Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


The Brazilian X-files

 

21/02/2011

Autor e Coautor(es)
Aline Lucian Costa
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Falar sobre fenômenos sobrenaturais
  • Aplicar estratégias de leitura: texto jornalístico
  • Consolidar estrutura de “Modals”
Duração das atividades
4 horas/aula de 50 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão conhecer os verbos modais já que a proposta dessa aula é consolidar tal estrutura. Os verbos CAN, MAY, MIGHT, MUST serão os focos da explicação, no entanto os alunos deverão pelo menos reconhecer os demais (SHOULD, COULD, WOULD, etc.) para serem capazes de fazer todas as atividades propostas.

Em RECURSOS COMPLEMENTARES você encontrará sugestão de sites para mais explicação sobre todos os modais.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Professor,

Conduza os alunos ao laboratório de informática. Oriente-os a visitarem o site abaixo e a assistirem ao vídeo sobre a presença de supostos OVNIS no céu do Brasil.

http://www.youtube.com/watch?v=5pT4y5IjkXU - acesso em 16/11/10

Em seguida provoque uma discussão sobre a existência de ovnis. Pergunte aos alunos se eles sabem o significado do termo OVNI (objeto voador não identificado) e se sabem o equivalente em inglês - UFO (unknow flying object). Pergunte ainda se eles acreditam em extraterrestres ou se conhecem alguma história sobre esse assunto. Para que fiquem interessados no assunto, encoraje-os a expressarem suas opiniões.

À medida que o assunto desenrolar apresente o vocabulário em inglês relacionado ao assunto, como por exemplo:

alienígena = alien

extraterrestre = extraterrestrial

espaçonave = spacecraft

abduzir = abduct, etc.

Durante essa conversa você deverá também introduzir os verbos modais (must, may/can, might).

Escreva no quadro e explique que de cima para baixo as expressões decrescem em assertividade, ou seja, a primeira expressa certeza, a segunda uma possibilidade e a terceira um palpite improvável.

What do you think it is?

It must be ________

It may/can be _________

It might be __________

Quando algum aluno narrar um caso sobre alienígena encoraje-o a dizer sua opinião usando um dos modais.

Exemplo:

Aluno: "eu vi uma vez na tv uma reportagem falando que a Tiazinha foi abduzida por alienígenas."

Leia a pergunta no quadro e peça a voluntários para dizerem o que pensam sobre esse caso usando um modal.

Exemplo:

Aluno: It must be a dream!

          It may be a joke.

          It might be aliens.

Agora peça aos alunos que visitem o site abaixo e observem as fotos da suposta aparição de espaçonaves em diversas partes do mundo.

http://www.ufoevidence.org/photographs/view/topphotos.htm - acesso em 16/11/10 

Em grupos de três ou quatro os alunos deverão escolher uma das fotos, analisá-la e escrever uma frase dizendo o que acham sobre ela.

Se houver tempo os alunos poderão se reagrupar, mostrar as fotos escolhidas e discutirem sobre elas usando os modais.

Aula 2

Para essa aula você precisará imprimir a folha de atividades disponível em:

http://www.e-grammar.org/download/modals_can_may_must_worksheet.pdf - acesso em 16/11/10

Antes de distribuir a folha de atividades recapitule os modais ensinados na aula passada. Com a ajuda dos alunos escreva no quadro os modais:

must

may/can

might

Nessa folha de atividades os alunos encontrarão exercícios para praticarem o uso dos verbos modais. Oriente-os a trabalharem em duplas, monitore e ajude quando necessário.

Ao terminarem peça que comparem suas respostas às de outra dupla e corrija no quadro em seguida. As respostas se encontram na segunda página do arquivo a qual você deverá imprimir apenas uma cópia para sua própria referência.

Aula 3

Proponha aos alunos uma série de desafios para consolidar o uso dos verbos modais através dos seguintes quizes na internet. Oriente-os a acessarem os sites, fazerem os quizes em pares e checarem suas respostas. Monitore e ajude-os à medida que for necessário.

http://www.english-test.net/esl/learn/english/grammar/ei007/esl-test.php

http://grammar.ccc.commnet.edu/grammar/cgi-shl/quiz.pl/modal_quiz.htm

http://www.grammar-quizzes.com/mod-diagnostic.html (somente Quiz 1 - Beginning/Intermediate)

Todos os links foram acessados em 17/11/10

Aula 4

Nessa aula você precisará de dois baralhos comuns completos para um grupo de 32 alunos. Você irá propor um jogo em que os alunos irão usar o vocabulário de verbos modais para negociar cartas até que consigam juntar os números que escolheram previamente.

Para a explicação completa de como jogar esse jogo acesse o link abaixo:

http://www.teflspin.com/2008/04/tefl-games-modal-verbs.html - acessado em 17/11/10

Esse jogo tomará a aula toda e envolverá os alunos de forma divertida e prática.

Recursos Complementares
Avaliação
  1. Avalie a folha de atividades dada na aula 3.
  2. Certifique-se de que os alunos usaram os verbos modais corretamente.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.