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Glicose: importância e identificação em alimentos

 

11/01/2011

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Misturas homogêneas e heterogêneas

SELMA GONZAGA SILVA, Cláudia Regina Montes Gumerato

Cláudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Dietas e consumo de alimentos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer a importância da glicose para o metabolismo.

Identificar a glicose em alimentos.  

Explicar a s consequências da falta e do excesso de glicose no organismo.

Duração das atividades
3 aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Presença de nutrientes nos alimentos

Estratégias e recursos da aula

Propomos que esse tema seja trabalhado com três atividades diferentes distribuídas em 3 aulas. As duas primeiras aulas fornecerão subsídios teóricos para a discussões, argumentações, realização e compreensão da atividade experimental proposta na terceira aula.

Aula 1

Motivação e introdução ao tema

Antes de iniciar as atividades relativas ao tema "glicose" o professor deve fazer uma recapitulação do que já foi estudado anteriormente a respeito dos nutrientes que compõem os alimentos: vitaminas, proteínas, carboidratos, lipídios, glicídios etc.

Após essa localização do tema em conteúdos já estudados, deverá projetar imagens previamente selecionadas como as sugeridas a seguir, utilizando o aparelho data show. Propor aos alunos que observem as imagens e indiquem aspectos comuns.

Essas imagens remetem à presença de açúcares (glicose, carboidratos) em alguns tipos de alimentos e à quantificação da taxa de glicose no sangue.

Aparelho teste glicose: http://i203.photobucket.com/albums/aa271/ovelhaperdida/diabetes.jpg Acessado em 12/11/2010. 

Macarrão http://4.bp.blogspot.com/_k9NjrpRm9g4/S8gsduy_HyI/AAAAAAAAAEo/wtdgF0kRl98/s1600/glic.jpg  Acessado em 12/11/2010.

Brigadeiro http://fotos.imagensporfavor.com/img/pics/glitters/b/brigadeiro_-8005.jpg.   Acessado em 12/11/2010.

Frutas http://images01.olx.pt/ui/4/42/80/70594280_1-Imagens-de-FAZ-FAZ-DOCE.jpg  Acessado em 12/11/2010.

Após esse diálogo inicial, o professor deverá entregar aos alunos o texto de fundamentação teórica impresso, com o propósito de fechamento da discussão.

Texto fundamentação teórica - Glicose: origem e  importância orgânica

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Glicosehttp://www.brasilescola.com/saude/glicose.htm. Acessados em 12/11/2010.   

O nome Glucose veio do grego glykys (γλυκύς), que significa "doce", mais o sufixo -ose, indicativo de açúcar. Tem função de fornecedor de energia, participa das vias metabólicas, além de ser precursora de outras importantes moléculas.

A glicose, glucose ou dextrose, um monossacarídeo, é o carboidrato mais importante na biologia. As células a usam como fonte de energia e intermediário metabólico. A glucose é um dos principais produtos da fotossíntese e inicia a respiração celular em procariontes e eucariontes. É um cristal sólido de sabor adocicado, de fórmula molecular C6H12O6, encontrado na natureza na forma livre ou combinada. Juntamente com a frutose e a galactose, é o carboidrato fundamental de carboidratos maiores, como sacarose e maltose. Amido e celulose são polímeros de glucose. É encontrada nas uvas e em vários frutos. Industrialmente é obtida a partir do amido.

No metabolismo, a glucose é uma das principais fontes de energia e fornece 4 calorias de energia por grama. A glucose hidratada (como no soro glicosado) fornece 3,4 calorias por grama. Sua degradação química durante o processo de respiração celular dá origem a energia química (armazenada em moléculas de ATP - aproximadamente 30 moléculas de ATP por moléculas de glucose), gás carbônico e água.

