios que o buscador elegeu e verificar a pertinência das informações ali contidas.

Documentação e crítica bibliográficas.  Nesta etapa, o aluno deve reunir a informação obtida na pesquisa, ler e refletir sobre a pertinência, profundidade e veracidade do que está escrito. A veracidade se dá ao comparar diversas referências sobre o mesmo tema. Lembrar de documentar os trechos da pesquisa com o local de onde foi encontrada (livros, revistas e sítios da internet).

Realização da pesquisa;   

Leitura dos dados obtidos na pesquisa, debate dentro do grupo de pesquisa e análise do que é relevante ao tema, e como será transmitidos estes dados aos colegas.

Elaboração de um texto que sintetize as principais ideias pesquisadas. O texto elaborado pelos alunos poderá ser digitado em um editor de texto presente no computador da escola e será útil nas próximas atividades.

Também disponibilizamos abaixo uma série de sítios para pesquisa. 

Mundo vestibular, disponível em: http://www.mundovestibular.com.br/articles/689/1/ORGAOS-VEGETAIS----RAIZ-CAULE-E-FOLHA/Paacutegina1.html  (acessado dia 10/11/2010).

Morfologia externa vegetal, disponível em:  http://www.scribd.com/doc/40556326/Aula-7-Raiz-Caule-Folha-e-Flor  (acessado dia 10/11/2010). 

Portal São Francisco, anatomia vegetal, disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/anatomia-vegetal/anatomia-vegetal.php  (acessado dia 10/11/2010).

Anatomia vegetal, disponível em: http://docentes.esa.ipcb.pt/lab.biologia/disciplinas/botanica/Anatomia.html (acessado dia 10/11/2010). 

Fisiologia vegetal, disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/reino-plantae/fisiologia-vegetal.php (acessado dia 10/11/2010). 

Fisiologia vegetal, disponível em: http://www.cb.ufrn.br/atlasvirtual/fisiologia.htm  (acessado dia 10/11/2010).

O caule, disponível em: http://www.madsaopaulo.com.br/impeducacionalcaule.htm (acessado dia 11/11/2010). 

Que outros potenciais os caules vegetais apresentam? Leve a reportagem a seguir para os alunos.

"Pinhão manso guarda em seu caule poderoso cicatrizante", disponível em: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2010/03/13/interna_ciencia_saude,179406/index.shtml  (acessado dia 11/11/2010). 

A leitura da reportagem poderá ser feita em sala de aula, com um aluno lendo um trecho e passando para outro colega continuar a leitura, ou o professor poderá levar para a sala de aula um computador com projetor e projetar a reportagem na parede para que todos os alunos leiam em silêncio. Após a leitura, o professor poderá explorar aspectos da reportagem para um debate inicial do tema.

QUESTÕES DE TRABALHO

  1. Quais as vantagens que o pinhão manso mostra sobre o cicatrizante à venda no mercado?
  2. Que outros produtos podem ser retirados desta planta?
  3. Que outras plantas apresentam látex no caule e como esta substância pode ser utilizada?

A partir destas questões solicite aos alunos que se reúnam em equipes de 3 integrantes. Eles devem responder as questões (pode ser no caderno dos alunos ou no arquivo do editor de texto aberto para a pesquisa da atividade 1).

Também devem esquematizar no caderno quais os possíveis usos dos caules pelos seres humanos. Que tipo de caule é mais utilizado para fins medicinais? E na indústria da celulose? Quais as características que estes caules devem apresentar? Quais os processos fisiológicos que os caules desempenham na planta? Incentive os alunos a fazer mais questionamentos acerca do tema e assim enriquecer o esquema sobre caule em seus cadernos. Esse esquema será muito útil na atividade a seguir.

ATIVIDADE 2

Ainda no laboratório de informática, solicite que os alunos agrupados em equipes (podem ser as mesmas equipes da atividade anterior) elaborem um mapa conceitual. Determine um período máximo de tempo, por exemplo, 20 minutos. Eles poderão fazer o mapa conceitual a partir das pesquisas e esquemas realizados anteriormente. O mapa poderá ser confeccionado em folha de papel sulfite, cartaz ou em software disponível no computador da escola.

