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A hibridização ou mescla de gêneros: o que é?

 

25/01/2011

Autor e Coautor(es)
Marilene de Mattos Salles
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Maria Cristina Weitzel Tavela

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos vão aprender o que é a ‘mesclagem’ de gêneros (intertextualidade intergêneros), diferenciando-a da heterogeneidade tipológica (presença de vários tipos no interior de um gênero).

Duração das atividades
4 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Aulas preparadas para alunos do 1º ano do ensino médio, familiarizados com a diversidade de gêneros.

Estratégias e recursos da aula

Aulas 1 e 2

Professor: objetivando averiguar a familiaridade de seus alunos com a pluralidade de textos, inicie a aula solicitando exemplos de gêneros textuais com os quais já tenham trabalhado. Motive-os, promovendo um diálogo com as imagens abaixo. Peça que identifiquem os gêneros.

Imagem 1

http://4.bp.blogspot.com/_Q0JEtHsW9zU/S0kbw38pWBI/AAAAAAAACcw/6NkG0Q_QyJk/s400/capas2+natura+2009.JPG

Depois de identificarem o gênero, faça algumas perguntas. Por exemplo:

a) Para que público está direcionada esta propaganda?

b) Cite algumas estratégias de persuasão utilizadas pelo anunciante. 

c) Convide um aluno e uma aluna para responderam à questão "É o amor que move a gente ou é a gente que move o amor?", que está no quadrinho central da parte superior do anúncio.

Imagem 2

http://200.130.7.5/spmu/docs/Cartaz_mulheres_donas.jpg

Da mesma forma, estimule a participação dos alunos, perguntando:

a) Qual é o gênero?

b) Quem é o beneficiário dessa campanha?

c) Quem é o público-alvo (destinatário)?

d) Que prática pretende-se combater?

e) Qual é a sua opinião a esse respeito?

f) Conhecem alguma lei de enfrentamento à violência contra as mulheres?

Em seguida, leia o texto abaixo, em voz alta.E aguarde a identificação acerca do gênero.

Banho-maria (Roseana Murray)

 

Amor não deve ser mantido

em banho-maria

pois seus poderes

de luz e encantamento

se esvaem neste lento cozinhar

amor pede fogo alto

grossas chamas

sol intenso

e muita pimenta

amor pede tempero forte

pede tudo em exagero

mel de se lambuzar

         (Fruta no ponto. São Paulo:FTD, 1944)

Troque ideias com os alunos sobre o título e o tema. Abra um espaço para a participação espontânea. Depois, pergunte:

a) No poema, o eu lírico opõe o amor em banho-maria ao amor em fogo alto (acrescido de pimenta e tempero forte). Dê sua interpretação para essas metáforas.

b) Explique os dois últimos versos do poema. Seria possível relacioná-los ao dito popular "Quem nunca comeu melado, quando come se lambuza"?

Professor, a leitura do texto abaixo terá outras finalidades além da identificação do gênero. Pretende-se, também, averiguar a compreensão e aprofundar uma discussão sobre a presença de tipos textuais no interior do gênero.

Assim, solicite que eles leiam o texto O Leão e o Rato, de Millôr Fernandes, disponível em

http://www2.uol.com.br/millor/fabulas/067.htm

Se necessário, conte aos alunos a fábula original de Esopo. Você a encontra em http://sitededicas.uol.com.br/fabula3a.htm

Terminada a leitura, dialogue com seus alunos, colhendo deles as impressões iniciais. Proponha algumas questões orais para verificar o reconhecimento do gênero e  a compreensão do texto, tais como:

a) Qual é o gênero do texto que vocês acabaram de ler? (Resp.: fábula)

b) Trata-se de uma versão original ou de uma adaptação?

c) Ao comparar a fábula original de Esopo com a versão de Millôr a que conclusão podemos chegar?  (Resp.: percebe-se que Millôr se inspirou em Esopo, pois o título é o mesmo, ele inicia a sua versão fazendo uma alusão à versão original, mas a partir daí a história é totalmente diferente.)

d) Nessa nova versão, o rato e o leão passavam por uma fome animal. Qual era a causa desse problema? 

e) Por que, segundo o texto, ao sentir o olhar do leão sobre si o rato estremeceu até a medula ?

f) O rato resolve se distanciar do "amigo (?) faminto". Após um longo tempo sumido, ele retorna, trazendo um enorme pedaço de queijo Gorgonzola. O leão sugere que a partilha do alimento seja equânime. E mais, que a mesma seja feita pelo rato.

- Que justificativas o leão apresenta para que o rato faça a partilha?

- O que verdadeiramente o Leão quis dizer com "A parte do rato para o rato; para o Leão, a parte do Leão"?

- Por que, segundo o autor, o rato teria percebido que "aquela expressão passaria a ter uma validade que os tempos não mais apagariam"?

g) Em certo momento, o leão diz ao rato que sempre entregará a partilha de seus bens a ele, quando houver litígio com os súditos. Qual é o interesse do leão nisso?

h) O que você achou da atitude do rato? 

i) Na moral da fábula, Millôr compara os ratos aos homens. Há homens que se comportam como o rato dessa fábula?