Por ser a maior fonte de energia, o organismo transforma todos os carboidratos dos alimentos ingeridos em glicose. A quantidade de glicose no sangue altera todo o metabolismo. Ela varia de acordo com a quantidade de carboidratos consumidos e ainda depende de alguns fatores psicológicos e fisiológicos que ocorrem no decorrer do dia. São exemplos de situações em que a quantidade de glicose no sangue pode baixar: quando a insulina é liberada pelo pâncreas ou injetada por medicamentos para diabetes; através de exercícios físicos; pela ingestão de álcool e nos períodos de menstruação. A glicose no sangue pode aumentar quando: a alimentação for em grande quantidade baseada em carboidrato; através do estresse, já que esse libera hormônios responsáveis pelo aumento da glicose; por doenças; gravidez; utilização de anticoncepcionais e outros.

Quando a glicose de uma pessoa está abaixo do normal, podemos dizer que apresenta hipoglicemia, ou seja, baixo nível de açúcar no organismo. Esse quadro causa fraqueza, sudorese, desmaio e pode levar ao coma. Já a hiperglicemia é o nome dado quando o nível de glicose se encontra acima do normal, causando falta de energia no organismo, necessidade de urinar, cicatrização lenta, visão embaraçada, sede intensa, aumento do apetite e cansaço.

A glicose em nível normal, além de proporcionar a quantidade de energia necessária ao organismo, também previne problemas renais, nervosos e oculares. A glicose pode retardar problemas como derrame, doenças cardíacas, problemas nas artérias e diabetes.  

Dinâmica para a leitura e discussão do texto.

Sugerimos que o professor organize os alunos em trios. Cada grupo deverá ler o texto e, tendo-o como referência, formular uma pergunta, anotando-a em uma tira de papel. O professor recolhe as perguntas e as distribui entre os grupos de modo que cada um receba a questão de outro grupo e a responda consultando o texto. Após um tempo pré-determinado pelo professor, as perguntas e respostas serão lidas por cada grupo, com espaço para correções e/ou complementações pelo grupo que a formulou. O professor deverá intermediar essa discussão onde deverá prevalecer o respeito ao que o outro respondeu e, se houver correções, essas sejam feitas com cordialidade. Cabe também ao professor fazer os destaques necessários e não contemplados.

Aula 2- Hipoglicemia e hiperglicemia

O professor deverá encaminhar os endereços disponibilizados a seguir para que os alunos façam uma pesquisa de aprofundamento a respeito das oscilações das taxas de glicose no sangue.  A sugestão metodológica é de que metade dos grupos aprofunde sua leitura em hipoglicemia e a outra em hiperglicemia. ao final da aula, um trio apresenta suas considerações o os demais complementam.

Todos os grupos deverão registrar, para uma das situações (hipo/hiperglicemia) os seguintes itens: causas; sintomas; reversão/O que fazer em casos de hipoglicemia ou de hiperglicemia; tratamento e prevenção.

Endereços para a pesquisa.

http://www.diabetesbrasil.org/?pg=hipo Acessado em 12/11/2010.

http://www.portaldiabetes.com.br/conteudocompleto.asp?idconteudo=3261 Acessado em 12/11/2010.

http://energiaglicose.wordpress.com/2008/11/25/a-hipoglicemia-ocorre-em-todos-os-individuos-estudo/ Acessado em 12/11/2010.

Aula 3 - Reconhecimento de glicose em alimentos

    

Sugerimos duas atividades experimentais diferentes a fim de que o professor eleja a que melhor se adeque à sua realidade.

Na primeira, cujo endereço é disponibilizado a seguir, é utilizado o reagente de Benedict; se a escola não tiver esse reagente, o professor pode prepará-lo, conforme sugestão do "qnesc", cujo endereço está disponiblizado nos recursos complementares.

Sugestão 1: Identificar alimentos ricos em glicose.

Disponível em: http://educacao.uol.com.br/planos-aula/medio/biologia-identificar-alimentos-ricos-em-glicose.jhtm . Acesso em 12/11/2010.

Sugestão 2-Reconhecimento de glicose em alimentos

Roteiro da aula - deve ser digitado, impresso e disponibilizado para cada aluno.

Introdução

A glicose é um açúcar presente m vários alimentos. Nesta atividade você vai fazer um teste que permite o reconhecimento desse açúcar. Para isso utilizará glicofita, que é um material vendido em farmácias. Trata-se de uma fita de papel que foi embebida com uma substância amarela. Essa substância reage com glicose, produzindo uma substância de cor verde. Assim, pela mudança de cor, pode-se testar a presença de glicose.