O que são mapas conceituais?

Mapas Conceituais são ferramentas gráficas que organizam e representam o conhecimento. São estruturados a partir de conceitos fundamentais e suas relações. Normalmente, os conceitos são destacados em caixas de texto. A relação entre dois conceitos é representada por uma linha ou seta, contendo uma "palavra de ligação" ou "frase de ligação".

Explique aos alunos que mapas conceituais são representações entre conceitos, ideias e atividades acerca de um tema. Ao listar o que é caule, os tipos de caules, importância ecológica e econômica, os alunos devem relacionar estes conceitos com o tema geral.

Depois deles esboçarem o mapa conceitual no caderno, podem se reunir em equipes de até 3 integrantes para trocarem informações. O grupo deve ir ao laboratório de informática e sistematizar o mapa conceitual no software Cmap Tools.

Assista um vídeo narrando o uso do Software Cmap Tools em http://magregina.blogspot.com/2008/05/mapas-conceituais-e-o-cmap-tools.html     (acessado dia 11/09/2010). 

O tema do mapa conceitual a ser elaborado pelos alunos é "CAULES". A partir desta palavra, eles devem relacionar ao máximo todo o conhecimento pesquisado e adquirido nas aulas, como por exemplo, aspectos fisiológicos, anatômicos, econômicos e ecológicos relativos aos caules vegetais. Os mapas serão retomados na última atividade destas aulas.

ATIVIDADE 3

Cada equipe deverá confeccionar um infográfico sobre apenas um desses temas:

  • Caules vegetais e a indústria madeireira.
  • Caules vegetais e a indústria da celulose.
  • Caules vegetais e propriedades medicinais.
  • Caules vegetais e a obtenção de energia (combustíveis renováveis).
  • Caules vegetais e mecanismos fisiológicos.
  • Caules vegetais comestíveis.

As equipes devem pesquisar mais aprofundadamente (se for o caso) e buscar imagens que ilustrem o cartaz que vão produzir. Esses cartazes poderão ser expostos do lado de fora da sala de aula, para divulgar o conhecimento adquirido pelos alunos. O professor poderá solicitar uma apresentação oral do cartaz de cada equipe à frente da turma.

SÍTIOS INTERESSANTES PARA PESQUISA

Utilidades das mudas vegetais, disponível em: http://www.iesambi.org.br/margem_arquivos/mudasutilidades.htm   (acessado dia 11/11/2010).

Biologia da madeira, disponível em:http://www.escoladearteseoficios.com.br/cma/biomad.htm  (acessado dia 11/11/2010).

Sobre infográficos...

Infografia ou infográficos são representações visuais de informação. Esses gráficos são usados onde a informação precisa ser explicada de forma mais dinâmica, como em mapas, jornalismo e manuais técnicos, educativos ou científicos. É um recurso muitas vezes complexo, podendo se utilizar da combinação de fotografia, desenho e texto. No design de jornais, por exemplo, o infográfico costuma ser usado para descrever como aconteceu determinado fato, quais suas consequências. Além de explicar, por meio de ilustrações, diagramas e textos, fatos que o texto ou a foto não conseguem detalhar com a mesma eficiência.Também são úteis para cientistas como ferramentas de comunicação visual, sendo aplicados em todos os aspectos da visualização científica. (retirado de Infografia, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Infografia, acessado dia 11/11/2010).

Exemplos de infográficos:

Planeta sustentável, disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/infograficos/ (acessado dia 11/11/2010). 

Saúde abril, disponível em: http://saude.abril.com.br/subhomes/infograficos.shtml (acessado dia 11/11/2010). 

ATIVIDADE 4

Retome os mapas conceituais dos alunos. Se possível, eles devem ter uma cópia impressa do mapa para a atividade. Promova uma saída a campo pelas redondezas da escola.

