09/12/2010
Edson Luis Nunes, Daniel Rodrigues Ventura, José Ângelo de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Seres humanos e o meio ambiente |
Ensino Médio | Física | Som, imagem e informação |
--Conhecer os tipos de espelhos esféricos.
--Conhecer seus elementos geométricos.
--Saber a relação entre esses elementos.
Princípio da propagação retilínea da luz, conceitos básicos para o estudo de óptica geométrica, reflexão da luz.
O professor deve levar para sala de aula seis conjuntos de espelhos. Cada conjunto com um espelho côncavo, um convexo e um espelho plano.
ATIVIDADE 1:
Entregue um espelho convexo e um espelho plano para o primeiro aluno de cada fila da sala de aula. Diga para se olharem nos espelhos, segurando um em cada uma das mãos, e compararem as imagens formadas. Eles devem fazer isto enquanto você explica a parte teórica da matéria. Após feita a comparação eles devem entregar os espelhos para o aluno seguinte na fila de modo que ele, e depois todos os outros até o último de cada fila, façam o mesmo. Peça para que cada aluno faça esta comparação em no máximo um minuto para que se possa dar continuidade normal às atividades.
Apresente para eles a Figura 1 (Fonte: http://www.mundoeducacao.com.br/upload/conteudo_legenda/6fad6f52aaf02dc0e450f1a4c3653fe5.jpg). Lembre que o espelho plano é muito fácil de ser identificado porque faz parte de nosso dia a dia. Mas os espelhos esféricos são mais raros e também mais difíceis de serem identificados porque às vezes eles parecem ser espelhos planos.
(Figura 1: Espelho esférico)
Apresente também a Figura 2 (Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/espelhos-esfericos/espelhos-esfericos.php). Identifique o espelho convexo e o espelho côncavo e diferencie-os geometricamente (ou seja, no espelho côncavo a parte refletora é interna e no convexo ela é externa).
(Figura 2: Esquema dos espelhos esféricos côncavo e convexo)
Deixe claro, por comparação entre as figuras anteriores, que estes espelhos são fabricados a partir de esferas reflexivas, onde secciona-se dela uma calota, a qual será o espelho, convexo ou côncavo.
ATIVIDADE 2:
Recolha os espelhos e entregue agora apenas o espelho côncavo. Peça para que, segurando com a mão direita, aproximem e afastem o espelho de seus rostos, várias vezes, desde 20 centímetros do nariz até o comprimento máximo de seus braços, sempre observando a imagem que se forma. Diga que eles devem fazer anotações sobre forma e tamanho das imagens que vêm dependendo da distância do espelho ao rosto (essas anotações serão usadas na próxima atividade). Enquanto isso, apresente agora a Figura 3 (Fonte: http://www.algosobre.com.br/images/stories/fisica/espelho4.gif).
(Figura 3: Elementos geométricos dos espelhos esféricos)
Identifique e defina cada um dos elementos geométricos desses espelhos, mostrados na figura. Faça analogia com os elementos geométricos da circunferência, aprendidos por eles nas aulas de matemática sobre geometria.
ATIVIDADE 3:
Agora peça para que formem grupos. Cada grupo deve conter todos os alunos de uma mesma fila de carteiras da sala de aula. Eles devem responder as seguintes perguntas:
1) você já viu algum espelho esférico em uso em algum lugar? Se sim, onde?
2) porque você acha que se usava um espelho esférico e não um plano?
3) quais as diferenças entre as imagens dos espelhos plano, convexo e côncavo? Com base nestas diferenças, aponte diferentes usos para estes espelhos.
O professor deve ficar circulando entre os grupos de modo a ajudá-los a chegarem nos exemplos e nas respostas corretas para as perguntas. Quando estiver faltando cerca de 15 minutos para o fim da aula, o professor deve ir para o quadro e fazer uma seleção dos exemplos que melhor deixam claro as situações em que estes espelhos substituem com vantagem os espelhos planos e anotá-los no quadro. Deve-se também fazer uma relação dos tipos de imagens fornecidas por cada um dos três espelhos (plano, convexo e côncavo) e anotá-las também no quadro. Peça para que todos copiem de modo que estas anotações sirvam de material de estudo a posteriori.
Aprenda mais sobre espelhos esféricos:
Wikipedia: http://pt.wikibooks.org/wiki/Introdu%C3%A7%C3%A3o_%C3%A0_F%C3%ADsica/Espelhos_esf%C3%A9ricos
Mundo Educação: http://www.mundoeducacao.com.br/fisica/espelhos-esfericos.htm
Portal São Francisco: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/espelhos-esfericos/espelhos-esfericos.php
Educar: http://educar.sc.usp.br/otica/esferico.htm
Algo Sobre: http://www.algosobre.com.br/fisica/espelhos-esfericos.html
Info Escola: http://www.infoescola.com/optica/espelhos-esfericos/
NEWTON, V.B; HELOU, R.D.; GUALTER, J.B. Tópicos de Física 2 – Termologia, Ondulatória e Óptica. São Paulo: Editora Saraiva, Vol. 2, 448p., 18a Ed., 2007.
Esta é a aula de introdução do assunto, envolve teoria apenas. As questões têm que ser portanto teóricas, onde eles devem identificar os principais elementos dos espelhos esféricos. Deve-se elaborar também questões sobre as diferentes utilizações, para efeito de comparação, dos diferentes espelhos: planos e esféricos.
Três estrelas 1 classificações
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22/02/2012
Três estrelasSobre a figura 2, o espelho convexo está com as aspinhas do lado errado, é como se fosse novamente o espelho concavo.