Observação: Há diferentes tipos de açúcares. Por exemplo: a glicose é encontrada na maçã, pera, uva e outras frutas; a lactose é encontrada no leite; a sacarose é encontrada na beterraba e na cana de açúcar (a sacarose é mais conhecida como açúcar comum ou açúcar de cana). Embora haja muitos açúcares, o único que reage com a substância presente na glicofita é a glicose. Um dos usos mais comuns da glicofita é o teste de glicose na urina, para saber se uma pessoa é diabética.

Material (por grupo de 5 alunos, no máximo)

Glicofita; leite; mistura de água e açúcar comum; 3 pedaços de frutas diferentes (bem esmagadas); 5 vidros de relógio (ou pires).

Procedimento 

Numere os cinco vidros de relógio. Nos vidros de 1 a 3, coloque, separadamente, as frutas amassadas. Anote qual fruta está em cada vidro. No vidro 4 coloque o leite e no 5, água e açúcar. Deve haver equivalência na quantidade de alimentos em todos os vidros.

Teste com a glicofita - Retire do estojo (que se parece com o de fita dental) cerca de 3 cm de glicofita. Molhe uma extremidade da glicofita no alimento  e retire-o imediatamente. Espere cerca de 1 min. Compare a cor da glicofita com a escala de cores do estojo.

Anote os resultados na tabela

Resultado para glicose (+/-)

Observações

Vidro de relógio

Alimento

Cor que ficou a glicofita

1

2

3

.

.

Discussão

1- Em quais desses alimentos há mais glicose?

2- Qual é o alimento com menos glicose?

3- Esse teste bastaria para definir qual alimento poderia ser ingerido por uma pessoa com hiperglicemia? Por quê? 

Produção de relatório em grupo

Cada grupo deverá produzir um relatório da atividade experimental. Sugerimos a seguir um de roteiro para essa produção

TÍTULO: Frase sucinta que indica o principal objetivo da experiência.     

RESUMO: Texto de no máximo cinco linhas descrevendo tudo o que foi feito, inclusive os resultados alcançados.

INTRODUÇÃO: Descrição da teoria necessária ao entendimento da prática e da discussão dos resultados. Deve ser uma síntese das fontes consultadas. Ao final da introdução, como último parágrafo, vem o objetivo do trabalho.      

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL: Descrever o procedimento experimental, ressaltando os principais materiais e equipamentos utilizados.  

RESULTADOS: Consiste na apresentação de todos os dados colhidos em laboratório ou dos calculados decorrentes dos dados. Podem ser apresentados na forma de tabelas, gráficos, etc., se isso melhorar a comunicação dos dados.    

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Discutir os dados obtidos à luz da teoria exposta. Geralmente as questões para a discussão estão apontadas no roteiro da aula.

CONCLUSÃO: Síntese pessoal sobre as conclusões alcançadas com o seu trabalho. Enumere os resultados mais significativos do trabalho. Não deve apresentar nenhuma conclusão que não seja fruto da discussão.   

REFERÊNCIAS: Livros, textos e sites usados para escrever o relatório, devem ser citados  

Recursos Complementares

http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc23/a10.pdf Acessado em 12/11/2010.

http://www.revistapesquisa.fapesp.br/?art=4180&bd=1&pg=1&lg= Acessado em 12/11/2010.

http://www.diabetes.org.br/ Acessado em 12/11/2010.

http://nutricao.diabetes.org.br/dicionario-dos-alimentosAcessado em 12/11/2010. 

AMBROGI, A.; LISBÔA, J.C.F. Misturas e substâncias; Reações Químicas. Série “Ciências para o 1º Grau”. São Paulo: CECISP: Mosaico, 1983.

Avaliação

A avaliação do conteúdo poderá ser realizada de maneira processual, ao longo das aulas e de cada atividade desenvolvida.

Poderão ser utilizados como instrumentos avaliativos os registros, a pesquisa, a realização das atividades propostas, as discussões, a participação individual e coletiva na socialização.

Deverá ser usado como instrumento principal de avaliação quantitativa  o relatório da atividade experimental.

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