13/12/2010
Aparecida Clemilda Porto
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Médio | Literatura | Outras expressões: letras de música, hip hop, quadrinhos, cordel |
Os alunos deverão conhecer o conceito de paródia, bem como a estrutura de um texto dissertativo e um conhecimento sobre variedade linguística.
ATIVIDADE 01
Conhecendo a catira
http://www.lucianoqueiroz.com/catira.htm Acessado em: 11 nov. 2010
Professor, essa primeira atividade já consistirá em uma produção de texto. Você fará uma breve introdução sobre a catira, uma dança do folclore brasileiro, em que o ritmo musical é marcado pela batida dos pés e mãos dos dançarinos. Não dê muita informações porque a pesquisa será o conteúdo da produção textual.
Peça que, individualmente, os alunos pesquisem na internet ou em livros as seguintes informações sobre tal manifestação cultural:
A partir dessa pesquisa, eles deverão produzir um texto dissertativo que contemple as informações descobertas acerca do tema em questão. Mesmo que muitos alunos façam a pesquisa por meio das mesmas fontes, a produção textual poderá constituir-se como uma visão pontual de cada aluno sobre a catira. Nesse sentido, indique que, ao pesquisar na internet, os alunos não se limitem à primeira fonte que encontrarem. Aconselhe-os a acessar várias fontes.
Aqui indicaremos alguns links que possuem conteúdo sobre o tema. No entanto, permita que eles exercitem a capacidade de pesquisar fontes virtuais, buscando, eles próprios, os endereços.
http://catira-dancafolcloricabrasileira.blogspot.com/ Acessado em: 12 nov. 2010.
http://www.brasilfolclore.hpg.ig.com.br/catira.htm Acessado em: 12 nov. 2010.
http://www.sitecurupira.com.br/ze/catira.htm Acessado em: 12 nov. 2010.
Um termo que é constitutivo do estudo da catira é "caipira". Peça, ainda que, ao desenvolver a pesquisa para a produção textual, o aluno pesquise sobre esse conceito, bem como as práticas culturais que emergem dele: música, causos, comida, variedade linguística, etc.
ATIVIDADE 02
Escutando a catira
http://www.sitecurupira.com.br/ze/favoritos_catira.htm Acessado em: 11 nov. 2010
Inicie a presente atividade com a leitura das produções textuais desenvolvidas anteriormente. Você poderá utilizar esse momento para complementar/corrigir as informações pesquisadas pelos alunos.
Busque, também, demonstrar para os alunos qual é a importância de se manter uma tradição cultural para um dado povo.
Posteriormente, organize a turma em um círculo e exiba os seguintes vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=mPS2PhcYnaY Acessado em: 11 nov. 2010
http://www.youtube.com/watch?v=oQPlLfUi_pE&feature=fvw Acessado em: 11 nov. 2010
Os alunos deverão, durante as exibições, perceber e anotar as características já conhecidas da catira, presentes nos dois vídeos. Promova um pequeno debate em que eles falarão sobre a relação percebida entre a pesquisa e as imagens que materializam a catira. Os movimentos dos pés, das mãos e o estilo da música (moda de viola).
ATIVIDADE 03
Produzindo uma paródia
Organizados em grupos de 4 ou 5 alunos, eles produzirão uma paródia a partir de uma música que se adeque ao estilo da catira. Sugerimos a música "Ladrão de mulher" interpretada pela dupla sertaneja Chrysthian e Ralf. O importante é a estrutura melódica da mesma, que deve ser seguida para a produção da paródia.
Link para a música: http://www.youtube.com/watch?v=3-4cqmiyciI Acessado em: 15 nov. 2010.
Link para a letra: http://letras.terra.com.br/christian-ralf/353364/ Acessado em: 15 nov. 2010.
Faça cópias da letra para os grupos.
A letra da música em questão diz sobre um homem mulherengo. Isso é irrelevante para a atividade, por isso não é necessário uma interpretação da mesma. Eles deverão ouvi-la somente para utilizar o formato da catira.
http://www.governoitinerante.go.gov.br/Goian%E1polis/catira.jpg Acessado em: 12 nov. 2010.
Incentive os alunos a utilizarem temática de seu cotidiano para a produção, por exemplo:
Esse processo de produção pode levar alguns dias. Por isso, delimite cerca de 3 aulas para essa atividade. O trabalho poderá ser concluído em casa.
Se possível, reproduza a música várias vezes para eles escutarem.
ATIVIDADE 04
Apresentação de catira
Professor, essa atividade só será viável se todos participarem com responsabilidade da mesma. Consiste em uma apresentação artística das paródias produzidas. No entanto, como a catira é composta por música e movimentos com pés e mãos, os alunos terão, também, que preparar essa coreografia.
Assim, indique que apenas dois componentes do grupo cantem e o restante dediquem-se aos movimentos com as mãos e os pés.
Não será necessário instrumentistas, você poderá colocar a letra original em volume baixo, aproveitando o som da viola e do violão.
Observação: Você poderá desenvolver essa atividade juntamente com um professor da área de Artes ou de dança, caso a escola tenha este profissional. Poderá buscar, ainda, o contato com algum catireiro da região para ajudá-lo a orientar o trabalho.
Peça que os grupos preparem cópias de suas paródias para o público, que poderá ser composto pela turma ou até mesmo pais, outras classes ou a comunidade escolar. Você é que delimitará o tamanho do seu evento.
Organiza a sala (ou anfiteatro) de modo que os demais presentes sejam o público dos apresentadores.
Antes das apresentações, se possível, verifique se todos estão preparados, quanto à letra e à dança.
Incentive a turma a prestigiar e aplaudir as produções dos colegas, sem construírem um processo de competitividade.
Fotografe e, se possível, filme as apresentações.
Artigo "A arte da catira: negócios e reprodução familiar de sitiantes mineiros", de Eduardo Magalhães Ribeiro e Flávia Maria Galizoni:
http://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v22n64/a05v2264.pdf Acessado em: 11 de nov. 2010.
Texto "Catira: uma tradição cultural na perspectiva do entretenimento", de Caroline de Miranda Borges, Carmen Maria Aguiar, Sandra Kussunoki, Marcelo Vieira e Sergio Jucosky:
http://www.efdeportes.com/efd125/catira-uma-tradicao-cultural-na-perspectiva-do-entretenimento.htm Acessado em: 11 de nov. 2010.
Os alunos serão avaliados nos seguintes aspectos:
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
28/06/2012
Cinco estrelasmuito bom
20/12/2010
Quatro estrelasboa tarde, mi chamo GIRLLANNY e estudo no colégiao militar 2 de julho em São luis, Ma, estou responsavel por organizar um festival de paródia na minha escola, só q ñ tenho a minima idéia por onde começar, será que vc poderia mi ajudar? obg!espero resposta!