O objetivo desta saída é observar e fotografar caules de plantas presentes na região. O tempo da saída não deve ultrapassar mais que 30 minutos. Os alunos poderão usar câmeras fotográficas digitais ou o recurso de câmera dos celulares. Também poderão desenhar e indicar por esquemas a localização e o tipo de caule visto na saída a campo.

De volta à sala de aula, eles devem relacionar no mapa conceitual que fizeram que tipos de caules existem na região.

INTERDISCIPLINARIDADE

A atividade de saída a campo poderá ser enriquecida com a ajuda do professor de geografia. Ele poderá embasar questões referentes à modificação do relevo, desmatamentos, interações antrópicas no ambiente. Estes dados devem ser adicionados ao mapa conceitual já iniciado.

Se a escola dispuser de impressora, poderão imprimir as fotos tiradas na saída a campo e fazer um grande e único mapa conceitual, unindo as informações coletadas e pesquisadas por todos alunos. Para isto é interessante usar papel em rolo, como o papel bobina (também chamado de papel kraft), canetões hidrográficos e imagens impressas.

Este mapa conceitual único poderá ficar exposto para outros alunos da escola verem.

Recursos Complementares

SÍTIOS DE PESQUISA

Brasil escola, caules, disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/caule.htm (acessado dia 11/11/2010). 

Brasil escola, tecidos de sustentação, disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/tecidos-sustentacao-vegetal.htm  (acessado dia 11/11/2010).

Histologia vegetal, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Histologia_vegetal (acessado dia 11/11/2010).

Imagens de caules, disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/mylinks/viewcat.php?cid=6&min=240&orderby=titleA&show=10 (acessado dia 11/11/2010).  

Moringa é tema de pesquisa, disponível em: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=872807  (acessado dia 11/11/2010).  

PLANOS DE AULA

Revista nova escola, disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/qual-diferenca-entre-raiz-tuberosa-tuberculo-bulbo-caule-cebola-batata-beterraba-511193.shtml    (acessado dia 11/11/2010).

Classificando o reino vegetal, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18858  (acessado dia 11/11/2010).

Educar SP, reino das plantas, disponível em: http://educar.sc.usp.br/ciencias/seres_vivos/seresvivos4.html (acessado dia 10/11/2010). 

Livro, Botânica, disponível em: http://books.google.com/books?id=CBSM694l6HsC&pg=PA81&lpg=PA81&dq=caule+madeireira&source=bl&ots=G_FXe7U3wu&sig=-GcMMddeWDNqDdPsdhp67ZczQI4&hl=pt-BR&ei=EwncTLGfOcL-8AaEnaH-CQ&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=5&ved=0CDsQ6AEwBA#v=onepage&q&f=false  (acessado dia 11/11/2010). 

REPORTAGEM

Pesquisas encontram novas aplicações para o cajueiro, disponível em: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2010/10/22/interna_ciencia_saude,219346/index.shtml   (acessado dia 11/11/2010).

 

Avaliação

A avaliação poderá ser feita com base nas produções dos alunos. É interessante explicitar os critérios que o professor observará em cada atividade, assim os alunos saberão o que é importante que eles façam. Por exemplo, ao pedir que eles desenvolvam um mapa conceitual, o professor poderá dizer quais os pontos chaves que devem ser contemplados, quais conteúdos não podem faltar, se é importante a coerência textual, ortografia, coerência das ligações feitas no mapa, profundidade da abordagem, entre outros.

Alguns critérios abaixo são gerais para todas as atividades: coerência textual, pertinência com o tema, profundidade da abordagem, referências bibliográficas, ortografia, gramática, organização do trabalho, integração com a equipe de trabalho, entre outros.

O professor poderá vincular a saída a campo como avaliação da participação, expondo critérios como: organização e comportamento dos alunos, quantidade de observações feitas durante a saída a campo, pertinência dos comentários e perguntas elaboradas durante a saída a campo.

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