Professor: a seguir, divida a turma em duplas para que façam a atividade abaixo, por escrito, com a sua orientação.

Atividade

1) Como você classificaria esse gênero? Trata-se de um gênero narrativo, argumentativo, expositivo, injuntivo ou um poema?

2) Um gênero narrativo só possui sequências narrativas? Ou pode possuir outros tipos textuais, como a argumentação? (Resp.: um gênero narrativo pode possuir em seu interior outras sequências tipológicas como a argumentativa, a injuntiva, entre outras.)

3) Em que nos baseamos para dizer se um gênero é narrativo, argumentativo, injuntivo, expositivo, etc? (Resp.: nos baseamos na predominância de um tipo de sequência dentro do gênero. Quando nomeamos um certo texto como narrativo, por exemplo, não estamos nomeando o gênero e sim o predomínio de um tipo de sequência de base.)

4) Um elemento central na organização de textos narrativos é a sequência temporal e referenciais de lugar e ação. Exemplifique:

- um trecho com verbo de mudança no passado (Resp.: e como a poluição já devastou até mesmo as mais virgens das matas)

- circunstancial de lugar e tempo  (Resp.: os dois, rato e Leão, passaram a andar sempre juntos, para estranheza dos outros habitantes da floresta (e das fábulas); eis que os dois se encontraram, em certo momento, sem ter comido durante vários dias.)

- enunciados de ação seguidos de marcador de tempo (Resp. E, sem ousar responder à própria pergunta, esgueirou-se pé ante pé e sumiu da frente do amigo(?) faminto. Sumiu durante muito tempo. Quando voltou, o Leão passeava em círculos, deitando fogo pelas narinas, com ódio da humanidade.

5) Mas nessa fábula encontramos também sequências injuntivas (vêm representadas por verbos no imperativo e são enunciados incitadores à ação. Mas o enunciado pode estar modalizado e, nesse caso, o imperativo é substituído por um "deve". Exemplo: Os alunos do 1º ano devem comparecer à palestra, hoje.)

Identifique um exemplo. (Resp.: 4º parágrafo)

Aulas 3 e 4

Professor: nestas aulas, além de retomar a discussão anterior sobre a presença de tipos textuais diferenciados no interior de um só gênero, os alunos serão apresentados ao conceito de hibridismo ou mescla de gêneros.

Inicie a aula com o seguinte texto, de Mário Quintana.

 

Pequena crônica policial   

 

Jazia no chão, sem vida,

E estava toda pintada!

Nem a morte lhe emprestara

A sua grave beleza...

Com fria curiosidade,

Vinha gente a espiar-lhe a cara,

As fundas marcas da idade,

Das canseiras, da bebida...

Triste da mulher perdida

Que um marinheiro esfaqueara!

Vieram uns homens de branco,

Foi levada ao necrotério.

E quando abriam, na mesa,

O seu corpo sem mistério,

Que linda e alegre menina

Entrou correndo no Céu?!

Lá continuou como era

Antes que o mundo lhe desse

A sua maldita sina:

Sem nada saber da vida,

De vícios ou de perigos,

Sem nada saber de nada...

Com a sua trança comprida,

Os seus sonhos de menina,

Os seus sapatos antigos!”

(QUINTANA, Mário. Prosa & verso. São Paulo:Globo, 1978.)

Promova um diálogo com os alunos, buscando a compreensão do texto. Inicialmente, deixe que eles se manifestem livremente. Depois, encaminhando a aula para os propósitos já definidos, elabore as seguintes perguntas:

a) Alguém saberia dizer alguma característica da crônica? Ela é simplesmente o relato de um fato? (Resp.: Segundo Jorge de Sá em A Crônica, inicialmente a crônica era um simples relato de acontecimentos; com o passar do tempo tornou-se um texto com características literárias. Ao escrever sobre um dado assunto, o cronista examina-o a partir do seu ponto de vista, fazendo um trabalho de reinvenção dos fatos. Tudo que ele diz parece ter acontecido de verdade: é como se os leitores estivessem lendo uma notícia ou uma reportagem. No entanto, o cronista não copia simplesmente a realidade; ele deixa fluir sua sensibilidade, espontaneidade e imaginação para reinventá-la. O cronista recria o acontecimento e fala sobre ele como se estivesse dialogando com seu interlocutor.)

b) Pela leitura do título e desenvolvimento do tema, de que tipo é a crônica lida? (Resp.: uma crônica policial.)

c) Se o poeta/cronista conta uma história, então o texto apresenta sequências narrativas. Dê exemplos. (Resp.: a mulher "jazia no chão sem vida"; "vinha gente a espiar-lhe a cara"; "um marinheiro esfaqueara"; "vieram uns homens de branco/ foi levada ao necrotério", etc.)  

d) Durante a leitura do texto, ao mesmo tempo em que temos um passo a passo dos "fatos", recriados ou reinventados, uma trajetória de vida dessa mulher vai-se revelando.É possível visualizar dois momentos distintos da vida da personagem? Como?

 (Resp. sim, por meio de sequências descritivas. Por exemplo, em sua fase menina ela é "linda e alegre"; tem "trança comprida"; tem "sonhos de menina"; é inocente, pois "nada sabe da vida, dos vícios ou de perigos". Já na fase mulher, ela está "toda pintada", tem " fundas marcas da idade, da canseira, da bebida"; é "mulher perdida".)

e) Em que formato o gênero crônica se apresenta, em prosa ou em verso? (Resp.: as crônicas se apresentam em prosa.)

f) E essa que você acabou de ler? Que formato ela tem? (Resp.: ela foi escrita em versos)

g) A que conclusão podemos chegar? (Resp.: que esse texto é uma crônica policial, com fortes características literárias, porém escrita em versos. Ou seja, tem função de crônica e forma de poema. Esse texto apresenta uma configuração híbrida, ou mescla de gêneros, tendo o formato de um poema para o gênero crônica.)

Professor: encerrada essa análise, divida os alunos em grupos de três. Passe as atividades abaixo.

Atividade 1

Leia o texto abaixo, de Arnaldo Antunes e, em seguida, responda às questões propostas.  

 

UM DIA

1) sujar o pé de areia pra depois lavar na água

2) esperar o vaga-lume piscar outra vez

3) ouvir a onda mais distante por trás da mais próxima

4) não esperar nada acontecer

5) se chover, tomar chuva

6) caminhar

7) sentir o sabor do que comer

8) ser gentil com qualquer pessoa

9) barbear-se no final da tarde

10) ao se deitar para dormir, dormir   

 

Arnaldo Antunes. In: Boa companhia: poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

 

Questões:

a) O texto acima encontra-se numa obra de poesia. Você se surpreendeu com o formato de sua apresentação? Houve alguma estranheza? (Resp.: o leitor se surpreende já que os versos estão numerados, como se se tratasse de uma lista.)

b) Poderíamos dizer que ele possui uma configuração híbrida? Por quê? (Resp.: sim, porque apresenta uma mescla de gêneros; forma de lista e função de poema.)

c) Que tipo de tarefas comumente encontramos em listas?

d) E nessa lista especial denominada UM DIA? Que reflexão o eu-lírico nos propõe? (Resp.: a poesia é impregnada de subjetividade, lida com emoções, sentimentos. Para entender sobre o que o poeta fala, devemos refletir sobre as imagens criadas, buscar seu significado e descobrir o que representam. Cada imagem significada vai-nos permitir identificar pontos para a construção de um caminho semelhante ao dele. No caso desse poema, evoca-se coisas simples, pequenos gestos que poderiam tornar a vida mais prazerosa, especial, diferentemente da lista cotidiana, nas quais listamos coisas urgentes de uma vida corrida, atribulada.)

Atividade 2

Leia o texto abaixo, de Ulisses Tavares.

 

Classificado do futuro

 

vende-se vasinho de samambaia

diretamente da mata amazônica.

             (Viva a poesia viva. São Paulo: Saraiva, 1997.)

a) Qual é o formato do texto acima? (Resp.: classificado)  

b) E a função? (Resp.: poema)

c) Trata-se de um texto híbrido?

d) Com que propósito o poema foi apresentado com esse formato?

e) Crie um classificado poético, promovendo uma reflexão em torno de um outro problema (ecológico ou não).

Recursos Complementares

MARCUSCHI, L.A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In:DIONÏSIO, Ângela P. & MACHADO, Anna Rachel & BEZERRA, Maria Auxiliadora.Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.

http://www.moderna.com.br/moderna/didaticos/em/literatura/litbrasil/leitura/artigo_02.pdf

Avaliação

Leia abaixo o poema de Manuel Bandeira. Em seguida, responda às questões propostas. A atividade poderá ser feita em dupla.

 

Oração para aviadores

 

Santa Clara, clareai

Estes ares.

Dai-nos ventos regulares,

De feição.

Estes mares, estes ares

Clareai.

 

Santa Clara, dai-nos sol.

Se baixar a cerração,

Alumiai

Meus olhos na cerração.

Estes montes e horizontes

Clareai.

 

Santa Clara, no mau tempo

Sustentai

Nossas asas.

A salvo de árvores, casas

E penedos, nossas asas

Governai.

 

Santa Clara, clareai.

Afastai

Todo risco.

Por amor de São Francisco,

Vosso mestre, nosso pai,

Santa Clara, todo risco

Dissipai.

 

Santa Clara, clareai.

 

(Poesia completa & prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1983.

 

Responda:

a) Um gênero pode apresentar vários tipos textuais. Que tipo textual predomina nesse poema-oração de Manuel Bandeira? Marque X na opção correta:

(   ) Há predominância do tipo textual narrativo, com verbos no passado e referências a tempo e lugar.

(   ) Há predominância do tipo textual injuntivo, com verbo no imperativo e presença de vocativo, nesse caso a expressão Santa Clara

b) Com que objetivo esse tipo é usado no texto? Marque abaixo:

(   ) convencer, persuadir

(   ) pedir, invocar 

(   ) explicar, expor

c) De acordo com as discussões feitas, o texto acima apresenta uma configuração híbrida? Por quê?

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